Categorias
Opinião

Parabéns Palmeiras!

 

Por Vicente Criscio
“101 anos atrás, Luigi Cervo e Vicente Ragognetti estavam tensos … foram trabalhar preocupados com a reunião que teriam logo mais à noite, lá na Praça da Sé. A reunião da semana passada tinha sido uma confusão danada, e o Marzo, outro moleque, passaria o dia na Matarazzo, disfarçando que estava trabalhando, mas de fato estava finalizando o Statuto. Será que voltariam? alguns sairam putos falando que não voltariam … será que ia chover? será … alguma chance disso dar certo? como sonhar em construir algo tão grande como um Paulistano? Toda caminhada começa com um primeiro passo.” 

101 anos de história. 101 anos de lutas e glórias. Tenho 52 anos. Metade da história do Palmeiras eu estava vivo. Mas claro que comecei a perceber as coisas no final da década de 60. Acompanho esse clube de futebol há uns 35 anos. Vi vitórias e vi os anos de chumbo. Depois vi a era Parmalat, a revolta da queda de 2002, a saída de Mustafá da Presidência, a volta dele com Tirone e depois com Nobre. Vi por dentro uma era de muita esperança, que foi 2007, 08 e 09. Mas naquele momento erramos porque não criamos as estruturas que deveriam garantir uma sustentabilidade do crescimento.

E a política, a vendetta, erros e outros adjetivos acabaram com um trabalho iniciado.

2012 foi um ano atípico. O título da Copa do Brasil encobriu vários problemas. Pagamos a conta no final do ano.

Pula 2013. Com um pouco mais de ousadia teríamos ido mais longe na Libertadores. Em 2014 um ano do centenário prá se esquecer. Hoje, em 2015, o time tem um bom treinador e um gerente de futebol novo que é do ramo. E só. Não tem uma estrutura de marketing, clube e futebol se misturam nas alamedas e falta a tão sonhada  profissionalização. Aquela de verdade…

O Campeão do Século XX – 100 anos atrás – tinha apenas um ano. Em 85 anos os fundadores da SEP e seus sucessores junto com uma torcida inicialmente italiana e depois multi raças e cores criou um multi campeão, com história, com lutas, com glórias. Sempre conquistando com o suor de seus colaboradores. Nunca com BENEVOLÊNCIA!

Feito possível de ser repetido no século XXI.

As alavancas estão aí. Uma Arena moderna. Um contrato que é invejado pelos adversários. Uma torcida apaixonada.

O que falta?

A transformação. A ousadia. A loucura de inovar e renascer. Acreditar e mostrar que podemos ser um Bayern, um Barcelona, um Real Madrid.

Mas prá chegar a isso não vai ser fazendo mais do mesmo. Temos que mudar o modelo. Não falo apenas na separação do clube social em relação ao futebol. Falo mais que isso. Falo em Governança, retirada de parentes e políticos do poder e criação de uma instituição que permita que gestores profissionais, gente do ramo, de verdade, sejam os responsáveis pela condução da nossa instituição. Que os torcedores sejam realmente quem vai definir os rumos, com “empowerment” e ferramentas de gestão apropriadas ao século XXI. Que os gestores sejam profissionais de verdade e que os parentes vão para suas cadeiras do Allianz, de preferência pagando os ingressos.

Dá prá fazer? Claro! Estamos no caminho? Ainda não. Dá prá colocar esse centenário trem nos trilho? Sim! Necessita mais do que discurso bonito. Necessita mais do que mecenas. Necessita de mudanças estruturais.

Ragonetti e Cervo iniciaram. O mundo mudou 100 anos depois. Aquilo que funcionava no passado hoje pode funcionar no curto prazo mas não dá sustentabilidade no longo prazo.

Que o primeiro ano de um novo século inspire a todos e principalmente dê coragem para enfrentar as mudanças nessa caminhada.

Parabéns Palmeiras.

Saudações Alviverdes!

35 respostas em “Parabéns Palmeiras!”

São 101 anos de história de lutas e de glória te amo meu verdão !! Mas a perseguição, continua só não enxerga quem Não quer VER !!!Mas eu tenho a esperança, que um dia, teremos um presidente que ainda vai mudar esse quadro atual !!!!

A Historia Verdadeira de uma Saga, de Imigrantes Italianos com Lutas e Garras, em todos os momentos na formação de uma SOCIEDADE que orgulha uma nação em VERDE E BRANCO!

A Historia Verdadeira de uma Saga, de Imigrantes Italianos com Lutas e Garras, em todos os momentos na formação de uma SOCIEDADE que orgulha uma nação em VERDE E BRANCO!

Parabéns Palmeiras, pelos 101 anos. Quando jogar bem, os louros, quando não jogar bem, as cornetas, mesmo que não agrade aos nobres torcedores.

