Brasileirão 2016 R27: faltam 11 rodadas

 

Com o fechamento da R27 na noite deste domingo com o Atlético MG vencendo o Inter por 3×1, o Palmeiras segue líder. Agora já são 17 rodadas na liderança do Brasileirão 2016.

Veja tabela abaixo.

classificacao-r27-completa

***

No 2o turno o Palmeiras tem o segundo melhor aproveitamento. Curioso que nesse turno, em 8 jogos, os cariocas estão dominando o “G4”. Atlético MG despencou, principalmente nos jogos como visitante. O Corinthians e o Santos parecem ter dado adeus ao título. E o time da Marginal sem Número é o terceiro pior no returno.

classificacao-r8-2t

 

***

A campanha do Palmeiras em 2016 é irretocável. Consistente e na subida. Na R8 do 2o turno o time de Cuca fez 18 pontos acumulados (75% de aproveitamento). Na R8 do 1o turno tínhamos 15 pontos, ou 67% de aproveitamento.

Comparando o número de pontos do Palmeiras em 2016 contra 2015, nesta R27 ultrapassamos o número de pontos da campanha TOTAL de 2015 (54 pontos em 27 rodadas versus 53 pontos em 38 rodadas). Veja abaixo.

palmeiras-2015-2016

***

Mas falta o principal. O título.

 

Os adversários parecem ser os mineiros e cariocas. E o caminho para o título palmeirense parece ser o menos complicado do que os adversários.

proximos-adversarios-r28-r38

 

Nesse caminho há oportunidades e ameaças:

Oportunidades:

  • O Palmeiras e os outros dois adversários têm 6 (dos 11) jogos como visitante. Mas na prática um deles (América MG) será em terras londrinenses, onde teremos nossa torcida nos apoiando;
  • O Santa Cruz (próximo adversário) é o pior time do returno;
  • O Atlético MG tem baixo desempenho como visitante (38%);
  • Os times que o Palmeiras jogará estão abaixo da 10a posição (exceto Santos e Atlético MG);
  • A tabela do Flamengo não é fácil e terá alguns dos grandes candidatos ao rebaixamento, além de clássicos regionais (Botafogo e Fluminense).

Ameaças:

  • Santos e Galo são os melhores mandantes e o Palmeiras jogará lá com eles;
  • Alguns adversários do Palmeiras teoricamente fáceis estão bem nesse returno (Chapecoense e Botafogo);
  • O Flamengo é uma ameaça real, pois está na ascendente e conta com o apoio da mídia; o Galo tem os próximos dois jogos difíceis mas depois tem adversários relativamente fáceis e enfrenta Palmeiras e Flamengo em casa.

***

Não está fácil pois não temos gordura. Mas a tabela parece mais complicada para os outros. O Palmeiras depende só dele. Tudo indica que o campeonato vai se decidir na R37 ou R38. Mas nas três próximas partidas – Santa Cruz, América e Cruzeiro – o Palmeiras tem total condições de fazer 9 pontos. Se fizer, vai dar um passo enorme ao tão esperado título.

Faltam 11 rodadas.