Dérbi 2017: Vuaden é o árbitro [atualizado às 12:02pm]

(atualizado às 12:02 pm com as estatísticas do árbitro em Campeonato Brasileiro dos anos de 2015, 2016 e 2017 (rodada 11))

A mídia anunciou ontem que Vuaden será o árbitro do dérbi da próxima 4a feira.

Ruim pro Palmeiras?
Aparentemente sim.

O gaúcho Leandro Pedro Vuaden tem 42 anos e participa do quadro da FIFA desde 2008.

O retrospecto apitando jogos do Palmeiras é desanimador (Fonte: Data3VV):
27 jogos
8 vitórias
6 empates
13 derrotas
30 gols pró
41 gols contra
Desempenho do Palmeiras com esse árbitro: 37%!!!

Apitando jogos do Palmeiras como mandante o cenário é melhor, mas não muito:
9 jogos
4 vitórias
4 empates
1 derrota (contra o Fluminense, em 2012, em Presidente Prudente).
Desempenho do Palmeiras de 59%.

Apitando jogos no Palestra Italia/Allianz Parque:
3 jogos
2 vitórias
1 empate
0 derrota

E finalmente apitando somente no Allianz Parque, um empate contra o Atlético PR em 2014, 1×1 (lembram desse jogo?)….

Apitando jogos do rival:
Vitorias do Corinthians: 19
Empates: 13
Derrotas do Corinthians: 4

***

Analisando somente os jogos de Campeonato Brasileiro dos anos de 2015, 2016 e 2017 (até a rodada 11), Vuaden apitou 55 partidas (Fonte: site da CBF)

Jogos: 55
Vitórias do Mandante: 30 (55%)
Vitórias do Visitante: 14 (25%)
Empates: 11 (20%)

Porém… apitando jogos do Corinthians nesse mesmo período:
7 jogos, 4 vitórias, 3 empates!
– 5 jogos como mandante
> Corinthians venceu 3 partidas … (Vasco, Santos e Cruzeiro)
> … empatou duas partidas … (Atlético e Avaí)
> não perdeu!
– 2 jogos como visitante
> Corinthians venceu uma partida …. (Flamengo)
> …. e empatou outra (São Paulo).

Ou seja, em 7 jogos o rival não perdeu nenhuma! Vai “dá sorte” pro rival lá em Itaquera hein?

E pro Palmeiras…..

Cinco partidas apitando jogos do Palmeiras nos mesmos campeonatos, todas com o Verdão jogando como visitante:
5 derrotas do Palmeiras (para Figueirense, Goiás e Fluminense em 2015; e para Ponte Preta e Cruzeiro em 2016).

***

Leia mais:
Wikipedia: Leandro Pedro Vuaden
CBF: Histórico dos Jogos de 2015 a 2017.

25 Comments Added

Join Discussion
  1. Marcelo Vaccari 12/07/2017 | Responder

    Já foi dito e falado por mais de um árbitro que eles recebem ordens de cima tipo: “não va prejudicar o Corinthians heim “, então nesse caso específico é óbvio que essa preocupação tem.que ficar exposta e se possível escancarada para que a pressão passe para quem estiver com ma intenção! Faz muito tempo que o futebol não se ganha só dentro do campo, não enxergar isso é muita ingenuidade! Em tempo com um excelente futebol dentro do campo se neutraliza fatores extra- campo, mas quem , quem está jogando esse excelente futebol no Brasil ????? Está tudo meio que nivelado entre uns quatro ou cinco times e nessa situação fica na frente aquele que conta com maior favorecimento tipo: pênaltis claros não marcados quando são contra o favorecido, impedir contra ataques mortais marcando faltas que deveriam.ser ignoradas pela lei da vantagem, deixar um time bater sem dar amarelo ou qualquer outra punição, marcar faltas perto da área quando não foram ou deixar de marcar quando não interessa , enfim a arbitragem pode e influi mesmo nos jogos e tem um time favorecido, talvez dois, e este time não é o nosso! De qualquer forma, com Viadin mesmo , vamos pra cima deles, sem dó!

