Categorias
Resenha dos Jogos

Pós Jogo Grêmio 2×1 Palmeiras: não tá bom mas não tá ruim

 

O Palmeiras perdeu do Grêmio por 1×2 na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil 2016. Agora precisa vencer no Allianz Parque dia 19 de outubro.

O Palmeiras equilibrava a partida até tomar o primeiro gol – Ramiro – e depois Pedro Rocha. O Grêmio dominava mas no 2o tempo Leandro Pereira achou Gabriel Jesus na área que sofreu pênalti. Zé Roberto bateu e descontou.

O jogo ficou tenso e o Grêmio teve mais chances que o Verdão. Nota negativa para o juiz: Claudio Francisco Lima e Silva, que inverteu faltas, permitiu o Grêmio bater a vontade e estava inseguro nas marcações.

Voltamos agora para o Brasileirão. 2a feira tem decisão.

Saudações!

92 respostas em “Pós Jogo Grêmio 2×1 Palmeiras: não tá bom mas não tá ruim”

Brincando de simulações no G1, considerando derrotas nossas para Santos e Atlético na Vila (fora de casa), empates contra Figueirense (fora) e Cruzeiro (casa), e vitórias com placares mínimos, seríamos campeões na última rodada contra o vitória obtendo 77 pontos, mesmo número do Galo, FLA em terceiro com 73. Temos que abrir o olho com o Galo, esse sim mais perigoso.

O Palmeiras vai abrir 3 pontos e em mais algumas poucas rodadas se distanciará bastante do Flamengo. Eles não tem cacife para sustentar a campanha que fizeram até agora. Ganharam vários pontos dramaticamente e com sorte, não é sustentável.

Como nós perdemos vários pontos imperdíveis, ainda teremos que mostrar um futebol acima da média para garantir o título, a começar contra o santa cruz, segunda feira. Com o empate do flamengo, temos uma chance imensa de mandar um recado muito esclarecedor. Uma vitória nesse jogo, justo quando eles tropeçaram, tem um efeito psicológico muito grande, principalmente neles. É assim que o campeão mostra aos demais que o título tem dono. Acredito numa vitória, mas se alguém acha que vai ser fácil, é melhor comprar um calmante pra prevenir. Esse jogo pode ser traiçoeiro se o Palmeiras não entrar pra jogar uma final de campeonato. Até porque esse jogo é uma final de campeonato.

Se o Palmeiras fizer o que deve (ganhar os próximos cinco jogos, mesmo com gol de bunda e sem jogar nada, o que aliás é provável que aconteça), chegará à Vila Belmiro com uma mão na taça. Se vencer lá (e não vejo obrigação de ganhar), a disputa estará virtualmente definida, uma vez que depois disso será preciso um “transatlântico” de incompetência pra perder o título. É por isso que neste momento prefiro que o clube trace uma rota oposta à do ano passado, abra mão da Copa do Brasil e foque todos os seus esforços nessa conquista que não vem há 22 anos. Isso, é claro, neste momento, quando parece que dependemos só de nós. Repito: parece…

Flajuto empatou…ta bom…desde q façamos nossa parte. Vencer o s próximos 3 jogos é obrigação. Santa Cruz e América por motivos óbvios e depois o Cruzeiro q apesar de ser time grande está uma M…e até os gambá conseguiram ganhar deles.

Não teremos que vencer nem um nem outro, “basta” ganharmos dos demais nove adversários que chegaremos aos 81 pontos e esses dois jogos se tornarão “amistosos”. Falo isso há semanas. Essa necessidade só existirá se por exemplo perdermos pontos pra Santa Cruz, América ou Figueirense, e aí também faça-me o favor, né?… Claro que ganhar na Vila Belmiro e no Independência (ou no Mineirão) dará aquele “selo de qualidade” à nossa conquista, mas considerando o pragmatismo do “tudo pelo resultado” que todo mundo adotou no clube, nem me importo muito com isso.

Atlético-MG fez o que nós não conseguimos fazer. Vencer a ponte em campinas.

