Categorias
Brasileiro 2016

Brasileirão 2016 R14: liderança mantida

 

A R14 terminou apenas na 3a feira a noite com o empate de 1×1 entre Palmeiras e Santos. Com o resultado o Verdão manteve a liderança, agora 1 ponto a frente do Corinthians e 2 pontos a frente do Grêmio. Contra o Santos já abrimos 6 pontos de vantagem.

classificacao-r14

 

O resultado de 1×1 quebrou a séria de partidas com vitórias no Allianz. Mas ainda temos  a melhor campanha como mandante com 7 vitórias e 1 empate.

classificacao-r14-completa

 

 

Olhando o desempenho por rodada o Palmeiras subiu para o G4 desde a rodada 4 e agora está há 7 rodadas consecutivas na liderança. O quadro abaixo mostra o desempenho na tabela de 5 rivais. Notem que Corinthians e Grêmio consolidaram sua briga pelo G4. E o Santos parou de crescer. O Inter vem caindo. Aliás, Internacional é o próximo adversário, lá no Beira-Rio, de técnico novo (a linha representa a colocação do time na tabela por rodada e está associada ao eixo esquerdo; o eixo da direita representa o % de pontos conquistados acumulados até a rodada do Palmeiras – sombra verde – versus do líder na respectiva rodada em 2015 – sombra cinza). 

grafico-evolucao-sep-r14

***

Palmeiras 2015 x 2016

Outro dado interessante no quadro acima é o aproveitamento. Até agora o Palmeiras vem com 69% de aproveitamento dos pontos disputados (o gráfico acima de área verde, com referência no eixo da direita). A área cinza representa quanto de aproveitamento tinha o líder em 2015 por rodada. Note que quem liderava o Brasileirão 2015 na R14 tinha os mesmos 69% de aproveitamento.

Já comparando o desempenho do Palmeiras versus 2015, o Palmeiras está melhor. Veja abaixo os pontos acumulados por rodada do palmeiras em 2016 e 2015 (29 em 2016 contra 25 em 2015). Em 2015 o Palmeiras ocupava na R14 o 6o lugar com 25 pontos.

ptos-sep-2016-2015-r14

***

Próxima Rodada

O Palmeiras tem um jogo muito complicado. Pega o Inter no Beira Rio, no próximo domingo 16 horas. O Inter jogou em seu campo até agora 7 partidas com 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Exatamente as últimas que fizeram cair Argel: Botafogo e Grêmio (além de Flamengo e Santa Cruz).

O Corinthians joga contra o SPFC eliminado da Libertadores no Itaquerão.

Já o Grêmio pega o Sport na Ilha do Retiro.

Números do Campeonato até a R14

Em 14 rodadas e 140 partidas os mandantes venceram 54% das partidas e perderam 22%.

A média de gols por jogo continua em 2,5  e o Palmeiras faz 2,1 gols por partida.

O resultado mais comum é 1×0 (35/140 jogos, 25%) onde em 25 partidas foi pro mandante.

sumario-r14

 

Saudações Alviverdes!

9 respostas em “Brasileirão 2016 R14: liderança mantida”

Pelo gráfico acima, se perdermos amanhã ficaremos com 1 ponto a mais da campanha de 2015. Agora eu pergunto, o elenco melhorou ou os outros times pioraram? Essa liderança não é por causa de uma campanha de campeão e sim dos adversários ainda estarem perdendo pontos. Vai chegar uma hora que alguns times começaram a desgarrar, e se o Palmeiras começar a dar bobeira é meio de tabela já na virada do turno.

gabriel jesus saindo do Palmeiras nem com 1 ano de profissional praticamente (mas 1 título já conquistado, 1 vice-campeonato e deixando o clube na liderança do campeonato no topo da artilharia); e o pior nem é isso, é que o Palmeiras deve embolsar só 8 milhões de euros, menos do que se ele fosse um zagueiro mediano na Europa… pois o clube só possui 30% do jogador, fruto de mais uma ideia genial dessa diretoria medíocre, que há um ano recusou pagar 1 milhão de reais para ficar com 100% do jogador, escolhendo pagar só 300mil por 30%… isso é algo que não só palmeirenses deveriam cobrar a diretoria, como o país inteiro, pois se queremos um futebol de alto nível, tem que haver a gerência de alto nível… até porque o clube gastou mais para contratar jogadores como rafael marques, lucas barrios, que são jogadores em decadência com mais de 30 anos (que nem jogam direito mais) com a justificativa de que simplesmente nosso reizinho se apaixonou à primeira vista… diretoria amadora, que não entende de futebol e não conseguiu ver o potencial que os clubes da Europa (e o mundo) estão vendo no jogador, acreditou nas bobagens daquele técnico ruim que é o oswaldo de oliveira e não na crença da torcida, mais uma vez… essa gestão (ainda bem) termina esse ano, e as próximas deverão ser mais profissionais, independente de quem ganhe, tem que haver o consenso de que para tomar decisões importantes como contratações de jogadores, tem que haver gente que entenda de futebol… ou seremos sempre passados para trás e viraremos motivo de chacota mais e mais vezes…

A quem pertence os outros 70% ? Depois quando falam q essa diretoria soh fez merda nas 2gestoes tem cara querendo defender alguma coisa boa.. pra mim nesses 4 anos nao fizeram nada de bom. Com a grana q arrecada jah era pra ter um time com pelo menos uns 4 cascudos.

Depois do G. Jesus, dificilmente vai aparecer um jogador da base do Palmeiras que vai despertar interesse dos europeus.

Provavelmente no domingo teremos um jogo com mais ênfase na tática do que na técnica, ou seja, deveremos começar a partida sem um meia de criação, e dependendo do andamento da partida o Cuca deve colocar o Cleiton Xavier na metade do segundo tempo, que é quando ele rendo algo.

O Palmeiras deveria se manter no G4 na virada do turno e não perder muitos pontos com as ausências do Jesus e Prass. E ai , a partir da 28a rodada ir com tudo até o final. Não sei se teremos folego para isso. O empate contra o Santos foi um resultado ruim.

É imprescindível a vitória no domingo. Acho q chegou a hora de derrotar o inter no beira rio. Pra mim o curica empata com o SP e o grêmio vence o Sport em Pernambuco aí abriremos mais 1 pontinho de diferença na liderança. Meu time: Prass, Jean, Dracena, VH e Zé , Thiago Santos, Tchê tchê e CX, Dudu, R. Guedes e Jesus.

Os comentários estão desativados.