Que esse dia fique marcado na memória

 

Por Vicente Criscio

Amigos palestrinos bom dia.

Esse espaço tem 11 anos. Nesse período tivemos alegrias e tristezas. Algumas das tristezas foram na bola, e outras com erros de arbitragem. Talvez a mais dolorosa até a data de ontem tenha sido aquela fatídica partida contra o Fluminense em 2009 e o gol de Obina anulado por Simon.

Até ontem.

O que aconteceu no Allianz Parque aos 28 minutos do 2o tempo deste domingo foi algo para envergonhar o futebol brasileiro. Não apenas por toda a irregularidade. O árbitro Marcelo Aparecido viu um pênalti, apitou o pênalti, o jogador palmeirense se colocou na marca para bater o pênalti, e então alguém da Federação (o tal Sr. Dionisio, de acordo com a ESPN), informa ao 4a árbitro que não deve ser marcado o pênalti. E então começa a palhaçada.

Mas a vergonha que me refiro deve-se menos ao fato em si. A vergonha maior está na reação de quem gira em torno do futebol. Ninguém – exceto pelos dirigentes e torcida palmeirense – ficou indignado.

Vou copiar as palavras de um grande amigo palmeirense que prefiro não citar o nome.

“O establishment manifestou-se favorável a essa flagrante irregularidade. Aliás como sempre tem feito, quando o assunto é Corinthians. Se o gol foi de mão, ninguém viu, é um erro do futebol. Mas se o erro é contra o Corinthians (se é que o pênalti foi realmente mal marcado), muda-se a regra. O auxílio externo passa a valer. A Federação na sequência deu apoio ao juiz. A Globo – representante máxima da mídia nacional – tratou o tema até com euforia. Olhando de longe, o que parece é que esse tal estabilishment decidiu tempos atrás que teríamos dois grandes clubes no futebol brasileiro – Flamengo e Corinthians – e os demais seriam coadjuvantes. E os poderes constituídos apoiam isso. A mídia de maneira geral aceita isso. E a imprensa se cala quando acontece um absurdo desses como se viu ontem no Allianz.”

Alguns poucos veículos e seus comentaristas mostraram um quase indignação. Destaque na ESPN para o ex-árbitro Sálvio Spínola, que mostrou o momento que o diretor de arbitragem da Federação orienta o 4o árbitro. Até o ex-árbitro Carlos Eugênio Simon publicou um outro post dizendo que o lance foi irregular.

Atribuir a derrota deste domingo e a perda do título Paulista ao que aconteceu nesse lance talvez seja um exagero. O time poderia ter jogado mais bola, poderia ter tido mais competência para furar a retranca do adversário, que encontrou um gol aos dois minutos e não fez mais nada o jogo inteiro. Mas – repetindo as palavras de um comentarista do 3VV no post do pós jogo – depois dessa vergonha feita pelo árbitro e por dirigentes da Federação, não dava pra exigir mais nada dos jogadores.

Portanto ignorar a gravidade do que aconteceu no domingo à tarde no Allianz é aceitar a completa manipulação de um esporte que movimenta bilhões! É chamar de idiota o torcedor que paga ingresso, paga pay per view, compra camiseta.

O Brasil está doente. Corrupção, desfaçatez, falta de vergonha na cara, mentiras, acordos espúrios, é isso que o brasileiro está vendo. O futebol é um microcosmo dentro desse ambiente perverso. É natural que se contamine. Mas tudo tem um limite. E o que fazer quando se chega no limite?

O Palmeiras deveria informar que não joga mais o Campeonato Paulista com seu time principal. Use o sub-20. Deveria cortar relações com a Federação. Talvez entrar na justiça comum contra árbitro, auxiliar e a própria Federação pelos danos causados na tarde deste domingo. Vai dar em nada? Pode ser. Mas alguma reação tem que haver. De forma institucional, mas dura. Muito dura!

E pensar numa estratégia de longo prazo para não aceitar essa imposição de sermos  coadjuvantes.

O dia 8 de abril de 2018 deveria ser tratado pelo palmeirense como o dia que se abriu uma guerra aberta contra o tal establishment.

 

113 Comments Added

Join Discussion
  1. Jango 10/04/2018 | Responder

    Algo que eu percebi nos pênaltis foi como os jogadores do Corinthians bateram bem. Bateram alto, buscando o ângulo. Possivelmente o instrutor percebeu que o Jailson fica, infantilmente, “agaixado” esperando a cobrança para fazer pose e intimidar o cobrador.
    O Palmeiras bateu de modo convencional aleatório, alguns no meio e outros no canto. O Dudu, mesmo batendo bem no canto, já é manjado e por isso o Cássio pegou.

    Quem conseguir contato com alguém da comissão técnica, peça para conseguirem um instrutor e treinador melhor de pênaltis. Porque num mata-mata de Libertadores isso vai ser fundamental.
    E a propósito, o Corinthians não havia cobrado nada bem os pênaltis contra o SP, mas devem ter treinado bastante já esperando esse desfecho.

    • Philipe Frois 10/04/2018 | Responder

      A cabacice no Palmeiras vai do faxineiro ao presidente. Até agora não me conformo com os pênaltis batidos por Dudu e Lucas Lima. Muito manjado, o mundo inteiro sabe q eles só batem dessa forma, só eles que pensam que os outros não sabem. Qdo saiu o pênalti no tempo normal eu já disse pra minha esposa que se fosse o Dudu mesmo a bater , o Cássio iria pegar, aí o juizao resolveu anular nas nas cobranças de pênaltis foi batata…. é muuuuita cabacice!