Exato, assim como Botafogo fez (ganhou do SPFC no Morumbi), a Chapecoense fez (ganhou do Coritiba no PR), o Vitória fez (goleou a Chape em SC), o Atlético Paranaense fez (ganhou do Cruzeiro no Mineirão) e o Cruzeiro também fez (ganhou do Botafogo no RJ, inclusive enfiou 5 pela CB). O que esses times têm em comum? Não estão disputando o título, só estão atrapalhando aqui e ali e rezando pra 2016 acabar logo. É só por isso que este campeonato ainda está em aberto, pois com um planejamento decente no início do ano e um time melhor a fatura já estaria liquidada.

Pois é, mas isso é muito relativo. Nos vencemos o Flamengo e o Fluminense fora de casa e eles perderam as duas…. nós vencemos o Corinthians no Itaquera e semana que vem eles se enfrentam lá e nada garante q o Galo vai vencer esse jogo. Futebol é assim.

Futebol é um negócio tão doido q as vezes da nó na cabeça da gente….o Vitória ta enfiando 4×0 na chapecoense em Chapecó só no primeiro tempo. Alguém apostaria num resultado desse? E a gente não conseguiu ganhar lá

É lógico que o melhor para o Palmeiras no jogo de amanhã seria uma vitória do São Paulo contra o Flamengo. Mas é difícil (para mim, impossível) torcer para aquele clube lá da Zona Sul. Então, espero que haja um empate. Ruim para os dois.

Essa imprensa do caramba, agora vem esse Fábio Seródio (será isso mesmo?) querer bagunçar o ambiente do verdão, afirmando que o Cuca já tem pré-conrato com time da China.
Eu não tenho dúvidas que o Cuca renova e digo mais, o verdão deve ficar de olho nesses caras para reforços no ano que vem: Léo (lateral direito do A Paranaense), para a reserva do Jean; Luan zagueiro do Vasco, Jorge do Flamídia para lateral esquerda, volantes estamos bem servidos, Scarpa do Flu, Valdívia do Inter, Boschila que era do time da Vila Sônia, Ewerton Ribeiro, Camilo do Botafogo para ser nosso 10, Sassá do Botafogo, o Miguel Borja do Atlético Nacional da Colômbia.

Na boa? Copa do Brasil esse ano, pra mim, é bonus. Se ganhar legal, se não ganhar, tanto faz. Sério, não importa mesmo. Já estamos virtualmente classificados na Libertadores, ainda mais com a 5ª vaga aberta no Brasileiro. O que importa mesmo é o título do Brasileiro. Não tem obrigação de ganhar, mas tem obrigação de chegar nas ultimas 3 rodadas com chances REAIS de ser campeão. Agora, a Copa do Brasil, eu não to nem ai. hahaha. Quem tem que se importar com a Copa do Brasil é quem está do 4º pra trás no brasileiro.

Apesar das gracinhas dos gambás, acho que a copa do brasil é um título muito importante, não só como passaporte pra libertadores. Acho que o momento de optar por um ou outro ainda não chegou, afinal teremos 4 jogos do brasileiro antes da volta contra o gremio. Quando o timinho ou o flamengo ganham a copa do brasil, OH, que espetáculo! Quando ganha o Palmeiras, AH, é só um caminho curto pra libertadores…

Concordo 100% que a CB é importante! Só digo que ano passado ela era nosso objetivo maior, e esse ano ela é só um bonus…. É até legal pensar que uma competição como a CB seria apenas a cereja do bolo

É, mas se não ganhar um mísero título esse ano vai ter corneta. E o ouvido do Cuca será o primeiro a sentir todos os decibéis. A Copa do Brasil no San Genbarobol salvou o ano da ira da torcida. Esse ano, se não vier nada, não sei não.

É verdade, agora que estamos perto de dois títulos, se não vier nenhum, será um desastre. Mas acredito que é mais fácil acontecer o contrário, ganhar os dois

Tem torcedor q prefere dizer o q vai fazer se o Palmeiras perder do q torcer para ser campeão. Isso mesmo sendo líder isolado, com melhor ataque e artilheiro, umas das melhores defesas. Parece q torcem pra perder só pra depois cantar dizendo q tinha razão.

Meus comentários até agora aguardando moderação. A lei da mordaça foi instaurada nesse site ou isso é só comigo mesmo???

Que vergonha, 3vv. Seus ditadores!!!!! haha Certeza que vocês tem parceria com o Neto e por isso bloqueiam comentários sobre ele

Sormani, Mauro Cesar Pereira, Sérgio Xavier, Noriega, Neto, são sempre os mesmos criando factoides em relação ao Palmeiras…

Compra a ideia deles quem quer!

