Categorias
Corneta do Cunio

Corneta do Cunio – Jim e David fazendo escola

 

Por Alberto Cunio

Crédulos alviverdes, tenho convicção de que há uma coisa que diferencia nossa Sociedade Esportiva Palmeiras dos demais coirmãos brasileiros: somos um clube com um time e não um time com um clube.

Fácil entender. Mesmo sendo uma tradicional equipe do esporte bretão, ainda o maior vencedor de competições nacionais, uma torcida fanática de milhões de aficionados, o Palmeiras não se vê, internamente, como sendo um protagonista do futebol brasileiro. Qual a razão desta percepção? Simples: o Conselho Deliberativo do clube, órgão que deveria ser como um “parlamento” dele, controlando as ações do mandatário (agora eleito diretamente pelos sócios), promovendo as ações prioritárias de gestão e atendendo aos assuntos mais relevantes desta “sociedade”, não faz isso. Pelo contrário, está voltada para a administração interna de departamentos e contendas menores do clube, abrindo espaço para que o futebol, alma da maioria esmagadora dos que idolatram o Palmeiras desde o berço, seja gerido de forma quase teocrática por seu presidente e observado amadoristicamente pelos demais.

Pois é, meus amigos. O Palmeiras se transformou em uma seita. Sim, esta foi a definição precisa com a qual fui despertado às 6h da manhã em algum dia desta semana por uma mente atenta e brilhante.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, fanatismo e alienação dos suicidas de Jonestown e Waco, Paulo Nobre está conduzindo uma escuma de asseclas próximos à cegueira, transformando leigos e incautos torcedores em ferozes jacobinos, todos movidos por interesses desconhecidos, induzidos a aplaudirem rendas e públicos ao invés de vitórias e títulos. E usando para isso um cadastro cinza de sócios, escondido numa caixa-preta à qual pouquíssimos têm acesso.

Como diria mais uma mente prodigiosa de nossa torcida, cujas palavras transcrevo na íntegra, “O mustafismo e o nobrismo estão transformando o palmeiras num clubinho pequeno, medíocre, tacanho, covarde, sem alma, elitista. É um pseudo novorriquismo, rasteiro, ridículo e totalmente distante das nossas raízes, do nosso DNA e da nossa identidade”. Que identidade é essa? Vanguardista, lutadora, vencedora, CAMPEÃ.

Estas sábias palavras mostram o perigoso caminho que está sendo pavimentado nas entranhas de nosso amado clube. E estamos assistindo a isso tudo céticos e inertes, sem saber nem por onde iniciar uma reação. Estão matando, lentamente, o nosso torcedor comum. Em seu lugar, estão brotando androides, fabricados em série por alguma empresa escusa e vencedora de licitação fraudulenta. Onde isso vai parar?

Deixo a CORNETA desta semana para os (ir)responsáveis pela mudança estatutária da SEP, objeto maior de discussões há anos, os quais assumiram as rédeas do clube e não moveram uma palha para tirar o Palmeiras da Idade Média. Jim e David agradecem e aguardam a visita de todos nós. No inferno.

***

NOTA DO EDITOR: O 3VV CARACTERIZA-SE PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PELA DIVERSIDADE DE OPINIÕES.
O POST ACIMA EXPRESSA EXCLUSIVAMENTE A ANÁLISE E VISÃO DO AUTOR SOBRE O TEMA.
SEU CONTEÚDO NÃO NECESSARIAMENTE COINCIDE COM A OPINIÃO DOS DEMAIS COLUNISTAS DO SITE.
QUALQUER COMENTÁRIO OFENSIVO OU COM TEOR POLÍTICO SERÁ DESCARTADO.

51 respostas em “Corneta do Cunio – Jim e David fazendo escola”

Aqui no 3VV nao vejo ninguem “jogando contra” o PALMEIRAS. As criticas sao sempre no sentido de melhorar TUDO dentro do clube. Acho que ha um erro de interpretaçao por parte de quem pensa assim. Nao preciso me justificar, mas so para elucidar eu SEMPRE critico quando encontro motivos para faze-lo. Como nao criticar o amadorismo do PN??? Como nao criticar a INCOMPETENCIA do OO??? Nem por isso jogo contra. Apesar de morar no interior, fiz parte do MUDA PALMEIRAS( participaçao ativa, in loco), fui socio do ONDA VERDE e SOU SOCIO DO AVANTI. Meu filho tb é. E arrebanho os amigos PALMEIRENSES para que se tornem socios. É isso!!!!!!!

