Categorias
Brasileiro 2016

Brasileirão R17: perdemos a liderança

 

 

A R17 fechou com o Palmeiras perdendo a liderança depois de 8 rodadas consecutivas.

Mas tá todo mundo embolado. Do 1o ao 6o lugar 4 pontos de diferença.

 

classificacao-r17

 

O Palmeiras caiu para o 3o lugar. A derrota para o Botafogo manteve a equipe de Cuca com 32 pontos e 63% do aproveitamento.

Outro dado: o Palmeiras que chegou a ter melhor ataque, melhor saldo de gols e uma das melhores defesas, já não tem mais esses indicadores. O Santos tem o melhor saldo (16 gols), e o melhor ataque com o Palmeiras (32 gols). O Corinthians tem a melhor defesa com 12 gols.

No quadro abaixo vemos ainda que dos 4 primeiros colocados, Santos e Grêmio são os que fizeram 9 partidas como visitantes e 8 como mandantes. Vê-se também que Corithians, Santos e Palmeiras não conseguem se firmar em suas campanhas como visitantes. Os paulistas têm 4 derrotas como visitantes. Quem acertar o desempenho como visitante deverá fazer a diferença no 2o turno.

classificacao-r17-completa

 

***

Desempenho por rodada e aproveitamento

Olhando o quadro abaixo o Palmeiras depois de 8 rodadas caiu para o 3o lugar. Seu aproveitamento de 63% descolou do líder em 2015 (70%) – (a linha representa a colocação do time na tabela por rodada e está associada ao eixo esquerdo; o eixo da direita representa o % de pontos conquistados acumulados até a rodada do Palmeiras – sombra verde – versus do líder na respectiva rodada em 2015 – sombra cinza).

grafico-evolucao-sep-r17

***

Palmeiras 2015 x 2016

Comparando o desempenho do Palmeiras em 2016 versus 2015, Curioso que nessa mesma fase em 2015 – últimas rodadas do 1o turno – o Palmeiras estacionou. Ano passado com 4 pontos a menos que esse ano.

ptos-sep-2016-2015-r17

 

***

Números do Campeonato até a R17

Em 17 rodadas e 170 partidas os mandantes venceram 52% das partidas e perderam 23%.

A média de gols baixou para 2,5 por partida. E o Palmeiras continua com sua média de 1,9 gol por partida.

O resultado mais comum é 1×0 (42/170 jogos, 25%) onde em 28 partidas foi pro mandante.

sumario-r17

Anderson Daronco continua o árbitro que mais apitou até aqui (11 jogos). Daronco é também um árbitro que apita na grande maioria vitórias, seja dos mandantes, seja dos visitantes. Em 11 jogos apenas um empate.

Leandro Vouaden é o segundo que mais apitou, 10 jogos com 7 vitórias dos mandantes. Entre os árbitros que mais apitaram é o mais caseiro (junto com Héber Roberto Lopes, que não está na lista pois apitou apenas 4 partidas com QUATRO vitórias dos mandantes).

Próximos Jogos

Na R18 podemos voltar à liderança. Mas não será fácil.

O Palmeiras pega a Chapeoense, que está em 11o lugar com 23 pontos. Jogando em casa tem 3 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota.

O Corinthians pega o Atlético PR em Curitiba. O CAP tem 27 pontos e jogando em casa está invicto com 6 vitórias e 2 empates. Pedreira pro time da Marginal sem número.

Já o Santos (2o) pega o Flamengo (5o) em casa. O Santos tem hoje a melhor campanha como mandante, 7 vitórias e apenas uma derrota.

O Grêmio, 4o colocado e um ponto atrás do Palmeiras pega o Santa Cruz.

E o Atlético MG pega o São Paulo no Morumbi. O Galo como visitante tem 2 vitórias, 4 empates e 2 derrotas.

Com um pouco de sorte dá pro Palmeiras voltar à liderança. Mas antes tem que fazer a lição de casa e vencer a Chapecoense.

Saudações Alviverdes!

