Categorias
Opinião

Opinião: mediocridade e medíocres

 

Por Vicente Criscio

Vamos ao ponto. O resultado deste domingo – derrota para o Goiás em pleno Allianz Parque com 37 mil torcedores – não foi um acidente de percurso. É a consequência de um time que foi montado para  disputar razoavelmente o Campeonato Paulista (chegou em 4o lugar na geral, passou nos penais pelo Corinthians e perdeu a final pro Santos também nos penais). Tá claro que não é por acaso ou acidente. E por mais que se critiquem OO não é SÓ dele a culpa. É culpa de quem contrata técnico e jogador, de quem administra, de quem provê orçamento para o futebol.

Mas Vicente – diria o mais entusiasmado – fomos vice campeões paulista e jogamos UMA partida boa, contra o SPFC.

Campeonato Paulista é um torneio de 3 partidas mais críticas. Uma semi-final e as duas da final. O nível do futebol paulista hoje é risível – aliás, o nível de todos os regionais é muito ruim – e não se compara ao Brasileiro. Ganhar do Red Bull não significa que vai se ganhar do Goiás.

E pensando bem acho que não ganhamos do Red Bull…

Mas segue o jogo. O que parece é – pegando carona no adjetivo usado pelo amigo Toninho Blanes que chamou na reunião de conselho nosso time de medíocre – há uma mediocrização do futebol brasileiro. Como o futebol está nivelado por baixo, Mattos e Diretoria devem ter pensado: monto um time baratinho, e dá prá disputar alguma coisa.

Não dá pro Brasileiro. Quando muito, pro Paulista. Com sorte, chega numa quarta de final da Copa do Brasil.

Mas isso qualquer um que tenha capacidade de analisar sem interesse pessoal e de maneira fria esse time do Palmeiras, já sabe.

Mas o meu alerta é outro: parte da torcida está caindo na armadilha de aplaudir receita e números do Avanti. Mas estão se esquecendo de um detalhe importante: no mundo do futebol, há que se montar times fortes prá disputar títulos. Só isso já gera um efeito positivo em vários sentidos.

E não me falem em paciência. Como diria um grande amigo, minha paciência terminou contra a Inter de Limeira em 1986.

Tampouco falem em austeridade ou “arrumar a casa”. Nosso passivo subiu 50% de 31/12/2012 a 31/03/2015. Em dois anos e três meses, mais de 50%. Isso prá disputar uma série B e fugir do rebaixamento no ano seguinte.

Essa diretoria é muito empenhada em várias coisas. Por exemplo, tem verdadeira obsessão em   amplificar o conflito com WTorre (há quem aplauda). Da mesma forma é incansável na briga com as organizadas (alguns até concordam). É mão dura na questão dos ingressos mais caros e que se dane a ocupação do Allianz (também, há muitos que concordam com isso). Foi incansável na busca dos 100 mil avantis, pedindo ajuda ao torcedor para montar um time forte (claro, diriam outros, torcedor taí prá ajudar o time).

Mas eu trocaria essa obsessão toda sabe pelo quê? Por contratação de jogadores; montagem de elenco forte; ter um time prá ganhar o título brasileiro. Obsessão por time forte para atropelar qualquer adversário. Obsessão por títulos.

Essa obsessão ainda não vi. Tem que contratar. Bons jogadores, que cheguem como titulares deste time. Quais? Mattos é do ramo e está lá prá isso.

Não é difícil, concordam? Se todos os times estão mediocres, não vamos ser mais um. Vamos montar um elenco e um time fortes. Ainda dá tempo. Tem que ver se há vontade.

Saudações Alviverdes!

***

NOTA DO EDITOR: O 3VV CARACTERIZA-SE PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PELA DIVERSIDADE DE OPINIÕES.
O POST ACIMA EXPRESSA EXCLUSIVAMENTE A ANÁLISE E VISÃO DO AUTOR SOBRE O TEMA.
SEU CONTEÚDO NÃO NECESSARIAMENTE COINCIDE COM A OPINIÃO DOS DEMAIS COLUNISTAS DO SITE.
QUALQUER COMENTÁRIO OFENSIVO OU COM TEOR POLÍTICO SERÁ DESCARTADO.