Independentemente da situação financeira, o Santa Cruz fez uma partida memorável quarta feira pela sul americana, que empolgou e deu orgulho à torcida. Ao Palmeiras resta jogar com autoridade e passar como um trator por cima deles. É isso que faz o time campeão. Se a gente não entrar bufando e rosnando, a vitória poderá não vir. Se jogar sério, muito sério, dá pra ganhar até com certa tranquilidade. Resta, então, jogar sério, muito sério.

Nessa época, no ano passado tínhamos abandonado o brasileiro por causa da Copa Brasil, aliás,
escolha correta. Hoje a situação é bastante diferente, a questão é que alguns desse elenco como
Rafael Marques , Barrios e Arouca nesse ano não estão jogando nada. Tem que chamar esses caras de lado junto com o Creito Xavier e ver qual é a deles.

Verdade, tínhamos abandonado o BR corretamente e o futebol apresentado era um pouco pior tbm…. agora, pra mim , se vc quer saber qual é a desses caras a resposta é simples: ganhar muuuuuito dindin sem se esforçar tanto. Todos q vc citou já estão caminhando para o fim de carreira, apenas Arouca ainda não tem 30 anos mas já tá na beira….os caras nitidamente estão acomodados pq já fizeram o pé de meia e ainda tem contrato para continuar enganando uns bobos durante mais um tempo

Eu acho que o Rafael Marques se esforça e é um jogador útil. O Arouca está jogando pessimamente. O Barrios tem até qualidade mas não consegue “encontrar” o seu futebol. O Cleiton Xavier nunca será um jogador raçudo, não é o seu estilo. No fim do ano o Palmeiras deve pensar bem o que vai fazer com todos eles.

Achei o Cuca um pouco quieto na beira do campo no jogo de ontem, muito diferente do que ele costuma ser, agitado e dando broncas na galera quando necessário.

Força Cuca, mais do que nunca o Palmeiras precisa de você vibrante nesses meses decisivos que teremos a partir de agora!

A partida de ontem me lembrou muito a semifinal da Copa do Brasil contra o Tapetense no ano passado. Primeiro tempo muito inferior em relação ao adversário, tomando dois gols, já no segundo tempo, o time melhora, faz um gol de pênalti com o Zé Roberto e sai com um resultado que pode plenamente ser revertido.

Apesar de ter a opinião que poderíamos jogar essa Copa do Brasil com um time alternativo, também compreendo o fato do Cuca ter colocado o time titular, já que o time tem boas condições de conquistar as duas competições, que seria algo espetacular.

Aos profetas do apocalipse de plantão kkkk….segundo o PVC, o Brasil ganhou o direito de uma Sexta vaga na libertadores 2017. Agora, o quinto colocado no BR tbm se classifica para o torneio continental. Pra não jogarmos a libertas 17 teremos que superar o grande feito de 2009 kkkkk… impossível!!!

Acho que dá pra cravar, com toda a certeza, que estaremos na libertadores ano que vem. O problema é saber se desta vez haverá planejamento e investimento para ganhá-la, já que disputar uma libertadores como as duas que disputamos na era paulo nobre, talvez seja melhor não disputar. Não exijo título, obviamente, já que os outros também querem ganhar. Mas planejamento deve ser exigido, caso contrário seremos coadjuvantes mais uma vez.

Curioso que no ano passado, nessa época do ano estávamos mais ou menos discutindo a mesma coisa. A queda do futebol do time depois de ter tido boas e até ótimas apresentações em alguns momentos. Ano passado não tínhamos Mina, Jean, Tchê tchê, Moisés e Roger Guedes, ou seja , esse ano está mais forte, ou menos fraco rs…. é difícil dizer isso mas o Robinho faz falta kkk… é sério, ele poderia revesar com o Moisés e qdo um jogasse mal como foi ontem o outro poderia entrar e melhorar o time. Mas a questão não é essa, a questão é pq estamos reclamando da queda de rendimento no mesmo período do ano, igual a 2015? Será que os caras perdem o gás? Será que eles chegam num estágio que começam a pensar que podem vencer a qualquer momento? Será que muitos deles por não ter certeza que ficará no ano que vem já começam a tirar o pé? Será desgaste no vestiário? Sinceramente, não sei, só sei que já vimos esse time jogar mais do que está jogando e se repetir as boas apresentações que já fez , vencerá o BR com o pé nas costas.