  2. Ramiro Lopes. 10/04/2018 | Responder

    Se realmente tem provas de interferência externa não vai fazer nada? Não seria interessante fazer uma coletiva com toda imprensa e mostrar os videos apresentados pela Jovem Pan? Desmoralizar a FPF!

  3. Ramiro Lopes. 10/04/2018 | Responder

    Se realmente tem provas de interferência externa não vai fazer nada? Não seria interessante fazer uma coletiva com toda imprensa e mostrar os videos apresentados pela Jovem Pan? Desmoralizar a FPF!

  4. Ramiro Lopes. 10/04/2018 | Responder

    Se realmente tem provas de interferência externa não vai fazer nada? Não seria interessante fazer uma coletiva com toda imprensa e mostrar os videos apresentados pela Jovem Pan? Desmoralizar a FPF!

  5. lito 10/04/2018 | Responder

    Concordo com o Renato. Amanhã é dia para o R Machado mostrar o porque de ter vindo. Ou será outro estagiário?? Porque essa diretoria não acerta de vez com o Scarpa, manda uns encostos que estão no Palmeiras e põeuma grana a mais. Outra coisa, com esses dois zagueiros não dá. Porque trouxeram esse Emerson? O cara não joga porque? Traz o Miranda, e seis que vão me criticar, contrata o Balbuena dos gambás . É bom jogador. E o nosso glorioso presidente, não vai responder ao tal de “cheique” (assim mesmo que merece que seja escrito)??? Até o tal de Rodriguinho tá falando besteira. Saudades do Paulo Nobre. Volta logo. Por fim, precisamos de mais um atacante, quem sabe o Jonas, o cara mete gol. Quanto ao Lucas Lima, nosso técnico estagiário deve repensar a forma dele jogar. Ele é jogador de criação e não de marcação. Acorda Roger. Senão tchau.

  6. Renato 10/04/2018 | Responder

    Estamos todos chateados e tristes com a derrota , mas eu não vejo ninguém reconhecer que o Palmeiras não jogou nada , não entrou com o espirito de campeão , não entrou em campo realmente querendo ser o vencedor. Não temos jogadores que decidam.
    Chega de reclamar. Joguem futebol , justifiquem os altos salários.

    • Lucas 10/04/2018 | Responder

      Todo mundo sabe disso… mas ganhamos na casa deles por 1 a 0 honestamente. Eles ganharam da gente por 1 a 0 na nossa, roubado. Todo mundo sabe que vários jogadores não estão rendendo o esperado (Borja, Lucas Lima, Dudu, zaga, Moisés). Mas esse não foi o fato principal desse jogo, até porque clássico é clássico. Pode ser decidido em 1 lance, como foi. Se um corintiano estiver comemorando esse título, que na minha opinião foi roubado, eu não vou repreendê-lo, assim como não vou repreender um palmeirense que estiver reclamando sobre aquele absurdo de arbitragem no domingo. Uma coisa é o time não estar pronto ainda, concordo. Outra coisa é a SAFADEZA que aconteceu nesse jogo descaradamente.

    • Philipe Frois 10/04/2018 | Responder

      Vc não deve ter lido meus comentários então Renato, até pq são muitos comentários aqui né..mas em todos eu disse que o que aconteceu foi uma vergonha, porém não se pode esquecer nossa incompetência. Jogamos 90 minutos em cima dos caras , eles não passavam do meio campo e mesmo assim não fomos capazes de fazer uma jogada sequer Clara de gol, o Cássio não fez uma defesa difícil. Disse tbm que nossos jogadores são caros e supervalorizados e que não tem capacidade pra decidir, casos de Dudu e Lucas Lima principalmente. O Dudu é raçudo, tenta, chama o jogo e tal mas não passa uma no mano a mano com o lateral adversário. O Lucas Lima então, é um mentiroso pipoqueiro, é o tipo de jogador q todo mundo espera muito e que vive se escondendo na hora que precisa. Jogadores como Willian e Borja eu nem perco tempo de criticar pq são mais limitados ainda tecnicamente. Resumindo: nosso elenco é uma grande mentira e nosso time é ruim. Não podemos esquecer que fomos fardados pela imprensa suja que favorece os Gambás sempre, mas que nosso time é ruim isso tbm é verdade.

      • Lucas 10/04/2018 | Responder

        Não dá para escondermos o time ruim com a vergonha da arbitragem. Assim como não dá pra escondermos a vergonha da arbitragem com o time ruim. Simples.

      • Renato 10/04/2018 | Responder

        Acho que pensamos de forma igual e enxergamos a mesma coisa Philipe.
        A verdade é que nós torcedores palmeirenses , estamos sendo enganados desde o ano passado com essa história de melhor elenco do Brasil.
        O time do Palmeiras é fraco , elenco mal montado com jogadores nota 6,0 no máximo.
        Time bom de verdade é o Cruzeiro e o Grêmio.
        Abraço.

