Categorias
Governança Opinião

Opinião: nossas escolhas nos definem

 

“São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas habilidades” (Alvo Dumbledore em Rowling, J.K. Harry Potter e a Câmara Secreta, 2000).

Por V. Criscio

Nesta 2a feira, dia 23, o Conselho Deliberativo viveu creio eu, uma das suas noites mais tristes nos últimos, sei lá, muitos anos. Os conselheiros decidiram votar pela suspensão por um ano do ex-Presidente Luiz Gonzaga Belluzzo. Todos os outros sindicados (termo elegante para definir quem passou pela sindicância) foram inocentados (o ex vice-presidente Salvador Hugo Palaia, o também ex vice-presidente da gestão Belluzzo Gilberto Cipullo e o diretor financeiro da gestão Belluzzo em 2010, Francisco Busico). Na pauta ainda havia o julgamento da gestão Tirone, mas ela foi adiada a pedido do ex-Presidente.

Foram 119 votos pela suspensão de Belluzzo. E 70 contra ou com abstenções. Se eu entendi bem – não tive acesso ao relatório, logo não sei exatamente qual era a acusação – o relatório da sindicância indicava entre outras coisas empréstimos contraídos contra a orientação do COF, além de gastos exorbitantes na contratação de Valdivia. Foram sindicados por tomarem decisões que fizeram o clube perder dinheiro, muitas dessas decisões à revelia da orientação do COF ou sem poder para tal.

Não vou dizer aqui o que acho de tudo isso porque seguramente seria “sindicado” e poderia ter um fim parecido. Mas não posso deixar de dizer o que penso.

Belluzzo teve vários erros em sua gestão entre 2009 e 2010. Vários. Mas acertou mais que errou. Essa é minha opinião. Você pode discordar. O Conselho da SEP pode discordar. Deus pode discordar. Mas é minha opinião!

Mas mais que os acertos, Belluzzo buscou dar uma grandeza à SEP que tínhamos perdido no período de 2000 a 2006. Quando entrou em 2007, junto com muitos que hoje o queimaram na fogueira da sindicância, ele usava suas conexões, sua credibilidade, sua palestrinidade, em busca de um Palmeiras novamente grande. O maior legado desse período é o Allianz Parque, que muitos ainda insistem que é um mau negócio.

A escolha de parte do Conselho por suspender Belluzzo é mais do que punir uma gestão supostamente responsável por decisões erradas que levaram a perdas financeiras. Não se trata de impedir alguém que está no poder de continuar tomando decisões ruins. Trata-se de atingir alguém que hoje é inofensivo ao clube e à sua gestão. É punitiva, não é corretiva.

Um dos conselheiros, José Luis Portella, fez uma intervenção muito oportuna: dizia Portella que o Palmeiras tem que parar de ter ódio entre si. Podemos ter divergências de ideias. Aliás, isso é até saudável. Podemos discordar e criticar. Isso é bom, porque do contraditório pode surgir novos modelos, novas ideias.

Mas temos que acabar com o ódio. Adversário político hoje na SEP se transformou em inimigo que desperta ódio. E aí ninguém pára mais. No Conselho, nas alamedas, nas redes sociais. É vendetta sobre vendetta. Podemos imaginar onde isso iria parar? Podemos imaginar se uma gestão daqui a 2 ou 4 anos resolve enumerar as decisões erradas da atual gestão, e que fizeram o Palmeiras perdeu muito dinheiro? E ir atrás de diretores e presidentes do período?

Onde vamos parar?

Belluzzo deve ir na justiça comum contra a decisão e deve ganhar. Mas a noite de 23 de maio vai ficar marcada na SEP como a noite que muitos revelaram o que realmente são, não por suas habilidades ou capacitações, mas por suas escolhas de vida. E isso me deixa extremamente triste.

 

67 respostas em “Opinião: nossas escolhas nos definem”

Crisco, estou com vc ! Infelizmente esperar o que da dupla Pobre/Musgambá ? E agora tentando color você como conselheiro da W/Torre….gentinha….. Grande abraxx do Signorini !