Postei isso no post do Giocondo, sócio torcedor deveria ser sócio financiador e com nariz de palhaço. Você colocaria dentro da sua casa junto da sua família, alguém que lhe é imposto e ainda por cima pagaria por isto?
Esse é o sócio financiador paga o plano, paga o ingresso com dinheiro suado e em troca recebe a gestão amadora de Paulo Nobre, aquele “gestor” que está em litígio com a principal parceira do clube, que mantém benesses a conselheiros, que manipula o tal plano financiador p/ próprio benefício, que além de pau mandado de mustapha aceita calado arbitragens tendenciosas, suspenções sem critério e é favor de torcida única

Não sei, mas como o futebol jogado pelo Palmeiras, ultimamente, não é digno de aplauso, é bem possível que torcedores procuraram outra coisa para aplaudir.

E que ninguém caia na armadilha fácil de achar que uma goleada hoje sobre o poderoso ASA (só num país com essa imprensa esportiva nefasta um fato ocorrido há treze anos parece ter acontecido na semana passada) fará com que, nas palavras de alguns profetas, “tudo volte ao normal”. Ganhar é obrigação, goleada é apenas consequência e ninguém vai exigi-la, mas se tomar bola na trave e sufoco na defesa mesmo com o placar favorável de 4×0 vai ficar mais do que evidente (para quem ainda não se convenceu disso) que muita coisa precisará mudar para que o Palmeiras seja no mínimo um time competitivo em 2015.

Concordo. Também não podemos cair no ilusionismo barato de um certo Mago de Arake.

Irreversível. Essa é a palavra. A era Arena + sócio-torcedor veio para ficar. Pode-se – e deve-se – fazer ajustes, ver os interesses dos torcedores de todos os tipos que o Palmeiras tem e, ao mesmo tempo, manter a alta arrecadação do clube porque essa é a nossa única luz no fim do túnel. Inaugurada a Arena, o antigo Palmeiras desapareceu para sempre. Essa é a realidade, não há volta. Os outros clubes – especialmente o SPFC – fariam tudo para trocar de posição com o Palmeiras. Não podemos achar ruim só porque o presidente do clube é A ou B.

Zanon, a única coisa irreversível no futebol é a incompetência. Quando é ela que administra um clube de futebol, não há arena, programa de sócio torcedor ou discurso de modernidade que resista. Essa sim é a realidade. Se o Palmeiras não reaprender a pensar grande, e não apenas se contentar em parecer grande, todas as maravilhas que hoje dão orgulho a muitos sucumbirão diante da decepção de todos.

O dinheiro e o que fazer com ele, PN não sabe como usar o dinheiro vindo as custas do torcedor comum ( esses patrocínios não vieram pelo belos times que tivemos nesse século!) porque essa receita não foi mérito dele, veio APESAR dele! A única coisa é que tenho notado que esta tendência de afastar o torcedor comum não é só nossa, o único que parece estar na contra-mão disso tudo, por mais louco que possa parecer é ele, Eurico Miranda e essa figura ainda vai bater de frente com a maledeta rgt!
E enquanto isso Marin é preso por corrupção, junto com outros caciques sulamericanos (onde essa investigação vai parar?).
OO dá entrevista onde sutilmente diz que recebeu no colo mais de 20 jogadores, como se ele não tivesse nada a ver com a vinda deles ( não sei se tem ou não, mas muitos deles já trabalharam com OO e foram pedidos por ele publicamente, incluindo a última aquisição, então a corja da imprensa não precisava receber essa pérola do nosso treinador) e ainda deu uma espetadinha no Mattos, está me parecendo uma reação defensiva de algo que possa estar por vir, mas em todo caso vamos esperar por Domingo!
Torcendo pela investigação americana chegar no teixeira, del nero e sanchez! Justiça seja feita!

E saber que … se o mesmo Paulo Nobre contratar um 9 (matador de alto nível), um 10 (que saiba armar …e principalmente, jogue), e um 3 (zagueiro de alto nível tbm), somados aos bons nomes que temos, e esses mesmos nomes não se ausentarem tanto, disputaremos o titulo nesse BR, apesar que não sou a favor desse técnico. Eu preferiria até o Luxa. E sobre o Luxa: ainda bem que ele não foi pros Bambis. Caso fosse, dificilmente perderiam esse BR. Pois, elas tem uma boa base…e jogando junto faz tempo…fora os bastidores. E o Luxa sabe do riscado, e e’ especialista em pontos corridos. E sobre o O. Oliveira: vamos apoiar!!! Não há outra saída. Espero que ele faça esse bom (nada excepcional) time jogar. E sejamos francos: o O.Oliveira tbm esta’ dando azar, pois, muitas lesões e cartões. No mais… se vierem os 3 CRAQUES que PRECISAMOS, poderemos vencer esse BR até com o O.Oliveira. Assim espero.