  7. Vou levantar um tema para reflexão. Sobre a questão do que é certo ou errado, sobre querer levar vantagem em tudo, sobre o jeitinho brasileiro. O que vocês me dizem de um cidadão, trabalhador, pagador de impostos, revoltado contra corrupção. O tão falado “cidadão de bem” dos dias atuais. Pois bem. Conheço vários desses. Corinthianos, Palmeirenses, torcedores de todos os times. Todos com opiniões diferentes sobre diversos assuntos. OK. Depois do jogo, eu não vi nenhum corinthiano questionando tudo o que aconteceu no jogo. Nenhum. Para esse cara tá tudo certo, ele acha que não foi pênalti, então, na visão dele, o juiz está certo em ter voltado atrás na marcação do pênalti, mesmo que tendo influência externa. Direito dele ter sua opinião. Agora, imagine que a pouco tempo atrás, você estivesse na Avenida Paulista, com uma camisa da seleção, pedindo impeachment da presidente Dilma, por exemplo, lado a lado com um esse mesmo sujeito corinthiano que eu descrevi. Você tem a opinião igual a dele sobre um assunto, o impeachment, diferente sobre outro assunto, o jogo de domingo. Como fica? Quem é superior “moralmente”? Quem é o “cidadão de bem”? Eu levanto essa questão não é para criar polêmica. É porque no domingo, todos os corinthianos que eu conheço me disseram a mesma coisa. “O choro é livre”. De novo, todos os corinthianos que eu conheço. Todos. Quem é do lado A, quem é do lado B, na questão política. Não teve um para reconhecer que o que aconteceu no jogo foi errado. Mas entre todos esses corinthianos, tinham pessoas que foram contra o impeachment, outras que foram a favor. Perceberam? Eu estou revoltado com o que aconteceu domingo. Estou do lado de todos vocês aqui nessa questão, sou palmeirense desde que nasci, junto com toda minha família. Do outro lado, nesta questão, estão os corinthianos. Nós estamos certos? Eles estão certos? São dois grupos de pessoas, com interesses antagônicos, e no final, chora menos quem pode mais. De novo, não estou querendo criar polêmica, dividir, levantei a questão para reflexão mesmo. Certo e errado, muitas vezes depende do interesse de cada um.

    • Reynaldo Zanon 10/04/2018 | Responder

      Corintianos são acostumados a ganhar no apito amigo, então, para eles, sempre está tudo certo. O SCCP realmente é a cara do Brasil. O Brasil da malandragem, do levar vantagem em tudo, mesmo que ilicitamente. Não espere mudança de comportamento deles.

    • adilson sartori 10/04/2018 | Responder

      O Certo e o errado nesse pais, vai do interesse pessoal. Depois reclamamos quando o politico, seja ele do lado A ou lado B, leva vantagem…
      eu particularmente nao ficaria feliz em saber que meu time de forma irregular foi campeão, mas acredito que muitos nao estao nem ai… o importante e o resultado, daqui 20 anos ninguem lembra mesmo…

      • Acho que eu não consegui ser claro. Então vou um pouco além. Suponha que eu seja contra o impeachment. Aí você e o corinthiano do exemplo que eu dei no texto irão contestar a minha integridade moral. Só que vocês discordam, do ponto de vista moral, dos acontecimentos do jogo de domingo. Aí o que acontece? O discurso de moral vai pro c…. com todo respeito. Vamos tratar a questão como deve ser tratada, defender nossos interesses no caso da roubalheira de domingo. Deixa o discurso de moralidade de lado.

  8. Thiago Souza 09/04/2018 | Responder

    Olha, mais de 24hs se passaram desde o ocorrido, já deu tempo de lamber as feridas e colocar a cabeça no lugar. A derrota doeu especialmente da forma como foi, mas quarta feira tem jogo em casa contra o Boca e fim de semana começa o Brasileirão.

    Apesar de tudo, a temporada ainda está em aberto e tirando dois jogos de libertadores ela começa de verdade agora. Com esse elenco temos todas as condições de brigar pelo título nas duas competições, especialmente no Brasileiro. O time ainda está irregular, mas parece estar num prumo razoavelmente certo.

    Então vamos começar a virar essa página. Clube, jogadores, torcida precisam erguer a cabeça de novo!

  9. Poxa moderação do 3vv, um comentário que acabei de fazer sem nenhum palavrão ou ataques pessoais acabou de ser bloqueado.

    Não sei porque, em alguns momentos, essas coisas acontecem por aqui???

  10. Quando eu penso seriamente em reconhecer méritos no Galiotte, eis que a nota oficial do clube trata apenas de ”amenidades” e nem demonstra disposição verdadeira para peitar a organização de fachada FPF.

    Digo organização de fachada porque qualquer um que acompanha com maior atenção o futebol sabe que essas pequemas máfias como CBF, FPF, FERJ e outras, já não mandam em mais nada no futebol brasileiro.

    Quem manda realmente, determinando os horários das partidas, datas de jogos, pagando milhões para ter o monopólio das transmissões do futebol com a complacência do CADE e a divisão de cotas para favorecer o seus clubes prediletos chama-se REDE GLOBO DE TELEVISÃO.

    Em nenhum momento, vi o presidente ou algum conselheiro do clube tratar do verdadeiro problema do futebol brasileiro atualmente e que eu considero um câncer extremamente nocivos para clubes não alinhados aos seus interesses como Palmeiras, Santos, Vasco, Botafogo, Inter, Atlético- Pr e outros de menor porte.

    Enquanto não tratarem desse problema com a coragem que é necessária, qualquer outras medidas podem ser consideradas paliativas sem nenhuma chance de solução.

  11. Reynaldo Zanon 09/04/2018 | Responder

    Carta aberta aos torcedores palmeirenses, que o Palmeiras acabou de publicar.

    09/04/2018 – 21h40
    A Sociedade Esportiva Palmeiras entende que a instituição e seus torcedores sofreram um duro e irremediável prejuízo por uma atuação desastrosa, incompetente e irregular da comissão de arbitragem que trabalhou na partida deste domingo entre Palmeiras e Corinthians.