Cara… perder é ruim demais.. foi um jogo frustrante… estamos desacostumados… jogando à vera, fazia dois meses que não perdíamos… mas passada a raiva e olhando “friamente”… time começou melhor o jogo, criou duas situações de gol que se uma tivesse entrado, a história teria sido outra… mas mesmo no 0x0 já se percebia que seria um jogo atípico… digo atípico porque ainda não havia acontecido de Moisés, Tche Tche, Dudu e GJ jogarem mal ao mesmo tempo… sempre quando um está abaixo o outro compensa, o Tche Tche mesmo foi a primeira partida verdadeiramente ruim dele pelo Palmeiras (contra a Ponte no 1º turno também não foi tão bem)… e ontem já no início já se percebia que as tomadas de decisões estavam equivocadas… depois do gol deles a situação ficou pior… segundo tempo veio e a sensação que dava era que o time estava o tempo inteiro a ponto de tomar mais um gol, sinceramente não vi melhora (juizão ajudou marcando tudo a favor deles em qualquer contato) e espero que essa papo seja só da boca pra fora e que lá dentro admitam que foi uma péssima partida…sorte que o santo do Cuca foi forte e na parede feita pelo Banana (que ontem não entrou mal) e na única jogada decente do GJ no jogo conseguimos o pênalti… o negócio é aquele, nem tanto ao céu na vitória e nem tanto ao inferno nas derrotas… não acho nosso time tão ridículo quanto alguns pensam por aqui, muito pelo contrário, mas ontem houve uma conjunção de fatores muito muito desfavorável, em nenhum outro momento na temporada até aqui todos os nossos melhores jogadores do meio pra frente estiveram tão mal no mesmo jogo… méritos também ao adversário que conseguiu tirar o GJ e o Dudu do jogo, que conseguiu neutralizar nossa bola aérea, com uma única exceção no início do jogo e que percebendo que a incumbência do Gabriel era seguir o Douglas, adiantou ele e abriu espaço pro Luan vir de trás, ação que permitiu a jogada do primeiro gol. Acredito demais que a atuação contra o santa vai ser melhor, que vamos trazer os 3 pontos e que temos total capacidade de reverter esse placar adverso, que no final das contas ficou baratinho baratinho. Saudações

Xavier e a eterna promessa allione não podem ficar ano que vem, independente de títulos. Que tragam um 10 de verdade

Soando as cornetas: como esse Fabiano virou profissional? Até o Lucas era menos pior que esse daí. Pelo amor de Deus! Que cara grosso, não presta nem pra fazer a cobrança de lateral, função primária da posição dele…

Enfim, perder é uma mer…! Mas das derrotas possíveis na CdB 2×1 é a menos pior. Engraçado que ontem o time se portava bem, num jogo parelho, não deixávamos o Grêmio crescer, daí o sujeito acerta um chute que nunca mais vai acertar na vida… Logo depois numa cabeçada meio que de ombro, bola vai na forquilha da trave e ninguém acompanhou o rebote… Dá pra reverter em SP, mas não será fácil, o grêmio está em recuperação depois da chegada do Renato.

Agora, aos 45 do segundo tempo, a torcida e a direção técnica descobre que não vamos ganhar nada ! sem meio campo sem volantes que prestam !!! Até que o CUCA conseguiu tirar um pouco do leite, mas o time ja mostra sinais de que começa a cair técnicamente !!!

Acho que não é isso Emilio. Eu sou muito crítico em relação ao Palmeiras, acho que o time (o elenco como um todo) esse ano prometeu bem mais do que está entregando. Mas não podemos esquecer que no Brasileirão desse ano, dos nossos próximos 11 adversários, 8 estão na segunda metade da tabela, incluindo aí os 4 da Z4, ou se preferir, os 6 da Z6. Ou seja, se estamos mal, os adversários são piores. Assim, apesar das críticas, temos chance de título, apesar do futebol pobre. Em terra de cego, pelo menos estamos vendo vultos. Ano passado fomos péssimos contra os times de baixo, vamos ver esse ano.

