Categorias
Opinião

Opinião: seja otimista; seja feliz

 

Por Vicente Criscio

Fim de papo. 2015 já era.

Quem se divertiu, trabalhou, passeou, amou… acabou. Agora vamos curtir as lembrança das coisas boas que passamos. E aprender com as não tão boas… e tentar guardar as lembranças positivas daqueles que nos deixaram em 2015.

E 2016? Por mais céticos que sejamos, toda virada de ano acompanha o espírito da renovação. E renovação pode significar também esperança. Não pensamos tanto na situação do país, da economia, da crise política, mas olhamos prá oportunidade. E sempre há uma oportunidade. Não meu caro amigo, não se trata de ser apenas otimista. É uma questão de olhar em perspectiva. Sempre com consistência, senão fica um otimismo vazio.

De certa forma muitos palmeirenses são assim. Acho que tem a ver menos com o palmeirense em si e mais com o ser humano. Se há um lugar para se ter esperança, por que não?

***

Muitos palmeirenses olham neste momento o copo meio cheio. Vencer a Copa do Brasil encobriu deficiências de elenco e gestão. Nem o time é tão bom (minha opinião ok? respeite ou conviva com ela… pelo menos neste final de ano), pois terminou o Brasileiro em 9o na tabela; nem a gestão está salvando o clube (isso não é opinião; basta ler os balancetes e não os releases da imprensa). O Palmeiras aumentou sua dívida e contratou o elenco de 2015 tendo se não me equivoco o primeiro ou o segundo maior custo do futebol brasileiro. Com a vitória da Copa do Brasil ganhamos o direito de ir à Libertadores e comemoramos muito. Bom… muito bom. Nada como um título, já dizia um grande palestrino… mas pelo que se gastou deveríamos ter ido mais longe no Brasileiro.

E o que deveria ser um fim de temporada contratando jogadores chave para assumir a vaga de titular – contratações pontuais em um gande elenco, de acordo com muitos palmeirenses, concordam? – passou a ser um conjunto de seis contratações de jogadores de times que caíram ou revelações que não sabemos se vêm para ser titular. Se é do Uram ou não, isso é o que menos importa nesse momento (se fosse outro o Presidente alguns estariam espumando de raiva; como não é, podemos contratar mais reservas do mesmo empresário que tá tudo bem). E o camisa 10? A desculpa é que falta um camisa 10 bom, mas bom de verdade no mercado e que custaria milhões dessa austera gestão. E afinal de contas temos Cleiton Xavier. #sqn. Nem é austera e nem CX é o cara.

Ok, o livre pensar é só pensar. E acreditar também. EU acredito nisso e se George Orwell não está no poder, acho que posso pensar assim. Afinal, até o San Lorenzo foi campeão da Libertadores com um time mediocre. Por que não? Alguns têm o direito de ver o copo meio cheio.

***

Mas mais importante prá mim do que quem será o camisa 10, é a reforma estatutária. Esse é o tema relevante que deveria ter sido a pauta do Presidente em 2013, depois 2014, depois 2015. E cá estamos nós às portas de 2016. Há quase três anos (exatos 35 meses e alguns dias) esperamos uma reforma estatutária de verdade, que pudesse separar de fato e de direito o clube social e o futebol. Isso abriria espaço para criar a profissionalização verdadeira, com Governança. Com isso não teríamos tantas carteirinhas de diretor, tanta gente dando palpite infeliz nas redes sociais com ares de “ótoridade”, e teríamos uma diretoria profissional com poderes, direitos e deveres. E governança, ou seja, um sistema de regras de gestão, que permita a quem for do ramo assumir e trabalhar, sem conflitos de interesse, sem cabides, sem efeitos colaterais…

Afinal de contas, funciona assim nos maiores centros do mundo do futebol. Por que não funcionaria da SEP?

Eu acho que funciona. E muita gente acredita nisso, como eu.

***

E 2016?

Vamos lá, vamos enxergar 2016 com olhos – pelo menos por hora – otimistas. No futebol, que para nós é a coisa mais importante dentre as menos importantes. E na vida.

Energia positiva. Há um ano atrás eu escrevia que este 2015 deveria ser um ano para trabalhar muito, se divertir e fazer história. Espero que a história que você escreveu em 2015 tenha sido assim. E que a história a ser escrita em 2016 seja inspiradora.

