Categorias
Governança Opinião

Opinião: como fazer o certo na precificação?

 

Por Vicente Criscio

Semana passada eu perguntava nesse espaço se havia acabado o encanto (clique aqui e releia).

Neste domingo o Palmeiras veio jogar com equipe completa no Allianz Parque contra a categoria de base do Atlético PR (com a camisa da Ferroviária). 18.413 pagantes entraram no estádio. Ticket médio de R$ 53,54.

Menos de 50% da ocupação.

Como falado aqui uma semana atrás o problema poderia ser o conjunto da obra. Um time que não encanta, ingresso caro, várias competições, recessão no país, …

Dentre todos os fatores, o preço do ingresso – que está no controle da Diretoria – está cada vez mais torto (claro, minha opinião, como diz o título da coluna).

IMG-20160228-WA0020

Ingressos para assistir a Ferroviária bailar no Allianz: de 80 a 180 reais. Com direito a meia. E concorrendo com o jogo da 5a feira contra o Rosário.

Claramente tem algo errado na precificação do Allianz. E não é de hoje. No ano passado víamos grandes clarões nas cadeiras do estádio em certos jogos.

As finais da Copa do Brasil esconderam um pouco essa ineficiência. Em jogos finais pode colocar o preço do ingresso nas nuvens que o torcedor palmeirense compra.

Mas e quando é um campeonato decadente, onde as 15 primeiras rodadas não valem absolutamente nada, com um time prá lá de duvidoso, e um preço caro? O resultado taí.

Quer mais? O primeiro jogo da Libertadores no Allianz terá preços pouca coisa mais caro que a partida contra a Ferroviária. Falta claramente inteligência na precificação. E óbvio que não é o ingresso da próxima quinta-feira que está barato.

Já passou da hora dos setores responsáveis da SEP (planejamento, Arena, financeiro, marketing) trabalharem no tema precificação. Mais ainda. Desenvolverem ações de inclusão e aproximação da torcida com o Allianz.

– preços populares para atrair torcedores de todas as classes sociais;

– ingressos “combo” para famílias;

– Avantis de outros estados;

– Pais trazendo filhos pequenos (ou não é recomendado?);

– Gratuidade para crianças.

Com um pouco de boa vontade e trabalho, dá prá se fazer muitas coisas com a torcida. Há momentos para se cobrar caro e há momentos para se cobrar barato. Encher o estádio e fazer a alegria dos torcedores que não têm acesso regular ao Allianz é uma das obrigações desta e qualquer outra diretoria.

É difícil fazer o certo?

PS: um papelão a fila para retirada dos ingressos do Avanti. Minutos antes de iniciar a partida e fila enorme na porta do estádio. Imperdoável tratamento dado ao torcedor palmeirense.

Veja aqui.

Saudações Alviverdes!

53 respostas em “Opinião: como fazer o certo na precificação?”

Tive uma ideia que podia funcionar pra preencher o estadio todo em jogos de alta demanda. Overbooking, estrategia usada pelas airlines. No caso do palmeiras, tem sempre setores do campo que lotam mais rapido. Quando isso acontecer o palmeiras continua vendendo ingressos para o setor e os socios avanti que tem maior numero de pontos recebem um upgrade pro setor mais caro do estadio com acentos ainda disponiveis. Claro que pra funcionar bem, teria que se alinhar com as estrategias de precificacao citadas na ai, mas ajudaria bastante pois seria um insentivo a mais pra socios irem a jogos menores pra somar pontos e garantir ainda mais “vagas” nos jogos mais importantes.

A precificação tem que ser de acordo com o campeonato. No paulista não vai encher mesmo. Não acho nem que seja a fase ruim do time, tá mais para a crise mesmo

1) O Palmeiras na libertadores, ingresso para o Paulista tem que ser mais barato: Fato
2) Paulo Nobre fe o maior contrato de patrocinio em uniforme do futebol brasileiro, graças a cláusula de exclusividade. Aí no primeiro jogo na TV tira a exclusividade e estampa outra marca ?????

eh amigos, hoje vai ser teste pra cardiaco.. vendo a lista dos relacionados, não temos NENHUM meia de oficio. time totalmente desbalanceado.. que San Genaro olhe por nós !!!

Falaram, num comentário, sobre Joel Santana. Acho uma boa ele vir, pois salva sempre times do rebaixamento e, estamos perigando nesse torneiozinho de bo.s.ta, o paulista. Tamos ali, a dois pontos da degola. Socorro, traz o Joel. A que ponto chegamos.

