Categorias
Opinião

Opinião: sonhando com a Cuca

 

Por Vicente Criscio

Termina uma semana movimentada pros lados da antiga Rua Turiassu. Marcelo Oliveira foi demitido ainda no vestiário após a derrota para o Nacional do Uruguai na última 4a feira. No dia seguinte, no meio do turbilhão, alguém decidiu que quem seria jogado às feras seria o Departamento Médico. O Dr. Rubens Sampaio foi prá entrevista coletiva. No meio daquela confusão, no mínimo Mattos deveria colocar a cara a tapa. Sobrou pro médico, que como na piada, foi o sofá da vez. Absurdo…

E no meio do caminho o blog do Menon publica um post sobre o Presidente tratando o Palmeiras como seu brinquedo (clique aqui e leia). Lembrei quando eu montava meus times de botão. Definia a cor da camisa do goleiro de caixa de fósforo. Excelente paralelo… Também na semana foi divulgado um rascunho da proposta de reforma estatutária, longe, mas muito longe de colocar o Palmeiras no século XXI da gestão. E no meio de tudo isso 18 conselheiros palmeirenses estão em forte campanha para se tornarem conselheiros vitalícios da SEP. Nada errado. Tá no estatuto, no atual e no novo, com algumas mudanças… mas ok, eles têm direito. Querem ser “reconhecidos” por sua contribuição, de acordo com o comunicado que estão enviando de forma organizada. O voto é na reunião do Conselho dessa 2a feira.

Depois me perguntam porque minhas colunas às vezes são tão azedas…. segue o jogo.

Pelo menos nesse domingo o Palmeiras venceu o SPFC. Não foi uma partida dos sonhos, mas os 3 pontos e a vitória sobre um rival é que importam para a torcida.

Voltando ao treinador da SEP. Cuca foi confirmado e será o sexto treinador em três anos da atual gestão (Gilson Kleina, 2013 e 2014, Gareca 2014, Dorival Jr. 2014, Oswaldo Oliveira 2015, Marcelo Oliveira 2015 e 2016,  e agora Cuca em 2016). Nessa conta não consideramos Alberto Valentim que no período dirigiu o Palmeiras umas 10 vezes. Na média os 5 treinadores anteriores ficaram 7,6 meses no cargo cada um.

Exceto por Gilson Kleina e Oswaldo Oliveira, os outros treinadores não trabalharam com o time que eles montaram. Gareca chegou no meio do campeonato, trouxe alguns argentinos, e foi fritado. Alguns já foram embora. Dorival Jr pegou um time a beira do rebaixamento e quase foi junto. O time não era dele. Em 2015 Oswaldo foi demitido no início do Brasileiro, com um time que ele montou com Mattos a partir de muitos jogadores do Botafogo do RJ e times de segunda linha. Marcelo veio depois de ser eliminado de forma vexatória pelo Cruzeiro na Libertadores, mas com o cacife de ter sido bicampeão brasileiro. Não montou o time de 2015, mas assinou embaixo dos reforços de 2016. Em 2015 ganhou a Copa do Brasil e ficamos em 9o lugar no Brasileiro.

Vamos combinar: planejamento de futebol não é o forte dessa turma.

Mas agora a torcida só pensa em Cuca e na partida contra o Nacional. Sorte prá ele. Vai melhorar o time da SEP, mas é treinador, não é milagreiro.

E eu continuo pensando: quando vamos acabar com os personalismos, decisões que afetam 16 milhões de torcedores feitas por apenas uma pessoa, e falta de processo, governança e profissionalização? A reforma estatutária que foi feita em quase três anos por aliados do Presidente não ataca o problema. Não muda o essencial. Assim nada muda. Continuaremos no século 19 da gestão esportiva. E dependente de gente que não é do ramo ou políticos de plantão. Ou ambos. Claro, com dívida aumentando e o caixa esvaziando…

Nana nenê que a Cuca vem pegar…

74 respostas em “Opinião: sonhando com a Cuca”

WTorre negocia venda de sua participação e saída do Allianz Parque……….
Um fundo de investimentos procurou a empresa para adquirir sua participação na arena, o que implicaria na saída da parceira do alviverde da operação do estádio.
A diferença entre os valores oferecidos pelo fundo e pretendidos pela construtora era muito grande, mas caiu bastante nos últimos meses. A oferta do fundo é de R$ 200 milhões, mais assumir dívida da WTorre relativa a financiamento com o Banco do Brasil para a construção do estádio calculada hoje em R$ 270 milhões. A empresa quer um pouco mais……………. Quem está nesse fu…n..do, pn ou a cre..fisa?

Levi na boa hein… já explicamos um monte de vezes esse negócio da moderação…

O Palmeiras pode aproveitar a ocasião e fazer um bom negócio. Desde que esse negócio não seja o que o SCCP fez, ou seja, endividar-se em centenas de milhões para ficar com a Arena.

Grupo do Friz…zo, sapo e do tir….one……………….elegeu 3……………….e do grupo do presidente foram eleitos 2.

Como na política brasileira onde reina a corrupção, no Palmeiras não é diferente, a roubalheir@ é a mesma se não for pior. Mudanças no Palmeiras??? Esqueça.

