Categorias
Brasileiro 2017

Brasileiro 2017 R30: ponto a ponto, rodada a rodada

A R30 do Brasileirão 2017 acaba de acabar…. e….

1o Corinthians 59 pontos
2o Palmeiras 53 pontos
3o Santos 53 pontos
4o Grêmio 50 pontos

***

A classificação na R30 mostra não apenas Palmeiras (e Santos) apenas 6 pontos atrás do Corinthians, mas mostra também um crescimento do Palmeiras em outros indicadores. Hoje o Verdão tem melhor ataque e segundo melhor saldo de gols. E está apenas uma vitória atrás do Corinthians com 6 pontos atrás. Ou seja, um eventual empate em pontos e o Palmeiras terá melhor indicadores para ficar na frente do adversário da Marginal sem Número.

***

O segundo turno está fazendo toda a diferença. O Palmeiras lidera o returno com 21 pontos e 64% de aproveitamento.

O Santos vem em sétimo, o Corinthians em 15o e o Grêmio em 17o lugar.

***

As próximas rodadas serão decisivas. O Palmeiras terá o confronto direto. E dos 8 jogos, podemos dizer que o Verdão terá 6 pedreiras:

Palmeiras

Palmeiras x Cruzeiro Allianz Parque
Corinthians x Palmeiras Itaquerão
Vitória x Palmeiras Barradão
Palmeiras x Flamengo Allianz Parque
Palmeiras x Sport Allianz Parque
Avaí x Palmeiras Ressacada
Palmeiras x Botafogo Allianz Parque
Atlético PR x Palmeiras Arena da Baixada

Já o adversário não fica atrás. Avaí e Fluminense podem ser as molezas. Mas os outros jogos não serão nada fáceis.

Corinthians

Ponte Preta x Corinthians Moisés Lucarelli
Corinthians x Palmeiras Itaquerão
Atlético PR x Corinthians Arena da Baixada
Corinthians x Avaí Itaquerão
Corinthians x Fluminense Itaquerão
Flamengo x Corinthians Maracanã
Corinthians x Atlético MG Itaquerão
Sport x Corinthians Ilha do Retiro

E o Santos? Não tem mais confronto direto com os candidatos ao título.

Santos

São Paulo x Santos Morumbi
Santos x Atlético MG Vila Belmiro
Santos x Vasco Vila Belmiro
Chapecoense x Santos Arena Condá
Bahia x Santos Arena Fonte Nova
Santos x Grêmio Vila Belmiro
Flamengo x Santos Maracanã
Santos x Avaí Vila Belmiro

***

O fato é que ninguém terá vida fácil. O Palmeiras na ascendente, o Corinthians se agarra na vantagem, o Santos corre por fora.

Quem gosta de jogar tênis sabe que no esporte que só acaba quando termina, o tenista sozinho não pode pensar no ponto que perdeu nos games anteriores. Nem pode pensar nos games ou sets futuros. Joga ponto a ponto.

Esse é o caminho do Palmeiras.

Ponto a ponto, rodada a rodada.

Saudações Alviverdes!

 

 

 

 

 

 

52 respostas em “Brasileiro 2017 R30: ponto a ponto, rodada a rodada”

Rafael Sobis e Robinho não jogam amanhã, bom sinal.

A expectativa para o jogo contra o Cruzeiro é a mesma que foi criada para o jogo contra o Santos. Estádio lotado e exigência de vitória. Dessa vez de maneira alguma podemos tropeçar. Porém, faltando 8 rodadas (para nós) e 7 para eles, acredito que o Palmeiras vai ser sim campeão simplesmente porque o nosso time somará mais pontos do que o time deles até o final do campeonato. Antes isso seria insuficiente dada a então enorme distância de pontos entre os dois, mas agora que a diferença despencou, a melhor equipe vai levantar a taça: Palmeiras. Sempre acreditei.