Eu já cheguei a dizer em outros tempos que o preço (alto) dos ingressos ano passado estava ok, devido a demanda. Só que agora a demanda caiu. E o preço dos ingressos não. Pra mim, se não houver uma redução gradual até ajustar a demanda, é porque tem alguém muito mal preparado cuidando disso…

O Paulo Nobre fechou um contrato de patrocinio exclusivo e depois quebrou o contrato ? Aparentemente ele está errado ? Será que entendi direito ?

Eu vejo esse desespero contra o Marcelo Oliveira. Fico indignado. Pede a saída do cara pra trazer Cuca. Sinceramente… Quem faz isso entende algo de futebol? O Cuca é um chorão perdedor. Tirar um técnico nota 5 pra trazer outro(s) também nota 5 ou menos.. Melhor deixar o cara.

Obrigado San Genaro ! A taça obsessão ainda pode ser nossa ! Só espero que amanhã , aqueles que entrarem em campo com a camisa do Palmeiras , honrem a história e a tradição. Força Palmeiras ! Alguém aqui no 3vv tem que iniciar o mantra “Seremos Campeões da Taça Obsessão !”

Pois é, Renato, a mediocridade nessa Libertadores é tão grande que seremos líderes “isolados” até com um empate por 1×1. O destino já nos deu o River gerérico ao invés de “La U” como adversário, permitiu que os outros jogos do grupo terminassem empatados e nos reservou duas partidas em casa para dispararmos na liderança. Bem, como temos o melhor elenco do país e como qualquer adversário treme quando pisa no Allianz, será barbada, certo?

O River é fraquinho, sim. O problema (ou a solução, talvez) é que os outros adversários do grupo não são tudo isso. Mas quem não consegue ganhar de São Bento, Oeste, Linense e Ferroviária não pode reclamar muito de falta de sorte, certo?

Do que eu vi até agora, não me espantarei se o campeão da Libertadores finalmente for um clube mexicano. Os melhores times que vi até aqui nessa edição são o Pumas e o Toluca, além do River Plate.

Já os clubes brasileiros terão que melhorar bastante se quiserem, pelo menos, chegar a final da competição. O Palmeiras então nem se fala…

Sérgio Vieira atual treinador da Ferroviária está ganhando força dentro do Palmeiras. Será o futuro treinador do Palmeiras a partir de 6a feira ?

Kkkkk a volta do bom e barato que já colocou o Palmeiras duas vezes na segunda divisão e parece que o clube não aprende mesmo.

Muita gente ainda não percebeu o modus operandi do sapo……..Palmeiras gastou muita grana nesses anos com contratos longos, jogadores péssimos e bonificações por esses negócios…… no clube até para pagar mensalidades atrasadas, se negocia por fora……………………. isso e outras coisas geraram essa dívida enorme………….. ai é que entra o sapo com sua mantra “divida tem que ser paga”……………………como ninguém investiga nada no clube, essas “dívidas” são pagas e o clube que se las..que. E o club social continua dando prejuízo de milhões….. e quem paga é o futebol, nos 2 sentidos da palavra.

O que mais me chama a atenção no Palmeiras é o amadorismo da gestão que se autointitula “profissional”, parece que ali dentro só tem débeis mentais. Já arrumaram outra encrenca com a Crefisa, ao fazer propaganda do Avanti na camisa, no jogo contra a Ferroviária, sem consultar a patrocinadora que, como todos sabemos, aumentou a cota de patrocínio para ter EXCLUSIVIDADE na camisa de jogo. Como represália, a empresa não depositou os 5,5 milhões do patrocínio do mês de março. É inacreditável, desânimo total, só fazem besteira.

Tem nada de errado com os preços, virem socios Avanti que nem eu que fica baratinho, 80 reais de ingresso vira 20 conto! 75% de desconto! Reclama de muito e ajuda de pouco o Palmeiras

Virar Avanti para o dinheiro ir para a bocha e os bares do clube enquanto que os jogadores contratados chegam de baciada sem qualquer critério técnico e o time é colocado em campo sem qualquer esquema ou padrão de jogo? Você acha que assim está ajudando o clube, olhando apenas para o próprio umbigo, e o torcedor que não tiver dinheiro ou que não quiser pagar pra ver vexames é menos palmeirense que você? Não há nada errado com os preços? Faça o seguinte: leia novamente o texto, deixe de torcer para o presidente e lembre-se que sua barriga não é o centro do universo.

Quem está ainda defendendo essa que diz “gestão moderna” o PN voltou a emprestar o dinheiro do próprio bolso que é de R$ 8,9 milhões de reais para o Palmeiras. A pergunta que fica é: O dinheiro dos patrocinadores, do Avanti e da renda dos jogos da nossa arena estão fazendo o que com este montante de dinheiro todo??

Pois é, Harley, e ainda tem i/m/b/e/c/i/l escrevendo “Vire Avanti COMO EU, pague baratinho e pare de reclamar”. Descobrimos o verdadeiro problema do Palmeiras: torcedores pobres e aqueles que não querem sustentar a bocha, as piscinas e os vexames em nome da “modernidade”.

