Classificação R21: liderança continua, mas tá tudo apertado

 

 

 

 

A R21 encerrou na noite desta 2a feira. O Palmeiras continua líder mas o G4 sofreu mudanças novamente.

Vamos à pontuação.

classificacao-r21
O fim das Olimpíadas marca o retorno dos convocados da Seleção de Micale. Gabriel Jesus ficou 6 jogos de fora e o Palmeiras teve desempenho ruim, com duas vitórias e dois empates, menos de 50% do aproveitamento.

Mas continua tudo embolado. Quatro pontos separam o líder do 5o colocado – Santos. E tem ainda o Grêmio, em 6o com 35 pontos mas um jogo a menos.

classificacao-r21-completa

 

***

Desempenho por rodada e aproveitamento

O Palmeiras está com 63% de aproveitamento. Em 2015 o líder na R20 tinha 73%, desempenho muito acima do Palmeiras. Sinal que o Campeonato é mais fraco que ano passado. Os números indicam que sim (a linha representa a colocação do time na tabela por rodada e está associada ao eixo esquerdo; o eixo da direita representa o % de pontos conquistados acumulados até a rodada do Palmeiras – sombra verde – versus do líder na respectiva rodada em 2015 – sombra cinza).

grafico-evolucao-sep-r21

 

***

Números do Campeonato até a R21

Nenhuma grande novidade nos números do Campeonato. Em 21 rodadas e 208 partidas (duas partidas do 1o turno estão pendentes) os mandantes venceram 53% das partidas e perderam 22%.

A média de gols se mantém em 2,5 por partida. E o Palmeiras manteve sua média de 1,8 gol por partida.

O resultado mais comum é 1×0 (51/208 jogos, 25%).

sumario-r21

Daronco continua o árbitro que mais apitou. E é o árbitro menos caseiro, com apenas 54% das vitórias dos mandantes.

***

Próximos Jogos

O Palmeiras perdeu a chance de emplacar 9 pontos em 3 jogos. Perdeu dois pontos para a Ponte. Agora tem Fluminense no Mané Garrincha:

  • Ponte Preta no Allianz (já foi, 2×2);
  • Fluminense no Mané Garrincha;
  • SPFC no Allianz;
  • Grêmio no Olímpico;
  • Flamengo no Allianz;
  • Corinthians no Itaquerão.

Até a R30 o Palmeiras fará 3 jogos em casa (SPFC, Flamengo, Coritiba e Cruzeiro). Depois mais 8 rodadas e 4 jogos em casa (Sport, Inter, Botafogo e Chapecoense). Não bastará 100% de desempenho em casa. Em 17 rodadas, 8 jogos como mandante e 9 como visitante. Precisará pontos fora, principalmente contra Santa Cruz e América. E o Fluminense, afinal o Mané Garrincha deverá ser verde e branco.

Mas vai ser cabeça a cabeça….

Saudações Alviverdes!