Categorias
Campeonato Brasileiro 2015 Notícias

Começa o Brasileirão 2015

 

Neste sábado, 9 de maio, começa o Campeonato Brasileiro 2015. O Brasileirão vem com sua fórmula consagrada desde 2003: pontos corridos, turno e returno. A meritocracia aqui impera. O time mais regular ao longo das 38 rodadas, é campeão.

Ano passado? bom… o palmeirense nem gosta de lembrar. Escapamos de um terceiro rebaixamento na última rodada. Mas isso é coisa do passado.

O campeonato brasileiro desse ano tem favoritos? Na opinião do torcedor – talvez a maioria de palmeirenses – tem: o Palmeiras.

Captura de Tela 2015-05-07 às 9.21.36 PM

Ok ok… exageros de torcedor a parte, quais as nossas chances? e dos nossos concorrentes?

Palmeiras

O Verdão vem com um elenco formado esse ano. Isso você sabe.
Há uma base: Prass, Zé Roberto, Gabriel, Arouca, Robinho, Cleiton Xavier.

Tem os jovens: Lucas, os zagueiros Vitor (Ramos, Hugo).

Tem os atacantes. Alguns podem gostar e outros não. Rafael Marques, Dudu e Leandro Pereira.

E o reforço Egydio, na lateral esquerda.

Tem os argentinos. Tobio e Cristaldo têm bola para jogar.

E tem Valdívia. Fica, não fica?

Um campeonato longo como esse e com a sempre implacável “justiça desportiva”, precisa de elenco. O Palmeiras precisa antes de 11 craques, precisa de 25 bons jogadores. Daqueles que um entra no lugar do outro e o time não muda. O Cruzeiro ano passado tinha jogadores veteranos e jovens, craques e carregadores de piano. E funcionou.

Para o Palmeiras o ideal seria:

– um atacante prá ser titular. Goleador! Que chegue pra assumir a camisa nove.

– um zagueiro experiente. Talvez dois. Sofremos na zaga nas finais. Os vitors têm potencial. Mas quem quer ser campeão brasileiro não pode se contentar em ter dois jovens na zaga. Nem é justo com eles. E tem que se entender porque Oswaldo não coloca Tobio. Espera-se que não tenha relação com seu empresário…

–  lateral direita? pode ser. Lucas fez boas partidas nas finais. Mas também é novo. Um bom lateral, experiente, pode ajudar o garoto a crescer e ao mesmo tempo dar opções a Oswaldo.

– outro meia? Se Valdivia sair, sem dúvida. Se Valdivia ficar… também. Valdivia é jogador para 50% das partidas. Precisa ter um craque ao seu lado. Cleiton deve ser titular. Mas é pouco.

Estamos falando em pelo menos 4 jogadores. Talvez 5.

De saída temos alguns óbvios. Maikon Leite, Leandro (não o Pereira; falamos daquele, que veio pelo dobro do valor do Barcos); e se apertar tem outros pra sair.

Com esses reforços, todos pra serem titulares, podemos sonhar para brigar pelo título. Se brigar pelo título, chega na Libertadores. Prêmio de consolação – e não objetivo central – de time que é grande.

Sem reforços, vamos brigar pra chegar no G4. E olhe lá.

Os entusiastas podem discordar. Os céticos podem rezar. Mas o nível do Campeonato Brasileiro é bem diferente do Paulistão.

Outros? Polindo a bola de cristal

Quem mais vai disputar?

Inter: tem time forte e base. Joga junto há tempos. Parece ter elenco. Vai brigar na parte de cima.

Grêmio: Felipão parece não ser mais o mesmo e o elenco é um dos mais fracos dos 12 grandes brasileiros. Esquece.

Flamengo: sempre uma incógnita. Mas Luxemburgo gosta de pontos corridos e a diretoria está arrumando a casa. Tem dívida mas tem dinheiro da TV. Vai brigar.

Fluminense e Vasco: coadjuvantes. Vão tirar pontos dos que vão disputar títulos. Mais nada.