Agora, 10h, Palmeiras ao vivo no Mundial se Clubes Sub17, Fox Sports 2

Deola, weldinho, Gladstone, Leandro Almeida e Gerley, Jumar, Márcio Araújo e Pedro Carmona, Max pardalzinho, Adriano Michael Jackson e Tadeu. Kkkk….minha seleção da última década do Verdão….e da pra montar mais uns 3 times heim com Dinei, Miguel, Sandro Silva, Leandro Amaro, Arthur etc…etc…etc.. kkkk

jeci, bruno, juninho, luan, daniel barril de carvalho, mazinho, gualberto, kleber, ricardo bueno, ronny, FELIPE MENEZES, FELIPE GABRIEL 100 jogos, josimar, leandro amaro, rivaldo, fabinho capixaba…

Vendetta barata, de quinta categoria, a cara do imperador do clube. Não se trata de criticar ou apoiar o Belluzzo, trata-se de não concordar que o Palmeiras tenha um dono, como tem há algumas décadas. Acho que Belluzzo deixou a desejar como presidente, mas pelo bem do Palmeiras, que derrube na Justiça essa decisão.

Prezados, TODOS OS COMENTÁRIOS sobre política brasileira foram APAGADOS. Este site não comenta nem permite debate sobre política brasileira. Aqui somos todos palmeirenses, não importa o credo, a cor, o sexo, ou o partido ou preferência política. Ok? Pedimos desculpas pelos inconvenientes e solicitamos não mais postarmos assuntos de política nacional. Obrigado.

Nosso amigo Philipe Frois, comentou que o “mengaum” tem a maior torcida, só se for no data folha, pesquisa fajuta encomendada pela rgt, tem que transformar quantidade em qualidade $$$$$$$$$$$!
Potência é só a torcida que canta e vibra que tem $$$$$$$$$$$! O grupo folha que nos anos 80, ignorava o Palmeiras não escrevia uma linha do Palmeiras nos seus jornais. Rgt e o grupo “foia” se merecem.

Cara, uma coisa é amar o Palmeiras, outra é ser doente. Todo mundo Sabe q a torcida do menguinho é a maior do país, depois vem a do curintia e depois vem a nossa e dos bambis praticamente empatados. Se não é pra acreditar nos órgãos q fazem as pesquisas então eu vou ter base em que? Eu nunca sai pelo país afora perguntando q time as pessoas torcem. Vc já? Kkkk

É verdade que o Palmeiras está sondando um possível retorno de Kardec?

Sim, mas o São Paulo já barrou essa ideia, O Palmeiras pagou 15 milhões pro Benfica, por um empréstimo ou sei lá o que,em 2013, a negociação deste possível retorno esta´entre o Verdão e o time português. Prefiro o Kardec, do que o boca aberta do Barrios.

É verdade que o Palmeiras está negociando com o meia Montoya do Rosario?

Não costumo participar, apenas ler. Mas me permito afirmar que o texto é muito bom! Realmente reflete a realidade da nossa amada instituição! Meu pesar é que há seis anos fiquei sócio do clube com o único propósito de votar para tentar mudar algo, mas vejo que isso não se sucederá. Frequento vez ou outra, mas nunca entrei em piscina, sauna, etc., tampouco tenho vontade. Apenas costumo frequenta-lo para almoçar e tomar uma cerveja com minha namorada.Vejo em muitos grupinhos que lá perambulam um ar arrogante e prepotente de que o lugar é somente deles.

Enfim, precisamos urgentemente separar o futebol do clube e permitir o voto do sócio-torcedor, pois essas são as alterações estatutárias que realmente interessam.

Em tempo: As discussões políticas-partidárias que observei aqui, estranhas à finalidade do sitio, são totalmente desnecessárias e não levam à lugar algum, só rancor e ódio, pois cada qual tem sua ideologia e sabe onde o “sapato aperta”. De tal forma que se pode afirmar que ninguém é dono da razão e que todos são donos da razão. Tudo depende de onde se observa os fatos.

Essa sensação de arrogância e de que o lugar “é só deles” infelizmente é apenas reflexo do que muitos torcedores pensam. Quem paga caro num ingresso, numa camisa ou num plano de sócio-torcedor – que no final das contas deveria não apenas trazer benesses para quem quer “consumir” Palmeiras, mas para quem quer “futuro” no Palmeiras – também se acha mais torcedor e no direito de desmerecer quem não tem (ou não faz questão de ter) acesso a isso, independentemente do motivo.

Nossas escolhas nos definem. Esse é o título deste post. Eu escolhi ser palmeirense em razão da tradição dentro da minha família (avô – pai e filho). Só que hoje , ser torcedor do palmeiras nos remete ao fracasso , ao vexame e eu não sou um fracassado ! Eu só gostaria que alguém de lá de dentro resgatasse o verdadeiro e exato legado do que é ser palmeirense. Temos o dna das grandes conquistas. Está na hora de ser grande palmeiras , está na hora.