 

127 respostas em “Opinião: mediocridade e medíocres”

Caro Vicente: não pretendo desenvolver um raciocínio por demais complicado, mas julgo que estamos vivendo, em termos de futebol, mais um ano perdido. Conquanto não duvide das boas intenções da atual diretoria, a exemplo de outras tantas, esta não age com um mínimo de visão estratégica. Senão vejamos: O.O. não deveria ter sido contratado: já que o foi, ao perder o campeonato paulista (o mais ganho de todos) deveria ter sido dispersado. A sua permanência nos custou (por enquanto) 7 irrecuperáveis pontos no brasileirão e o vexame de termos empatado com o Arapiraca! A continuar assim, continuaremos a flertar com o Z4 e, dificilmente, passaremos das quartas na Copa do Brasil. Títulos? Se tudo correr bem, em 2016!! Finalizando: o Avanti só se sustentará com uma equipe vencedora e um técnico com sangue nos olhos e faca nos dentes, capitaneando um plantel comprometido com vitórias. O.O, com seu ar impenetrável de múmia, é bom para assumir culpas, mas é péssimo ganhador de campeonatos e, pensando bem, a nossa média é insignificante. Desde 2000 3 vezes, apenas, colocamos a faixa no peito. Forte abraço ao meu querido colega de CD!

Felipe Gabriel é outro enganador, esse PN precisa tom ar uma coça da torcida, o cara só trás caçamba pro DM. Viramos filial do glorioso foguinho do Rio. Tá na hora da torcida abandonar o
time e deixar o estádio vazio, mas parece que tem palmeirense que é masoquista..

Não aguento mais ver o Palmeiras na 2a página da classificação. O Palmeiras gosta de ser o 16o colocado. Não aguento mais isso não.

Fellype Gabriel (esse já chegou), Leandro Almeida, Lucas Barrios, agora, Kléber Gladiador…haja caçamba!!!!

O único treinador brasileiro que eu reconheço que manja muito de futebol é o luxa. O resto é gente como a gente. Cara que gosta de futebol mas, não estuda futebol. Sem dar opinião se deve ou não vir. Com o luxa, esse time belisca o G4 tranquilo. O luxa com esse mesmo elenco e trazendo mais 2 caras da confiança dele sendo um 9 e um zagueiro. Aí tenho certeza absoluta que fica no G4.

Desculpa meu chapa, mas o luxa acabou faz tempo, o último título dele foi em 2004. E depois de tudo que ele fez aqui no verdão, quero esse cara bem longe daqui. O Flamengo tá uma porcaria também por causa dele, o time é bagunçado e sem esquema, igualzinho o palmeiras.

Mateus, se você embasar esse seu comentário com algum trabalho do Luxa nos últimos 10 anos eu juro que mudo de opinião e vou pra frente do Palestra com faixa pra contratarem o Luxa. Faz tempo que esse cara não arma um time decente (não falei bom).

Já vi que no ano de 2015, mais conhecido 2014 parte 2, depois que o OO cair será uma ciranda de treinadores no Palmeiras, pois não tem treinador no universo que faça esse elenco alcançar o G4. Todos os técnicos que ainda virão não serviram para o Palmeiras, pois todos são iguais e serão corneteados pela torcida. O elenco é sofrível, mas o que é fraco, medíocre mesmo, é o time titular, não tem um craque, não tem um jogador decisivo, não tem quem faça gols. 2014 ainda não acabou!

O elenco é bom? Empatar com os reservas do AM ( na bacia das almas) com o JEC( tomou 3 dos bambis) e perdeu para o Goias ( tomou 2 do Ituano). E no paulista chegou em 4 na primeira fase. Isso é bom? Um time bom faria 9 pontos nestes 3 primeiros jogos. Acho que eu vejo outro jogo ou futebol ( acompanho o esporte durante 50 anos ou mais e corri atrás da bola tb em time da 2 divisão de SP). Não temos zaga, o meio esta sem sintonia e nosso ataque é de riso, epilético ou cardíaco. Eu já dei meus pitacos de quem eu gostaria de ver no PALMEIRAS. Ai é muito pessoal as escolhas ( mas meia boca não da mais) e cada um tem as suas. Chega de pe redondo no VERDAO. Temos a ARENA , o AVANTI que geram receita e um bom time alavancaria isso. Não vai demorar, a continuar assim, para a torcida se afastar dos jogos e os cancelamentos do AVANTI ganhar força. Eu já pensei em suspender o meu. Não o fiz. E não farei porque o meu coração PALMEIRENSE não permite. Ao contrario estou estimulando os conhecidos aqui do interior, da região de JABOTICABAL ( ANALANDIA tb obvio) a ficarem sócios. O PN precisa fazer a parte que compete a ele como presidente. ACOOOORRRDAAA PN…… CATSO!!!!!!!!