Você sempre acreditou mesmo, ninguém pode negar. E mesmo que o título não venha, a única coisa que eu acho que é obrigação aconteceu: vamos disputar o campeonato até as últimas rodadas. Ganhar ou não precisa – e deve – ser consequência do melhor futebol.

O problema é que não vencemos os grandes de Minas a 5 anos e nosso desempenho nos clássicos desse campeonato é medonho. Amanhã vamos saber nesse time quem pode ficar ou quem é amarelão

Não tem jeito. Pra compensar as ca.ga.das feitas até aqui no campeonato, boa parte delas cometida graças ao medalhinha, mas muitas por conta de jogadores medíocres que temos no elenco, só quebrando tabus e ganhando jogos grandes. É um desafio do tamanho da dificuldade que criamos.

Sem cobranças insanas nem obsessões, que até aqui nos deram um ano para se esquecer, e muita calma nessa hora, mas o bonde da história está passando na frente do Valentim e desses jogadores esculachados (a grande maioria, merecidamente – também até aqui) por torcedores e imprensa. É uma chance única na vida. Se essa virada realmente se concretizar, vai merecer revisão nos estatutos pra ter estrelinha permanente na camisa (de qualquer cor), sem depender de parecer de FIFA, CBF ou congêneres. Vai dar até pra esquecer que o nível geral do futebol no campeonato foi tétrico.

Eu tenho medo apenas disso:
Rede Globo.
O campeonato chegou onde ela queria.
No próximo domingo será a grande final.
Os caras estão a 4 jogos sem vencer.
O apelo sempre foi muito grande para eles serem campeões.
E como futebol é podre, é negócio, eu tenho medo apenas disso.
Time por time o Palmeiras é melhor do que os gambás.

Pois eu posso estar totalmente iludido, mas não tenho mais esse medo. Perdemos dois jogos para o Corínthians neste ano, um deles com um vergonhoso favorecimento e em ambos a derrota foi merecida. A Globo tem suas preferências, mas já se tocou que determinadas manipulações estão manjadas e não serão mais aceitas. Por isso, acredito que se formos melhores no domingo que vem, ganharemos. Resta saber se seremos.

E completando: resta saber também se nesta segunda-feira não teremos expulsões estratégicas…

Eu só quero fazer uma observação:

4 rodadas depois da saída do Cuca, o Palmeiras depende só dele mesmo pra ser campeão.

É pouco? É. Num ano como 2017, deveríamos estar isolados.

Mas chegar na rodada 31 dependendo das próprias forças pra ser campeão, acho q podemos dizer que um pouco da dignidade do ano foi recuperada.

É isso com um futebol, senão recuperado, no caminho certo.

Viu como dá pra disputar títulos sem abrir mão do futebol?

Não é só cucabol que serve.

Nosso objetivo ainda é ficar no G4.

Mas quem sabe…

Perfeito, Thom. É pouco mesmo. Dado o nível geral da competição, com um pouquinho só de futebol bem praticado em momentos estratégicos estaríamos hoje com uns cinco ou seis pontos na frente, e é bom não nos esquecermos disso. Mas prova, pra quem ainda teima em brigar com fatos, que conquistas e qualidade podem se casar e viver sob o mesmo teto de forma harmoniosa.

Ponte ganhando com gol do gambá Luca. Se esse resultado for mantido a crise se instala de vez.

É o Bap finalmente fazendo algo de bom pró-Palmeiras. Se o resultado for mantido e ganharmos amanhã, a reviravolta se instalará de vez pois passaremos a depender só das nossas forças e do nosso futebol.

A verdade è uma sò…..se ganharmos as 8 partidas que faltam seremos campeões….qualquer outro resultado è analise jogo a jogo….mas hoje Sheik faz 2 gols e dà a vitòria a macaca….

