Categorias
3VV Indica

3VV Indica: Roberto Saviano

 

Danilo Cersosimo (@D_Cersosimo)

Já tinha lido “Gomorra” quando comprei a “Beleza e o Inferno” assim que foi lançado no Brasil. Por conta da tal correria do dia-a-dia e outros interesses paralelos, só fui lê-lo agora… uma pena! O livro é daqueles que se devora em poucos dias. Um primor.

Um pequeno trecho: “A potência vital da escrita continua sendo condição necessária para distinguir um livro que vale a pena ler de outro que vale a pena manter fechado. O universo dos campos de concentração parece espremer da literatura impensáveis gotas de vida. Não me interessa a literatura como vício, não me interessa a literatura como pensamento fraco; não me dizem respeito belas histórias incapazes de pôr as mãos no sangue do meu tempo e de fitar no rosto a podridão da política e o mau cheiro dos negócios. Existe uma literatura diferente que pode ter grandes qualidades e receber numerosos consensos. Mas não me diz respeito. Tenho em mente frase de Graham Greene: ‘Não sei o que vou escrever, mas para mim, só vale escrever coisas que contam’.”

Definitivamente, Roberto Saviano escreve coisas que contam. É uma literatura combativa, destemida, que “abre os olhos e a consciência“, como frisou o genial Vargas Llosa.

Desde 2006 ele vive escondido e sob escolta, resultado das ameaças de morte recebidas por conta do sucesso de “Gomorra” e recentemente lançou “Zero Zero Zero“, sobre o mercado e o tráfico mundial de cocaína. O livro foi muito bem recebido pela crítica e pelo público e, ainda que não seja um tema ligado ao nosso foco aqui no 3VV Indica, achei que valeria a pena mudar um pouco de assunto e abordar um tema que direta ou indiretamente afeta a todos nós.

Afinal, ler também é combater.

Espero que gostem. Até a próxima.

4 respostas em “3VV Indica: Roberto Saviano”

Cadê reforços??? Agora não tem desculpas de dizer que o clube não tem dinheiro. Ora, e o dinheiro da arena??? E o programa do sócio torcedor bombando??? Com esse time é pra ficar no meio da tabela do brasileirão!! Queremos um time que brigue por títulos e então queremos reforços de ponta!!! Cadê reforços hein Mattos???

Lúcio acertou sua rescisão. Pelo menos esse honrou nosso manto.
O Santander do Gaurani do Paraguai, aquele que meteu o fumo nos gambás, seria uma boa opção para nós. Pelo menos no jogo de ontem mostrou que tem noção.
Precisamos de um zagueiro, um 9 e um 10.
Cadê o Mattos????

Os comentários estão desativados.