24 respostas em “Brasileirão R17: perdemos a liderança”

A briga na parte de cima da tabela em 2016 está lembrando bastante a disputa na parte de baixo em 2014. O Palmeiras faz o possível e mais um pouco pra dar vexame, mas a incompetência dos outros times consegue ser ainda maior abrindo o caminho e estendendo o tapete vermelho para nós passarmos. Vamos ver se conseguimos acabar com a zica de mais um estádio maldito (placar acumulado em três anos jogando lá: 1×8) para depois vencermos o Vitória em casa (obrigação, mesmo jogando com um balde no gol) para terminar o turno na frente porque depois teremos praticamente todos os confrontos diante dos primeiros colocados (exceção feita ao Flamengo) sendo realizados fora de casa, e logo de cara teremos uma pedreira chamada Atlético Paranaense, que ao contrário do próprio Palmeiras está invicto jogando no seu estádio. E ainda tem gente achando que abrir seis ou sete pontos de vantagem agora (algo perfeitamente possível se o planejamento da equipe tivesse sido feito de forma eficiente em janeiro) seria mau negócio…

Até o momento o líder do campeonato tem um aproveitamento de APENAS 61,1% dos pontos. Só foi o Palmeiras piorar seu rendimento para o campeonato cair bastante seu nível.

Boa a noite a todos. Vamos torcer para os jogos dos gambás e flamerda terminarem assim , empatados. E torcer por uma vitória do Palmeiras , ai sim , voltaremos à liderança , mesmo com uma provável vitória do Grêmio contra o Santa Cruz. Que assim seja !

Acredito q o time entre com outra postura amanhã em Chapecó. Bem ou mal a presença do Cuca gritando na orelha deles na beira do campo faz diferença. Espero q alguem consiga colocar na cabeça do Dudu e R.Guedes que não vão sair agora e se realmente querem sair pra ganhar dinheiro, então que continuem jogando bem pra continuar se valorizando, pois aí a saída no fim do ano se torna inevitável e até por maiores valores. É assim q deve pensar um verdadeiro profissional. Espero q nem todos lá dentro sejam amadores e q tenha alguma alma capaz de explicar isso pra esses jogadores com dificuldade de raciocínio. É bom pra eles, é bom para o Palmeiras, é bom pra todo mundo, inclusive deixar as portas abertas aqui, pq a gente tá cansado de ver jogadores q saem pelas portas dos fundos, se estrepam lá fora e depois ficam doidos pra voltar.

Alecsandro suspenso por dois anos, Fernando Prass esfolado vivo nos treinamentos dados pelos carniceiros da CBF e torcida palmeirense impedida pela polícia carioca de assistir o jogo contra o Bostafogo mesmo tendo comprado os ingressos. Tudo isso em menos de uma semana.

E tem palmeirenses que quando falam que somos perseguidos pelo sistema do futebol brasileiro escutam de outros palmeirenses que tudo isso não passa de teoria da conspiração…

Palmeirense cego amigo. O Palmeiras é perseguido desde q foi fundado. É claro q isso não exime a incompetência de nossos dirigentes, mas só não enxerga o tratamento desigual com a SEP quem não quer.

Escalação ideal para ganhar da Chapecoense amanhã:

Vagner; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Fabrício; Thiago Santos, Tchê Tchê, Moisés e Cleiton Xavier( não temos outro meia); Dudu e Roger Guedes.

Time mais compacto no meio-campo para melhorar a marcação e aumentar o tempo de posse de bola, se o Palmeiras não tiver ganhando até o começo do segundo tempo, aí retorna o esquema mais ofensivo com três atacantes.

Assisti ontem ao VT do jogo do Palmeiras contra o fraco time do Botafogo e foi inadmissível a postura do time na partida, principalmente no primeiro tempo. Alguns jogadores pareciam desconcentrados, um lance que exemplifica bem isso foi quando o Moisés estava com a bola dominada no meio-campo, cercado por dois jogadores adversários e o Erik parado no meio dos zagueiros sem se aproximar para receber a bola. Um time campeão não ter esse comportamento apático.

