Que esse dia fique marcado na memória

 

Por Vicente Criscio

Amigos palestrinos bom dia.

Esse espaço tem 11 anos. Nesse período tivemos alegrias e tristezas. Algumas das tristezas foram na bola, e outras com erros de arbitragem. Talvez a mais dolorosa até a data de ontem tenha sido aquela fatídica partida contra o Fluminense em 2009 e o gol de Obina anulado por Simon.

Até ontem.

O que aconteceu no Allianz Parque aos 28 minutos do 2o tempo deste domingo foi algo para envergonhar o futebol brasileiro. Não apenas por toda a irregularidade. O árbitro Marcelo Aparecido viu um pênalti, apitou o pênalti, o jogador palmeirense se colocou na marca para bater o pênalti, e então alguém da Federação (o tal Sr. Dionisio, de acordo com a ESPN), informa ao 4a árbitro que não deve ser marcado o pênalti. E então começa a palhaçada.

Mas a vergonha que me refiro deve-se menos ao fato em si. A vergonha maior está na reação de quem gira em torno do futebol. Ninguém – exceto pelos dirigentes e torcida palmeirense – ficou indignado.

Vou copiar as palavras de um grande amigo palmeirense que prefiro não citar o nome.

“O establishment manifestou-se favorável a essa flagrante irregularidade. Aliás como sempre tem feito, quando o assunto é Corinthians. Se o gol foi de mão, ninguém viu, é um erro do futebol. Mas se o erro é contra o Corinthians (se é que o pênalti foi realmente mal marcado), muda-se a regra. O auxílio externo passa a valer. A Federação na sequência deu apoio ao juiz. A Globo – representante máxima da mídia nacional – tratou o tema até com euforia. Olhando de longe, o que parece é que esse tal estabilishment decidiu tempos atrás que teríamos dois grandes clubes no futebol brasileiro – Flamengo e Corinthians – e os demais seriam coadjuvantes. E os poderes constituídos apoiam isso. A mídia de maneira geral aceita isso. E a imprensa se cala quando acontece um absurdo desses como se viu ontem no Allianz.”

Alguns poucos veículos e seus comentaristas mostraram um quase indignação. Destaque na ESPN para o ex-árbitro Sálvio Spínola, que mostrou o momento que o diretor de arbitragem da Federação orienta o 4o árbitro. Até o ex-árbitro Carlos Eugênio Simon publicou um outro post dizendo que o lance foi irregular.

Atribuir a derrota deste domingo e a perda do título Paulista ao que aconteceu nesse lance talvez seja um exagero. O time poderia ter jogado mais bola, poderia ter tido mais competência para furar a retranca do adversário, que encontrou um gol aos dois minutos e não fez mais nada o jogo inteiro. Mas – repetindo as palavras de um comentarista do 3VV no post do pós jogo – depois dessa vergonha feita pelo árbitro e por dirigentes da Federação, não dava pra exigir mais nada dos jogadores.

Portanto ignorar a gravidade do que aconteceu no domingo à tarde no Allianz é aceitar a completa manipulação de um esporte que movimenta bilhões! É chamar de idiota o torcedor que paga ingresso, paga pay per view, compra camiseta.

O Brasil está doente. Corrupção, desfaçatez, falta de vergonha na cara, mentiras, acordos espúrios, é isso que o brasileiro está vendo. O futebol é um microcosmo dentro desse ambiente perverso. É natural que se contamine. Mas tudo tem um limite. E o que fazer quando se chega no limite?

O Palmeiras deveria informar que não joga mais o Campeonato Paulista com seu time principal. Use o sub-20. Deveria cortar relações com a Federação. Talvez entrar na justiça comum contra árbitro, auxiliar e a própria Federação pelos danos causados na tarde deste domingo. Vai dar em nada? Pode ser. Mas alguma reação tem que haver. De forma institucional, mas dura. Muito dura!

E pensar numa estratégia de longo prazo para não aceitar essa imposição de sermos  coadjuvantes.

O dia 8 de abril de 2018 deveria ser tratado pelo palmeirense como o dia que se abriu uma guerra aberta contra o tal establishment.

 

113 Comments Added

Join Discussion
  1. Philipe Frois 11/04/2018 | Responder

    Achei o lance do jogo do Real Madrid , na essência, idêntico ao pênalti no Dudu. Foi um lance discutível, alguns acham q foi pênalti, outros acham q não foi. A grande diferença é que lá ninguém foi ver o replay da tv pra avisar o árbitro, ou seja, a decisão instantânea do árbitro foi respeitada e isso é que tem de ser discutido. Um erro desse tipo assim como no lance do Dudu se é q o juiz errou, é completamente normal, é do jogo, é do ser humano, é muito difícil tomar uma decisão em questão de fração de segundos sem ver replay. Esse lance de hj na liga dos campeões da Europa mostra e escancara o quão absurdo foi a interferência externa de domingo passa no Allianz parque. Foi uma vergonha q não deve ser esquecida nunca!