O Jogo passou na TV aberta para SP.
Um estádio cheio valorizaria o clube e a força da torcida perante não apenas entre os torcedores, mas também com patrocinadores e com a própria emissora, a RGT.
Enfim, todos os interessados.
Evitar se debruçar sobre a precificação perdem-se mais oportunidades.
Parece que os responsáveis da SEP estão acomodados com o dinheiro do presidente.

Quando o mano menezes chegou ao cruzeiro e o levou de z4 a quase o g4……. ele disse que o time “precisa apenas ser treinado”………………….quem ganha 400 mil não consegue isso, não está valendo quanto pesa. Se empatar amanhã, rua. Se perder então… nem se fale. ……………não precisa lembrar que time adversário já sai com 1 gol de vantagem.

Se for para o Palmeiras fazer a burrice de fechar com a RGT, nas cotas de TV fechada, que seja como Cruzeiro e CAM querem fazer, apenas ampliar o vínculo até 2020, e não ficar refém da platinada até 2024, onde provavelmente, retornarão os privilégios a SCCP e CRF.

COMO eu conheço bem nosso presidente mais o sultão do Brás, eles vão esperar o FLU levar o CUCA, e depois dar aquela famosa desculpa:—Vamos tocando com M.O até o fim do contrato em 2016 mesmo porque , não queremos pagar a MULTA !!!!!

Se eu fosse o Marcelo pedia demissão e mandava esse Nobre pra PQP. Deram um monte de perebas pro cara e mesmo assim fez o milagre de ganhar a Copa do Brasil. Tá na cara que ele vai cair na quinta com todo apoio desses pernas de pau contratados por esse incompetente Presidente. Já falam
em Cuca , pelo menos vai chorar com a torcida pois isso é o que ele mais sabe fazer. Vão trazer um cara que está desatualizado pois esteve nos últimos anos no promissor futebol chinês. Esses
erros costumam ter um preço.

Pois é, concordo contigo SÉRGIO MARIN. A culpa é do Paulo Nobre, Jabba The Hutt e do Alexandre Mattos. Só contrataram jogadores perebas e pernas de pau.

Sérgio, concordo que o elenco não é o dos sonhos, mas e o elenco da Ferroviária é tão bom assim? Tecnicamente são tão melhores que os jogadores do Palmeiras quanto o jogo de domingo fez parecer? Jogadores tem grande parcela de culpa sim, a qualidade técnica de alguns é bem questionável, mas nada justifica o banho de bola que o Palmeiras tomou… havia um time extremamente preparado e bem treinado em campo contra um completamente perdido, com jogadores que não sabiam onde se posicionar e pra onde se movimentar, um verdadeiro amontoado de jogadores em campo.

Exemplo: Palmeiras perde a bola e os zagueiros e laterais recuam até a linha da grande área, mesmo com o outro time com a bola na defesa. … na situação inversa os caras da Ferroviária adiantavam até quase o meio de campo, compactava tudo ali no meio e “forçava” o chutão porque percebeu que estava enfrentava um adversário perdido, incapaz de trocar mais de 3 passes seguidos e que simplesmente não se movimentava pra sair daquela situação. … Aí quando pensa que o treineiro enxergou o jogo, que vai arrumar a casa no intervalo e o time vai conseguir sair daquele enrosco… o time volta do intervalo e em 6 minutos, dá uns 5 chutões na direção do GJ rezando pra ele conseguir dominar um bola.

Na minha opinião somente demitir o MO não irá resolver o problema.
O presidente da Crefisa já está criticando o PN porque ele não quer que a patrocinadora traga jogadores de verdade.
É uma briguinha de egos, de um lado PN com o beicinho armado, e do outro um patrocinador cujo presidente é palmeirense de verdade.
Tá mais que na cara que precisamos de mais um zagueiro (só temos o Victor Hugo), um lateral esquerdo e principalmente um meia esquerda. para centroavante temos o Erick, mas não sei porque o MO não o escala.
Nem que venha o Cuca sem esses reforços não vai para frente. O MO foi bem no Cruzeiro porque tinha o Ewerton Ribeiro.
E o G Jesus também precisa parar de ficar com essa cara de choro e jogar mais futebol. Tem também que ser feito mais uma limpeza. Jogadores como Leandro Almeida, Roger Carvalho, Alecsandro, Thiago Santos, Egídio, C Xavier, Felipe Gabriel não servem para ficar no elenco.
O PN precisa calçar as “sandálias da humildade” e entrar num acordo com o presidente da Crefisa e trazer jogadores de verdade. Depender de Robinho não dá.
Quando acordarem estaremos fora da Libertadores.