Há tempos perguntei aqui o que o pessoal preferiria ver: título gambá com queda bambi ou gambá perdendo o título com bambis se salvando. Os cervídeos pelo jeito (e dado o nível horroroso dos times desse BR-2017) não cairão mais, e de novo o Dorival será salvo pela incompetência alheia. Só não esperava que a possibilidade dos gambás perderem o título estivesse ligada ao Palmeiras ser o único time capaz dessa proeza (e se o medalhinha continuasse, o campeonato já estaria enterrado pra nós). Pelo menos, vamos entrar em novembro com chances de levar a taça, e isso é o mínimo que se pode exigir.

E se o medalhinha ainda estivesse enganando por aqui, os gambás já teriam praticamente abocanhado o título, sem precisar ganhar mais nenhum jogo sequer.

Essa é a diferença. Contra Atlético GO, Ponte e reservas do Grêmio, o medalhinha poderia até ter conseguido os mesmos 9 pontos (como fez no primeiro turno), mas as vitórias viriam na base dos bicões e cruzamentos pras casquinhas, e a perspectiva seria nula. Talvez na noite do próximo domingo a diferença para os gambás esteja em doze pontos, aí feliz 2018, mas hoje consigo acreditar em outro final de ano.

A conta é “simples”.
Basta o Palmeiras manter o rendimento do segundo turno e o Corinthians também que seremos campeões. Em 11 jogos eles fizeram 13 pontos e nós 21. Se pensarmos assim, nas próximas 8 partidas eles não irão somar nem 10 pts. FiCaso claro que é possível passarmos, mas claro, dependemos deles continuarem nessa má fase do segundo turno.

E mais um ultrapassado demitido: Luxemburgo. Espero que, nem em sonho, se cogite trazê-lo de volta pra cá. É laranja que já deu suco, parou num longínquo tempo.

Só tem que ver quem vaza: Zé Roberto, Egídio, Michel Bastos ou os três.

Tem que trazer mesmo esse Zeca e, por falta de opção, renova com o Egídio pra reserva.

Zé Roberto já deve se aposentar e Michel Bastos pode mandar embora.

Renovar com Egídio pra ficar na reserva é fria, vai que o titular (qualquer que seja ele) se machuque, esteja suspenso ou em seleção na época de um jogo decisivo, aí ele entra e já sabemos o roteiro. Pra isso tem o Víctor Luis. O negócio é nos livrarmos de toda e qualquer tranqueira o mais rapidamente possível, jogador como esse Egídio decide um jogo a favor e pelo menos uns vinte contra por temporada.

E o Grêmio, time bem meia-boca mas extremamente competitivo (que pra sorte nossa e do SCCP largou o Brasileirão) vai ensinando aos times nacionais como ganhar do “poderoso” Barcelona genérico na casa deles (que não é o Camp Nou). Busca somente de resultado com obsessão e Cucabol dá nisso.

Mudando de assunto , Libertadores : Alguém aqui me explica , como foi possível ser eliminado por esse time do Barcelona ? Em 20 minutos o time do Grêmio já garantiu a passagem para a final.
Como que o time do Palmeiras teve a proeza de ser eliminado ? Fica a pergunta.

A obsessão foi inversamente proporcional à qualidade do futebol apresentado.

Concordo com os amigos. O momento está favorável a nós , mas não podemos cair no oba oba. Já estávamos conformados que esse ano o título não viria e pedíamos um futebol bem jogado pra vir forte em 2018. Tem que continuar com esse pensamento, espero que aquele monte de conselheiro burro que existe no clube não atrapalhe o trabalho do Valentim cornetando o tempo todo pq agora a chance do título aumentou um pouquinho. Em 2009 o Flamengo deu aquela arrancada mas não podemos esquecer que eles tinham o Pet no meio e o Adriano no ataque , os dois comandaram a reação e o Flamengo nas últimas 10 rodadas venceu quase todas ( não tenho o número exato ). O Palmeiras pode sim chegar ao título por causa da queda brusca dos gambás, mas não vamos nos iludir, pq até uma derrota para o cruzeiro no fim de semana seria um resultado normal pelo que temos feito ao longo desse ano todo. Como Palmeirense , torço muito pra que o time se concentre em praticar um futebol no mínimo aceitável e acredito que isso já é um bom começo , os resultados que vierem depois é consequência .