Roger Guedes, Jean, Erik, Leandro Pereira, Rafael Marques, Dudu e principalmente Xavier precisam melhorar as suas atuações, senão ficará difícil ser campeão com jogadores atuando abaixo do que deveriam.

Acho que fez bem em vender. Não vejo o Jesus com o mesmo potencial que um Neymar, além dele ter VONTADE de sair. Não da pra segurar, nesse caso. O que duvido muito, é que essa grana sirva pra comprar algúem decente. O bom é que a próxima gestão é que vai gastar esse dinheiro, e ai esperamos que façam algo melhor que esse atual. Pra esse ano, o elenco é esse que ta ai mesmo…

A última venda de Jesus tinha sido feita por Judas pelo valor de 30 dinheiros. Isso foi há 2016 anos atrás. Parabéns ao Palmeiras pela venda de milhões feitas agora. Mas, quando é que vai ter um time de futebol no Allianz ????????

Caramba. 121 milhões pelo Jesus. Muito bem vendido, diga-se. Agora é saber se esses 70Mi vão virar jogadores bons que ganham títulos, ou se vai virar piscina. Melhor aguardar

Concordo com você Renato, ainda mais com a invejinha que Dudu, Vitor Hugo e Roger Guedes
estão por não terem sido negociados. Esses caras tão fazendo corpo mole e tenho certeza que vão querer aumento de salário por causa dos 77 milhoes que o Palmeiras vai receber com o Gabriel .Jesus.

Sérgio , time que realmente quer ser campeão , não perde pontos como o Palmeiras perdeu até agora. Não perde em casa e não perde para times que estão na zona do rebaixamento. O Palmeiras perde para ele mesmo , para as vaidades e para o ego de alguns jogadores. O Allianz Parque e a torcida do Palmeiras merecem um time decente para torcer , para vibrar e ver campeão. Não é o caso desse atual elenco.

Acho pouco provável retornar a liderança do campeonato. O Palmeiras não tem jogadores capacitados para serem campeões do campeonato brasileiro.

Sinceramente segundo terceiro quarto, não vale nada e não perdemos a posição, entregam de bandeja por pura burrice do Cucu que insiste nos piores por birra, nossa zaga tem que mudar falo isso desde o primeiro jogo temos um zagueiro que todos falam que é o melhor, mas que nunca marca ninguém não rouba bola de ninguém, não faz falta, na verdade não faz porra nenhuma é o Vitor Hugo, todo zagueiro que joga com ele tem que fazer a parte dele sempre foi assim e o nosso meio de campo ruim ou não tem que ter o Arouca, colocar brucutu não adianta na hora do passe faz errado e Dudu no banco é sacanagem.

Pra mim a principal característica de um time q vence o brasileiro por pontos corridos é a consistência defensiva. O Corinthians foi campeão assim ano passado e esse ano mais uma vez tem a melhor defesa e por isso está na ponta. O São Paulo qdo foi Tri tbm era sempre a defesa menos vazada e vivia vencendo jogos por 1×0. Adoraria q esse esquema do Cuca com jogadores velozes e ofensivos desse certo mas é muito pouco provável q um time seja campeão jogando assim num campeonato tão longo e equilibrado. Espero q ele consiga dar a consciência q precisamos, pois o time já caiu de rendimento e no segundo turno teremos várias pedreiras fora de casa. Como sou fanático pelo meu Verdão vou continuar torcendo e acreditando , mesmo sabendo q a tendência é mais negativa do que positiva.

é isso! tem que montar outro time ou mexer taticamente nas peças. Bem fechado atrás e saindo em velocidade. Temos jogadores para isso. Pra jogar aberto tem que ter um Alex como o Cruzeiro teve, ou atacantes em fases iluminadas. Não é nosso caso. Ninguém é campeão fazendo chuveirinho na area. Ninguém é campeão com lateral de 42 anos correndo no mano a mano com moleques velozes. Não é tão complicado. Peça por peça os gambás tem um time médio, inferior aos Sardinhas e ao Galo por exemplo. Mas tem muita consistencia defensiva. Não tomam gols e acham um lá na frente.

Os comentários estão desativados.