Desejo a você, de qualquer credo, time, grupo político, amigo ou qualquer coisa que você se denomine a meu respeito, um 2016 de muita saúde, sucesso, realizações. Desejo a você o que eu tenho dito prá mim quase todo dia, principalmente depois das lições do último ano. Ame muito, beije muito quem você ama. Esteja perto de quem te quer bem. Cuide dos seus. As armadilhas da vida às vezes nos leva embora aqueles que são muito queridos por nós. Trabalhe duro. Mire sempre na excelência. Se é prá fazer algo, faça muito bem feito. Não jogue por 0x0. Jogue sempre prá vencer. Ousadia. Coragem. Mas saiba quando retroceder. Acredite nos outros. Mas cuidado com os filhos da puta. Aliás, seja menos você também. Dê uma chance para você estar errado e o outro certo. Peça desculpas de vez em quando. Faz bem. E se por algum motivo você tiver que abandonar suas convicções, que seja por algo honesto e válido.

Claro, aja sempre de forma correta. Pode parecer desleal jogar assim, mas no final das contas você verá que vale a pena. Pelo menos você dormirá bem à noite.

E acima de tudo seja feliz em 2016.

Saudações…

30 respostas em “Opinião: seja otimista; seja feliz”

SÍNTESE !

Se é prá fazer algo, faça muito bem feito. Não jogue por 0x0. Jogue sempre prá vencer. Ousadia. Coragem. Mas saiba quando retroceder. Acredite nos outros. Mas cuidado com os filhos da puta. Aliás, seja menos você também. Dê uma chance para você estar errado e o outro certo. Peça desculpas de vez em quando. Faz bem. E se por algum motivo você tiver que abandonar suas convicções, que seja por algo honesto e válido.

Claro, aja sempre de forma correta. Pode parecer desleal jogar assim, mas no final das contas você verá que vale a pena. Pelo menos você dormirá bem à noite.

Feliz 2016 Vicente, um baita cérebro.

SINTESE !

Se é prá fazer algo, faça muito bem feito. Não jogue por 0x0. Jogue sempre prá vencer. Ousadia. Coragem. Mas saiba quando retroceder. Acredite nos outros. Mas cuidado com os filhos da puta. Aliás, seja menos você também. Dê uma chance para você estar errado e o outro certo. Peça desculpas de vez em quando. Faz bem. E se por algum motivo você tiver que abandonar suas convicções, que seja por algo honesto e válido.

Claro, aja sempre de forma correta. Pode parecer desleal jogar assim, mas no final das contas você verá que vale a pena. Pelo menos você dormirá bem à noite.

FELIZ 2016 CRISCIO.

E.T.
Esses últimos parágrafos enviei para meus amigos como forma de feliz 2016. Sem a sua permissão, mas que eu estou pedindo agora, com as minhas desculpas.

Vicente Criscio. Parabéns mais uma vez pelos comentários. São coerentes, realistas, otimistas, construtivos e sensatos. Pena que eu só possa ler as análises e opiniões suas e dos comentaristas desse site, pois as dos leitores são destrutivas, derrotistas e achincalham a entidade. Não têm o alcance e a profundidades suas. Continuarei a ler apenas os seus comentários para enriquecer o meu conteúdo intelectual.
Obrigado.

Vamos lá Sergio. Estamos todos no mesmo barco. Às vezes alguns podem parecer mais crítico. Mas todos somos palmeirenses apaixonados. Feliz 2016 e obrigado pelas palavras.

Será que são os leitores que achincalham a entidade ou são aqueles que a dirigem? Se você sabe o que os ” leitores” escrevem, é sinal que você lê. Deixe de hipocrisia, deixe de ser puxa-saco, seja democrático e pare de achincalhar aqueles que ajudam esse site ser o qye é, apesar da diversidase de opiniões.

Vicente, leio sempre suas colunas e gosto mto delas – concordo c/ quase tdo.

Desejo a todos vcs do 3VV um excelente 2016, c/ mta saúde e alegrias pro nosso Palmeiras.

Agora, uma dúvida: vc acredita q algum dia essa reforma estatutária saia de vdd no nosso clube?

Abc. Augusto BH.