Marco Polo Del Nero Filho, filho do presidente licenciado da CBF, amargou derrota na noite desta segunda-feira (14), na eleição para conselheiro vitalício do Palmeiras. Havia 18 candidatos para preencher 25 vagas. Dez foram eleitos.

Se ser eleito vitalício no clube já não é tarefa fácil, o feito foi dificultado ainda mais quando entre 20 e 30 c0nselheiros quase foram impedidos de votar. Eles foram informados que os conselheiros que não estivessem em dia com a taxa de reforma do clube perderiam a sua condição de voto. Com isso, vários deles correram nos últimos dias, e até poucas horas antes do pleito, para regularizar a sua situação financeira com o clube e poder votar. Alguns desistiram de participar.

Tratou-se de mais um round dos embates entre clube e conselheiros, que inclui reclamações dos integrantes do segundo grupo por perda de facilidades para a aquisição de ingressos e inclusão compulsória no Avanti, programa de sócio-torcedor do clube, e aumento de gastos para estacionar seus carros para ir ao clube, o que vem gerando reclamações nos últimos meses.

Isso sim é que eu chamo de “gestão moderna”, que só está levando o clube para um futuro profissional, vencedor e cheio de glórias… Mas, afinal, o que importa é o colchão king size estufado por notas de cem, né?

Ano passado o presidente disse que tinha aprendido uma lição: que era melhor investir em um craque caro, do que em 3 custando 100 mil………………… e até eu acreditei. Agora vieram 5 per…eb….as custando 150 mil.

Sem querer ser chato mas, como o Cuca vai entrar com o Gabriel (volante) de titular, se o cara não joga há oito meses. E ainda no lugar do Robinho que (apesar de eu achar meia-boca) vem tendo alguns bons lampejos.

A impressão é que o Cuca vai para o tudo ou nada. Ele mesmo não tem o que perder, a porteira já está arrombada e o gado só precisa ouvir um “pum” pra sair em disparada e não voltar mais. De repente, se dá certo será um “milagre de Nossa Senhora”, intervenção de San Gennaro ou coisa do gênero.

Ano passado o presidente disse que tinha aprendido uma lição: que era melhor investir em um craque caro, do que em 3 custando 100 mil…………………….. e até eu acreditei. Agora vieram 5 perebas custando 150 mil.

Parece piada , acabei de ler o depoimento do gerente de futebol dizendo ” a demissão do treinador já estava planejada” e ai eu concluo dizendo , poxa , foi necessário perder um jogo importante valendo classificação na libertadores para tomar tal decisão ? Será isso o planejamento lá dentro do clube ? Não se pensa em contratar jogador de nível ? Só sabem contratar lixo ? É esse o planejamento ?

Bando de mentirosos. É assim desde 21 de janeiro de 2013. Terminada a decisão contra o Santos, depois de quase derrubar o Zé Roberto pra sair sozinho na foto com a taça, o piloto afirmava categoricamente que independentemente do resultado a demissão de MO “jamais havia sido cogitada”. Após mais um vexame em casa, na quarta-feira passada, o tal de “Mittos” (que como todo mito é uma farsa) anunciava a saída do técnico e que ela acontecia como algo “além da sua vontade”. Todos pensam que sofremos de amnésia aguda, estupidez crônica, Nobrite encefálica ou algo do gênero.

Crefisa quer contratar Everton Ribeiro e Bernard, será que o Presidente deixa ?

Pois é, se depender do PN jogador bom no Palmeiras pode esquecer que não vem, é a mais fácil o presidente trazer jogador meia boca e perna de pau.

Ótimo texto, mais do que necessário! Boa sorte ao Cuca, dado o contexto e as opções talvez uma das melhores possíveis; acho ele meio 8 ou 80, quem sabe encaixa um bom trabalho e surpreende.

Mas isso não pode esconder os problemas gerenciais e da diretoria. E o tema de sócio vitalício também precisaria ser abordado, porque seguem elegendo esse tipo de cara? Tem negrinho entrando como 30, 40 anos pra ser sócio vitalício (filhinhos dos demais), isso emperra a governança do clube por décadas!

Acabem com esse tipo de sócio o quanto antes!!!!

Cuca ressalta contrato curto, e diz:”Sempre fui palmeirense”

No ge.com estava vendo seus gols, comemorava com a torcida e foi até expulso por ter jogado a camisa pra galera.

A camisa de manga cumprida do Palmeiras em 92 é show. Será que um dia vão vender camisas iguais a essa?

E pra completar, hoje teve reunião para a votação dos novos conselheiros vitalícios. Os chamados vida boa sem fazer nada em pró do Palmeiras.

Pois é, mas tem muitos pseudos palmeirenses que defendem com unhas e dentes o atual mandatário com aquele discuso de “gestão moderna”.

Após a demissão do último treinador eu efetivaria o interino , que além de ser jovem foi estudar , se atualizar. Ele tem tudo para ter uma carreira promissora como treinador e infelizmente não será no palmeiras porque não lhe será dado a devida oportunidade. Depois não chorem.