    • Concordo que achar que arbitragem não influencia em nada é ingenuidade. Porém tenho certeza absoluta de que se apegar a isso pra justificar incompetência é o argumento da mediocridade. Nos títulos que ganhamos em 2015 e 2016 tivemos erros a favor e ninguém aqui reclamou, então o negócio é o time jogar futebol pra fazer sua parte.

      • Gustavo Aroni 12/07/2017 | Responder

        Pois é. Mas jogar bem que é bom, nada. Sem futebol algum é que não se ganha nada mesmo, inclusive com arbitragem pró.

  2. Danilo Peressim 12/07/2017 | Responder

    Ingresso carregado, hoje é daqueles jogos que levanta a moral, traz confiança e eleva demais a auto estima dos jogadores pro restante da temporada… Não estou tão otimista como alguns, mas cravo 3×0 com gols de Dudu, Borja e Luan, para 40.033 pagantes! Galinhada, prepara o rabo que o nabo vai entrar!

  3. Paraíba 12/07/2017 | Responder

    O Palmeiras vaí jantar GALINHA DA, no seu caldeirão verde e branco.🐔🍖🍗🐣😂😂

  4. Philipe Frois 12/07/2017 | Responder

    Qto a arbitragem , minha opinião aparentemente faz parecer q eu estou em cima do muro, mas pra mim é um tema difícil. Acredito que há árbitros mal caráter que rouba pra um determinado time por interesses pessoais. Acredito que há árbitros que são influenciados pela pressão da torcida, dos dirigentes, da comissão de arbitragem e acabam se acovardando dentro de campo. Acredito que há árbitros ruins tecnicamente, que não sabem se posicionar no campo e por isso não conseguem ver determinados lances que pra nós que estamos vendo pela TV são facilimos. Enfim, acredito que como em todo segmento existem todos os tipos de profissionais e na arbitragem não é diferente. Penso que um time com bons jogadores e com bom esquema tático de modo geral consegue passar por cima dos erros de arbitragem, mas tem casos que são impossíveis como Palmeiras x Boca em 2001 na bombonera ou o Corinthians x Boca em 2013. Os dois foram assaltados e mesmo q jogassem como a seleção de 82 não venceriam os seus respectivos jogos. Por isso sou muito a favor do árbitro de vídeo que no começo vai gerar um pouco de confusão mas depois como tudo na vida , vai se aprimorar. Pelo menos os lances capitais como pênalti, impedimento, expulsão injusta e se a bola entrou ou não no gol , não decidiriam mais jogos de forma injusta.

    • Só uma observação: em 2013 o Amarilla foi incumbido de fazer em campo de forma ilícita o que a Conmebol deveria fazer fora dele de maneira lícita, que era eliminar os gambás da Libertadores por conta da morte do garoto boliviano. Por menos que isso (no incidente do gàs pimenta ninguém morreu) tiraram o Boca no ano seguinte.

  5. Deyverson foi revelado pelo Grêmio Mangaratibense da 3 divisão do futebol carioca, depois foi pra Espanha aprendeu a fazer paella e agora vem pro Palmeiras. Deve ser indicação do sapo boi. Um cara
    que contratou o boiadeiro do América RJ com certeza traria um Zé Mané desses.

    • Philipe Frois 12/07/2017 | Responder

      Indicação do Sapo boi não pode ser , li que custou R$ 18,5 milhões . Kkkk

  6. O jogo só vale pela rivalidade. A diferença de pontos entre os dois é muito grande, portanto se ganhar,
    em termos de título que é oque interessa não significa nada.

  7. Alex 11/07/2017 | Responder

    Vuaden começou bem a carreira, mas seu estilo de deixar o jogo correr logo capitalizou críticas da “imprensa especializada” (os arnaldos da vida) e ele preferiu “aderir ao esquema”. Atualmente é o tipo de árbitro que adora truncar o jogo com faltas no meio campo.