Augusto obrigado pelas palavras. Eu e uma parcela mínima de conselheiros queremos essa mudança. Uma boa parte dos sócios também quer porque entendem ser melhor pro futebol e até mesmo pro clube. Entretanto poucos sabem como implementar. Nós temos um projeto desde 2013 prá isso que vem sendo aperfeiçoado. Quem não quer? Aqueles que querem ficar no poder. Porque o único efeito colateral (prá mim positivo) dessa reforma é TIRAR TODO E QUALQUER POLÍTICO DO PODER DO FUTEBOL. Logo, hoje quem está lá não quer essa mudança. Será necessário alguém sem desapego pela cadeira de presidente e por carteirinha de diretor para fazer isso. Nesse caso são poucos com essa disponiblidade interior. Mas a gente ainda luta. Abs

E no meio do caminho (podemos dizer que foi no final do ano) , tivemos uma desastrada e falastrona Leila Crefisa…que saiu disparando contra tudo e todos… isso antes de sermos campeões. Pra ela, ninguém prestava. Daí…campeões da CB e vaga na libertadores!!! Do jeito emocionante que foi, onde o Brasil (e até no exterior) se comentou… ou seja, o patrocinador ganhou e muito com a visibilidade palmeirense… e lembrando: Foi o recorde em audiência nas tvs em 2015. E foi um cala boca a Leila. Mass…daí entrou no mesmo caminho o nosso presidente, orgulhoso e empavonado com tal, cortou as asas de todos. E mandou o recado: não precisamos da Crefisa pra contratar jogadores. Pois bem… concordo em partes com ele, pois, a desastrada Leila deu a entender que queria mandar no clube…e não e’ por aí. Só que…já que o Nobre não quis ajuda, que abra o cofre e traga jogadores de ponta. E tem vários excelentes no mercado aqui e acolá. Com os Gambás desmontando o time, Bambi com time mediano e enfraquecido, mais Galinho e Gaymio que não mete medo em ninguém, o Palmeiras teria os argentinos como reais adversários pra levantar o caneco…e a história diz: Palmeiras não afina pra times argentinos… inclusive o tal “temido” Boca JRS , que não perdemos na libertadores de 2000 e 2001. Logo…basta trazer 2 ou 3 nomes de peso… que levantaremos o Bi da libertadores. Agora…não será brigando com o FlumerdenC pelo “cracaço” VOLANTE (MAIS UM PRA QUE)???? do Ixport (Cadela de peruca) que vamos papar esse titulo.

Resumiu bem, Aldo. Isso é o que incomoda mais. Com o SCCP desmontando o time, o SPFC vivendo essa zona administrativa, o Santos voltando a ser coadjuvante, os times cariocas falidos e os mineiros e gaúchos em reestruturação, temos a chance de assumir a hegemonia do futebol nacional e… renovamos com o Luan por mais dois anos!

Eduardo… sinceramente, não acho o Luan esse tal pereba que dizem… ou melhor, o pessoal do Verdazzo/Parmerista foi quem denegriu demais esse mediano e muito esforçado jogador, colocando apelido jocoso nele, etc…e muitos caíram nessa de exorciza’-lo. E relembrando: ele, Luan foi o artilheiro do fraco time na época e foi um dos únicos que se salvaram. O gozado e’ que o tal goleiro Bruno (defendido pelo mesmo site…pois, ele deve ser amiguinho de muitos…e e’ palmeirense), foi o responsável quase que direto pelo rebaixamento em 2012. Sem falar que ele levou um frangaço (esse e tantos outros) bisonho na libertadores, que nos eliminou. Numa libertadores… onde a “pegada” e’ mais forte, Luan poderá ser útil… mas, nunca uma salvação. Já vi muitos piores que o Luan vestindo nossa camisa…e ninguém falou nada.

Boas Vicente e amigos do 3vv, um ano novo cheio de saude e prosperidade a todos, que 2016 seja um ano repleto de paz e alegrias. Avanti Verdon.

