Brasileirão 2016 R20: liderança firme

 

 

 

Após a primeira rodada do 2o turno do Brasileirão 2016 (também conhecida como R20) o Palmeiras manteve a liderança e aumentou sua vantagem frente seus rivais.

São 3 pontos sobre o Santos, vice líder. Veja abaixo.

 

classificacao-r20

Mas continua embolado. Quatro pontos separam o líder do 4o colocado – Atlético MG – que teve interrompida sua subida na tabela após perder de goleada pro Santos na Vila Belmiro.

No quadro abaixo vemos que o Palmeiras superou o problema do visitante. Hoje o Verdão tem a melhor campanha do campeonato – junto com o Flamengo – com 4 vitórias e 2 empates, e ligeiramente superior no saldo de gols.

classificacao-r20-completa

O melhor ataque é do Palmeiras 36 gols (Santos logo atrás). A defesa é um problema ainda: somos a 6a menos vazada atrás de Santos, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Atlético PR.

***

Desempenho por rodada e aproveitamento

O Palmeiras está com 65% de aproveitamento. Em 2015 o líder na R20 tinha 72%. (a linha representa a colocação do time na tabela por rodada e está associada ao eixo esquerdo; o eixo da direita representa o % de pontos conquistados acumulados até a rodada do Palmeiras – sombra verde – versus do líder na respectiva rodada em 2015 – sombra cinza).

grafico-evolucao-sep-r20

 

***

Números do Campeonato até a R20

Em 20 rodadas e 198 partidas os mandantes venceram 53% das partidas e perderam 22%.

A média de gols se mantém em 2,5 por partida. E o Palmeiras vem baixando sua média que agora é 1,8 gol por partida. Será efeito Jesus?

O resultado mais comum é 1×0 (49/198 jogos, 25%). O 2o resultado mais comum é 2×1 (20/198 jogos, 10%).

 

sumario-r20b

 

Próximos Jogos

O Palmeiras tem uma sequência que pode aumentar a vantagem sobre seus adversários.

  • Ponte Preta no Allianz;
  • Fluminense no Mané Garrincha;
  • SPFC no Allianz;

São 3 partidas onde 9 pontos são muito factíveis. Aí o Palmeiras chegaria contra o Grêmio na R24 em posição onde um empate seria um excelente resultado.

Agora é trabalhar.

Saudações Alviverdes!