Muitas das maiores organizações do mundo tiveram de reinventar-se , ou estão reinventando-se, para não morrer. Para isso criam novos produtos e/ou serviços, mudam seus processos, sua forma de agir. e tentam continuar grandes, tentam sobreviver. No futebol a empreitada não é diferente. Não existem mais os Waldemar Fiume, os Oberdãs, os Eduardo Lima, os Ademir, os Giuliano, os Higino Pelegrino. Futebol é business, muito planejamento, liderança profissional, organização e controle. A nova arena e o Avanti são um bom começo, mas ainda falta muito dentro e, principalmente fora do campo. É mais fácil você gerar um grande jogador dentro de campo do que um grande dirigente fora dele. PN me parece uma inovação em termos de dirigente. Uma liderança diferenciada das anteriores. Pode ser que eu esteja enganado. O que falta ( o próprio PN declarou ontem ) é a bola entrar no gol adversário. Parabéns Palmeiras.

Moderação, por favor, exclua meu primeiro comentário… eu cometi uma corintianada nele…Grato!

Parabéns Sociedade Esportiva Palmeiras! São 101 anos de Prélios e Glórias!
Meu Time tem História e seu Torcedor tem muito Orgulho dela!
Parabéns Irmãos Palmeirenses!

Parabéns Sociedade Esportiva Palmeiras! São 101 anos de Prélios e Glórias!
Meu Time tem História e seu Torcedor tem Orgulho muito dela!
Parabéns Irmãos Palmeirenses!

Parabéns a todos os palmeirenses, parabéns pelo texto Vicente, se todos remassem para o mesmo lado, seríamos mais do que já somos. Hoje passamos em Minas. Sábado tem jogo do futsal coordenadoria as 15:00 hrs contra o Ribeirão Pires… Depois deste jogo, temos mais 2, um dentro e o ultimo fora de casa. Ganhando 2 dos 3 iremos disputar a série prata, vou mantendo a rapaziada informada.

Parabéns Palestra Italia / Sociedade Esportiva Palmeiras !!!!
Ótimo texto Vicente, claro e verdadeiro.
Abraço,
FC

Belo texto VICENTE. E, para variar, sempre dentro do conTEXTO. Poucos conhecem as entranhas do PALMEIRAS como vc, e quase ninguem tem a lucidez do que precisa ser feito para voltarmos a ser um clube vencedor e que seja sempre protagonista dentro e fora dos gramados. Eu serei sempre PALMEIRENSE de primeira hora. O PALMEIRAS esta acima de tudo e de todos. Mas, quem quer mudar e remodelar o clube, DE VERDADE, precisa sim pensar nos erros e acertos ao longo de nossa caminhada. Precisamos de um choque de GESTÃO tendo no leme alguem que seja do ramo e conheça o clube. E esse alguem, na minha opiniao, tem nome e sobrenome que preenchem todos esses requisitos. Simples assim!!!!!Avanti PALMEIRAS…….

Show de bola.

Temos 101 Anos de Glórias e 17 milhões de torcedores. Não é qualquer turbulência trará deméritos.
Força sempre!

Show de bola.

Temos 101 Anos de Glórias e 17 milhões de torcedores. Não é qualquer turbulência trará deméritos.
Força sempre!

Peço tb um presente aos amigos palestrinos q tem uma tendência apocalíptica, hoje vamos apoiar pelo menos até o final do jogo em vez de cornetar e projetar o inferno, 45 pontos e outras bobagens colossais?
Avanti Palmeiras! Hoje vira o fio de novo e retomaremos um rumo vitorioso e de futebol melhor!

Eu não tenho dúvidas que alguns rezam por nossa eliminação hoje apenas para amanhã poder dizer ” eu avisei”, “já sabia”, “elenco medíocre” … Do mais, desejo sorte ao Thiago Santos, que supra a ausência do big Gabriel Girotto, que falta faz esse moleque ….

Parabéns, Palmeiras!
Vendo todos os grandes do Brasil, o Palmeiras está em uma posição privilegiada pelas condições citadas. Mas tem q aproveitar esta oportunidade única e mirar, como citado, no topo máximo, nos maiores do mundo atualmente.
Eu gosto de ser otimista com o Palmeiras e sinceramente neste momento em q os incêndios diários q tinham q ser combatidos foram controlados (mais pelas circunstâncias do q propriamente por competência desta gestão na MINHA opinião, apesar de alguns acertos) acho q em um futuro próximo haverá espaço para realmente iniciar uma mudança profunda e decisiva para iniciarmos um ciclo virtuoso.
Espero q realmente haja vontade interna de fazer bem ao Palmeiras e não somente ao grupo político ao qual pertence. Ideias excelentes existem, muitas já propostas pelo próprio Vicente.

Belo texto, mas acho que a nossa grandiosa história é muito maior que qualquer grupo político, muito maior do que essa ou aquela gestão, muito maior do que alguns dirigentes ou gestores. O site costumeiramente critica a atual gestão por desviar o foco dos problemas (e critica com razão, diga-se de passagem), mas, ás vezes parece que o “modus operandi” daqui é levar todo o foco para as deficiências desta presidência. Os últimos parágrafos deixam isto bem claro. Enfim, sem querer entrar no mérito do que foi feito, desfeito ou ignorado nestes últimos 3 anos de PN, acho que poderiam ampliar um pouco mais os horizontes, pois, quando a critica é muito concentrada em um ou outro problema, a consequência é cegueira pelo que está em volta, ignora-se conquistas positivas e problemas tão grande ou maiores. Abraço.