    • Cássio 11/04/2018 | Responder

      Exato. Acho que o do Dudu foi pênalti. O do Real Madrid não foi. Mas ele manteve a marcação dele. E foi pressionado de forma maior que o juiz de domingo. A melhor piada que ouvi agora na ESPN é que o maior erro do juiz hoje foi não ter esperado o replay da Globo e a opinião do PCO.rsrs

  2. Renato 11/04/2018 | Responder

    Ao melhor estilo corintiano , pênalti absurdo e inexistente marcado a favor do Real Madrid.

  3. Renato 11/04/2018 | Responder

    Futebol é um esporte podre , corrupto , isso não é de hoje.
    O que acabou de acontecer em Madrid agora , é mais um absurdo dos absurdos do universo Futebol.
    UEFA = CBF
    Real Madrid = Corinthians.
    Quem assistiu ao jogo viu , não foi pênalti a favor do Real e expulsão injusta do Buffon.
    Real Madrid foi engolido pela Juventus e no último minuto dos acréscimos , o Marcelo Aparecido espanhol fez a bagunça.

  4. Milton Burrao 11/04/2018 | Responder

    Temos, se não o melhor, um dos mais belos e completos estadio da America do Sul, temos uma torcida apaixonante e que não mede esforços para acompanhar o Clube, temos um centro de treinamento que deixa a turminha lá de fora com um ciuminho, mas…………….não temos treinador. não temos padrão de jogo como tem o time de marginal.

  5. Renato 11/04/2018 | Responder

    Com os resultados dos recentes jogos entre Palmeiras x Corinthians, concluo que mudou o fio.
    Temos um Palmeiras que tem medo de jogar contra eles.
    Isso é fato e os números comprovam isso.
    Dos últimos 6 jogos , 5 derrotas.

    • Paraíba 11/04/2018 | Responder

      Pênaltys: 5 curintia 0 Palmeiras
      Interferência externa: 2 curintia 0 Palmeiras

      Impossível ganhar dessa maneira.

      Olha que domingo ouve 3 penalidades a favor do Palmeiras.

  6. Junior 11/04/2018 | Responder

    A TV Palmeiras é o maior mecanismo da SEP para quebrar o vínculo com o tal establishment.
    Não entendo como não se investe nisso, não se monta uma estratégia para fincar a independência nisso.
    A internet não tem limites!
    Pesquisem o case do Benfica (BTV).
    Só não enxerga quem não quer.

  7. João 11/04/2018 | Responder

    No primeiro jogo da final, o Willian estava livre de frente pro gol e o bandeirinha apontou um impedimento inexistente. 2 a 0 praticamente mataria o jogo na primeira metade do primeiro tempo.
    Nenhum 4º árbitro ou qualquer interferência externa analisou o lance, mesmo com a reclamação do Borja e Willian.

    No segundo jogo da final, o Borja foi segurado com AS DUAS MÃOS pelo Ralf na área. Ele fez corpo mole? Sim, todo jogador quando percebe que foi tocado ou segurado faz isso, e foi segurado com as duas mãos. O Ralf abandonou a bola e se preocupou em segurar o atacante com as duas mãos. Pênalti claro.
    No lance crucial do jogo, a perna do Ralf toca primeiro NO JOELHO do Dudu e depois na bola. Pênalti que o árbitro apitou corretamente. Graças a RGT que borrou a imagem e somente mostrou os pés dos dois jogadores e a bola, o careca da FPF viu as imagens da RGT e avisou o 4º árbitro, que por sua vez foi avisar o juiz a opinião do PCO. Interferência externa e ainda por cima incorreta.
    Ainda há um terceiro lance absurdo em que o Keno faz o cruzamento e o zagueiro Henrique abre os braços, a bola pega no seu abdômen e depois no braço aberto. O terceiro pênalti.

    Um gol impedido incorretamente. 1 pênalti assinalado que devido a interferência externa foi anulado. E 2 pênaltis que são passíveis de melhor análise, mas em um jogo qualquer seriam marcados.
    Dessa maneira não há como competir. Entregue todos os títulos para o time da RGT.

