3VV Indica: Palmeiras, 101 anos

 

 

(@D_Cersosimo)

Nesta quarta-feira, 26 de Agosto, o Palmeiras completa 101 anos de vida. E, nessa data querida, temos algumas indicações de livros raros, que dificilmente serão encontrados até mesmo em sebos, mas que vale a pena serem lidos ou consultados através de amigos ou bibliotecas.

O 3VV Indica de hoje atende a pedidos de leitores que pediram recomendações de publicações mais antigas ou livros comemorativos sobre a história do clube. Então, aqui vão elas:

*** 

Thomaz Mazzoni – Histórico do Palestra Italia (1934)

Infelizmente, não creio que existam sequer cópias disponíveis em sebos, apenas com historiadores. Para quem aprecia o tema e gosta de pesquisar a história do futebol paulista e brasileiro, recomendo também, do mesmo autor, “História do Futebol no Brasil 1894 – 1950”, lançado em 1950. Mazzoni também escreveu inúmeros almanaques do futebol paulista, bem como livros sobre outros clubes da cidade e sobre esportes como hockey e ciclismo.

*** 

Gino Restelli – Palmeiras (1959)

Outra obra que é referência na vida de qualquer historiador do futebol, seja ele palmeirense ou não. Infelizmente, trata-se de outra obra que não se encontra sequer em sebos – quem encontrar pode se considerar um privilegiado.

***  

Antonio Carlos Morbio – Sempre Palmeiras (2000)

Livro artesanal mas feito com bastante capricho e cuidado. Lamentavelmente, foi (parcialmente?) patrocinado por Mustafá Contursi e por conta disso tem algumas poucas e desnecessárias referências elogiosas ao ex-presidente. Este livro é possível de ser encontrado em sebos – e vale a pena ter na sua coleção.

***  

Alberto Helena Jr – Palmeiras, A Eterna Academia (2003 – 2a edição)

Na época de seu lançamento primava pelas belas fotografias. Pessoalmente, não acho o conteúdo histórico diferenciado (os livros do Fernando Galluppo são mais bem pesquisados, por exemplo). De qualquer modo, vale a pena ter na coleção se você é daqueles que gosta de ter tudo sobre o Verdão.

*** 

José Roberto Christianinni – Palmeiras, Uma Caixinha de Surpresas (2014)

O livro, do nosso querido amigo Jota, colaborador do 3VV, foi lançado em 2014 por ocasião do centenário do clube. Em formato de cards, traz 92 rankings com curiosidades, fatos e dados sobre o Palmeiras. Imperdível. Nas melhores livrarias.

*** 

José Roberto Christianinni – Bíblia do Palmeirense (2014)

Lançada em 2014 para celebrar o centenário do Palmeiras, esta caixa comemorativa traz, além do livro com a história do time, mais de 20 itens para os colecionadores apaixonados por futebol. Um resgate histórico dos 100 anos do Palmeiras. Nas melhores livrarias.

***

Se por acaso, você leitor tem ou conhece alguém que tenha livros, jornais, revistas ou qualquer memorabília rara sobre o Palestra Italia-Palmeiras e julgue conveniente compartilhar esse material com os historiadores que pesquisam a história do clube, entre em contato conosco através do email ou dos comentários. Temos muito interessem em preservar a memória do Palestra-Palmeiras.

***

Até a próxima!