Os idiotas ainda não perceberam !!O que fizeram com Belluzo,Isto foi um verdadeiro golpe da dupla mustanobre !!

Se o Belluzzo, que trouxe Muricy, Vágner Love e manteve os principais jogadores para tentar vencer (mas sem prometer nada) o Brasileirão de 2009, merece suspensão de um ano por “má gestão”, queria que alguém equilibrado e que não seja apenas “consumidor” de Palmeiras me dissesse quanto tempo deveria ficar longe do clube um cidadão que troca o melhor jogador do time por cinco (que na verdade foram quatro) lixos, que joga nosso centenário na latrina alegando que não seríamos reféns dele, que fez de tudo para atrapalhar a construção do estádio e hoje tira o máximo de proveito dele, que já trocou de técnico cinco vezes num espaço de dois anos, que só contrata refugo, reserva ou jogador pra compor elenco e que terminará seu segundo mandato sem ter cumprido uma vírgula das promessas estruturais que fez em 2013. Se alguém me disser “180 anos”, vou achar pouco.

Não sei… Até gosto da figura do Belluzo, e pagar como ele tentou formar um time forte em sua gestão, mas no geral, ele foi só mais um: não separou social do futebol, adiantou cotas, não profissionalizou setores, etc… Odeiem ou não, a gestão atual, fez mais bem ao clube do que a gestão do Belluzo, apesar de ainda haverem erros terríveis. Agora, realmente, desnecessária essa punição. Pelo menos, que sirva para assustar futuros presidentes…! Para ser justo, a recuperação financeira atual, tem o dedo do Belluzo, no embrião do Allianz Parque ( mas até então, o Nobre também tem do nisso, e mais alguns outros).

A administração do PN no ponto de vista financeiro pra mim é ótima. Se usou grana do próprio bolso ou não pra mim pouco importa. O q importa é q ele recuperou as finanças do clube . Já do ponto de vista futebolístico, é um horror. Ta cercado de pessoas q não entendem lhufas de futebol, q não sabem diferenciar CR7 de Luan, além de querer dar pitaco onde não sabe. Talvez por ser fantoche do musgamba tenha feito tanta besteira como trocar o Barcos por 4 Perebas e um fantasma e perder o Kardec pras Bibas por 5mil reais.

Vamos ter a verdadeira noção do quanto a gestão atual foi “ótima” do ponto de vista financeiro somente com o passar dos anos, ou quando outro grupo comandar o Palmeiras. Se continuarmos com dívidas, independentemente delas mudaram de mãos, e montando um time por ano priorizando quantidade, é possível que ela acabe sendo boa mesmo apenas para as piscinas, as quadras e os salões de festa do clube, porque para o futebol…

Ridículo, mais uma vez o conselho do Palmeiras faz trapalhada e permite mais divulgações negativas do clube. Fosse uma punição geral, fosse um processo real de melhoria de gestão onde isso tivesse enquadrado vá lá, mas briguinha e perseguição política barata é disso que se trata.

Minha conta é simples: se uma pessoa que errou ao não limpar o clube dessas ratazanas (e teve chance para isso) mas fez de tudo para torná-lo campeão (e tenho certeza de que não entraria em campo louco para levantar taça alguma, caso isso tivesse acontecido) merece um ano de suspensão por “má gestão”, o camarada que entre outras coisas jogou o centenário no lixo, fez cerca de 90 contratações das quais 90% foram inúteis, mandou embora cinco técnicos em dois anos e ainda tenta elitizar um estádio que, se dependesse dele, jamais existiria, merece cumprir no mínimo 180 anos da mesma pena.

Estamos num momento q era pra ser o início de uma grande era Palmeirense no Brasil. Arena moderna, super rentável, saúde financeira praticamente estabilizada, torcida fanática como sempre tava empolgada, mas …..desculpe o pessimismo, a SEP por enquanto é um clube sem solução. O sapo boi não somente se acha , mas tem certeza q é o dono do Palmeiras. E tem razões para isso pois manda e desmanda lá dentro, faz o q quer. Talvez daqui uns 30 ou 40 anos qdo esses velhos já tiverem no inferno e se não deixarem muitos discípulos, talvez tenham pessoas lá dentro q se preocupem e se importem com a SEP. Por enquanto os únicos q se importam somos nós. Eles lá pensam só neles mesmo e suas vaidades.

quanta tristeza ao ver esta luta pelo poder,por isso que somos motivos de chacotas,um mero torcedor que não tem interesse nenhum nesta sujeira politica, cada um quer defender o seu e Palmeiras como fica uma piada!!!!