Concordo que o MO tem graande parte da culpa. Mas e os jogadores ????? Falta na meia lua feita por um atacante ? Zé Roberto deixa aquela bola pingar…. Affffffff Os jogadores tem que ser mais cobrados, não é só técnico e sim a postura dos jogadores tb.

Concordo Arthur… a postura do jogadores tem que mudar sim, os lances dos dois gols nasceram de falhas individuais, mas o baile tático que o técnico da Ferroviária deu no MO há muito tempo eu não via.

Não há mais o que fazer com o MO. Não tem volta. É questão de tempo. Deve sair, juntamente com Mattos e vários jogadores. Esse indivíduo, o Mattos, só contrata jogadores do seu amigo empresário, um tal Uram, não importa a qualidade; sempre com a conivência do PN (este não sabe nada de futebol). Se soubesse, não contrataria Barrios (R$ 800.000,00), – acho que é um dos 3 maiores salários da América do Sul – e até agora não disse a que veio. E o Barcos (muito melhor) não quiseram pela metade desse valor. Há outros problemas: a atitude do MO com o Leandro Almeida foi deplorável; Robinho reclamando que quer ser titular; em um time montado PARA GANHAR A LIBERTADORES, seria no máximo reserva, e olhe lá. A nossa defesa é horrível.
Time mal escalado, Dudu fora de posição, Jesus fora de posição; jogar em contra-ataque com Alecssandro ou Bárrios é fora de qualquer lógica.

Reunião pra dizer que o Gargamel continua. Acho que só até sexta então porque não acredito que, aí sim infelizmente, esse catadão faça os necessários 3 pontos na quinta.

Olá amigo, discordo com você, vai sobrar para nós torcedores, estaremos fora da Liber e o tal do MO ganhando seu salário sem trabalhar. Como na politica , o povo que se f.o.d.a. Abraço, e que San Genaro tenha recebido pela título da Copa do Br.

Acho que o treinador está cansado. Tenta de um jeito, tenta de outro e nada dá certo. Acho que de quinta-feira ele não passa, vai enfrentar o líder do campeonato argentino que obviamente estudou o Palmeiras e nós com esse elenco de meia boca dificilmente ganharemos o jogo. Até que o Diniz é
uma boa. O problema é saber se a torcida vai ter paciência com o cara e se ele vai ter coragem de exigir jogadores de verdade do colecionador de porcos rosa.

Cara… o Diniz tem idéias novas, mas sempre que enfrentava time grande tomava uma goleada… agora esse técnico da Ferrinha sim, deu um baile tático no MO que há tempos eu não via… parecia que o nosso treinador estava começando no futebol no domingo e cara tinha uns 15 anos de experiência… foi um chocolate tático e se tivesse um time tecnicamente melhor, teria enfiado uma sacolada histórica no Palmeias.

Treinador Marcelo Oliveira já está esgotado e não conseguirá evoluir. A solução seria contratar o treinador que introduziu no Brasil e maneira de jogar da maioria dos Europeus, principalmente do Barcelona, que foi copiada pelo Tite e alguns outros treinadores. É o FERNANDO DINIZ QUE REVOLUCIONARIA O FUTEBOL PALMEIRENSE.

Com o Palmeiras jogando esse futebol pavoroso, e com ingressos a preço de Camp Nou em todos os jogos, vamos testemunhar, mais breve do que se imagina, o surgimento do “Allianz Desert”, com camelo inflável e tudo mais.

O pior de tudo Vicente, é que o presidente da Crefisa está dando umas indiretas. Não dá para entender, ou dá, já que o cara tem a grana, quer investir no verdão, trazer reforços de verdades, não meia boca como Roger Carvalho, Leandro Almeida etc., nosso presidente não quer desfazer o beicinho. Poxa e o Palmeiras e nossa torcida, onde ficam?
Senão ganharmos quinta, com certeza o Gargamel, mas aí poderá ser tarde na Libertadores.
Está claro que precisamos de um zagueiro, um lateral esquerdo e um meia esquerda.
É necessário também fazer uma barca nesse time, demitir os meias e bocas e investir em jogadores de qualidade. A torcida garante o retorno.

Concordo. Tem que reduzir esse elenco, a maioria meia boca, contratar uns três jogadores de qualidade, o Ricardo Oliveira se ofereceu pra jogar no Palmeiras e os dirigentes descartaram, o negócio do Alexandre Mattos é trazer jogador do América Mg.

Esse jogo foi atípico, o jogo passou na tv aberta e tem jogo da libertadores na quinta. Some a isso a instabilidade do time e o valor do ingresso… Agora, atitudes devem ser tomadas, e as que você sugeriu são otimas.

Os comentários estão desativados.