    Houve clara e evidente interferência externa na arbitragem, comprovada através de imagens indiscutíveis, e essa atribuição não consta na regra da competição. Assim sendo, visando a lisura e transparência durante as partidas de futebol, o Palmeiras entende ser inegociável que a Federação Paulista de Futebol adote as seguintes medidas:

    1. Implantação do árbitro de vídeo para todas as partidas do Campeonato Paulista a partir do ano de 2019;

    2. Criação de um sistema de gravação e divulgação, quando houver necessidade, de toda comunicação entre os integrantes da arbitragem durante os jogos;

    3. Reavaliação criteriosa de quem dirige o Departamento de Árbitros da FPF e avaliação mais rigorosa sobre aqueles que comandam as partidas.

    Enquanto não houver uma manifestação oficial por parte da Federação Paulista de Futebol, de que essas medidas transparentes que prezam pelo bem do esporte serão adotadas, o Palmeiras irá se manter rompido com a FPF.

    Dentro de campo, o Palmeiras considera a partida deste domingo como uma lamentável página virada. Há outras competições pela frente e iremos fazer todo o esforço que estiver ao nosso alcance para conseguirmos conquistá-las. O torcedor palmeirense é peça fundamental nesse processo e seu conhecido engajamento será ainda mais importante.

    Avanti Palestra!

    Atenciosamente,

    SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS
    Maurício Precivalle Galiotte
    Presidente

    Parabéns presidente Galiotte. É isso mesmo. O Palmeiras tem de se impor e quem prejudicar o clube não ficará impune. Parabéns!

    • Jango 10/04/2018 | Responder

      Alguém fale pro Galiotte pedir pra participar da Copa do Nordeste e abandonar o Paulistão. Eu, pelo menos, acho uma boa ideia. Seria bom testar na próxima temporada.

  12. Lucas 09/04/2018 | Responder

    Esse vídeo é muito esclarecedor sobre o lance mais polêmico: https://youtu.be/-T98MGnEyyM

    Pra quem não viu ou tá boiando, são só 5 minutinhos e que dá pra imaginar o tamanho da pilantragem.

  13. Felipão 09/04/2018 | Responder

    Enquanto há tempo, a prioridade seria desfazer-se do RM, quando vier a desclassificação da Libertadores não adiantará ficar chorando.

    • Thiago Souza 09/04/2018 | Responder

      Ano passado já foi jogado no lixo por causa desse pensamento. Chega de imediatismo, torcedor precisa amadurecer.

    • Matheus 10/04/2018 | Responder

      Isso, e joga tudo que foi feito no lixo pra gente começar do 0.

  14. PC Crusca 09/04/2018 | Responder

    Que esse episódio sirva pra alguma coisa, ao menos: unir os palmeirenses, entre si e ao redor do elenco. Já temos inimigos externos de forma suficiente. O momento é de união e luta. Abandonar, criticar jogadores e técnico, e fazer caça às bruxas é tudo o que o “mecanismo do futebol brasileiro” quer. E, pra não pasaar em branco: a rede globo é o câncer do brasil!

  15. Luix 09/04/2018 | Responder

    O 5º árbitro reserva Alberto Poletto Massera, é esse o PICARETA que conversou com o 4º árbitro e saiu de cena.
    5 minutos depois, após ele receber informações externa (falam que seu amigo íntimo ex árbitro e atual gambá da globo, P.C. Oliveira ligou para ele e disse não ter sido pênalti), ele volta apressado para dentro de campo e avisa o 4º árbitro sobre a informação externa que recebeu.
    Daí em diante foi essa vergonha que todos viram.

    http://nossopalestra.com.br/em-camera-aberta-e-na-integra-a-marcacao-e-anulacao-da-penalidade-do-palmeiras/

    http://cearasc.com/competicoes/arbitro/453

  16. Bruno Bandeira 09/04/2018 | Responder

    so discordo da parte que deveria entrar com time sub-20. Do restante é examente o que penso.

  17. Renato 09/04/2018 | Responder

    Final de campeonato.
    Matasse a jogada antes do cara tocar no Rodriguinho.
    Final tem que entrar esperto, com vontade, com alma de campeão, com espírito vencedor.
    Coisa que eu sinceramente não vi nos jogadores do Palmeiras.
    Estavam com medo.
    Assustados.

  18. Renato 09/04/2018 | Responder

    Jogadores do Palmeiras são medrosos e frouxos. Não adianta jogar na arbitragem.
    Tem que cobrar os jogadores.
    Onde estavam Edu Dracena e Fernando Prass com as suas experiências?
    Dudu?
    Lucas Lima?
    Jogadores campeões.
    Muito dinheiro
    Muita estrutura
    Muita mordomia e pouco futebol.
    Joguem futebol, básico.

  19. Lucas 09/04/2018 | Responder

    Palestra Itália, 09 de abril de 2018.

    Ilmo. Sr.
    Maurício Galiotte – M.D Presidente da Diretoria Executiva da Sociedade Esportiva Palmeiras.

    Os conselheiros abaixo assinados vêm pelo presente, com indignação e revolta, solicitar o que se segue, considerando o inominável absurdo visto ontem em relação a arbitragem:

    1. Que a Diretoria Executiva solicite a todos os conselheiros da Sociedade Esportiva Palmeiras que integram também o corpo de trabalho da Federação Paulista de Futebol que peçam demissão do cargo, até o final desta semana, ou que renunciem ao seu mandato no conselho do clube.

    2. Que a SEP dispute o Campeonato Paulista de 2019 com uma equipe formada apenas por jovens atletas da nossa base.

    3. Que o clube, através dos seus próprios recursos, filme as partidas na íntegra, com diversas câmeras e de vários ângulos, especialmente a equipe de arbitragem presente em nossos jogos, para que possa, assim, evitar que ocorra novamente interferência externa em nossos jogos, fato que, aliás, tem se tornado corriqueiro em prejuízo ao nosso clube.