Beluzzo foi muito mal quando presidente…. fato consumado.
Gostando ou não de partido, o riquinho foi muito melhor.
Participando de finais, vitórias em grandes clássicos, times fortes.
Se Deus quiser vamos ganhar esse Brasileirão!!!!!
Já o B1, sem comentários. O pior de todos os presidentes do Palmeiras.
Vai Palestra.

Comparar a Dilma que meteu a mão em dinheiro público junto com sua quadrilha ao que fez o Professor Belluzzo é absurdo. Ele até pode ter administrado mal as finanças do clube, porém fez isso
pra que o Palmeiras voltasse a ser um clube de futebol e não um clube social como Mustafá e seus
puxa-sacos que se vendem por carteirinha sempre quiseram.

Mustafá vai ser julgado por tentar acabar com o futebol do Palmeiras? Paulo Nobre será processado
por gastar demais com jogadores de menos? O único que fez alguma coisa pelo futebol desse clube foi o Beluzzo. Isso é resquício do novo estádio que esses .acéfalos mais um monte de gente não queria por interesses próprios.

– Recebo essa notícia com uma certa ironia porque o trâmite dessa punição foi totalmente irregular. Já estava prescrito, todos os procedimentos foram equivocados. Não houve apresentação do relatório completo, houve separação da votação pessoa por pessoa… Já apresentei minhas razões no relatório. Agora vou entrar com uma ação judicial para anular a decisão e depois vou ter que me movimentar para exigir algumas reparações das pessoas que promoveram uma série de impropriedades – afirmou Belluzzo.

– Devo isso aos meus companheiros que ficaram lá até meia-noite para me defender. Isso é o que me dá prazer no Palmeiras, tem gente muito digna. Vou entrar com essa ação judicial. Não tenho mais nada no clube, não frequento lá, não faço política, não tenho mais nada para fazer. Todas as alegações são fracas – acrescentou.

– Fica o sentimento de uma certa perplexidade e ao mesmo tempo ironia. Eu tive uma vida muito dedicada ao Palmeiras. Tive a sorte de participar de dois momentos muito importantes no clube, a Parmalat e a construção da arena. A questão principal, o centro disso, é o inconformismo deles com a construção do estádio, que estava lá parado e nós fizemos, eu e meus companheiros. Eles não se conformam, ficam chateados. O estádio acabou saindo e deu certo – disse.

É isso aí, Professor. Boa sorte e sucesso em sua empreitada.

Belluzzo trouxe a Parmalat, a única que deu títulos de verdade ao Palmeiras: Motivo de ódio e inveja de Mustafá Contursi;
Contas (dívidas) renegociadas e pagas em dia: Motivo de ódio e inveja de Mustafá Contursi;
Recente Ação judicial com ganho de causa de Belluzzo sobre o sapo Mustafá Contursi: Motivo de ódio e inveja de Mustafá Contursi;
Negociador e Construtor do Allianz Parque: Motivo de ódio e inveja de Mustafá Contursi.
ENTENDEM POR QUE MUSTAFÁ CONTURSI ORDENOU PAULO NOBRE, SEU PAU-MANDADO, A SUSPENDER BELLUZZO??
Dica: Fim de ano tem eleição e a última vez que Palmeiras disputou título foi em 2009.E adivinha com quem? Belluzzo. Fato!!!
Golpe de covardes. Simples assim.

É uma imensa ironia que o professor em economia Belluzzo tenha deixado o Palmeiras em delicada situação financeira. Mas ele o fez não por pilantragem, por corrupção – ao contrário do partido que infelizmente apoia, o PT, que é uma quadrilha de bandidos – mas por, realmente, querer ver o Palmeiras grande, protagonista, competitivo e conquistando títulos, como sempre deve ser o Palmeiras. Belluzzo pôs o Palmeiras em sérias dificuldades por (e, de novo, ironicamente) amor incondicional ao clube. Agiu totalmente com o coração e não com a razão. Fosse eu conselheiro, o absolveria.

No Palmeiras nada é levado a sério, um ex-presidente (B1) que prejudicou as finanças do clube e foi absolvido isso é coisa de manobra política. Lamentável o que fizeram com o Belluzzo, esse sim merece o meu respeito. Se fosse por ele, o Palmeiras não teria a nossa arena e poderíamos ter virado um portuguesa a muito.

