Eleições Conselho Deliberativo 2017

 

Palmeirenses e sócios da SEP.

No dia 11 de fevereiro teremos mais uma eleição, desta vez para eleger 76 novos Conselheiros para o Conselho Deliberativo da SEP.

Mas o que é e como se compõe o Conselho do SEP?

O Conselho Deliberativo (CD) é um órgão formado por 152 Conselheiros ELEITOS e 148 cadeiras de vitalícios (atualmente 130 conselheiros são vitalícios). Assim do total de 300 conselheiros temos hoje 278.

Os 152 conselheiros eleitos pelos sócios possuem mandato de 4 anos. A cada dois anos metade desses conselheiros são renovados. É o caso agora. 76 conselheiros serão eleitos para substituir alguém ou renovar o seu mandato. Mais ou menos como na ilustração abaixo.

conselho-deliberativo

 

Esses conselheiros representam na prática os sócios do clube social, que são seus eleitores. E que diferença faz eleger o Conselheiro “A” ou “B” ? Qual a o papel do Conselheiro dentro do CD?

Dentre todas as atividades, destacamos:

  • Participar de 4 reuniões ordinárias por ano e algumas extraordinárias para aprovação de contas do ano anterior, aprovação do orçamento do ano vigente, receber a prestação de contas da diretoria executiva e debater nas reuniões;
  • Votar (e ser votado se tiver condições estatutárias para isso) nos conselheiros de orientação e fiscalização (COFistas) a cada dois anos e nos conselheiros vitalícios, quando for colocado em pauta;
  • Participar de comissões especiais para discutir e propor temas específicos (por exemplo, reforma estatutária);
  • Votar os temas apresentados pelas comissões (por exemplo recentemente foram submetidos ao CD a proposta de suspensão dos ex-Presidentes Belluzzo e Tirone);
  • Votar (e ser votado, se tiver condições estatutárias para isso) no filtro para Presidente e Vice Presidente do Palmeiras.

Nos próximos dois anos espera-se a votação da reforma estatutária que está em processo com uma comissão desde 2013. Essa nova composição do CD terá a responsabilidade de discutir todos os pontos da proposta de reforma que virá para o Conselho. E aprová-la ou não.

Assim mais do que votar em um amigo, o sócio consciente deve votar naquele conselheiro que tem condições de participar desses fóruns, capacidade de analisar e criticar, capacidade de articular politicamente para influenciar as decisões (sim, o CD é um fórum político e é necessário que um Conselheiro saiba transitar nesse meio). Mas principalmente que represente suas ideias com coerência e transparência.

Assim, para o próximo dia 11 de Fevereiro, a partir das 10 horas da manhã, a recomendação do 3VV é VOTE !! Trave a agenda, escolha seu candidato de forma consciente, e VÁ VOTAR !! E depois cobre do seu candidato a transparência e coerência prometidas.

Nos próximos posts publicaremos o funcionamento desses fóruns de poder (CD, COF, …) bem como apresentando o candidato do 3VV, José Roberto Christianini, o JOTA (número 423).

Saudações Alviverdes!!