Não vou polemizar. Mas vou com muita segurança expor a minha opinião que é a mesma desde o campeonato paulista. Esse elenco e essa comissão técnica servem para a serie B. Não mais que isso. Os que acreditam que o elenco é bom ( eu respeito) precisariam olhar para nossa historia e lembrar dos times que tivemos em 72,73,76, 92,93,99 para ter o parâmetro entre o PALMEIRAS GRANDE e o palmeiras pequeno, medroso, covarde. Se o nível do futebol brasileiro esta ruim( esta péssimo…. tomamos de 10 a 1 nos dois últimos jogos da copa com os “craques” que estão la fora) eu e a torcida do PALMEIRAS (creio) não queremos o mesmo para o nosso clube. Eu quero um time competitivo, com bons jogadores, comissão técnica ousada, participativa e inovadora. É isso o que quero(emos) para o PALMEIRAS. Eu já escrevi isso aqui no 3VV e vou repetir… com esse elenco e essa comissão técnica vamos brigar para não cair. Outra vez. DIO MIIIIOOOO!!!!!

Respeito, mas me diga quem deveria figurar no nosso elenco? Messi e Neymar? Eu não consigo ver jogadores no brasil ou até na américa do sul tão superior quanto os nossos… e é isso que eu insisto, ano passado sim tinhamos time para cair, e escapamos pela incompetência dos outros, hoje o time é médio/bom para brigar por libertadores pelo menos, está apanhando de GOIAS pq tem um treinador muito limitado. Eu já dizia isso no Paulista, ele não serve para Palmeiras, não tem sangue quente, parece um morto na beira do campo e o time é a cara dele dentro!

Discordo em relação ao elenco. Com os jogadores que temos, podemos fazer muito mais. Vejo poucos elencos melhores que o nosso. O2 precisa fazer o time jogar. Acho que o sistema de jogo está está muito bagunçado. Tem que ver onde o jogador rende mais e deixar (uma hora é MV, outra ME, outra LE, etc.). Não adianta querer contratar o Fred pagando 700K/mês e depois quebrar igual aos gambás e também não adianta mais vir bom jogador. Tem que contratar um 9 que resolva por exemplo

Então se prepara pra sofrer. Sem jogador bom, sem G4. E o SCCP está quebrado por causa da maquina de xerox, não dos bons jogadores que contratou e ganhou títulos.

Só complementando…ainda assim, colocando todo esse monte de gente q eu falei na reserva, ainda se monta um time razoável (Prass, Lucas, Tobio, Jackson e Egidio; Arouca, Gabriel, Alan Patrik ; Leandro, Cristaldo e Kelvin)….só q o tecnico quer morrer abraçado com os amiguinhos ….

Martinuccio, aquele que assinou pré-contrato com o Palmeiras e foi jogar no Florminense vai ficar livre em 18 de julho. Aliás, se não me engano, a multa pela quebra desse pré-contrato era de 50 milhões, mas o Palmeiras nunca viu um centavo dessa grana. Só falta, agora, esse perna-de-pau vir parar por aqui, já que o Palmeiras adora um argentino, ainda mais sendo de graça.

Muita coisa errada no time….Pq Tobio não joga? É de longe o melhor zagueiro…os dois atuais titulares deveriam ser banco….Zé Roberto é banco; não joga pra ser titular em nenhuma função…Robinho é banco (não joga absolutamente nada há meses….); Valdivia é de longe o melhor jogador do time, mas se for pra ficar enrolando a renovação, libera ele, seja feliz e tchau. Leandro Pereira e Rafael Marques tb são banco. O Aranha deveria estar jogando na Copa do Brasil…contratamos um belo reserva, mas o cara não tem ritmo nenhum…Vitor Luis pode ser mandado pra algum lugar e Gabriel Jesus pode voltar pra base. Perguntinha: o CX tá bixado? Pq se tiver precisamos de DOIS meias…mas um beque de seleção (não um mané do Coritiba); além do centroavante…Mas o pior mesmo é o técnico…ficar chamando jogador de meu bem, vtnc….ABEL BRAGA chutando a porta pra ontem….

Valdivia é o melhor do time? Quando foi a última partida que ele jogou bem? Se for pra falar de passado então nosso grande jogador é o Zé Roberto, que foi titular do bayern de Munique por oito anos.

Carlo Ancelotti está desempregado. Já pensou ele treinando o melhor elenco do futebol brasileiro ‘sqn’. Seria título na certa!

É simples, joga no 4-4-2 e não inventa. Obs: Robinho não é volante. + Zé Roberto não é meia.

Parabéns Toninho, por falar a verdade a respeito do time do Palmeiras lá reunião de conselho.

Já que o nosso elenco é tão bom assim, o OO pode até colocar um time reserva contra o ASA (Série C), no Allianz Parque, e poupar os titulares para o jogo diante do nosso maior rival. Que tal: Aranha; Ayrton, Wellington, Victor Ramos e Victor Luís; Amaral e Andrei Girotto e Alan Patrick; Leandro Grêmio, Cristaldo e Gabriel Jesus. Com esse time passaremos como um trator em cima do time alagoano.

Os comentários estão desativados.