Categorias
Brasileiro 2016 Resenha dos Jogos

Brasileirão 2016 R20: liderança firme

 

 

 

Após a primeira rodada do 2o turno do Brasileirão 2016 (também conhecida como R20) o Palmeiras manteve a liderança e aumentou sua vantagem frente seus rivais.

São 3 pontos sobre o Santos, vice líder. Veja abaixo.

 

classificacao-r20

Mas continua embolado. Quatro pontos separam o líder do 4o colocado – Atlético MG – que teve interrompida sua subida na tabela após perder de goleada pro Santos na Vila Belmiro.

No quadro abaixo vemos que o Palmeiras superou o problema do visitante. Hoje o Verdão tem a melhor campanha do campeonato – junto com o Flamengo – com 4 vitórias e 2 empates, e ligeiramente superior no saldo de gols.

classificacao-r20-completa

O melhor ataque é do Palmeiras 36 gols (Santos logo atrás). A defesa é um problema ainda: somos a 6a menos vazada atrás de Santos, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Atlético PR.

***

Desempenho por rodada e aproveitamento

O Palmeiras está com 65% de aproveitamento. Em 2015 o líder na R20 tinha 72%. (a linha representa a colocação do time na tabela por rodada e está associada ao eixo esquerdo; o eixo da direita representa o % de pontos conquistados acumulados até a rodada do Palmeiras – sombra verde – versus do líder na respectiva rodada em 2015 – sombra cinza).

grafico-evolucao-sep-r20

 

***

Números do Campeonato até a R20

Em 20 rodadas e 198 partidas os mandantes venceram 53% das partidas e perderam 22%.

A média de gols se mantém em 2,5 por partida. E o Palmeiras vem baixando sua média que agora é 1,8 gol por partida. Será efeito Jesus?

O resultado mais comum é 1×0 (49/198 jogos, 25%). O 2o resultado mais comum é 2×1 (20/198 jogos, 10%).

 

sumario-r20b

 

Próximos Jogos

O Palmeiras tem uma sequência que pode aumentar a vantagem sobre seus adversários.

  • Ponte Preta no Allianz;
  • Fluminense no Mané Garrincha;
  • SPFC no Allianz;

São 3 partidas onde 9 pontos são muito factíveis. Aí o Palmeiras chegaria contra o Grêmio na R24 em posição onde um empate seria um excelente resultado.

Agora é trabalhar.

Saudações Alviverdes!

15 respostas em “Brasileirão 2016 R20: liderança firme”

Eu estava com meu avô no Parque, tinha onze anos e vibrei muito, assim como com nove anos estava no Morumbi vendo o choro dos gambás com o gol de Ronaldo mantendo a fila de 20 anos
em 1974. Não sei se vamos conseguir o título esse ano mas estou confiante.

Se jogarmos até o final do ano conscientes das nossas limitações e deixando de desperdiçar pontos bobos, dá pra ganhar. Se entrar no clima de alguns torcedores com devaneios do tipo “estamos anos-luz à frente dos rivais” e outras pérolas, vai ser difícil, mesmo com a mediocridade generalizada.

Só para registrar, e pra quem é desse tempo, há exatos 40 anos eu comemorava meu 12º aniversário e ganhava de presente o 18º título paulista conquistado pelo Palmeiras, naquele inesquecível gol de cabeça de Jorge Mendonça sobre o XV de Piracicaba. As transmissões ao vivo pela televisão eram raríssimas, mas naquela noite de quarta-feira assisti ao jogo inteiro torcendo como o menino palmeirense apaixonado que era (e de certa forma ainda sou). Mal sabia que a partir do ano seguinte nosso sofrimento começaria, e que seria ainda pior neste século XXI, mas nada apaga da minha memória aquele momento único, por isso agradeço ao Palmeiras por esse presente eterno.

Não está jogando o terceiro goleiro. Está jogando o titular, na ausência do goleiro da seleção. Acho o jogo contra as meninas do Rio perigoso. Se empatarmos, já está de bom tamanho. Obrigação mesmo só contra a Ponte. Porque clássico é classico e as morumbetes, podem engrossar. Concordo com o Vicente, temos muito à provar. Tomara que nos estabelizemos e 7 pontos, nos 3 próximos jogos, com certeza, nos manterá na liderança.

Concordaria totalmente com você se tivéssemos feito nossa obrigação de vencer Cruzeiro, Botafogo, Coritiba e pelo menos empatado com o Atlético MG (em casa) e com o próprio SPFC no primeiro turno (sem falar no jogo de Campinas, mas esse eu desconto). Como estamos com esse “débito” de dez pontos, ganhar nove dos próximos nove pontos a serem disputados é o mínimo que se pode fazer para continuar vendo os rivais pelo retrovisor.