A partir da 22ª rodada de 2009, o Flamengo fez 17 jogos com 12 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota (78,4% de aproveitamento). Fiz uma conta rápida aqui e cheguei à seguinte conclusão: independentemente do resultado no Derby, se nas últimas oito rodadas o Palmeiras ganhar 5 jogos e empatar 1 (aproveitamento de 66,7%) contra 3 vitórias e 1 empate do rival (41,7%), as duas equipes terminarão empatadas com 69 pontos, mas ganharemos o título porque teremos uma vitória a mais. São apenas números e projeções, e futebol não é matemática, nem estou considerando o Santos nessa equação (alguém acredita nas sardinhas?), mas pelo que as duas equipes estão jogando e pelos adversários que têm pela frente não é nada impossível, basta JOGAR BOLA!!!

Diante da queda de rendimento do SCCP – finalmente de acordo com o nível real daquele time – e do crescimento do Palmeiras, é certo que o Verdão somará mais pontos do que eles até o final do campeonato. A dúvida é se esses pontos a mais serão suficientes para a conquista do nosso Deca.

Os programas esportivos estão concentrando esforços nos jogos em que o líder foi “prejudicado” no campeonato, mostrando que a vantagem poderia ser maior. Os jogadores e o técnico do lado de lá estão pedindo “arbitragens melhores”. O diretor de futebol gambá fala em “desespero” dos concorrentes que não chegarão. Há muito tempo eu não me divertia tanto com o noticiário esportivo.

Acredito no título, desde que o Palmeiras continue melhorando. Primeiro tempo contra o Grêmio reserva não foi grande coisa, e pelo terceiro jogo seguido, levamos contra ataques que só não se tornaram gols pela ruinzice generalizada desse campeonato. Além do mais, tá todo mundo dando como certa uma vitória em Itakera, acontece que derby e estádio/torcida pesam muito e clássico é sempre imprevisível.

Mas não vou bancar o super mal humorado, fui no facebook oficial do gamba e me diverti com o desespero la.

E outra, tem que pensar jogo a jogo. Primeiro temos o Cruzeiro que não será nada fácil, e considero nosso primeiro grande teste depois do medalhinha. Vai ter que jogar bom futebol pra sair com os três pontos.

Cruzeiro, Corínthians, Flamengo, Botafogo, Atlético PR… Nossa tabela não permite sonhar sem que haja bom futebol envolvido em cada resultado. Aliás, se fosse esse o objetivo desde a primeira rodada, não estaríamos falando em sonho e sim curtindo a doce realidade. Portanto é isso aí: jogo a jogo, o que vier é lucro.

O medo deles de perder ta maior que a vontade de ganhar. Imagina a pressão que os caras vão entrar no jogo de itaquera se a vantagem diminuir ainda mais… O psicológico tá muito favorável a nós, e isso faz a diferença na reta final, como foi 2009.

Milton gamba leite e o parceiro William ambos não esconderam de ninguém que estavam nervosos torcendo pro curintia, foram desmentidos ao vivo pelo zagueiro do botafogo : ” O jo me agarrou e se jogou tentando cavar 1 pênalti “.
Da nojo dessa imprensa de covarde e de gamba.
Ponte será operada em Campinas, domingo, vai ser árbitro da federação Paulista que vai apitar , então já viram o que vai acontecer.

E tem que ficar de 👀 na arbitragem de Palmeiras-Cruzeiro. Quem está pendurado? Todo cuidado é pouco.

Eu tenho um leve receio dessa busca implacável pelo título esse ano faça o Valentim ceder e buscar o “futebol de resultado” que aprendeu a fazer com o Cuca.

Temos que ter ciencia que, mesmo que não ganhe o título, mesmo que perca no Itaquerão, são resultados compreensíveis pra um começo de jornada pro Valentim.

