Opinião: ¿por qué no te callas?

 

 

 

Por Vicente Criscio

O Rei Juan Carlos da Espanha falou a frase do título dessa Opinião ao então Presidente da Venezuela Hugo Chávez durante a XVII Conferência Ibero-Americana, realizada na cidade de Santiago do Chile, no final de 2007.

Chávez era dado a uma certa diarréia verbal, e usava isso pra desviar a atenção do desastre que estava instalando no país que governava.

Lembrei-me dessa frase que ficou vamos do Rei Juan Carlos, quando li a entrevista de Andrés Sanchez na última sexta-feira. Você deve ter visto. O presidente corintiano resolveu comentar sobre contratos e salários do Palmeiras.

¿Por qué no te callas Andrés? 

Vou usar a expressão de alguns amigos: Andrés faz parte do establishment. E usa da arrogância de quem sabe transitar por esse establishment.

Entretanto esse mesmo establishment do futebol brasileiro está se desintegrando. Teixeira não se sabe onde está. Marin está preso. Hawilla com tornozeleira em prisão domiciliar nos Estados Unidos à custa de uma delação premiada. Del Nero foi banido do futebol pela FIFA – e espera-se que seja expulso do Conselho Deliberativo do Palmeiras.

Mais ainda: o padrinho político de Andrés está preso condenado em primeira e segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro. Isso porque ainda não foram julgados e condenados pelos desvios na construção da tal Arena Corinthians. Odebrecht, o pai, falou bastante sobre o caso (clique aqui e leia).

Mais de R$ 1,2 bilhão de dívida do estádio. Parcelas de R$ 5 milhões por mês onde mais da metade refere-se ao juros da dívida. Protestos (veja o ranking do nome sujo ao lado). Marmitas não pagas. Andrés sabe que se o Palmeiras for competente deverá dominar o cenário do futebol brasileiro por 10 anos. Ou mais. E seu time perderá espaço também nas receitas de TV. Sem receitas com o estádio, patrocínio minguado, maior concorrência na receita de tv (que deve baixar de maneira geral), Andrés se agarra à sua posição no tal establishment. Mas vê isso também minguando… e provavelmente não esperava a ação da diretoria palmeirense sobre o flagrante desrespeito às regras do futebol na final de 8 de abril. Alguém terá que pagar pela intervenção externa! E no mínimo o título Paulista 2018 está manchado.

O que deve fazer o Palmeiras sobre essa entrevista? Ignorar institucionalmente o que o presidente com p minúsculo falou. E seguir com sua ação contra a FPF. Que vá ao STJD. E em outras instâncias.

Em tempo: algo internamente no Palmeiras tem que ser feito: quem vazou informações para Andrés sobre salários de jogadores e interesses tem nome, sobrenome, RG e endereço. Todos sabem. Que os empregadores demitam sumariamente quem fez isso.

Vamos em frente… mas continuamos perguntando: Andrés, por qué no te callas? E cuida dos seus problemas, que já não são poucos?

Saudações Alviverdes!

***

Leia mais:

Revista Época, Setembro 2017: A impagável dívida pública da Arena Corinthians

Folha de São Paulo, Fevereiro 2018: Caixa ameaça executar dívida da Arena Corinthians

12 Comments Added

Join Discussion
  1. Vitor 11/05/2018 | Responder

    Essa frase poderia ser aplicada pra dona Leila tbm. Estão criando um monstro e já acho isso faz tempo.

  2. Hoje eu não pude ver o jogo, só vi os melhores momentos. Mas é óbvio que o resultado é inaceitável para quem pensa em brigar pela ponta da tabela. Haja paciência.

    • Comentei sobre o jogo no post errado. Sobre o presidente gambá, acho que ele perdeu uma boa oportunidade de ficar de boca fechada. Com certeza o Galiotte vai responder.