    4. Proíba que qualquer membro da arbitragem presente ontem na decisão do campeonato volte a trabalhar em qualquer jogo do Palmeiras, por qualquer campeonato, em qualquer tempo e que tal restrição se aplique também ao chefe de arbitragem Dionísio Roberto Domingues.

    Minha opinião, é que coloquemos só atletas da base nas próximas competições. O resto é muito pessoal e utópico. Só de colocar atleta de base já mostra o nível de descontentamento e devolve o desrespeito com o nosso clube.
    No entanto, acho louvável a atitude dos conselheiros que resolveram tomar uma atitude que não seja dar xilique em rede nacional.

  20. XXXD.G.XXX 09/04/2018 | Responder

    Sinto, que a torcida e os sites da comunidade palestrina , estejam mais preocupados com uma falha do sistema do que com a atuação do time. O Palmeiras esta usando a falha do juiz, ate porque com o desempenho do times nos penaltis era bem capaz de não ter feito o gol.

    Técnicos, jogadores e dirigentes que movimentam milhoes em torno de si, é até normal usarem o erro de usar o video contra nós como desculpa para a derrota. Mas a torcida ? A torcida esta caindo no velho conto da imprensa que nos empurra goela baixo jogadores mediocres como grandes jogadores e técnicos intelectualizados e politicamente corretos como primordiais para nosso clube.

    Enquanto a torcida deixar esse cenario tomar conta do Palmeiras voltaremos aos vexames desde o cucabol. Pois só fomos campeões em 2016 por sabermos exatamente o tamanho das nossas limitações.

    Nesse momento a torcida tem que procurar, junto com o Palmeiras, saber porque esse time não joga bolsa. Se para a imprensa é preciso um ano para saber se o trabalho de um técnico é bom ou não. Para o Palmeiras é preciso uma carreira para saber se esse técnico merece nos representar.

    O paulista, os lance vai morrer nos rodepés do livros de historia, assim como tantos outros que nos favoreceram. O que ficara é que o time campeão desse ano era limitado e ganhou de um time financeiramente muito mais superior. Se a torcida deixar esse assunto blindar jogadores e comissão técnica, a libertadores nos trará futuramente mais um vexame ou decepção. O que vier primeiro. Pois, algo esta errado no time que não jogou nada contra o santos, e nada contra o corinthians.

    Querem, como diz a giria da arquibancada, passar o pano para esse time mediocre, façam com consciência. Pois ainda sou do tempo que prefiro perder roubado jogando bola do que ganhar com ajuda do juiz. E se fossemos campeões por esse penalti, seria com ajuda do juiz.

    Muito pouco para esse time que lidera tudo fora das quatro linhas e só da vexame dentro dela ha mais de um ano.

    • Matheus 09/04/2018 | Responder

      Concordo quanto à falta de futebol do time, mas aí eu te pergunto, qual técnico vai dar jeito nisso? Quais jogadores disponíveis no mercado fariam diferença para o Palmeiras? Acho nosso elenco muito bom, tá faltando é jogar bola mesmo.

    • Danilo Peressim 09/04/2018 | Responder

      Conte-me mais sobre o lance do Ralf no Borja, da mão do Henrique … Amigo, uma coisa não pode justificar outra. Não jogamos nada, fato, mas o Corinthians jogou ? Obrigado.

    • Lucas 09/04/2018 | Responder

      todo mundo tá reclamando dos jogadores, mas não são todos que são ruins. Afinal, ganhamos deles na casa deles e perdemos em casa pelo mesmo resultado, ROUBADO.
      Clássico é clássico.
      Ainda, eles tem um dos melhores treinadores, além de serem o clube que mais sabe montar um time com um estilo padronizado de jogo.
      Nossa diretoria não sabe montar time, e faz tempo. Mas o jogo de ontem foi outra coisa.

    • Depois da lambança do arbitro os nervos se foram dali pra frente foi só vontade e antes o Palmeiras buscou fez gol com o William, que duvido seria marcado impedimento se fosse pro outro time, o braço do Ralf puxando o Borja e muito mais feito pra desestabilizar nossos jogadores, concordo que deveríamos ter usado a experiência do Guerra no lugar do Lucas Lima que não jogou nada que tiraria o Moises que também errou tudo , mas o técnico colocou em campo jogadores que em condições normais estavam rendendo.
      O RM pode ter feito algumas escolhas que no dia não funcionaram, mas o Antonio Carlos que Falhou, foi nosso melhor zagueiro o campeonato todo.
      Ficamos nervosos agora imagina jogando com a torcida fazendo a pressão e voc~e vendo o juiz minar suas chances, isso deixa maluco qualquer um, inclusive nossos jogadores

      • Paulo 10/04/2018 | Responder

        Comissão técnica falha novamente!! Era a hora certa para mexer com os nervos do time POSITIVAMENTE, caso o Roger aproveitasse a confusão, chamasse todos à beira do campo e disse algo do tipo: “Vejam! Ninguém quer o Palmeiras campeão! COMAM A GRAMA E MOSTREM A ELES!!! O SCCP AGORA É O PEÑAROL!!!”, enfiasse mais um atacante e Guerra junto… perdeu a oportunidade de mexer com o brio dos jogadores, preferiram o coitadismo e o vitimismo… têm que mudar isso primeiramente a partir de agora…

  21. adilson sartori 09/04/2018 | Responder

    boa tarde amigos, alguém tem o link onde mostra a interferência externa?

    se existe realmente esse link, temos que divulga-lo pelas redes sociais

    • Reynaldo Zanon 09/04/2018 | Responder

      A Jovem Pan on line divulgou o video hoje no Programa Esporte em Discussão

  22. Signorini 09/04/2018 | Responder

    perfeito Froes ! Conheço uma família Froes de Pinhal..conhece ?