Atlético MG: time forte. Talvez não para ser campeão. Mas a espinha do time joga junto há algum tempo. Time equilibrado. Vai brigar do oitavo prá cima.

Cruzeiro: desmontou o time. Pouca chance de ir longe.

E os pequenos?

Coritiba e Atlético PR: vai saber…

Avaí, Figueirense, Chapecoense, Joinville. Viva o Sul do Brasil. Mas vão brigar por Sul Americana. Se tanto.

Sport e Goiás. Sabe-se lá….

E os paulistas?

Santos: embalado pelo título paulista, vai depender de manter os jovens – Lucas Lima, Geuvânio – e ainda manter Robinho e Ricardo Oliveira.  Com eles pode disputar uma vaga no G4. Sem eles…

SPFC: tem “nome” no elenco. Ganso, Pato, L. Fabiano (fica ou não fica?). Se nome jogasse… também vai depender do novo técnico se encaixar. Incógnita.

Corinthians: está na fase descendente. Tem elenco e comissão técnica. Mas vai manter Guerrero? Tite vai se segurar em uma eventual eliminação semana que vem?

Ponte Preta: fez um bom Paulista. O objetivo é não cair.

Querer adivinhar quem é candidato ao título de um Brasileiro é exercício certo pra quebrar a cara. Mas vamos lá: hoje além de Palmeiras (se vierem os reforços) deveríamos ter Inter, talvez Atlético, Santos e com as incógnitas Corinthian e SPFC. E sempre aparece um pequeno para atrapalhar.

Quem será o candidato?

E a janela?

Claro: tudo pode mudar na janela de transferência. Alguns se fortalecem. Outros, se enfraquecem. Todo o cenário vai se desenhar em agosto.

Há ainda a grana. Corinthians, SPFC, Flamengo, Santos, e outros, dizem, estão com sérios problemas financeiros.

Como disse o estagiário na redação: sempre falam dos clubes endividados. E geralmente é um deles que é campeão. Vai continuar assim esse ano?

E aí, o que acha? Temos time HOJE para disputar o título brasileiro? Não? O que falta? Quem falta?

Deixe seu comentário.

Saudações Alviverdes!

 

54 respostas em “Começa o Brasileirão 2015”

Palmeiras, Inter, Gambá, Bambi e Galo. Um desses 5 será o campeão. Por 2 motivos básicos: 1-Fator casa. 2-Elencos grandes, fortes e jogando juntos há algum tempo. O Verdão tem que aproveitar que os rivais acima estão na libertadores, e não podemos perder a chance de acumularmos muitos pontos nas primeiras 10 rodadas. E nesses 6 teremos rivais diretos: Galo e Gambá, por exemplo. Separo em 3 partes: A- Palmeiras, Inter, Gambá, Bambi, Sardinha, Galo, Cruzeiro, Grêmio, Flamengo, Fluminense e Vasco. B-Atletico-PR, Coritiba, Goiás, Sport e Ponte Preta. C- Os 4 de SC. Dos 19 jogos em casa, teremos que vencer 70% (15 jogos = 45 pontos). Teremos que vencer lá tbm os times de SC (4 jogos = 12 pontos). Contra os times da parte B teremos que buscar lá na casa deles os 18 pontos pro título. Com 75 pontos dificilmente escapa o caneco. Avanti Palmeiras!!! Rumo ao ENEACAMPEONATO!!! E hj tem que vir os 3 pontos. E com casa quase cheia.

Estou confiante para esse Campeonato Brasileiro. Acho que dá sim para brigar pelo título. Não há nenhum timaço na competição. Mas, claro, seria ótimo se o Palmeiras contratasse um grande centroavante. Aumentaria a confiança geral.

Uma coisa que eu não entendo. Se o elenco já está bom, e temos dinheiro, por que não vamos atrás dos protagonistas, ao invés dos coadjuvantes, com todo respeito ao Fellype Gabriel? Por que não trazemos dois zagueiros, um goleador e laterais bons de verdade? Por que não tentamos os melhores?

