Categorias
Paulistão 2016

Começa o Paulistão 2016

Começa a 115ª edição do Campeonato Paulista. Desta vez chamado de Campeonato Itaipava Paulista, o tradicional torneio vem com nomes tradicionais do futebol paulista – São Bento, Ferroviária, Ponte Preta – e novos atores – Água Santa e o Red Bull que já disputou em anos anteriores.

Dos grandes ou tradicionais, estão de fora Portuguesa e Guarani.

O Paulistão se caracterizou nos últimos anos como uma grande pré temporada.

Com um regulamento completamente torto, onde 20 clubes divididos em quatro grupos de 5, jogam somente contra os times dos outros grupos em turno único. Os dois melhores vão para as quartas de final em partida única. Vale notar que é um campeonato que sofre mudanças no seu formato já há algum tempo. De 2007 a 2012 era outro formato. Todos jogavam contra todos em turno único e os quatro primeiros se classificavam para as semi-finais. A partir de 2013 veio esse formato onde tenta-se garantir os 4 grandes entre os oito que irão se classificar nos quatro grupos.

Entre 2013 e 2015, apenas o Corinthians ficou de fora dos 8 clubes (em 2014).

O Palmeiras está no grupo B com Ituano, São Bernardo, Novorizontino e Ponte Preta.

Em geral a distância entre os grandes clubes e os pequenos é enorme. Como estamos no começo da temporada pode haver surpresas nas rodadas iniciais. Mas com o passar das 15 rodadas os grandes vão encaixando seu jogo e devem se classificar com tranquilidade entre os dois primeiros de seu grupo.

Na prática, é um campeonato de 15 rodadas com 3 clássicos e 12 partidas para preparar o time. E três partidas decisivas, na quarta de final (contra o adversário do grupo), na semi final e dois jogos nas finais.

Em 2015 o Palmeiras foi vice-campeão superando o Corinthians na semi-final nos penais no Itaquerão e perdendo também nos penais para o Santos depois de vitória no Allianz e derrota na Vila.

Hoje começamos contra o Botafogo. E independente se é um campeonato que já foi mais disputado ou teve mais carisma e competição, o Paulista ainda é visto por muitos torcedores como um campeonato importante principalmente pela rivalidade local.

Que assim seja. Que comece o Paulistão Itaipava 2016.

Saudações Alviverdes!

 

6 respostas em “Começa o Paulistão 2016”

A pergunta quenão quer CALAR porque nosso presidente e seu MENTOR,Querem esconder embaixo do tapete, as várias contusões de panturrilha dos jogadores da SEP ???Clube sem transparência é assim MESMO !!!

Para mim, o Campeonato Paulista já deixou a muito tempo de ser um campeonato atrativo, hoje é apenas um laboratório de preparação para o Brasileirão, Copa do Brasil é Libertadores.

Acho que o Paulista não deveria ser disputado por times que jogam a Serie A e B do Brasileirão. Deveria ser um torneio classificatório regional para times ingressarem na Série B, mais ou menos como ocorre no futebol alemão.

O campeonato estadual deixou há muito tempo de ser um campeonato que empolga. Hoje só serve para estourar jogador. Vide que o nosso calendário é extenso e esse campeonato paulista só tem jogos inutéis.

Nossos jogadores nem precisam jogar, já estouram nos treinos. Campeonato Paulista é DEZ. Viva nosso interior.

Também acho. Viva o interior e deixem os grandes jogarem algo que valha a pena. Sem gozação, seria ótimo o São Bento, Ferroviária, ou outros serem campeões paulista. Mas não misturemos água e vinho.

Os comentários estão desativados.