  23. João Neto 09/04/2018 | Responder

    Bom dia a todos! Se é que se pode desejar isso… Enfim, acompanho este espaço acho que desde o inicio, faz tempo que não comento nada, tamanha desilusão com o país e também futebol, diversos conhecidos puxaram o carro daqui, principalmente para Portugal entre o meu círculo de amizades… Enfim, simplesmente não consigo dizer nada…

  24. PC Crusca 09/04/2018 | Responder

    Está bem claro quais são os rumos planejados para o futebol brasileiro, da parte de quem MANDA. A rede globo (câncer do brasil) não quer o Palmeiras campeão. Já tinha feito tudo o que podia para evitar 2015 e 2016. Para vencermos, temos que montar uma estrutura absurdamente superior aos demais, desde as categorias de base até a academia de futebol. Temos que fazer com que os jogadores contratados passem a jogar melhor aqui do que quando foram contratados. Quanto mais fortes formos, mais ficarão escancarados os roubos, como ficou ontem. E FOI PÊNALTI SIM, FOI MUITO PÊNALTI. Não entrem na conversa do Paulo César de Oliveira, malfeitor conhecido de longa data, inclusive com processo judicial contra o Palmeiras.

    • Philipe Frois 09/04/2018 | Responder

      PC Crusca, concordo com tudo q vc escreveu, essa é a minha opinião tbm, exceto que foi muito pênalti. Pra mim foi um lance discutível, tem juiz q marca e tem juiz q não marca e exatamente por isso tem de se respeitar a interpretação do árbitro principal. Vamos imaginar que ontem tivesse o VAR, esse lance não deveria ser analisado pelo VAR, justamente por ser um lance normal de jogo, uma dividida onde o árbitro pode interpretar como lance faltoso ou não. Ontem o árbitro marcou e foi um absurdo sem tamanho ter sido influenciado por árbitros auxiliares, não era lance pra isso! Óbvio q teve interferência de pessoas que viram o replay da globo e isso pra mim é o mais vergonhoso de tudo. Um lance normal de jogo que deveria ser resolvido dentro das 4 linhas, mas pq existe uma sujeira muito grande nos bastidores a favor do Corinthians, estrapolaram todos os limites. Estou enojado, o dia 08/04/18 foi o dia em que eu mais me senti um otário por acompanhar futebol e torcer pra um time!

      • Paulo 09/04/2018 | Responder

        É nesta tecla mesmo que deve-se bater: LANCE INTERPRETATIVO!! Pra mim, foi pênalti por considerar que sem derrubar o Dudu ele não acertaria a bola.
        A interpretação de quem estava melhor posicionado no lance é a que deveria valer, ou seja, a interpretação do árbitro e não dod 4o árbitro que claramente não teria como opinar melhor neste lance. O Galioti falou muita bobagem e acabou deixando a impressão de que ele defende um penalti não existente contribuindo para o “No final das contas era um erro e os meios então justificam o acerto”.

        Agora, convenhamos, levar um gol antes dos dois minutos de jogo como naquele lance é algo indesculpável para um finalista de competição. Isso foi MUITO PIOR que o lance do pênalti. E o time da marginal me pareceu muito melhor preparado para os penais, sendo visível o estudo que fizeram de cada jogador nosso – observem o apoio técnico que o Cassio teve em cada cobrança. Do nosso lado a única coisa que me pareceu evidente foi um Jailson indo para as cobranças totalmente abatido, aparentando ser um último soldado em vias de execução. Não é possível que seja o mesmo time e comissão dos dois jogos anteriores, é MUITO AMADORISMO.

    • João Neto 09/04/2018 | Responder

      Fora esse marcado e desmarcado, o toque de mão do Henrique hoje em dia é assinalado em qualquer lugar do mundo!!!

  25. Luix 09/04/2018 | Responder

    Eles tentarão impedir o Palmeiras de ser profissional, de ter dinheiro e ser independente do dinheiro da TV Globo e FPF ou CBF.
    É aquele ditado sendo posto em prática pelos demais clubes: “Se não posso ser igual a você, vou te prejudicar e te derrubar para ficar no meu nível (baixo)”.
    Se um conselheiro palmeirense denuncia o próprio Palmeiras, alegando que o patrocínio da Crefisa deveria pagar imposto, imagine uma rede Globo que manda no futebol brasileiro??
    E podem apostar e eu tenho a mais absoluta certeza, o 5º árbitro recebeu informações da tv. Se bobear, do gambá Paulo Cesar de oliveira, comentarista de arbitragem da Globo.

  26. Luix 09/04/2018 | Responder

    Ter assinado com o Esporte Interativo e recusado renovar o brasileirão fez a Tv Globo começar a perseguir o Palmeiras, utilizando os árbitros reservas para repassar informações de vídeo, conhecido no meio jurídico como “interferência externa.”
    Por isso lances de jogos do Palmeiras, principalmente aqueles contra o Corinthians, são parados após o árbitro reserva receber as informações da TV.
    A retaliação da Globo devido o Palmeiras não abaixar as calças para o dinheiro da Globo a obriga a informar os árbitros reservas dos lances depois de acontecidos. Não está sendo por acaso a arbitragem voltar diversos lances, dar ou cancelar pênaltis contra o Palmeiras.
    Fontes dentro da TV Globo dizem que no brasileirão/2018 a perseguição será pior ainda.

