Campeonato Brasileiro 2015: balanço na R29

 

O Campeonato Brasileiro 2015 entra na sua reta final.

Após a rodada do final de semana e do recesso para as eliminatórias, o campeonato terá mais 9 rodadas.

Há dois campeonatos em andamento: aquele disputado por Atlético MG e Corinthians (64% e 70% de aproveitamento) e aqueles que disputam uma vaga no G4.

CLASS_R29

O Palmeiras, na 6a posição e 52% de aproveitamento dos pontos em 29 rodadas, continua no bolo pela 4a vaga da Libertadores.

Já o Santos assumiu a quarta posição depois de uma grande recuperação (veja mais abaixo o desempenho no 2o turno). E entre Santos e Inter, dois pontos separam 5 times. A Ponte Preta, nosso próximo adversário, vem um pouco mais atrás, com 41 pontos.

Mais abaixo, do Sport ao Cruzeiro, começa-se a cumprir tabela. enquanto que da Chapecoense ao Vasco seis brigam por três vagas fora do Z4. E o Joinville parece que já foi.

E o Palmeiras?

O desempenho fora de casa continua atrapalhando a vida da SEP. Como bem destacou Rodrigo Barneschi em seu post desta 2a feira, o Palmeiras tem desempenho muito fraco fora de casa (conquistou apenas 33% dos pontos disputados longe de sua apaixonada torcida). Se considerarmos, como destacou Barneschi, que ganhamos lá do Fluminense, Vasco e da Ponte Preta (praticamente um jogo em campo alviverde) o desempenho cai para apenas 17%.

A boa notícia: das próximas 9 partidas restantes, 5 serão no Allianz Parque. Se assumirmos a média dos últimos três anos (o quarto colocado teve em média 57% dos pontos disputados) o Palmeiras precisará de 65 pontos (mais 20 pontos, 74% de desempenho nos 9 jogos restantes).

Desempenho acima do que qualquer outro clube, mas possível. Seria algo como ganhar os 5 próximos jogos em casa e fazer mais 5 pontos em 12 a serem disputados fora de casa.

As partidas:

30a rodada 14/out Qua 21:00 Palmeiras x Ponte Preta Allianz Parque
31a rodada 17/out Sáb 18:30 Avaí x Palmeiras Ressacada
32a rodada 24/out Sáb Palmeiras x Sport Allianz Parque
33a rodada 31/out Sáb Santos x Palmeiras Vila Belmiro
34a rodada 07/nov Sáb Palmeiras x Vasco Allianz Parque
35a rodada 18/nov Qua Atlético-PR x Palmeiras Arena da Baixada
36a rodada 21/nov Sáb Palmeiras x Cruzeiro Allianz Parque
37a rodada 28/nov Sáb Palmeiras x Coritiba Allianz Parque
38a rodada 06/dez Dom Flamengo x Palmeiras Maracanã

2o turno

CLASS_1T_2T

O campeão simbólico do 1o turno foi o Corinthians. com 40 pontos e 70% dos pontos disputados.

No 2o turno o Santos está na frente. 22 pontos com 73% de aproveitamento. O Flamengo vem a seguir junto com o Corinthians, os dois com 70%. E o Atlético Mineiro vem em 4o. Destaque ainda para Inter e para o Vasco, que nas últimas partidas cresceu, e hoje tem o mesmo desempenho do Palmeiras no 2o turno, com 47% dos pontos ganhos.

O Fluminense é o pior.

APROVEITA_CLASS_POR_ROD

O Santos, por seu lado, vem se recuperando antes mesmo de terminar o turno, a partir da rodada 15. A chegada de Dorival Jr (quem diria hein?) mudou a tendência de um clube que se esperava lutar contra o rebaixamento para disputar a vaga no G4.

Já o Verdão começou sua recuperação antes, com a vinda de MO 20 rodadas atrás. O problema tem sido manter a regularidade. Culpa provavelmente das contusões e cartões, que obrigam MO ter que mudar o time, principalmente entre os volantes e meias.

Ou tem outra coisa para justificar tamanha irregularidade? Mistérios.

E prá frente?

A tabela do Palmeiras já vimos e parece ser a menos complicada. Terá apenas duas pedreiras fora de casa (Santos e Flamengo). Terá ainda os que brigam prá não cair (Avaí, Coritiba, Vasco), além da carne de pescoço Ponte Preta (em casa), o Atlético PR (fora) e o Cruzeiro sem pressão em casa.

Se olharmos os adversários, todos terão jogos mais complicados.

O Santos terá Grêmio, Coritiba e Vasco fora e Flamengo em casa. Fará 4 jogos em casa.

O Flamengo terá Corinthians, Grêmio e Santos fora. Também fará 4 em casa e 5 fora.

Já o SPFC tá pior ainda. Corinthians, Coritiba e Cruzeiro, fora. Galo em casa.

E o Inter, que está se recuperando, tem talvez a pior tabela. Galo, Flamengo e Fluminense fora. E um Grenal. E a Chapecoense em Chapecó.

Na tabela, o Palmeiras parece ter mais chances. Dentro de campo, temos que fazer valer nosso favoritismo.

E você palmeirense, mesmo com a pancada deste domingo, tá otimista com a vaga na Libertadores?

E com os números acima? Concorda? Se tiver alguma análise que complemente (ou corrija, afinal é número prá caramba) mande prá nós.

Saudações Alviverdes!

 

Posts antigos, Por Onde Anda, e Links Patrocinados