“OPORTUNIDADE” , na minha visão, é a palavra chave em todos os ramos e vertentes da vida. Precisamos cria la e aproveita-la bem quando aparece. “ESPERANÇA” ( do verbo esperançar) é outra que considero essencial na vida de todo ser humano. Refiro-me a ESPERANÇA que cria, transformadora e inovadora. É hora de unir OPORTUNIDADE E ESPERANÇA para que o nosso PALMEIRAS avance dentro e fora das quatro linhas. Urge, portanto, ousar , criar, transformar, inovar e fazer desse clube a referencia na America do Sul. No ano que esta chegando teremos eleiçoes para PRESIDENTE DO PALMEIRAS. Aqui temos a OPORTUNIDADE. E creio que como PALMEIRENSES todos temos a ESPERANÇA ( do verbo esperançar) que o novo PRESIDENTE faça tudo o que REALMENTE precisa ser feito. Minha ESPERANÇA tem nome…sobrenome…. competencia e todas as qualidades para que a OPORTUNIDADE não seja perdida…. VICENTE CRISCIO, refiro-me, com sua permissão, a VC para ser o condutor do nosso PALMEIRAS. Feliz 2016 a todos.

Vicente obrigado pela lucidez dos textos e empatamos: O MAIS IMPORTANTE É A REFORMA ESTATUTÁRIA. Feliz ano novo a todos d0 3vv. Não resisto, só uma cornetadinha: além do Luan, não nos esqueçamos que devemos renovar com o Leandro, urgentemente, e com o Wendel. Eles estão de volta.

Estou mais otimista agora. O Luan acaba de renovar o seu contrato até o fim de 2017. Parabéns Luan, você merece! Que seu futebol maravilhoso, vistoso, de encher os olhos que você tem mostrado com a nossa camisa, continue a nos brindar, pois craques como você, existem poucos. Parabéns, Palmeiras por renovar o contrato com nosso ídolo. É para isso que serve o dinheiro do Avanti, é para os bons jogadores. Obrigado MO, por querer que esse jogador de excelente e seleta categoria continue no Palmeiras. Feliz 2016!

Compartilho de todo seu otimismo e vou mais além, caro Gustavo: Luan era a “cereja” que faltava no nosso bolo para 2016. Não entendo como o Palmeiras pôde abrir mão de jogador com tamanha versatilidade e habilidade nestas últimas três temporadas. Realmente fico orgulhoso de ver como o dinheiro do sócio-torcedor vem sendo bem aplicado, afinal temos “o melhor presidente de clube da história do futebol”, alguém capaz de enxergar que anos de contrato gastos com Weldinho, Moisés e Luan são muito mais vantajosos que um ano de Conca ou de Lucas Lima, pois o retorno será líquido e garantido. Como é bom ver o Palmeiras andando com as próprias pernas!!!

Claro que não vão faltar os gênios da obviedade com frases do tipo “Quando o Conca marcou três gols no SPFC dentro do Morumbi? Luan é muito melhor, não ganha em dólar e é palmeirense”. Não precisamos da ajuda da Globo para aumentar o abismo existente entre SCCP e os rivais, os próprios dirigentes destes já cuidam disso com muito zelo.

É verdade que vão renovar o contrato do Mendieta, que vence só no meio de 2017, para depois emprestá-lo?

Feliz 2016, Vicente. A você e ao pessoal do 3VV. E que 2016 seja repleto de saúde e QUALIDADE!

Estão dizendo que a Fox anunciou a contratação de Dedé pelo Palmeiras, alguém sabe se isso é verdade? Ontem a noite o PVC disse que ele ficaria no Cruzeiro.

Acho que esse parágrafo “..E se por algum motivo você tiver que abandonar suas convicções, que seja por algo honesto e válido..” diz tudo. Feliz 2016 Vicente.

Que 2015 tenha sido a semente e a partir de 2016 colhamos os frutos e daqui em diante o Palmeiras forme times “Imbatíveis”, e pra voce velho! Que tudo se realize, no ano que vai nascer! Muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender!

Vicente,
Desejo a você e a todos os amigos do 3VV, um Super 2016, com muita saúde, paz e sucesso, em todas as esferas da vida e que o Palestra nos dê muitas alegrias, apesar das limitações dos nossos comandantes.
Um forte abraço!

Feliz 2016 para vc, Vicente!
Que sua motivação e desejo de modernidade ao Palmeiras nunca acabe.
Que tal planejar sua candidatura a presidente do Palmeiras em 2016 ??
Grande abraço a vc e aos demais colaboradores e redatores do site.
Feliz 2016!!!.

FELIZ 2016 PARA VOCÊ TAMBÉM, AFINAL A VIDA EXISTE ALÉM DO PALMEIRAS!

Os comentários estão desativados.