  27. Danilo Peressim 09/04/2018 | Responder

    É dfícil tecer qualquer comentário perante tamanha sujeira presenciada na tarde de ontem! Acho super pertinente os comentários pós jogo e as criticas com relação ao elenco e ao futebol apresentado durante a partida! Mas é inadmissível ver torcedores do Palmeiras aceitando e acatando a canalhice de ontem como não definitiva para a perda do título! Como é que você age com psicologico e personalidade pra cobrar um penalti depois de tudo que a arbitragem fez ? O Palmeiras poderia estar num péssimo dia mas nada justifica aquele assalto, perdemos o jogo ali, impossível resgatar a concentração e voltar pro jogo dada as circunstâncias, e olha que tínhamos mais 20 minutos! Minha posição seria retirar o time de campo e ponto. A imprensa e a FPF que repercutissem o que quisessem, mas nos roubar, em casa, jamais! Entrevistinha pós jogo não resolve nada, passou, acabou e daqui uns meses será esquecido pela grande maioria!

  28. mario luiz 09/04/2018 | Responder

    Depois do jogo de ontem o Palmeiras tem que romper com a FPF e usar o primeiro trimestre de 2019 para preparar melhor o time para liberdadores, CB e Brasileirão, e aproveitar a parceria com a Puma e fazer alguns amistosos internacionais enquanto a fpf ajeita mais um paulistinha para os marginais sem teto.

  29. Cassio 09/04/2018 | Responder

    “O dia 8 de abril de 2018 deveria ser tratado pelo palmeirense como o dia que se abriu uma guerra aberta contra o tal establishment.”

    Assino embaixo. Tem que ficar marcado como uma nova data histórica do Palmeiras. Uma nova arrancada heróica. Dessa vez arrancada para exigir respeito e mudar a situação que vem ao longo dos anos sem empurrada goela abaixo dos clubes que não fazem parte da dupla preferida da emissora que manda nesse país a décadas. Assinar com o Esporte Interativo, foi um primeiro passo. O que ocorreu ontem é só mais um motivo para o Palmeiras bater de frente sim, com a emissora que manda no futebol( não esqueçam do nome do sr. Marcelo Campos Pinto, figura que talvez tenha mandado mais no futebol do que a própria CBF nas últimas décadas). É hora do Palmeiras se agigantar como instituição. Está financeiramente preparado, tem um grande parceiro, tem um estádio espetacular, a torcida do Palmeiras é disparada a que mais consome nesse país(embora as mídias digam o contrário), portanto, nunca um clube de futebol esteve tão pronto para puxar a fila e mudar a situação podre que vem se estabelecendo no futebol brasileiro a décadas. Espero que o Galliotte não refugue, não volte atrás.

  30. Reynaldo Zanon 09/04/2018 | Responder

    Que o Palmeiras tome ciência e pegue as imagens da Jovem Pan comprovando a farsa e esfreguem na cara da FPF.

  31. Reynaldo Zanon 09/04/2018 | Responder

    A Rádio Jovem Pan mostrou imagens comprovando que o quinto árbitro interfere e houve sim interferência externa. Motivo para anulação do jogo!!! Clube de canalhas!!! As imagens mostram e provam claramente que houve interferência externa!

  32. Cassio 09/04/2018 | Responder

    Gente como as pessoas são cegas. Brigam com a imagem. Não é o pé do Ralf que derruba o Dudu, é o joelho que chega uma fração de segundo antes e bate na perna do Dudu e o derruba. As pessoas ficam olhando a bola, é uma burrice sem tamanho.

    • PC Crusca 09/04/2018 | Responder

      Não é cegueira. É manipulação. O cérebro coletivo do brasil (Rede Goebbels) mostrou a parte inferior, e ninguém questiona.

    • Jango 09/04/2018 | Responder

      É só ver o ângulo que a perna do Ralf está da bola e da perna do Dudu. Era impossível ele ter pego na bola sem ter pego na perna do Dudu antes. Ele desloca o joelho do Dudu, toca na bola e ambos caem. Falta clara que se tivesse no meio campo teria sido marcada.

      Esse lance foi muito mais pênalti do que aquele lance do Jaílson. Naquele lance, a bola bate no Jaílson, bate no jogador do Corinthians, vai em direção da linha de escanteio e o Jaílson acerta a barriga do atacante. E ainda expulsou o goleiro.

      É impressionante como invertem tudo pra esse time de marginais.

  33. lito 09/04/2018 | Responder

    Carlos Eugênio Simon quem é esse ser para falar algo? Basta o que fez conosco, tirando o título de nossas mãos. Tem razão Vicente, mas para que isso ocorra precisaríamos de um presidente de pulso, o que parece que no momento não temos. Porque já não trouxeram o Scarpa de volta? Porque não contrataram dois zagueiros. Perdemos o Mina e o V Hugo e trouxeram o tal de Emerson que nem jogou. Precisamos de mais um atacante. E principalmente um técnico de verdade. Sei que muitos não concordam, mas olha o M Menezes no Cruzeiro. O cara faz a diferença. O que vai ocorrer é que daqui a pouco isso passa e vai ficar por isso mesmo. No próximo ano beijam a mão do presidente dessa FPF ….. e a vida continua. Quem sabe com o P Nobre seria diferente?

  34. Reynaldo Zanon 09/04/2018 | Responder

    É exatamente isso. Há muito tempo venho dizendo que o Palmeirasé prejudicado e tem de tomar providências duríssimas contra todos os que nos prejudicam. Tem de exigir a punição severa dos árbitros de ontem (como já deveria ter feito com o Raphael Claus). Tem de afrontar a FPF. Assim como na política (para a surpresa geral, admitamos), a Lava Jato quebrou a coluna de sustentação da corrupção generalizada, no futebol o Palmeiras tem a missão de fazer o mesmo, impondo-se como gigante que é para quebrar o favorecimento aos dois clubes de sempre. Perseguição ao Palmeiras é histórica, todos sabemos, e chegou a hora do basta! Conte com os milhões de torcedores, Galiotte, e que os nossos torcedores mais influentes entrem em ação para essa missão.

