Categorias
Libertadores 2016 Notícias

Libertadores 2016: conhecendo nossos adversários

 

Por Luciano Pasqualini

Aqui começa uma série de 4 artigos para aquecimento sobre a Libertadores. São artigos curtos que resumem os desafios, algumas curiosidades inéditas e um plano de viagem para os interessados.

O primeiro sobre o nosso adversário que vem da Pré, o segundo e terceiro sobre Nacional e Rosario Central, e o último sobre os demais adversários.

Curtam.

*** 

Palmeiras na Pré-Libertadores 2016

Calma lá. Para os mais desavisados, o Palmeiras não disputará a Pré-Libertadores, mas é de lá que virá o nosso primeiro adversário na campanha deste ano. No final de janeiro a Universidad do Chile disputa com o River Plate do Uruguai, quem avança e de quebra receberá o Palmeiras no primeiro jogo da fase de grupos. Mas quem são e como estão estas duas equipes?

River Plate do Uruguai

River-uyÉ uma equipe bem modesta, sem estrelas, e que pela primeira vez participa da Libertadores, vaga conquistada pela terceira colocação no campeonato uruguaio. A torcida é pequena, e o Estádio não comporta jogos da Libertadores, portanto vão mandar jogos no Centenário, que mantém a pequena torcida distante.

Com 83 anos de vida, chegando a sua primeira Libertadores, o sonho deles é passar pela Universidad do Chile e se conseguirem o objetivo passa a ser tirar pontos do Nacional. Sabem das limitações e não farão investimentos para o torneio.

Universidad do Chile

la-u-chileÉ um adversário mais complicado que o River uruguaio, tem mais tradição, torcida e poder econômico, além de ser uma viagem mais longa e desgastante. Verdade que o Palmeiras tem um grande retrospecto contra os chilenos, inclusive jogando lá, mas tudo isso é história (último confronto foi em 2001). De lá pra cá a Universidad faliu, quebrou, ia ser fechada mas ressuscitou, virou uma S/A, em 2008 lançou ações na bolsa de valores, e aos poucos um ex-goleiro do time, que depois virou empresário de sucesso foi adquirindo participações até conquistar mais de 50% das ações e revolucionou o clube. Profissionalizou tudo e em 2010 trouxe Jorge Sampaoli com o qual conquistou o tri-campeonato chileno e o vice-campeonato da Libertadores 2012, perdendo a final para o Boca Juniors.

Atual Campeão da Copa do Chile, tem vários jogadores na seleção incluindo o ótimo goleiro Herrera que é o capitão, e outros destaques locais como o lateral Corujo, o volante Lorenzetti (ídolo) e o atacante Canales, além de reforços que o Carlos Heller (milionário dono do time) pode atrair nas próximas semanas.

***

Resumindo            

Sem hipocrisia, vamos torcer pra zebra, pro River Plate do Uruguai, mas mesmo que passe o Universidad, fato é que vamos estrear em estádio grande, no Centenário de Montevidéu ou no Estádio Nacional de Santiago. Os dois são bem localizados, de fácil acesso e a torcida vibra, faz festa mas não ganha jogo – como veremos em Rosário em outro artigo.

Que tal viajar e ver o jogo?

montevideuA estreia deve ser em 17/03 e a gol tem voos diretos ida-e-volta para Montevidéu nesta data por R$ 844,00 com menos de 3h de duração. Já para Santiago, nesta data, um bate-volta sai por R$ 1.380,00 pela mesma Gol, só que com 4h30 de voo. Inesquecível hein? Se você já assistiu jogo do Palmeiras em Montevidéu ou em Santiago, comente abaixo e dê as dicas para os amigos que pretendem acompanhar o verdão na estréia.

***

Aguardem os próximos…

 

13 respostas em “Libertadores 2016: conhecendo nossos adversários”

Eu estive em pessoa naquele inesquecível Palmeiras 1×0 Colo Colo de 2009… gol do Cleiton Xavier aos 42 do segundo tempo. Era outro estádio, outro adversário… mas a sensação valeu a pena.
Hoje estou desempregado e espero em DEUS uma nova colocação mas para o pessoal que tem $$$ recomendo muito fazer este ‘investimento’.
Meu Hotel preferido em Santiago: Sheraton Santa Maria.

Luciano, você saberia dizer se o Palmeiras vai fretar o vôo para o Uruguai (jogo do Nacional) ou vai em ôo de carreira? se vai de carreira sabe como ir com eles? alguém tem sabe? A idíea é ir assistir Palmeiras e Nacional lá no centenário.. Outra coisa, sobre hotéis etc etc o post vai informar também? EU TE SIGO EM TODA PAAAAARTEE. COMA FORÇA DA PAIXÃOOO.

Boa ideia… Boa análise! Deu vontade de viajar! Parabéns pelo post!

Luan renovou! Agora podemos ter Egídio Zé Roberto e Luan como laterais. Luan de lateral eu apoio. Ele de lateral pode até sair 1 primeiro volante e jogar com 2 segundo volante. Defensivamente o cara resolve o lado esquerdo. O time parece realmente se encorpar agora! Se trouxer um zagueiro de verdade pois Dracena não serve pra libertadores apenas para paulistao e copa do Brasil.. aí eu até “desculpo” a diretoria por não trazer aquele 10 esperado. Uma pequena obs. Espero que Cristaldo dê conta de ser reserva, pois precisaremos de um 9 reserva pro Barcos. Sei lá… traz um destaque da série C mesmo.. Pra terceiro reserva tá bom. Se tudo der errado usa o Rafael Marques que tá tudo certo.

É. Gustavo. O povo já está até “desculpando” a falta de um camisa 10 de verdade, algo que foi essencial para tanto sufoco passado na Copa do Brasil e para o futebol “abaixo da linha da pobreza” no Brasileirão. Mas como o próprio Vicente Criscio já disse no post anterior, nosso presidente deve estar se mirando nos exemplos de Once Caldas e San Lorenzo, que com times absolutamente medíocres (no pior sentido) e campanhas sofríveis foram campeões da América. Se eles conseguiram, por que não nós?

Verdade. San Gennaro vai começar a cobrar hora extra e décimo terceiro, pois sua cota de milagres já está esgotada faz tempo, mas ele sempre tem que estar de printidão para entrar em ação.

Os comentários estão desativados.