    • Philipe Frois 11/04/2018 | Responder

      João, o pênalti da polêmica eu nem discuto mais com ninguém. O que me deixou mais indignado foi justamente o impedimento mal marcado no primeiro jogo que a Rgt nem replay mostrou e o pênalti no Borja que foi claríssimo, ele foi seguro com os dois braços do Ralf é pq o mau caráter do PC Oliveira disse q não foi , todo mundo nem sequer comenta esse lance, como se a opinião dele fosse a mais pura verdade e ponto final . O Palmeiras foi garfado de forma vergonhoso nesse final de campeonato e o problema está nos bastidores. Enquanto não se resolver a sujeira q há nos bastidores do futebol brasileiro nada vai mudar!

  8. adilson sartori 10/04/2018 | Responder

    se olharem bem, vao achar o luis inacio hein….lamentável, o arbitro de video so serve para o time do apito amigo

  9. Reynaldo Zanon 10/04/2018 | Responder

    Novas imagens (do circuito interno do Alianz Parque) mostram e provam claramente que houve interferência externa! E o presidente do STJ, em uma entrevista, disse – se pensar no que dizia – que houve “árbitro de vídeo – no jogo. Não tem mais o que esperar. O Palmeiras tem de exigir a anulação do jogo e que a FPF declare que não houve campeão paulista em 2018! Chegou a hora de pôr a limpo o Brasil também no futebol e de desmoralizar, finalmente, o clube da roubalheira SCCP.

  10. Thom 10/04/2018 | Responder

    O time do Barcelona é fraco. Se fosse bom tinha passado de fase.

    É cada uma que a gente lê aqui que até desanima. E a gente pensa que só torcedor de outro time é acéfalo.

  11. Thom 10/04/2018 | Responder

    Renato, quando você tiver argumentos, seja eles quais forem, continuamos. Só repetir textinho de Facebook não funciona nesse blog. Aqui a grande maioria sabe mais de futebol do que vê no Fifa18. Abraços

    • Renato 10/04/2018 | Responder

      Thom – o cara que é o dono da verdade e da razão aqui no 3VV.
      Só não mando você para a PQP , porque sou educado.
      A partir de hoje você é uma pessoa que não merece o meu respeito.

        • Renato 10/04/2018 | Responder

          Thom-to, a sua vaidade e o seu ego impede de respeitar as opiniões dos demais que aparecem por aqui.
          Seria excelente o administrador do 3VV tomar esse cuidado e começar a filtrar quem participa.
          Thom-to você não é o senhor da razão e nem o dono da verdade.
          O meu respeito você jamais o terá.
          Seu Thom-to do car.alh.o

          • Thom 11/04/2018 | Responder

            Vou voltar nos seus comentários que vc chama quem acha o time bom de iludidos e que não entende de futebol…

            Respeito à opinião, mas só a sua né?

  12. Paraíba 10/04/2018 | Responder

    Interferência externa teve no flamengo x fluC no Br 16 , anularam o gol do fluC depois que o comentarista da RGT Premiere, o jogo parou 10 minutos. Favorceu o filhinho mais velho da RGT.

    curintia x Palmeiras na primeira fase do Paulistão, Jailsão racha uma bola com Rene Junior e depois de 1 minuto o Rafael Claus marca pênalti, Claus aponta pro quarto árbitro.

    Palmeiras x curintia o volante ralf toca no joelho do Dudu dentro da área e depois a bola pênalty marcado e depois 8 minutos o quinto árbitro manda anular.

    Tudo isso com interferência externa, ou melhor da RGT que manda é desmanda no futebol brasileiro.

    Detalhe : Rafael Claus ou qualquer árbitro erra contra ou prejudicar o curintia nunca mais apita clássicos.

    Olha que teve gol do William mal anulado, pênalty no Borja e mão na bola do zagueiro Henrique.

    Se é na várzea esses absurdos ninguém levanta troféu

    A RGT manda no futebol brasileiro, escrevo direto aqui neste espaço.

  13. Renato 10/04/2018 | Responder

    O Palmeiras é hoje um time sem personalidade nenhuma , perde para o Corinthians 4 jogos seguidos , parece que está se conformando com as derrotas para eles , sem contar a falta de vontade , de garra , de determinação em querer ser vencedor e campeão.
    Jogando dentro de casa , com apoio maciço da torcida , expectativa e tudo mais , jamais , jamais deveria ter perdido da maneira que perdeu , focar nas polemicas da arbitragem é desviar o foco , o Palmeiras não exigiu nenhuma defesa do goleiro deles.
    E tem torcedor que ainda acredita que somos o melhor time do pais.