  35. Essa é a 3a e última vez que vejo algo assim no futebol. Acabou o esporte pra mim. Primeiro aquela final da copa em 98, depois a manipulação de resultados em 2004 e 2005. Agora isso… Ontem eu estava vendo o jogo pela tv e atualizando meu pai, que estava viajando, pelo whatsapp. Após o lance, se eu não estivesse atualizando ele, teria desligado a tv e ido fazer outra coisa. O pior de tudo é que não percebem que isso afasta o torcedor. Até o corinthiano que for mais lúcido, vai ficar com pé atrás de acompanhar e consumir futebol, o que dirá os outros. Depois perguntam porque tem mais crianças torcendo pra times europeus do que brasileiros…

  36. Will 09/04/2018 | Responder

    Foi a coisa mais vergonhosa que eu já vi na vida. E olha que já vi o Palmeiras ser roubado contra o Boca, Flu, gambás etc. Mas ontem superou todos os limites.

  37. Philipe Frois 09/04/2018 | Responder

    Concordo com absolutamente tudo o que foi escrito. Só não tenho mais fé nem esperança que as coisas vão mudar. Primeiro porque a corrupção está empregnada no DNA do ser humano. Todos gostam de levar vantagem em tudo. Somos capazes de vender um carro com valor de tabela e omitir que existem coisas a fazer nele, que o futuro comprador descubra depois com o tempo. Somos capazes de aceitar favores sem merece-los mesmo sabendo que quem realmente merece está sendo prejudicado ou injustiçado como um aumento de salário ou uma promoção na empresa por exemplo. Estamos feridos pq sempre fomos preteridos pela imprensa e pelas federações que preferem Corinthians e Flamengo, mas e se nós fossemos os beneficiados, será que não estaríamos comemorando hj tbm? O texto está perfeito qdo diz que a sociedade brasileira como um todo está doente, inclusive nós. A segunda coisa que me deixa desesperançoso é que há 25 anos atrás conseguíamos enfrentar essa mafia pq tínhamos dinheiro pra contratar os melhores jogadores e assim montavamos o melhor time. Hoje , contratamos os mais caros e isso não significa absolutamente nada, pq jogadores caros e baratos no Brasil estão num nível técnico muito similar. Contratar jogadores como Dudu, Lucas Lima, Borja etc não garante nada , é a mesma coisa de contratar claysson, Rodriguinho e Jô. Precisamos entender que não temos e não teremos ajuda de ninguém e que sempre lutaremos com nossas próprias forças somente. A postura do Galliote ontem , pra mim foi lamentável. Ele brigou pelo treino aberto, o Roger poupou jogadores em plena libertadores pra essa final, foi a justiça desportiva pra conseguir a absolvição do Jailson pra jogar o dérbi e depois que perdeu , vem a público dizer que é apenas um paulistinha e q não vale nada. Todos nós queríamos esse título. Um presidente precisa pensar diferente do torcedor . Clamar por justiça, protestar contra a safadeza que aconteceu ontem está correto, mas desmerecer o torneio depois que perdeu é coisa de quem não sabe o que fazer para vence-los. Acho que o Palmeiras deveria aproveitar esse momento excelente economicamente e investir pesado nas categorias de base, fazer um planejamento pra garimpar jogadores realmente bons tecnicamente pelo Brasil afora e instituir um padrão de jogo q venha desde o sub-11 até o profissional, quem sabe daqui alguns anos seremos capazes de enfrentar essa mafia pela nossa própria competência. Que somos prejudicados sempre e que a mídia e as federações sempre favoreceram e favorecerão Corinthians e Flamengo é algo óbvio, é chover no molhado. Mas a pergunta é: O que estamos fazendo pra ser mais forte do que eles? Montando um time novo por ano? Trocando de técnico a cada 6 meses? Preterindo jogadores da base com potencial pra contratar jogadores que vem ganhar uma fortuna e ficar encostado no clube? Contratando jogadores como Lucas Lima que não quer nada com nada só pra mostrar que agora temos grana pra tirar qualquer jogador de qualquer clube e dar chapéu nos outros? Desse jeito não vamos mudar absolutamente nada mesmo.

    • Mario Galhardo 09/04/2018 | Responder

      Concordo muito com quase tudo. Apenas acho que a reação do Galliote foi necessária. Não combina com o cargo de presidente, mas combina com a indignação de cada Palmeirense. Algo contundente precisava ser dito, e precisava ser ele, já que a indignação não viria, e não virá de nenhum outro lugar que não dos palmeirenses. Na minha visão, o que ele quis dizer que o Paulistão virou paulistinha naquele lance, naquele momento. Virou um nada. Um campeonato esquecível.

    • Thiago Souza 09/04/2018 | Responder

      Tbm gostei bastante do seu comentário. Só não acho que estamos tão longe assim do caminho certo. Tbm é questão de tempo pra fazer as coisas andarem, né.

  38. Mario Galhardo 09/04/2018 | Responder

    UFA. Que bom ler esse texto.
    Dessa vez não dá pra ficar falando dos nosso jogadores e técnico.
    E afinal se somos coadjuvantes, joguemos como coadjuvantes. Ano que vem, no paulista, enfrentaremos os gambás (em qualquer situação) com um time de juniores.

Leave Your Reply