Porque normalmente os melhores não aceitam ganhar por produtividade, Gustavo. São vencedores e não precisam se submeter a essa política – e aqui não estou discutindo se ela é correta ou não, apenas que ela poderá retardar a mudança de estágio do Palmeiras, de um time que “brigará na parte de cima da tabela” para uma equipe que “vai buscar o título”.

Não acredito somente nisso. Por mais que tenhamos dinheiro, acho que não dá pra gastar com esses supostos melhores. O tal do Fellype Gabriel hoje pode não ser tudo isso, mas pode virar mais para frente. O Everton Ribeiro, o Goulart, dentre diversos outros (alguns dos grandes zagueiros do Brasil hoje em dia, p.ex., o Léo, eram quem até pouco tempo atrás?) não eram considerados grandes jogadores até ganharem o Brasileiro. A maioria dos (grandes) jogadores no Brasil não são ótimos. São bons jogadores que encaixaram bem em algum time. Ou seja, não são garantia de sucesso. Então, entendo que não vale a pena pagar uma grana muito alta por esse tipo de jogador.

Gostaria de ver o garoto kelvin atuando…. de atacante pela esquerda. aA única ver que ele atuou no lado que joga, já que é canhoto….foi na lateral esquerda e foi muito bem. Gosto de jogador que sempre arrisca e chuta ao gol adversário……. pois tem mais chance de fazer gol e ajudar o time a vencer.

Egídio pode aparecer no BID até o final da tarde e estrear amanhã…. torcendo pra entrar e encaixar logo nesse time pra liberar o Zé pro meio… e principalmente pra não ter que aguentar Victor Luís ou João Paulo como opções na reserva da esquerda.

Felipe Gabriel ,Não seria preciso se CX não tivesse vindo BIXADO e escondido a contusão durante 2 meses !! Mas o que o Palmeiras precisa mesro avantemo é de centro avante e zagueiro veloz !!!

Discordo do comentário em relação ao Tobio. Não vejo, até o momento, implicância do OO com ele. Enquanto esteve inteiro, foi titular do time. Apesar das reclamações pela ausência dele na final, temos outros zagueiros de nível próximo (não acho o Tobio tão superior a eles) que estavam jogando. Se ele coloca o Tobio, voltando de lesão, na final contra um time rápido e ele vai mal, também falariam que ele errou e tudo mais. Por conta disso, prefiro aguardar os próximos jogos antes de falar que ele tem birra contra um ou outro jogador.
Abs.,

Além de Arouca, Palmeiras não terá Cristaldo, Leandro Pereira, Cleiton Xavier e Jackson, todos lesionados. O Verdão vai a campo com Fernando Prass, Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel e Robinho; Dudu, Valdivia e Rafael Marques; Gabriel Jesus. 2×0 Verdão.

Oi ADM, porque fui colocado na lista negra do site? Vou fazer um teste, vou mandar um olá e quero ver se vai para a moderação.

Eu também sou um dos que acreditam que os dias do Valdívia no Palmeiras estão terminando. Além dessa contratação, temo que lembrar que o Egidio veio para ser titular da lateral esquerda, fato que desloca o Zé Roberto para meia. Se for assim, só espero que a definição sobre o chileno seja rápida.

Ele pode até ter vindo com esse pensamento, mas ele não é melhor que o Zé Roberto. Todos as vezes em que vi o Cruzeiro jogar o ano passado, ele não foi lá essas coisas, por isso não confio muito nele.

A boataria começava correr solta novamente. Falam do Nani no Verdão. Bom jogador, mas pro lado do campo não precisa. Precisamos de um 9 e um 10. E se possível mais um 3. Todos de qualidade. Felipe Gabriel bom reserva. Bruno Rodrigo também seria um bom reserva, mas aí não precisa.
Três pontos amanhã são fundamentais para trazer a confiança necessária pra o time deslanchar na competição. A tabela é boa, desde que ganhemos os três primeiros jogos.