Ele não fez muito nesses 3 jogos, mas pelo espirito de jogo que propôs, merece sim uma chance.

Que nossa paciência com ele não acabe caso o título não venha.

(mas tomara que venha)

Não podemos entrar na “euforia” dos três pontos a qualquer custo, e levar um 3-0 do Cruzeiro de cara, pra depois correr atrás. Temos que jogar como estamos jogando, buscando o futebol bem jogado, com paciência e inteligência. O que está pondo medo nos gambás é a tentativa de bom futebol do Palmeiras, não o bumba-meu-pastor do Santos.

Como os dirigentes do futebol brasileiro (todos, sem exceção) são incompetentes e a maior parte das torcidas é composta por fanáticos que só enxergam título sem se importarem com o caminho até ele, não duvidem que caso o Valentim alcance a liderança ele venha a ser cobrado para ser campeão, e que se por acaso não conseguir isso será levado em consideração na sua não-efetivação. É preciso ficar muito claro: essa reta final de campeonato ficou superdivertida (para nós, obviamente, pois o consumo de fraldas na capital paulista, em especial Zona Leste, aumentou 200%…), mas ele não assumiu pra nos levar ao título, e sim para tentar devolver o futebol ao time com padrão de jogo e organização praticamente inexistentes até aqui em 2017 e encaminhar o planejamento para 2018. Qualquer coisa que vier além disso será lucro.

Exato, penso o mesmo.

A “obrigação” dele é ir direto pra libertadores e isso ele vai conseguir numa boa se manter esse futebol apresentado.

O Palmeiras só precisa fazer o que não fez no primeiro turno: JOGAR BOLA, só isso, pois tem camisa e elenco para isso. Fazendo a sua parte os resultados virão.

Tem que jogar bola! Só isso! Se fecharmos o segundo turno com os 64% de aproveitamento e os gambás fecharem também com os 38-39% que está agora, empatamos em 68 pontos e levamos!
Mas é importante jogar futebol e ganhar do Cruzeiro, que só está fazendo figuração! Eles devem empatar ou ganhar da Ponte, mas sem problema, vamos pra dentro do Itaquerao e ganhar lá! Aí é nosso!

Kkkkkkk…só consigo rir dos meus colegas no trabalho…os Gambá estão se borrando todo…como disse o Eduardo, esse momento está muito parecido com aquele nosso em 2009.

Eles vão enfrentar a fraca e desesperada Ponte Preta, mas em Campinas e que já vem de derrota em casa para o Avaí. Acredito que o SCCP no máximo empata. O Palmeiras tem de ganhar de qualquer maneira do Cruzeiro. Iremos ao Itaquerão 3 ou 4 pontos atrás. Dá para ganhar o título!

“De qualquer maneira” já vieram as vitórias até o jogo contra o Fluminense. Agora, se ganhar, precisa ser com futebol, só assim vai valer a pena. E ao contrário do que muita gente dizia, que o futebol brasileiro é assim mesmo e que não dá pra fazer diferente, já vimos que dá, sim.

Temos que fazer a nossa parte que é, única e exclusivamente, jogar bom futebol. Se mantivermos isso, eles vão se cagar por completo. Se voltar o C.uca meu boi, e os três pontos obsessão, esquece.

Sim, nada de “mini-metas”, apenas o objetivo que deveria ser permanente: jogar o futebol de cada partida com alegria e vontade de vencer. Se passarmos para a liderança e a obsessão de se manter no topo a qualquer preço vier, o tombo poderá ser feio.

O que era improvável e impossível a 1 mês atrás , hoje é totalmente possível. Estamos na briga !
E o desespero da imprensa gambá é algo impressionante.
Vamos Verde !!! Dá para erguer a taça , basta acreditar , ter confiança e jogar bola.

ainda acho que os fedorentos levam o caneco, mas que tá engraçado tá,

Os comentários estão desativados.