O time não entrou focado. dois zagueiros de quase 2 metros e tomam um gol de bola aérea, no mínimo falta de atenção. Gabriel Jesus tá na cara que já tá com a cabeça na Inglaterra. Acho mais fácil vencer de novo a Copa do Brasil, portanto, que sigam interessados nas duas competições.

eu achei que saímos no lucro também, não tá ruim mas não tá bom é a melhor frase pro jogo… era cada erro do Palmeiras, quantas saídas de bola o Moisés errou? Não é nem San Gennaro, só Jesus salva nessas horas! Na volta 1 golzinho já decide o jogo, avanti!

Bingo, Emilio. Nessas horas sempre surgem os “engenheiros dos golpes”, culpando arbitragens, CBF, Imprensa, STJD e até a Mãe Dinah por eventuais fracassos. Podemos ser campeões das duas competições, sim, mas muito mais graças à incompetência dos adversários do que aos nossos méritos, e isso se deve exclusivamente ao planejamento tosco do sr. colecionador de porquinhos e de sua equipe, principalmente a partir do momento em que garantiu que CX seria “nosso maior reforço para a temporada”. Tivéssemos trazido um Diego, um Conca ou tirado o Lucas Lima do Santos em janeiro e hoje nosso tarefa seria muito menos penosa.

Concordo em parte. Mas vocês já pararam pra pensar que as vezes é o jogador que não quer jogar no Palmeiras? O Cuca, por exemplo. Outros times tentaram trazer, mas ele queria o Palmeiras. Isso é culpa de outros times? Não é. Palmeiras está disputando dois títulos, é isso que importa pra mim. É ai que eu queria o Palmeiras.

Ano passado mesmo com aquela bagunça comandada pelo gênio do MO ( que por sinal já ta conseguindo irritar os atleticanos tbm rsrs ) o time avançava na base da raça, um pouco de sorte e principalmente por causa do Prass. Esse ano não temos o Prass, resta saber se a sorte estará do nosso lado novamente e se terá raça como no ano passado. Futebol por futebol, esse ano e ano passado não tá muito diferente não heim…

Infelizmente não vai ser nesse ano que veremos um time se impondo tanto dentro como fora de casa , contra qualquer adversário e sendo superior . Temos um time que pros padrões de hj é o suficiente pra brigar por títulos , mas não é isso que se espera do líder do principal campeonato nacional por 18 rodadas . Podemos tranquilamente reverter o resultado negativo de ontem no dia 19, podemos tbm comemorar duas conquistas no final do ano, é perfeitamente possível, assim como será absolutamente normal se não comemorarmos nenhuma. Isso pq o equilíbrio é enorme hj no futebol nacional, está totalmente nivelado , por baixo é claro. Esperava mais do time ontem, apesar do golzinho salvador de pênalti nos recolocar no páreo, gostaria de ver o Palmeiras nessa época do ano , com 6 meses de trabalho do glorioso Cuca, dominando seus adversários, sendo consistente e sofrendo pouco, inclusive em partidas mais difíceis como a de ontem, mas parece q se vier título, virá como no ano passado, na bacia das almas. Se vier, fica tudo azul ou melhor, verde , mas e se não vier?

É isso mesmo Philipe, a impressão que eu tenho (considerando que eu não acompanho o campeonato pela tabela de classificação), é que essas 18 rodadas na liderança de nada valerão se não terminarmos na liderança a rodada 38. O jogo de ontem mostrou, mais uma vez, que a coisa não está boa pra nós, porque estamos jogando pouco ou quase nada. Eu sei, e é verdade, que os adversários também estão na mesma situação, mas isso não me comove. O Palmeiras só vai brigar por títulos todos os anos quando tiver um time equilibrado e regular. Não temos, pelo menos ainda não. Espero que tenhamos em breve. Isso não impede que sejamos campeões ao final do ano, obviamente. Aliás, é a torcida de todos por aqui. Mas além de ver a classificação, esse time tem que nos alegrar pelo futebol imponente que nosso hino exalta.

Quando digo futebol imponente, não quero dizer que espero goleadas contra todos os adversários, isso é utópico e impossível. O que eu quero ver é o time jogar com coragem e organização tática, impondo-se contra o adversário, qualquer que seja ele, mesmo que o resultado do jogo seja uma vitória magra, ou mesmo um resultado adverso. Se o Palmeiras jogar muito e perder, é porque o outro mereceu mais que nós e receberá meu aplauso. Assim como fizeram os campeões dos últimos três anos. O que não dá pra aceitar é covardia, desorganização, falta de qualidade tática e técnica.