Se viesse o Nani, não vejo necessidade de um centroavante. Na verdade, não vejo necessidade mesmo atualmente. Acho que um 9 fixo quebra muito o esquema de jogo. O cara é geralmente pesadão (fred, rafael moura), não ajuda o time taticamente, não recompõe bem…. prefiro um ataque de velocidade, com alternância de posição, movimentação, ainda mais com meias como valdivia e cx … sei lá, minha opinião!!rs

Vitor, acho que seja uma ideia válida como alternativa de jogo, mas acho que um centroavante de responsa ajuda a elevar o nível do time, não precisa ser um cara pesadão, mas ter alguém ali que os zagueiros tenham medo é importante, ajuda a abrir espaço pros outros, resolve jogo complicado… só com atacantes de pura movimentação fica complicado, principalmente quando houver um árbitro designado para fazer o serviço sujo e deixar sentarem o sarrafo.

Juro que eu não sou viúva dele, mas esse 9 que vc comentou é, sem tirar nem pôr, o BARCOS, rsrs.

kkkk…verdade… Pirata tinha essas características mesmo…. só que no Grêmio piorou, perdia gol pra burro, entrou em decadência…afinal, praga de palmeirense pega!….kkk… portanto viremos a página… na ESPN o setorista falou que a diretoria está de olho em algum destaque da Libertadores pra esse setor… por isso sinto que vão trazer esse sonhado “9” de responsa, mas não com a urgência que queremos….

Na verdade, Wlademir, o nove do qual precisamos é argentino mesmo, mas já foi para o Atlético Mineiro. Se não fosse a teimosia de você sabe quem, teríamos economizado a grana dos quatro argentinos perebas que vieram e estaríamos hoje com o virtual artilheiro do Brasileirão no nosso elenco. Seria um “pratto” cheio.

Acho que é consenso que precisamos de um 9 de responsa e um zagueiro mais experiente…acredito que até virão, mas não será na urgência que queremos.. as demais citadas no post acho que são questionáveis…Pra começar o BR-2015 o time está bom e, sinceramente, só vejo Inter e gambás (desmanche pode começar semana que vem) como times “superiores”… o segredo é começar bem, mantendo a confiança, tem que pontuar bem já desde o início… Acho que a chegada do Fellype Gabriel é mais um indício que o Valdivia não vai ficar, o que abrirá espaço na folha salarial para um jogador top, então acho que esse 9 matador deve vir no mês de agosto… Outra posição pouco falada é a de 2º volante como reserva do Arouca, não temos um substituto confiável para o Arouca, o 2º jogo da final o Robinho jogou ali não por convicção do OO, mas por falta de confiança no único reserva da posição, Renato… e acho que tão importante quanto as contratações é cuidar para não deixar o elenco muito inchado… Mas, no geral, estou bem confiante em relação à esse campeonato, só espero que deixem os caras trabalharem (falo isso em relação à organizada), acredito que se dermos uma boa arrancada, ex: 7, 8 vitórias nos 10 primeiros jogos, não conseguirão nos segurar, porque aí o time encorpa, confiança cresce, torcida vem junto…só a bipolaridade palestrina precisa ser um pouco controlada…. Avanti Palmeiras!!

Dos possíveis candidatos a libertadores (ao título eu não arrisco) eu não incluiria o Santos porque além de não ter elenco (lembrem-se de que o paulistão é torneio de tiro curto ao contrário do brasileirão), ele ainda deve perder jogadores (Robinho já parece estar de malas prontas) o que deve complicar ainda mais, ou seja, vai brigar para ficar no meio da tabela. Quanto ao Palmeiras, hoje acho crítico contratar pelo menos 2 jogadores de peso (um camisa 9 matador e um zagueiro tipo xerifão), sem estas 2 contratações podemos até pegar uma vaga para a libertadores, mas vai ser na bacia das almas………………

Também vejo o Santos no meio da tabela. Não tem
elenco e o time depende muito de três experientes
(Robinho, R. Oliveira e Renato). Colocaria, hoje, Inter,
gambás e Atlético MG como principais forças. Nós,
Cruzeiro e Bambis um pouco atrás, e Flamengo correndo
por fora. Paranaenses sérios candidatos ao rebaixamento, assim.
como os catarinenses.