  14. Thom 10/04/2018 | Responder

    E o City perdendo em casa. Manda todo mundo embora, pq time tem que se impor em casa. Time ruim.

    Ainda bem que vcs não dirigem time nenhum no mundo, viu? Ainda bem. Continuem nos seus empregos.

    • Renato 10/04/2018 | Responder

      Ai Thom , time quando tem vontade de ganhar , faz o que o time da Roma fez , não tem adversário que resiste. Pode ser Barcelona ou Real Madrid.
      Coloca uma coisa na sua cabeça , o Palmeiras é um time fraco , se fosse bom teria sido campeão no domingo.

      • Thom 10/04/2018 | Responder

        E porque vc não aplica essa vontade ao time do SCCP????? Pq não diz que essa vontade do Roma, o SCCP teve e ganhoiu?

        Barça é ruim? Frouxo? Despreparado? Vc mandaria o time todo embora?

        Argumento 0, cara. Desculpe, mas melhore. Senão nem discutir é possível.

  15. Thom 10/04/2018 | Responder

    E o Barça tomando sufoco do Roma!

    Manda todos os jogadores embora. Não são um bom time.

    • Matheus 10/04/2018 | Responder

      Demite o técnico, começa do 0, terra arrasada. Vende o Messi.

      • Thom 10/04/2018 | Responder

        Não tem como vender o Messi. É pipoqueiro e não chamou a responsabilidade. Ninguém vai querer.

        • Vinicius 14/04/2018 | Responder

          Messi?? E os titulos que ele ajudou o barça a ganhar ? Ele também já não é mais, um garoto.

  16. Thom 10/04/2018 | Responder

    Sim, claro. City, Barça, Real, Bayer… nunca perdem em casa.

    Aprendam um pouco sobre futebol. City esta empatando em casa e se desclassificando. Teve gol mal anulado que, se validado, seria outro jogo.

    Mas nosso time é ruim, pq perdeu a final de um Paulista.

    Voces são uma piada.

    • Renato 10/04/2018 | Responder

      Quando o Allianz Parque ficou pronto para uso , dentro da minha imaginação , eu pensei , bom , aqui será um caldeirão , será difícil perdermos aqui.
      Me enganei profundamente , o Palmeiras já perdeu muitos jogos no Allianz Parque , para times ridículos , como Goias , Chapecoense.
      Sem contar contra os gambás e essa do domingo.
      Comece a analisar as coisas com a razão.
      O Palmeiras não é um time bom.

  17. Renato 10/04/2018 | Responder

    Que esse dia fique marcado na memória – Título deste post.

    • Renato 10/04/2018 | Responder

      Um time de futebol quando é bom de verdade e está na dis.pu.ta de um título dentro da sua casa , não dá sopa para o azar , não dá moleza , ele impõe a sua autoridade, bate no peito e diz , “na minha casa mando eu” , não vem com graça.
      O que foi visto no domingo e que é para ficar marcado na memória é que o Palmeiras é um time composto por jogadores medrosos e sem fibra , sem alma e espirito de time vencedor e campeão.
      Essa é a mensagem , e nós palmeirenses ainda acreditamos que é o melhor elenco do Brasil , nunca foi , só tem jogadores sem compromisso , sem vontade de p.o.rr.a nenhuma.

  18. Philipe Frois 10/04/2018 | Responder

    Burrice é não enxergar que a qualidade tecnica hj está abaixo da crítica aqui no Brasil. Fala pra mim amigão, faz qtos anos que não sai um gol de falta de um jogador do Palmeiras? Qdo foi que o Dudu fez uma jogada de linha de fundo onde deixou pelo menos um zagueiro pra trás e saiu o gol nesse campeonato Paulista que é fraquíssimo? O Sr. Lucas Lima veio pra ser o camisa 10 do time e só fez 1 misero golzinho o campeonato todo, não jogou nada contra red Bulls , Linenses e bragantinos da vida que não dis.p.uta.m nem a série C do campeonato brasileiro. Mais burrice ainda é não conseguir entender que uma coisa não exclui a outra, ou seja, o fato de criticar os jogadores não significa que não fomos roubados no domingo. Está bem claro que todo mundo aqui tem a convicção da vergonha q aconteceu, porém não se pode fechar os olhos pras nossas próprias incompetências. Se tivéssemos jogadores mais decisivos não teríamos tomado gol com 1 minuto de jogo e teríamos feito pelo menos 1 durante mais de 90 minutos. Além de burrice, não conseguir entender isso é doença de torcedor fanático e isso na minha opinião , atrapalha até em outras áreas da vida.