Pois, só contra Cruzeiro, Botafogo, Coritiba e São Paulo deixamos se ganhar 9 pontos. Times que estão jogando o futebol fraquíssimo o campeonato inteiro, com exceção do Botafogo que teve uma ligeira melhora nos últimos jogos. São times que dificilmente almejarão algo a mais que uma vaga na Sulamericana e que deveríamos ter feito pelo menos dez pontos. Ainda que ganhemos de todos esses aqui no Allianz, os pontos que perdemos para eles no 1° turno terão que ser recuperados contra outros adversários, ou continuar a torcer tambem pelo fracasso dos outros para continuar em cima na classificação.

Achar obrigação ganhar de times grandes fora de casa, independente da fase… pra mim não da. São times grandes. O Coritiba ok, 2 pontos perdidos. Agora achar que é obrigação ganhar do São Paulo no Morumbi? Desculpa, Palmeiras não é maior nem menor que o São Paulo. São times gigantes, e é um classico. Obrigação era ganhar da Ponte fora. Não so SP. Que conta vcs fazem pra ser campeão? Ganhar todos os jogos? Ganhar todas em casa, ganhar dos pequenos fora, empatar fora com os médios e aceitar perder dos grandes. Isso é obrigação. Por isso que vocês nunca estão satisfeitos… achar que é obrigação ganhar classico fora de casa… não queria ter essa exigencia de vcs não, ia sofrer com futebol mais do que me divertir…

No caso do São Paulo tinha que trazer pelo menos o empate, mas contra o Cruzeiro eram tres pontos. O Cruzeiro, em casa, só ganhou do Palmeiras (claro) e do Inter que vive em péssima fase. O poderosíssimo São Paulo, no Morumbi, ganhou de nós, do Fluminense e do América Mineiro. Dois times com péssimas campanhas, futebol ridículos, lembrando muito o Palmeiras desses últimos anos e se não recuperar esses pontos perdidos contra os mais fortesde futebol, não de camisa, pode não conhecer nem G4 no fim do ano.

Qual é o verdadeiro Palmeiras? O que foi primoroso contra o Inter e Atlético-PR, ou que foi patético contra Cruzeiro, Ponte, São Paulo e Botafogo? Olhando os três próximos jogos são nove pontos possíveis e indispensáveis para quem quer ser campeão. Só não sabemos qual Palmeiras entrará em campo, e é aí que o bicho pega. Podemos sair com os nove pontos, mas não ficarei surpreso se obtivermos só dois. Falta algo (e muito mais futebol) para esse time me convencer que pode terminar o Brasileirão campeão.

Da lista de comentários deste post, o seu foi o único coerente, Gustavo. É exatamente isso: não se sabe qual Palmeiras disputará os próximos nove pontos pois não se sabe qual é o Palmeiras atual, um time que só lidera o Campeonato Brasileiro por conta da incompetência que grassa no futebol nacional. E também concordo: poderemos ganhar nove pontos nas próximas três rodadas, mas não me surpreenderei se somarmos só dois. Não é pessimismo, apenas constatação. Quando ganhamos do Inter e tínhamos pela frente Galo em casa, Botafogo, Chapecoense e Vitória, a esmagadora maioria por aqui achava que seriam doze pontos na conta, e só ganhamos quatro. O mesmo acontece agora, e parece que a torcida sofre de amnésia crônica. A cura para isso seria qualidade, seriam craques que decidem, e isso infelizmente o Palmeiras não tem nem terá (pelo menos) até o final do ano, então vamos com isso mesmo.

Nesses três próximos jogos contra a Ponte Preta, Fluminense e o clássico contra os bambis temos tudo para somar nove pontos e abrir uma diferença boa em relação aos adversários diretos.

Considerando que tivemos vários desfalques na defesa e estamos jogando com o 3o goleiro, acho que estamos com a defesa boa. Nos últimos 2 jogos fomos pouco ameaçados.

Se jogar com a determinação e vontade iguais às do último jogo… EU ACREDITO! Jogador por jogador, temos um elenco igual ou um pouco superior ao dos melhores. Vontade pode ser o diferencial.

Eu vejo a questão da defesa de forma diferente. Não acho que seja um problema. Só temos 3 gols a mais que a melhor defesa. Fora os 3 jogos com o Wagner, nossa defesa vai muito bem. VH, Dracena, TM e aparentemente, Mina, são 4 bons zagueiros. Nada demais, é verdade, mas nenhum pereba e todos bons. Zaga está bem ok.

Os comentários estão desativados.