Harley, pelo que entendi o B1 não foi absolvido ainda. Deram mais tempo para a defesa dele. Vai ser julgado em alguns dias. Se ele for condenado, vou apoiar a punição do Belluzzo. Se não for, ficará evidente o caráter político da punição de nosso ex-presidente que nos deu a Parmalat e o Allianz.

levando em considerações o Mustafa acho que foi um ato puramente polico, até porque não vejo dolo nas ações do Beluzzo, agora no fim do ano quem será nosso presidente, Pescarmona estamos na berlinda…………………………………….

Caros vamos deixar claro: o Pescarmona não é candidato a nada, se afastou da liderança da UVB e hoje o que ele faz no clube é jogar tênis. Então vamos deixar o nome do Pescarmona de fora disso ok?

Belluzzo foi punido por tomar decisões que prejudicaram o Palmeiras. Então se formos analisar sob esta ótica o Mustafá e o Tirone também tem que ser punidos, pois graças a suas decisões o Palmeiras foi rebaixado 2002 e 2012 respectivamente). Alguém aqui discorda de que não existe maior prejuízo a um clube da grandeza do palmeiras do que ser rebaixado para a série B?

Antes de externar minha opinião, quero deixar claro que admiro muito o Beluzzo, por sua palestrinidade, pelo Allianz, etc. Mas… o que se defende sempre por aqui não é justamente a punição dos maus administradores? Ou só vai valer para os futuros administradores “profissionais”? Não foi por algo bastante parecido que a Dilma foi “impichada”, com a aprovação da maioria da população? Pelo que sei o B1 é apaniguado do câncer Jabba The Hutt. Se o punirem também será uma mudança extremamente salutar na responsabilização de aventureiros que porventura comandem o Palmeiras. Pensem nisso: punição para quem comete erros. Parece óbvio mas (quase) nunca acontece nesse país. Seria uma mudança e tanto de paradigma nas alamedas. Bem, essa é minha opinião.

Wlademir tem razão. Entretanto todos sindicados pela comissão de sindicância foram absolvidos, exceto Belluzzo. Não se condenou a administração e seu presidente, mas se condenou o indivíduo. Abraços.

Então o erro não foi a acusação do individuo. E sim a absolvição dos demais. Correto? Foi punido o mal administrador corretamente.

O texto enviou sem eu terminar. Mas, se estamos vendo que só um dos responsáveis fui punido, claramente a punição não foi pelo motivo revelado. Ele merecia ser punido pela má administração? Sim. Ele foi punido pela má administração? Não.

É curioso ver que dois presidentes ligados de certa forma a esquerda (Belluzo e Andres) estão com dificuldades também em seus ambientes políticos internos. Só curioso – sem pré julgamentos.

Concordo na íntegra com o texto. Ele pensou sempre em Palmeiras grande; ele errou muito na administração, mas o maior erro foi dar carta branca a sindicados que saíram impunes ontem; e se Belluzzo, acamado, não mandasse o trator derrubar as arquibancadas antigas não existiria hoje a nossa arena.

O tratamento dado a ele foi draconiano. Um tratamento draconiano só se justifica (e olhe lá!) na hipótese de todos serem cientes da existência de suas implicações e se todos serem submissos a ele. Já vimos, na noite de ontem, que não é o que acontece. Que bom se toda barbeiragem financeira fosse punida no Palmeiras, principalmente quando há ganhos pessoais. Será que alguém consegue apontar um empresário de jogador que seja ‘próximo’ a Belluzzo? Será que conseguem apontar empresários ‘amigos’ de outros figurões lá dentro? Atiraram no inofensivo, no afastado, naquele que não fica nas alamedas. Belluzzo foi mal e deu muitas brechas. Mas não é um bandido. Mas o Palmeiras fez sua escolha….

Vendetta é o termo mais correto para a punição, pq se fosse para punir a gestão, o senhor GCipullo deveria ter o mesmo destino, pois se as acusações são sobre as contratações, e ele que tb era responsável por elas, tem tanta culpa quanto o professor, porém hoje ele está nas guardas do sapo, que é o mentor do nobre, a marionete da vez. A incoerência maior nisso tudo, é que hoje, GC continua a andar pelo futebol e envolvido em negociações da gestao marionete, portanto a punição de hoje é só por vingança e mais nada, além de escancarar como é a política do Palmeiras, e o pq de não sermos os maiores do futebol nacional devido esse câncer que se instaurou desde 78, manipulando picaretas em troca de favores.

Os comentários estão desativados.