Penso exatamente da mesma maneira, utilizar os erros/falhas para minimizar os feitos não soa legal! Parabéns Parmera.

Eu diria que o principal foi devolver a autoestima ao torcedor Palmeirense. Temos muito caminho a percorrer ainda mas não sou cego ao ponto de achar que essa gestão mais errou que acertou! O verdadeiro torcedor, limpo, sem interesse, reconhece os erros e elogia os acertos, alguns, deveriam viver eternamente com Tirones, Pescarmonas e Frizzos …

Acho que li outro texto, pq não “enxerguei” este foco nas deficiências da presidência atual. Acompanho o 3VV há um bom tempo, acho que desde o final da gestão Beluzzo, e pelo que percebo o “modus operandi” do site é sempre, SEMPRE, cobrar e exigir o melhor para o PALMEIRAS, independente de quem ocupa a cadeira. Não estou aqui para defender o site nem o Criscio, até pq ambos não precisam de defesa, mas cego são os torcedores que acham que o clube está no caminho certo. Está melhor do que nos últimos 4 anos? Sim está. Mas ainda há muito o que se conquistar, antes de poder comemorar.

Também acompanho o site há algum tempo e tenho percebido, sim, essa postura contra a atual gestão (repito, não quero entrar do mérito do que fizeram de bom ou ruim). Cobrar e exigir o melhor do Palmeiras não significa ser tão ácido nas críticas, às vezes de maneira cega, ignorando tudo o mais e gerando uma massa de “cornetas”. Um belo texto falando dos 101 anos do Palmeiras que termina alfinetando a presidência. Enfim, o 3VV merece muito mais elogios do que críticas (não é à toa que entro aqui quase todos os dias), porém gostaria de fazer essa humilde e inútil ponderação.

Parabéns Criscio. Ótimo texto. Mas, trabalhar em equipe é o segredo. Um nome só não é tudo.
PN não é do ramo: fato. Filhote do turco: fato. Que fez? Cumpriu a cartilha e seguiu o chefe, dando uma quinada na parte financeira. De devedores bancários, passamos a dever à ele. Herdou o Alianz e vem colhendo frutos. Viu que não manjava nada do futebol e trouxe o Matos. Tem tentado, verdade que pelo ego, por querer ser o salvador da pátria, levantar essa sofrida SEP. Conseguirá? O segredo é trabalhar em equipe: lançar bases sólidas para a SEP não afundar. Seu texto tem um que de campanha. Mas tudo é política, e, sem planos, sem audácia e sem coragem, nada mudará. Os verdadeiros palmeirenses dentro do Conselho tem que agir. “Quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

Tudo os fatos que você apontou aí como negativo merecem um contraponto e tenho uma opinião diversa sobre eles. Mas… esse post é sobre o aniversário do Palmeiras e já fugimos demais do assunto!

Parabéns a todos! Em uma época de vacas magras, com essa politicagem e infelizmente com os rivais mais vitoriosos nos últimos anos tem se tornado cada vez mais difícil ser palmeirense. Mas ao mesmo tempo, como citado no texto temos uma arena linda, a torcida mais engajada do Brasil e o dinheiro começando a aparecer. Que sejam mais 100 anos como o maior campeão nacional! Que as coisas passem a ser feitas da maneira correta! Vamos, Palmeiras!

Cunha, acho que vc é responsável pelos seus comentários, se forem ofensivos, claro. Apesar do seu comentário fora do contexto do post e fazer parte do que chamamos de “modus operandi” da atual estratégia de comunicacao da SEP em sempre desviar o foco de qualquer crítica ao atual presidente com comentários sempre ofensivos a alguns opositores a ele, nós decidimos publicar. Taí publicado e como todo comentário no 3VV é rastreável, se alguém se sentir ofendido temos a obrigaçao de abri a identidade do autor. E apenas para repetir o que já falamos, aqui ninguém apoia os políticos que estao na gestao atual ou qualquer outro da oposicao. Nao sei qual é o seu caso, se vc é de grupo político da SEP, se tem cargo nessa diretoria, etc. Abs…

Belo texto Vicente. Enquanto tivermos Mustaphá e suas crias, será difícil chegarmos onde você cita.
Parabéns e obrigado por existir Palmeiras.

Parabéns pelo excelente texto Vicente Criscio. Temos um longo e árduo caminho pela frente, mas com fé e perseverança chegaremos lá.

Obrigado pelo texto Criscio! Confesso que me emocionei em dois momentos distintos: o primeiro ao lembrar do passado de glórias e conquistas, senti um friozinho na barriga e uma emoção feliz; já o segundo momento foi ao lembrar da situação atual, da política suja e sem escrúpulos, do interesse pessoal, rapidamente me veio um gosto amargo na boca e um sentimento de nojo, seguido de tristeza. E infelizmente não há esperança. Parabéns meu Verdão, que San Genaro consiga colocá-lo nos trilhos da glória e conquistas novamente!! Parabéns Palmeirenses!!

Os comentários estão desativados.