  3. Junior 29/04/2018 | Responder

    Ele sabe que num período de 10 a 20 anos a RGT vai quebrar, pois não está formando novos telespectadores para seu carro chefe (novelas), e com a dependência dela a coisa vai ficar feia.

  4. Fábio Protti 29/04/2018 | Responder

    Podemos também parafrasear Romário. “O Andrés calado é um poeta. Quando abre a boca, só fala m… Tinha que colocar um sapato na boca.”

  5. Philipe Frois 29/04/2018 | Responder

    Gostaria de ver o presidente do Palmeiras se manifestando a respeito. Gostaria de vê-lo dando uma resposta a altura, mandando o Andrés cuidar de pagar as marmitas , os salários atrasados dos jogadores de lá, mandando ele cuidar de pagar aquele estádio sujo que foi construído com dinheiro público, que teve desvio de verba e que muita gente se beneficiou com isso. Gostaria de ver o Galliote indo a imprensa pra botar esse analfabeto no seu devido lugar. Mas acho que vou ficar só na vontade .

    • Já eu gostaria mesmo é de ver o time do Palmeiras ir até Itaquera daqui a duas semanas e enfiar um sonoro 5×0 neles jogando o fino da bola, com um a menos e a arbitragem apitando contra. Vingança maior que essa não existirá.

      • Philipe Frois 30/04/2018 | Responder

        Acho q vou esperar a resposta do Galliote mesmo viu Eduardo pq esse 5×0 lá dentro nem numa noite de sono muito pesado a gente consegue ver em sonho kkkkkk….com esse futebolzinho q o time vem apresentando? Um empate lá daqui duas rodadas pode ser considerado um baaaaaita resultado.

  6. Renato 29/04/2018 | Responder

    A imagem da foto deste post vale por mil palavras.
    Futebol é sujo e podre por conta da existência desses tipos de pessoas que estão no poder do futebol.

  7. Wagner gimenez 29/04/2018 | Responder

    Vicente seremos o time dos proximos 30 anos..claro teremos de vencer varias barreiras instransponiveis ainda. Mas se olharmos para traz veremos nossa evolucao em todas as areas…mesmo com mustafas..serafins..giltos..tirones e frisos da nossa vida

  8. Título mais que adequado. Perfeito.
    Lembrança adequada da fala do Rei, referindo-se a uma figurinha (com f minúsculo) que se achava um jênio (com j mesmo). Basta ver o que fez com seu país.

    Igualmente visionário, Vicente, você empresta as palavras do Rei Juan Carlos, para colocar em seu devido lugar outro “jênio”, travestido de deputado federal (pobre país), dirigente “à moda antiga” de um clube que está “al borde de um ataque de nervios”, para usar o título de um filme do também espanhol Almodóvar.

    Quando os efeitos financeiros do golpe que esse cidadão deu no falecido clube dos 13 acabarem (começam a acabar no ano que vem) e, graças ao que o Palmeiras está fazendo em relação à atuação extra campo dessa autêntica organização criminosa, os títulos espúrios que têm ganhado irão rarear, senão acabar.

    Aí, sem o pão e circo que os títulos roubados proporcionam, a massa anestesiada pelas vitórias a qualquer custo vai acordar e cairá na realidade do estado falimentar em que esse cidadão colocou seu clube.

    Nesse momento, poderá se aplicar a esse cidadão a expressão tão popular em inglês: “VOCE PODE CORRER, MAS NÃO CONSEGUIRÁ SE ESCONDER”.

    Quem viver verá!

    Parabéns pela coluna Vicente!

  9. mario luiz 29/04/2018 | Responder

    Vamos ser honestos, ele só está tentando mudar o foco do time dele para o Palmeiras, pois os gambás estão falidos e não pagam ninguém, nem as marmitas……….. Prevendo uma possível eliminação na libertadores pois eles não possuem plantel para disputar 3 torneios ao mesmo tempo ele já disparou que a prioridade é o brasileiro, ou seja, já está arrumando uma desculpa para um possível e provável insucesso…….

Leave Your Reply