Nosso treinador está me parecendo um grande paneleiro, de fazer panelas e não o termo usado em Portugal, contratamos mais um que deve ter ligado para ele e pedido uma vaguinha. Agora todo pereba, ex-Botafogo que está desempregado, liga para ele e ele enfia no nosso time.

Com 4 ou 5 bons reforços até a ponte preta seria candidata ao título! Precisamos de um 9 e um 10, se sobrar uma graninha traz um beque (não aquele de fumar que eu adoro) e temos time pra levar o caneco fácil! Saudações, ingresso carregado no Avanti, Round 1, ready, go!

Espero que o Palmeiras comece com tudo, jogando bem e ganhando tranquilamente do Galo. Eu espero, porque o que penso é que o OO ficou essa semana dormindo e o Palmeiras vai começar naquela inhaca.

Mais confiança Elcio… pensamento positivo, meu caro… temos tudo pra começar com o pé direito e ir bem no campeonato… difícil encontrar um palmeirense que apostaria todas as suas fichas no OO, mas é ele que está lá, o sucesso dele = sucesso do Palmeiras = nossa felicidade … pensamento negativo não ajuda em nada… abs

A questão não é pensamento negativo, Diogo, mas resultados práticos. O que o Oswaldo ganhou de relevante na carreira? No mundialito de verão em 2000 ele não apitava absolutamente nada, só distribuía camisas no vestiário e olhe lá. Excelente pessoa, profissional sério, ótimo caráter, treinador mediano.

O problema do Palmeiras há muito tempo é técnico, mas da qualidade técnica do time e nao do nivel do treinador. Acho melhor mais craques e o Osvaldo, do que esse time e o Mourinho.

Levi, tem razão, mas além dele poderíamos tentar o Danilo, Henrique (que já foram nosso), ou quem sabe o Manoel do Cruzeiro.
Abraços.

Danilo e Henrique já tiveram sua história no Palmeiras, chega de reescrever de forma tacanha páginas que em algum momento deram certo mas que nunca mais vão se repetir. Vamos olhar para frente.

Tem um botafoguense aqui, que também torce pelo Palmeiras (vai entender né), que afirma que esse Fellype Gabriel joga muito. Mas ele já havia falado que o Gabriel (volante) e o Lucas também jogavam, então não é parametro. Eu concordo com o texto, se contratar bons e experientes jogadores para posições pontuais, e talvez investir em mais uma ou outra revelação, dá pra brigar pelo título. Se não se mexer, brigaremos pelo G4 e olhe lá.

Diogo, não entendi porque não é parâmetro. Ele disse que eles jogavam e foram 2 dos melhores no campeonato. Os 2 devem ser titulares absolutos no esquema preferido de 99% dos palmeirenses hoje em dia.
Abs.,

Caramba estamos com grana, porque não trazer Jonas, Miranda, mais um lateral direito, um meia esquerda e quem sabe o 9 que matou os gambás o Santander. O cara parece que conhece.
No mais vamos verdão.

Lito esse MIranda é torcedor dos bambis e está bem cotado para ir para clubes ingeses, ou seja….fora da realidade. Agora é o momento para colocar um 9 matador, daqueles que realmente botam medo na defesa…. isso é o que precisamos.

E tem mais: leio um monte de gente falando de Miranda. Sinceramente, ele joga na Espanha, num time bem arrumado que conseguiu quebrar uma hegemonia de mais de dez anos da dupla Real Madrid/Barcelona, tornou-se jogador constante em convocações para a seleção e ganha em euros. Por mais boa vontade que tenhamos, o que é que o Palmeiras e sua “política de produtividade” podem lhe oferecer que ele já não tenha dez vezes mais? Vamos falar de reforços reais e possíveis, não de utopias.