E com os mesmos baciáveis, ou seja, o que o Cuca vai “ensinar” a esses craques por “quinhentão” o Valentim faria por bem menos, sobraria dinheiro pra trazer um jogador que decide e… Ah, deixa pra lá, nada disso vai acontecer mesmo…

Seja o cuca lelé ou o lelé da cuca , já chega com prazo de validade. O Palmeiras só voltará a ser vencedor de verdade quando tiver um time de verdade.

Ou seja: como para o piloto da palavra empenhada quem ganha jogo e campeonato é técnico caro e não jogador bom, vamos aguentar mais uns oito meses de deslumbrados dizendo que temos sim o melhor elenco do Brasil a cada vitória e depois sumindo nas derrotas.

Sr. Criscio, sou um simples palmeirense que acompanha tudo por todo quanto é tipo de mídia. Nunca entrei na SEP porque não sou sócio e conheço apenas de alguns poucos jogos que acompanhei no antigo Palestra, maior parte também por que não moro em SP. Portanto sou um apartidário em se tratando de Palmeiras.
Então apenas como observador de longe, fico me perguntando. Por que dizem que o Palmeiras resolveu seu problema financeiro se a imensa divida de 2 anos atras quando o PN dizia a todos que não tinha dinheiro, ainda não foi paga? Pelo contrário ela aumentou, e basta apenas alguns conhecimentos básicos em aritmética para chegar a essa conclusão.
1º A divida não foi paga, foi postergada. Foi uma ótima negociação usando o nome e credito do presidente, onde “se alongou o prazo com juros menores”, porém ela ainda existe e uma hora vai ter que ser paga, e emboora os juros sejam menores, o montante final será maior, porque os juros estarão correndo. E será quando estiver sentado na cadeira presidencial outro presidente.
2º Além desta dívida com os Bancos, temos a divida com o PN que colocou segundo leio mais de 100 milhões . Então temos além da dívida maior com os bancos temos mais a do PN. Não discuto a forma de se pagar, mas sim a divida.
Finalizando o 1º e 2º itens a divida aumentou e uma hora a ou outra terão de ser pagas. Não entendi saneamento financeiro. Entendo como postergação financeira.
3º No atual cenário do Brasil, o PN e Palmeiras foram privilegiados com o maior patrocínio do Brasil. O que percebo (acompanhando de longe), é um presidente mimado e que gosta de ter o “ego” massageado quando o chamam de riquinho, e portanto não admite que ninguém seja mais rico que ele. É inadmissível estas presepadas com a Crefisa, e depois recusa ajuda financeira para contratações de jogadores. Não entendo, será que ele pensa que a Crefisa iria querer manda nele? Não entendi.
4º Arregou, e abriu um precedente imenso a aceitar a imposição da Comenbol sobre as placas do Allians Parque. Foi uma atitude infantil que terá desdobramentos gravíssimos que veremos ainda no Brasileirão deste ano através da “rgt”, além de perder força com um grande patrocinador da arena que se bem trabalhado poderia reverte-la como uma grande aliada de peso. O Palmeiras foi o único que infantilmente aceitou. Que batesse o pé e em ultimo caso mandasse a Libertadores para PQP, pois se não ganharmos quinta, talves teremos apenas mais 2 jogos. E ai? como fica? Duvido que a Comenbol não aceitaria. Típica atitude de querer agradar pensando em benefícios futuros. Coisa de menino mimado.
Sr. Vicente Criscio, me diz que estou errado por favor, assim eu deixo de acompanhar as mídias e fico somente com os jogos. Talvez não seja uma má idéia

Verdade. Pensando bem, a Adidas está até sendo coerente. Vai esperar belo time, para criar um belo uniforme. Por enquanto, ficamos no padrão 2014 mesmo , tanto para o time, como para o fardamento

A campanha dos conselheiros é direta aos seus membros? Quais são os conselheiros? Quais foram seus relevantes serviços? vamos dar nome aos bois.

Na boa, nada contra o Paulo Nobre (muito pelo contrário) mas tem que ser muito ingênuo para achar que com a base política que ele tem, que é a mais retrógrada possível, ele fosse fazer uma reforma estatutária que revolucionasse o clube. Vai continuar tudo igual.

Tem muita gente que da palpite sem saber o que acontece lá dentro. Não sabe como são dificeis as coisas ali.

As coisa são difíceis lá dentro do clube porque não tem ninguém com colhao para fazer mudanças reais de dentro do Palmeiras. Eu garanto também que muitos Palmeirenses de verdade que estão fora do clube ou fora do estado de SP sabem mais do que aqueles palmeirenses que fica só no clube social.

Caro Vicente Criscio parabéns mais um vez pelo seu texto sempre coeso e magnífico Sabe quando o Palmeiras vai entrar no século XXI com a tal reforma estatutária, voto do sócio torcedor, separação do clube social em relação ao futebol??? NUNCA. Eu acho que só no século XXII ou XXIII. Como eu já tinha imaginado, quando as coisas do clube vão bem as pessoas que habitam o clube social escondem a sujeira por debaixo do tapete.

Os comentários estão desativados.