  8. Zek 11/07/2017 | Responder

    Amanhã é dia de começar a jogar, esquecer arbitro, imprensa, e Cuca para de inventar com Maike, esse cara é um colecionador de derrotas….Cuca tem que definir um time , chega de pardalizar na esquerda…ou é Egidio, Zé ou até MB, nunca Juninho….e formar time com que entra pizando firme em campo e odeia derrotas….e temos que cobrar responsabilidades, isso de time caro sem saber quanto ganha cada um, é papo de imprensa, se Borja foi caro é outra história, Pato nos gambás tambem não produziu e Borja tem mercado no exterior…Vamos ganhar amanhã e fazer a arrancada das 3 coroas, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileiro…

    • Ficarei feliz em ver bom futebol e dedicação com uma vitória, que apesar de tudo não vai mudar muito nossos rumos no campeonato. Tríplice coroa este ano infelizmente só pra quem precisar de tratamento dentário, em 2018 quem sabe…

    • Exatamente. Causa-me espanto ver num fórum que em outros tempos prezava a informação de qualidade tanta preocupação com arbitragem, com se fosse exclusivamente por causa disso que estivéssemos treze pontos atrás do rival de amanhã e praticando um futebol pífio. Não é a arbitragem quem contrata jogador de segunda linha, quem fica defendendo empate fora de casa de forma covarde nem quem escala defesa geriátrica ou improvisa zagueiros e volantes como laterais. Parece óbvio, mas algumas pessoas adoram o vitimismo. Tudo o que quero e peço em nossos jogos é ver bom futebol, quando ele é praticado num nível de superioridade em relação ao adversário (qualquer que seja), normalmente vencemos.

      • 3vvAdmin 11/07/2017 | Responder

        Ninguém aqui falou que estamos 13 pontos atrás por causa da arbitragem. Apenas mostramos os indicadores do árbitro. Preocupação existe sim. Em jogo igual, um pênalti não marcado faz muita diferença (basta ver o fim de semana passado). Mas ninguém aqui no 3VV usa isso pra justificar a campanha ruim do Brasileiro.

        • A crítica que fiz ao texto relaciona-se ao excessivo destaque dado à arbitragem, não apenas para o jogo de amanhã. Tem sido comum nos “pré-jogos” publicarem estatísticas sobre o desempenho do time sob o apito de determinado juiz, como se isso fosse determinante para o resultado na partida que está por vir. Acho que isso é desviar o foco dos maiores problemas do time. Erros acontecem e às vezes são decisivos, mas quando falta futebol nem erros a favor (como no Derby de fevereiro) determinam vitórias. E não disse que é o 3vv quem acha que estamos 13 pontos atrás da liderança por causa da arbitragem, mas muita gente pensa assim.

  9. Ryan 11/07/2017 | Responder

    Sinceramente, esquece o BR, que tome uma sacolada amanhã para a diretoria enquadrar esses jogadores e eles se prepararem somente para a Libertadores e a Copa do Brasil. Não vão conseguir arrumar o time em uma semana e uma vitória amanhã só camuflará os problemas que temos em campo.

    • Reynaldo Zanon 11/07/2017 | Responder

      É um absurdo alguém torcer para perder amanhã – ainda mais para aquele clube – como se isso fosse nos garantir melhor desempenho nas outras competições. Tem cada uma… A vitória amanhã vai se transformar numa festa linda no Allianz Parque lotado e todo o Brasil vai ver.

    • Philipe Frois 11/07/2017 | Responder

      Amigo, não sei se vc sabe , mas amanhã vamos jogar contra os gambás. Vc é Palmeirense mesmo?

  10. mario luiz 11/07/2017 | Responder

    O retrospecto desse juiz não é ruim, é péssimo. Que a diretoria do Palmeiras faça pressão da maneira certa nos bastidores para que ele apite o jogo com isenção, que é tuto o que pedimos e queremos nos nossos jogos.

Leave Your Reply