Hein? Será que esse comentário sobre o Luxa não está com um delay de pelo menos uns 10 anos não? Não há qualquer fundamente para que se contrate esse senhor… nada vezes nada vezes nada… depois de 2002 ele não deveria nunca mais ter posto os pés no clube.

Concordo plenamente, Diogo. Luxemburgo parou no tempo, mais especificamente no Real Madrid lá pelos idos de 2005. Dez anos se passaram e ele ainda acha que será técnico da selenike. Não dou dois anos para ele mendigar emprego (com todo o respeito pois esses clubes não merecem passar por isso) em Sport, Goiás, Figueirense ou até na Portuguesa.

Essas 3 contratações, acrescentada de mais 1 bom zagueiro, mais efetivação do Valentim (que é igual a todos os outros técnicos, e já está no Palmeiras) depois da queda do OO, disputaremos uma vaga no G4.

Após ler muitos textos sobre a situação do Palmeiras cheguei a uma conclusão: Ganhamos pouco.
Não é uma novidade, mas esse é em minha opinião o principal motivo de tudo. Se ganhassemos mais o time era bom, o ingresso tinha preço justo, a diretoria não seria elitista (e não estou diz3ndo que seja), não haveria crise e certamente ganharíamos mais títulos.
Creio que falta também um planejamento do torcedor para as expectativas e ambições de um time como o nosso. Por exemplo. Minha expectativa esse ano é estar entre os oito melhores do Brasil nas competições nacionais e depois ir melhorando a colocação nos outros anos. Não é apequenamento nem conformismo, apenas não creio (embora torça bastante) que um time montado do 1 consiga alcançar tal feito. Gostaria de ver divulgado o plano de pontuação para o time, para acompanhar o trabalho do técnico (x pontos em x rodadas) e assim poder julgar seu desempenho, como não tenho, tomarei por base o oitavo lugar a cada cinco rodadas, perdeu a meta, perdeu o apoio. Este texto ficaria (muito) mais longo se eu explicasse direito minhas idéias, mas creio que da pra ter uma noção. Não sei como a diretoria trabalha e exerga isso, mas ano passado diziam que iriam sanar dividas para poder ter melhor caixa esse ano e isso se cumpriu. Gostaria de ver outros aspectos desse planejamento deles mas sei que por enquanto é melhor esperar sentado.

Perfeito CUNIO —A seita do reverendo Nobre e seu papai o sultão do Brás !!!Quem ouviu atento o desabafo do O.O ja matou a charada—–Caiu no meu colo 22 jogadores !!E eu pedi 5 do Botafogo que eu conhecia !!!!Responda essa SR. Nobre e A.Mattos !!!!

Acho que o OO sonhou. Como pode ter caído 22 jogadores no colo dele se olhando para o elenco do Palmeiras só se enxerga uns sete jogadores?

“José Hawilla devolve R$ 473 mi ao fazer acordo e se declarar culpado”…………Empresa de Hawilla, a Traffic negocia direitos de competições com Conmebol, Concacaf e CBF. O empresário também é acionista da TV Tem, uma das afiliadas da TV Globo………….. então 3vv, não seria uma ótima oportunidade para se investigar o sr. Contursi, que vendeu a vaga do Palmeiras para essa empresa no 1. campeonato mundial de 2000?……. por 1 milhão de dólares? A vaga foi para o small club e eles tem 1 mundial, sem Libertadores…………..prato cheio.

Mais fácil Lula e Dilma serem investigados por alguém do que o Mustapha.

Perfeito! Disse isso a um amigo que assim como outros está enebriado pelo populismo e pseudo-riquismo implementados pelo rei nobre.

Cunio, sou um grande admirador seu, mas dessa vez você foi mal. No que se refere à questão da revisão do estatuto, perfeito, concordo totalmente. No mais, você perpetrou um post confuso, sem link nenhum com a referida revisão do estatuto, repleto de delirantes teorias da conspiração, e pior, extremamente preconceituoso em relação àqueles que possuem condição financeira para tal e que pagam o olho da cara para ver o Palmeiras ao vivo. Em nenhum momento você levou em consideração o fato de que talvez essas pessoas tenham muito mais amor pelo clube do que essa cambada de aproveitadores, que já nos causou prejuízos colossais, e que agora fica aí posando de “verdadeiro torcedor” e reclamando do preço do ingresso e do fim do seus privilégios.

