Brasileiro 2016: fim do 1o turno e liderança confirmada

 

O Campeonato Brasileiro 2016 terminou seu primeiro turno nesta noite de 2a feira (apesar de duas partidas da R18 e R19 estarem marcadas para o início de setembro).

E o Palmeiras terminou como líder após as primeiras 19 rodadas do campeonato. Com 36 pontos, 11 vitórias, 34 gols pró e saldo de 15 gols. Aproveitamento de 63%.

O Grêmio, em 5o lugar, tem uma partida pendente contra o Botafogo no Rio de Janeiro, e poderia chegar a 35 pontos, 1 ponto atrás de Palmeiras, na vice-liderança. Só saberemos o resultado no início de setembro.

classificacao-r19-completa

O destaque nesta reta final de 1o turno foi o Atlético MG. O Galo venceu de novo nessa R19, desta vez o Chapecoense, no Independência, por 3×1. Terminou o turno na vice-liderança.

Já o Corinthians que chegou a assumir a liderança duas rodadas atrás, terminou apenas em 3o.

***

O desempenho do Palmeiras de 63% de aproveitamento dos pontos é bastante inferior ao desempenho do líder em 2015 ao final do 1o turno (70%). Sinal que esse campeonato está mais disputado e os times não estão aproveitando as oportunidades de fazer pontos.

grafico-evolucao-sep-r19-2

Pelo desempenho dos times neste turno parece que nenhum candidato vai disparar e essa briga ponto a ponto vai até o final do Campeonato. Também fica evidente que a briga será entre os 6 primeiros colocados, com mais chances para o Palmeiras – se superar sua instabilidade – e o Atlético MG que decolou nas últimas 6 rodadas e tem um elenco com boas peças de reposição. Grêmio e Santos também devem brigar ponto a ponto até o final. A zebras são Corinthians – não parece ter elenco nem treinador para chegar – e Flamengo, o grande azarão dentre os 6 primeiros.

***