Infelizmente, time sem meio campo uma hora começa a se dar mal. A maioria dos jogadores foram irreconhecíveis, nem o goleiro se salvou quando encaixou aquela bola atrasada. O negócio é ir antes de todo jogo pra Atibaia, pois parece que só assim os caras ficam focados.

Ou então, como você lembrou muito bem no sábado quando a coisa tava ficando feia contra o Coxa, podemos passar a mandar nossos jogos no Itaquerão. Lá não tem erro, até perna de pau dá show…

San Gennaro terá muito trabalho pra fazer esse time se manter na frente do Brasileiro até a 38ª rodada jogando essa bolinha, deixa ele descansar… 1×2 tá bom, ganhar do Grêmio lá não é pra qualquer um e nossa cota de milagres no RS este ano já está completa.

Taí um problema que a gente vai ter que resolver, pois parece que o campeão brasileiro de 2016 será o time menos incompetente e a impressão que fica é que ninguém quer levar essa taça… De qualquer forma, agora eles só tem um campeonato pra se preocupar.

O futebol Zéricagol dos urubus não vaí chegar a lugar nenhum, tão dando sorte, e nosso adversário é o Galo, esses urubus vão empatar com os Bambis aqui e o MCP vai mostrar que só sabe torcer e não manja nada de futebol….

Verdade. Ele nem atende mais para esse tipo de competição. Já está esgotado com tantos pedidos ao longo dessa gestão. O Santo resolveu priorizar o Brasileirão.

Não sei até que ponto dá pra acreditar nessas coisas, mas desde que a Copa do Brasil foi criada, em 1989, a cada sete anos (na 7ª edição em 1995, na 14ª em 2002 e na 21ª em 2009) o campeão foi o mesmo. Esta é a 28ª edição, então não me espantaria se mesmo na base do Deus nos acuda (foi assim que chegamos lá ano passado, certo?) eles acabem com o título. Se serve de consolo, em todos esses anos citados os itaquerenses também levaram o Paulista (exceto em 2002, quando faturaram o Rio-SP, que naquela ocasião “correspondeu” ao Paulista), mas em 2016 nem passaram perto.

Eduardo me parece que não. A única vez que o mesmo time ganhou CB e Brasileiro foi o Cruzeiro em 2003. Nos anos que você falou os campeões eram distintos. Abs

Não falei de ganhar Brasileiro e CB, isso de fato só aconteceu uma vez, em 2003 com o Cruzeiro. O fato é que desde que foi criada, a cada sete edições a Copa do Brasil teve sempre o mesmo campeão, o SCCP (1995, 2002 e 2009), que quando a venceu faturou também o Paulista (ou o equivalente, como foi o Rio-SP de 2002). Considerando essa “coincidência”, 1995+7=2002, 2002+7=2009, 2009+7=2016, porém neste ano eles não ganharam Paulista nem “equivalente”, então…

E antes que alguém confunda as coisas, NÃO estou torcendo pra isso acontecer (Deus me livre!), apenas comentei sobre a COINCIDÊNCIA. Apesar que, caso as mudanças que a Conmebol quer fazer na Libertadores sejam ratificadas e o Brasil ganhe mais uma vaga, certamente vão fazer de tudo para enfiar esse time maldito no torneio…

Nada pessoal, mas não pretendo ir para o mundo oriental nesta encarnação… O “longe” é a televisão ligada lá na sala com o som baixinho e eu aqui no quarto adiantando algumas coisas pra amanhã, sem muito interesse nesse jogo de ida…

Acompanhando o jogo bem de longe. Pra falar a verdade, gostaria que o Palmeiras ganhasse as duas competições, mas não sei se teremos condições pra ganhar uma sequer, então como copa se ganha na sorte e campeonato de pontos corridos só se ganha com regularidade e competência, se tiver que cair fora da CB pra ser campeão do Brasileirão (já que Libertadores praticamente está garantida) eu tô nessa.

Esses milimétricos é muito difícil o bandeira marcar… Tivemos um a favor contra o SP… Não dá pra reclamar…

Os comentários estão desativados.