Fato: quem tem um centroavante matador, tem mais chances. E em pontos corridos, o 1. e o último jogo valem 3 pontos…….times que arriscam mais ao gol tem mais chances de vencer os jogos………………………………………agora o outro lado e fatos do futebol brasileiro: quem se garante no bastidor não é gar..fado em campo (vide presidente do cruzeiro ano passado, que no 1. rou….bo, botou a boca no trombone e cobrou da cbf)…… E stjd, globo e comissão de arbitragens comandada pelo amigo do del nero, sergio correia podem e decidem campeonatos, se o clube ou presidente n~åo peitá-los…………………………….. o Palmeiras pode arrecadar milhões, investir e qualificar o time, mas pode ter tudo isso jogado fora por fatores externos e de campo pela turma citada acima. Eu como palmeirense espero no máximo um 5. lugar………………….pois temos um fator extra que só o Palmeiras tem: o “conselheiro” del nero no comando da cbf. Se o time se acertar em campo os adversários e tupiniquim press dirão que ele “favorece o Palmeiras”…………..e isso n~åo interessa para ele, ou seja, acredito que sob o comando dele…..infelizmente não ganharemos nada. Já Marin deu uma força para as meninas e ninguém cobrou nada. No mais, não quero nem ajuda e nem ser prejudicado em campo. Apenas que vença o melhor………………. Essa seria a grande revolução no futebol brasileiro.

Palmeiras vei fazer bons negocios agora e na janela.
Acho que finalmente estamos na briga pelo caneco.
Libertadores 2016 dou como certa… imagine os grandes jogos no Allianz…

Se não contratar um fazedor de Gols e um maestro para o lugar do jorgito havaianas, esquece!!! No máximo G4 e olha lá ! Se contratar dá pra brigar pelo título.

Vejo, inicialmente, a seguinte ordem na qualidade dos times: inter, gambas, galo, bambis, Palmeiras (empatado com as Sereias)… O resto é incógnita. O texto é excelente e cita exatamente o que o Palmeiras precisa para tentar buscar o objetivo mais “modesto”, que é a vaga na Libertadores. Quatro bons reforços, não quatro reservas (2 zagueiros, um goleador e um lateral-direito, talvez até um esquerdo também). Aí sim teremos alguma chance, senão será só Copa Sulamericana mesmo. Ainda sim, acho que esse ano é o que gera as melhores expectativas de bons resultados nos últimos anos para o Palmeiras, apesar da provável suspensão do Dudu, das arbitragens tendenciosas e do STJD. Vamos aguardar!

Nossas chances são boas no brasileiro. Desde 2008 /2009 não temos um time forte para brigar lá em cima, e agora temos elenco também. Mas além de um zagueiro xerifão e um 9 matador, precisamos de um reserva para o Arouca. O Robinho pode jogar ali contra times pequenos como fez em muitos jogos , mas não é este jogador, e a marcação do time fica falha, com isso sobra para nossa zaga . Se OO colocasse um volante no domingo contra o Santos, não perderíamos este paulista.

Compartilho dessa sensação Marcilio. Seria uma boa um segundo volante de qualidade, pois os reservas tem nitidamente características de 1º volante e não dá pra acreditar que o Renato possa substituir o Arouca numa eventual ausência.

Felipe Gabriel. Cara.. to com medo dessas contratações do OO. O Bota Fogo não faz um bom time as uns 30 anos.. logo.. imaginasse que esse time inteiro de craques dele não deve conseguir nada. Deixa o Matos trabalhar. Pelo amor de deus.

Palmeiras acerta com Fellype Gabriel, 21º reforço do clube na temporada
Revelado no Flamengo, jogador estava no Sharjah FC, dos Emirados Árabes e é um velho conhecido do técnico Oswaldo de Oliveira, com quem trabalhou no Botafogo. Será que precisava?

Os comentários estão desativados.