    • Thom 10/04/2018 | Responder

      Voce mede a qualidade dos meias pelos gols? Voce mede qualidade do time por gol de falta? Que argumentinho ridículo. Que mais? Vai falar que somos ruins pq não fazemos gol olimpico?

      Chegamos numa final, perdemos, jogamos os dois jogos melhor que o adversario, mas ter um bom time não significa vencer sempre. Ter um time bom significa DISPUTAR títulos sempre. E é o que temos feito desde 2015.

      E realmente, não tem nada a ver com roubo a derrota, mas temos um TIME RUIM? Pq não fazemos gols de falta? Voce assiste futebol ou só joga FIFA e acha que alguém é bom ou ruim pelos numeros do jogo? Pelo amor de Deus, não sei se rio ou se choro.

      Sò o Palmeiras pode fazer gol. Se tomar, não é pq do outro lado tem outros 11 jogadores querendo fazer gol, é porque o time é ruim. HAHA

      Aprende uma coisa. Ter um bom time não garante nada, só aumenta as chances de ganhar algo. Palmeiras jogou um excelente campeonato paulista mas perdeu. Isso é do futebol. Não passamos vergonha, não tomamos sufoco e jogamos contra um time que tinha como principal objetivo levar um jogo para os penaltis. E só conseguiram porque fomos roubados.

      Dane-se que tivemos a melhor campanha, se não fomos campeão, o time é ruim. Belo argumento, cara.

      Essa moda de criticar pra parecer que entende mais que os outros é patética.

      Se voce acha que ter a melhor campanha e OITO jogadores na seleção do campeonato é um time ruim, ou é burrice, ou voce entende tando de futebol quanto eu entendo de engenharia de foguetes.

      Mas manda embora o Dudu, manda embora o Lucas Lima e vai voce lá sugerir pro Mattos quem contratar. Porque voce é inteligentão e não teria trago nenhum desses.

      Vai pesquisar, estudar ou pelo menos assistir futebol. Por Favor. Ai conversamos.

  19. lito 10/04/2018 | Responder

    Completando: Foi ofendido pelo tal de sheik e não deu resposta. Não deixa esse cara querer crescer em cima do Sr.

  20. Thom 10/04/2018 | Responder

    Só olhar a seleção do campeonato e a campanha do Palmeiras.

    Chamar o time de ruim, além de demonstrar uma burrice extrema, é brigar com a verdade pra ser diferentao crítico. Pelo amor

    • Philipe Frois 10/04/2018 | Responder

      Burrice é não enxergar que a qualidade tecnica hj está abaixo da crítica aqui no Brasil. Fala pra mim amigão, faz qtos anos que não sai um gol de falta de um jogador do Palmeiras? Qdo foi que o Dudu fez uma jogada de linha de fundo onde deixou pelo menos um zagueiro pra trás e saiu o gol nesse campeonato Paulista que é fraquíssimo? O Sr. Lucas Lima veio pra ser o camisa 10 do time e só fez 1 misero golzinho o campeonato todo, não jogou nada contra red Bulls , Linenses e bragantinos da vida que não disputam nem a série C do campeonato brasileiro. Mais burrice ainda é não conseguir entender que uma coisa não exclui a outra, ou seja, o fato de criticar os jogadores não significa que não fomos roubados no domingo. Está bem claro que todo mundo aqui tem a convicção da vergonha q aconteceu, porém não se pode fechar os olhos pras nossas próprias incompetências. Se tivéssemos jogadores mais decisivos não teríamos tomado gol com 1 minuto de jogo e teríamos feito pelo menos 1 durante mais de 90 minutos. Além de burrice, não conseguir entender isso é doença de torcedor fanático e isso na minha opinião , atrapalha até em outras áreas da vida.

  21. Thom 10/04/2018 | Responder

    Olha, desculpa, mas vcs reclamam de tudo mesmo. Vão a merd4. Mais irritante que ser roubados é ver torcedor fresco reclamando de pênalti perdido, mas não sabe chutar uma bola em linha reta com 40 mil pessoas em volta depois de ser assaltado.

    O desgosto de acompanhar futebol só vem aumentando desde domingo

  22. Wagner 10/04/2018 | Responder

    E o caso Scarpa? Quando teremos uma definição?

    • Ryan 10/04/2018 | Responder

      Audiência marcada para o meio de abril, 15 ou 16, não lembro direito…

      • Wagner 10/04/2018 | Responder

        Valeu, Ryan.
        Espero que o Palmeiras acerte com o jogador o mais rápido possível.

Leave Your Reply