Por Luciano Pasqualini
Aqui começa uma série de 4 artigos para aquecimento sobre a Libertadores. São artigos curtos que resumem os desafios, algumas curiosidades inéditas e um plano de viagem para os interessados.
O primeiro sobre o nosso adversário que vem da Pré, o segundo e terceiro sobre Nacional e Rosario Central, e o último sobre os demais adversários.
Curtam.
***
Palmeiras na Pré-Libertadores 2016
Calma lá. Para os mais desavisados, o Palmeiras não disputará a Pré-Libertadores, mas é de lá que virá o nosso primeiro adversário na campanha deste ano. No final de janeiro a Universidad do Chile disputa com o River Plate do Uruguai, quem avança e de quebra receberá o Palmeiras no primeiro jogo da fase de grupos. Mas quem são e como estão estas duas equipes?
River Plate do Uruguai
É uma equipe bem modesta, sem estrelas, e que pela primeira vez participa da Libertadores, vaga conquistada pela terceira colocação no campeonato uruguaio. A torcida é pequena, e o Estádio não comporta jogos da Libertadores, portanto vão mandar jogos no Centenário, que mantém a pequena torcida distante.
Com 83 anos de vida, chegando a sua primeira Libertadores, o sonho deles é passar pela Universidad do Chile e se conseguirem o objetivo passa a ser tirar pontos do Nacional. Sabem das limitações e não farão investimentos para o torneio.
Universidad do Chile
É um adversário mais complicado que o River uruguaio, tem mais tradição, torcida e poder econômico, além de ser uma viagem mais longa e desgastante. Verdade que o Palmeiras tem um grande retrospecto contra os chilenos, inclusive jogando lá, mas tudo isso é história (último confronto foi em 2001). De lá pra cá a Universidad faliu, quebrou, ia ser fechada mas ressuscitou, virou uma S/A, em 2008 lançou ações na bolsa de valores, e aos poucos um ex-goleiro do time, que depois virou empresário de sucesso foi adquirindo participações até conquistar mais de 50% das ações e revolucionou o clube. Profissionalizou tudo e em 2010 trouxe Jorge Sampaoli com o qual conquistou o tri-campeonato chileno e o vice-campeonato da Libertadores 2012, perdendo a final para o Boca Juniors.
Atual Campeão da Copa do Chile, tem vários jogadores na seleção incluindo o ótimo goleiro Herrera que é o capitão, e outros destaques locais como o lateral Corujo, o volante Lorenzetti (ídolo) e o atacante Canales, além de reforços que o Carlos Heller (milionário dono do time) pode atrair nas próximas semanas.
***
Resumindo
Sem hipocrisia, vamos torcer pra zebra, pro River Plate do Uruguai, mas mesmo que passe o Universidad, fato é que vamos estrear em estádio grande, no Centenário de Montevidéu ou no Estádio Nacional de Santiago. Os dois são bem localizados, de fácil acesso e a torcida vibra, faz festa mas não ganha jogo – como veremos em Rosário em outro artigo.
Que tal viajar e ver o jogo?
A estreia deve ser em 17/03 e a gol tem voos diretos ida-e-volta para Montevidéu nesta data por R$ 844,00 com menos de 3h de duração. Já para Santiago, nesta data, um bate-volta sai por R$ 1.380,00 pela mesma Gol, só que com 4h30 de voo. Inesquecível hein? Se você já assistiu jogo do Palmeiras em Montevidéu ou em Santiago, comente abaixo e dê as dicas para os amigos que pretendem acompanhar o verdão na estréia.
***
Aguardem os próximos…
13 respostas em “Libertadores 2016: conhecendo nossos adversários”
Eu estive em pessoa naquele inesquecível Palmeiras 1×0 Colo Colo de 2009… gol do Cleiton Xavier aos 42 do segundo tempo. Era outro estádio, outro adversário… mas a sensação valeu a pena.
Hoje estou desempregado e espero em DEUS uma nova colocação mas para o pessoal que tem $$$ recomendo muito fazer este ‘investimento’.
Meu Hotel preferido em Santiago: Sheraton Santa Maria.
La U perdeu a semi para o Boca em 2012, não a final. O campeão naquele ano foi o até então virgem da américa, infelizmente…
Luciano, você saberia dizer se o Palmeiras vai fretar o vôo para o Uruguai (jogo do Nacional) ou vai em ôo de carreira? se vai de carreira sabe como ir com eles? alguém tem sabe? A idíea é ir assistir Palmeiras e Nacional lá no centenário.. Outra coisa, sobre hotéis etc etc o post vai informar também? EU TE SIGO EM TODA PAAAAARTEE. COMA FORÇA DA PAIXÃOOO.
Mouche indo, por empréstimo, para o Atlas do México?
Vai e leva o Allione, por favor.
KkKkKkKkKk. Leva no pacote.
Boa ideia… Boa análise! Deu vontade de viajar! Parabéns pelo post!
Luan renovou! Agora podemos ter Egídio Zé Roberto e Luan como laterais. Luan de lateral eu apoio. Ele de lateral pode até sair 1 primeiro volante e jogar com 2 segundo volante. Defensivamente o cara resolve o lado esquerdo. O time parece realmente se encorpar agora! Se trouxer um zagueiro de verdade pois Dracena não serve pra libertadores apenas para paulistao e copa do Brasil.. aí eu até “desculpo” a diretoria por não trazer aquele 10 esperado. Uma pequena obs. Espero que Cristaldo dê conta de ser reserva, pois precisaremos de um 9 reserva pro Barcos. Sei lá… traz um destaque da série C mesmo.. Pra terceiro reserva tá bom. Se tudo der errado usa o Rafael Marques que tá tudo certo.
Tá maluco… Luan de lateral esquerdo? Se não tiver um jogador da base melhor que um atacante ruim pra fazer a lateral esquerda, fecha a base.
Onde vende esse alucinógeno? É dos bons.
É. Gustavo. O povo já está até “desculpando” a falta de um camisa 10 de verdade, algo que foi essencial para tanto sufoco passado na Copa do Brasil e para o futebol “abaixo da linha da pobreza” no Brasileirão. Mas como o próprio Vicente Criscio já disse no post anterior, nosso presidente deve estar se mirando nos exemplos de Once Caldas e San Lorenzo, que com times absolutamente medíocres (no pior sentido) e campanhas sofríveis foram campeões da América. Se eles conseguiram, por que não nós?
Verdade. San Gennaro vai começar a cobrar hora extra e décimo terceiro, pois sua cota de milagres já está esgotada faz tempo, mas ele sempre tem que estar de printidão para entrar em ação.
Excelente post/iniciativa. Aguardando os próximos!