Não esqueço de muitos balbuciando a necessidade da mudança. Ai chegou o futebol moderno (infelizmente) e o Palmeiras, mais uma vez sendo pioneiro, desponta na frente financeira e estrategicamente falando (desde os tão criticados salários com base em metas). Minha opinião? A torcida Palmeirense é CHATA PRA CARAHL*!

Perfeito Cunio…. concordo em gênero,numero e grau. Com todo respeito, achar essa gestão que não tem planejamento, é fraca a melhor dos últimos 15 anos é um afronta a minha condição de PALMEIRENSE sexagenário. A gestão do BELLUZZO, em pese alguns erros, foi de longe a melhor dos últimos 20 anos. O que temos de positivo no PALMEIRAS hj??? ARENA e AVANTI na minha opinião. Quem colocou os dois projetos em andamento? O Tirone??? O Nobre??? Não… o prof. BELLUZZO. Não fosse o traira do Cipullo seriamos campeões brasileiros de 2009 e a historia do PALMEIRAS teria sido outra. Os dois citados acima não seriam presidentes e estaríamos anos luz a frente sob o aspecto de gestão do clube. Ficou para historia. Alguns esquecem ou desconhece. Eu não!!!!!!!

Belluzzo teve seus méritos, comparando com o poker, teve um ótimo “flop” no campeonato brasileiro, deu um “all in” (trouxe Muricy e Love), viu as chances diminuírem no “turn” (contusões de jogadores fundamentais) e perdeu tudo no “river”. É um palmeirense dos mais honrados e elogiáveis, fez escolhas em 2009 que 90% da nação alviverde gostaria, mas deixou o clube despreparado caso não desse certo, como não deu… muito da draga que vivemos nos últimos anos se deve, TAMBÉM, à gestão Belluzzo… repito é um palmeirense elogiável e honrado, mas sua gestão foi longe de ser mil maravilhas.

Perfeito! Perfeita, Perfeita, e repito: Perfeita tradução do que virou o Palmeiras!

Kkkk! Arsenal Brasileiro foi boa. Cheio de dinheiro, mas não faz questão nenhuma de ser campeão.

Mudar isso é simples, não ir mais ao estádio enquanto não se montar um time de verdade e abandonar
o sócio torcedor. Tenho certeza que as coisas mudariam, mas como muitos torcedores ainda estão encantados com a nova igreja construída pela WTorre isso vai demorar e acho que passaremos mais um ano sem ganhar nada na mão do reverendo Paulo Nobre.

Por mais contrário que possa ser a administração Palmeirense, jogar contra !? É assim que pensa um oposicionista ? Enquanto existir Palmeiras, independente de quem ocupe a cadeira de presidente, minha parte será feita!

E ainda tem os “fiéis” que já compraram, mais de 15 mil “indulgências” pra entrarem no “Céu” e verem a ASA. Deve ser promessa de algum “anjo”. Boicote ao estádio. Eleições abertas aos sócios torcedores. Desligamento do social do futebol. A SEP só sobreviveu e sobrevive, graças ao futebol.

Perfeito Corneta, texto belíssimo da realidade palmeirense no pós Nobre.
Esta adoração a nomes e não mais a projetos é o que está acabando com o Palmeiras, mas continuaremos lutando para não deixar isto acontecer o PALMEIRAS será sempre mais importante que Paulos, Pedros, Joãos, e tantos outros.

Que comparativo patético, presidente da SEP com líder de seita suicida. E parabéns a parcela da torcida palmeirense que aprendeu a ser torcedor “politizado”, futebol que é bom msm nada. A torcida tem o time que merece e vice versa.

Grande corneta, certeira e alta no ouvido dos que merecem ouvir, chega desse profissionalismo amador que vemos na SEP.

Concordo com boa parte do texto. muita coisa faz sentido, mas qual clube no Brasil hoje difere do nosso no sentido estrutural ? Inter talvez, algum outro ? Uma reforma estatutária ampla e restrita seria o sonho de todo PALMEIRENSE, mas como torcedor de “futebol” do PALMEIRAS prefiro apenas acompanhar o PALMEIRAS no âmbito esportivo, e após tanto sofrimento parece termos encontrado uma luz, obvio que muita coisa precisa ser melhorada ainda (2 boas contratações acerta o time), evidente também que Paulo Nobre quase arruinou nosso centenário, mas enfim, o trabalho de 2015 começou muito melhor do que vi e vivi nos últimos 15 anos. Torço para a SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS futebol e por ela dediquei boa parte de minha vida, por ela prefiro apoiar quem quer que esteja no comando, desde que nos dê sinais mínimos de trabalho e emprenho …

Exagero! Claro que estamos carecas de saber que a SEP é massacrada há 4 décadas por seus conselheiros, encabeçados pelo Sr. Kibe, que está para o Palmeiras o que Salazar representou para Portugal, ou Franco para a Espanha, i.e., só coisa ruim. Sabemos, também, que ele colocou o Nobre…e sabemos que o Nobre teve um primeiro mandato digno de ser proibido de tentar reeleição, tamanho os constrangimentos que nos fez passar. Concordo com seu ponto que é ridículo torcida aplaudir público e renda, assim como acho os preços dos ingressos abusivos, masssssssssss, já que está dando dinheiro, deixe ser…no longo prazo será esse dinheiro que nos possibilitará, com alguma pequena probabilidade, sair do ostracismo de décadas…ou seja, o dinheiro é a única diferença do Palmeiras de cinco meses para esse…antes estávamos endividados, com conselho deliberativo nos f…a quatro ventos, imprensa marrom, presidente banana e sem receita…hj continuamos a ter tudo de antes, mas com dinheiro…então deixa ser….claro que o melhor seria a deposição de todos os asseclas que lá dominam há décadas, mas como isso é impossível acontecer sem reforma estatutária profunda (sonho meu), que pelo menos os cofres nos dê alguma esperança de sermos menos infelizes no futuro.

Concordo, nosso problema é estrutural, uma estrutura arcaica e corroída. Será muito difícil voltarmos a sermos protagonistas no futebol enquanto não mudarmos nossa mentalidade, neste ponto a eleição direta ao invés de “arejar” o clube apenas colocou nas cadeiras de comando pessoas jovens com mentalidade velha……..

Clap Clap Clap Clap! Certeiro Cunio, corneta perfeita. Hoje a torcida do Palmeiras parece, como dizem, baratas tontas: todos esperneiam e reclamam, mas cada um pra um lado, sem direcionamento. Estou cansado deste amadorismo que toma conta do meu time, estão aí desde que me conheço por gente (não fosse pela Parmalat eu não teria visto sequer um time bom, de dar orgulho, no Verdão). Não temos mais ídolos (muito menos craques), não impomos respeito (nos adversários ou nos bastidores), somos tratados como o patinho feio do futebol (chegou ao ponto de nossos rivais sentirem pena da gente…), e nossa diretoria assiste a isso tudo de camarote, sem mexer uma palha. Tivemos o pior centenário da história dos grandes clubes, quase amargando um terceiro ( eu disse TERCEIRO) rebaixamento, e o que o excelentíssimo Sr. PN alegava? Não temos dinheiro. Pois bem Sr. PN, e agora? Estamos com uma das camisas mais ricas do futebol nacional, recorde de arrecadação nas bilheterias e de sócio-torcedores, qual é a desculpa? Cadê o bom time que dá gosto de torcer? Cadê a reforma estatutaria? Pq ainda sofremos abusos nos bastidores?… sinceramente, não sei pq ainda perco meu tempo tentando acompanhar a política do Palmeiras, só me estressa… e nada vai mudar tão cedo… Abraço a todos!

A politica do Palmeiras é igual a brasileira, sem jeito, quando teremos homens das bolas roxas pra mudar isso?
Esperava muito mais desse “presidente”, mais ate agora so decepçao, qto ao time acho q nao é um mau time so mal trenado e com o psicologico palmeirense de derrotas, infelizmente, acho q o mattos trouxe muitos bons jogadores pra esse ano so que estamos numa mare de ma sorte tao grande , reflexo de quem faz o Palmeiras a decadas, que isso reflete nos jogadores que chegam, so ver as arbitragens contra nosso time, tiram ate o marcinho araujo do serio, bastidores zero no palmeiras nao queremos ajuda queremos imparcialidade desses l.adroes de preto com apito.

Seita do Reverendo Nobre – amadorismo, mentiras, obscuridade, benesses, carteirinhas, lavagem cerebral, puxação de saco, etc… etc… etc… E os fíéis, pagando o dízimo, caem no conto mais uma vez.

Os comentários estão desativados.