Opinião: assembleia dos sócios sobre os 3 anos

 

 

Por Vicente Criscio

O associado palmeirense terá a oportunidade neste sábado, dia 4 de Agosto, das 10 às 19 horas, de votar os itens da reforma estatutária aprovadas previamente no Conselho Deliberativo da SEP no dia 21 de maio passado.

Os associados votam em 10 temas. Votam SIM se concordam com o deliberado pela maioria mais um dos conselheiros empossados da SEP; ou votam NÃO se discordam daquilo que foi decidido pelos conselheiros.

Cada um dos 10 itens são votados separadamente.

Nos últimos dias a temperatura subiu nas alamedas por conta da disputa política palmeirense. Apenas um item da pauta tem sido discutido – a duração do mandato do Presidente: foi aprovado pelos conselheiros o mandato de 3 anos com possibilidade de uma reeleição. A oposição sustenta que é uma medida que beneficia o atual presidente Maurício Galiotte e Leila Pereira, Presidente da Crefisa e indiretamente beneficiada por essa medida (bastará mais um mandato de Maurício para que Leila possa concorrer à presidência).

Mas há outros itens importantes.

Abaixo apresento um breve resumo de cada item e meu posicionamento como conselheiro, dentro da minha prática de total transparência com meus eleitores além dos torcedores que acompanham o 3VV.

No final darei uma breve opinião sobre essa votação bem como da guerra política que se instalou na SEP.

 

Os 10 itens da pauta.

 

  1. Alteração do endereço: mudar no estatuto o endereço para Rua Palestra Italia, número 214; CHECKED SIM. Nem sei porque precisa de uma formalidade dessas para se alterar o endereço da sede se foi algo feito pela Prefeitura… enfim…
  2. Alteração do nome da Fundação da SEP: essa emenda é do amigo e irmão (mais velho, claro) José Roberto Christianini, o Jota. No estatuto atual está escrito que na fundação do clube o nome era Sociedade Esportiva Palestra Itália. Erro histórico. O nome na fundação era Palestra Italia, assim, sem o acento em Italia (já que na Italia de meus avós não se acentua essa palavra). CHECKED SIM!
  3. Alteração do horário de abertura das assembleias: CHECKED SIM. Mudança para esse tipo de votação começar às 8 e terminar às 17 (e não essa aberração que é começar às 10 e terminar às 19 horas).
  4. Adaptação ao processo de coleta eletrônica de votos: sem discussão (tema burocrático). CHECKED SIM.
  5. Inclusão da data (dezembro) para apresentação e deliberação sobre o orçamento de receitas e despesas para o ano seguinte: CHECKED, SIM!
    aí começa o debate ….
  6. Mudança do mandato de 2 para 3 anos, com reeleição, sendo que o atual Presidente, se reeleito, poderá exercer 3 anos de mandato.
    Comentei em artigo de maio que defendo o prazo de 3 anos de mandato. Funciona melhor para a gestão. CHECKED SIM.Emenda 6-A: esta emenda – se aprovada a proposta 3+3 – coloca que os 3 anos de mandato não devem valer para a eleição do ano de 2018. Na prática o Presidente Maurício Galiotte (ou outro candidato eleito) teriam ainda um madato de dois anos. A emenda ainda faria com que a conselheira Leila Pereira só poderia se candidatar à presidência da SEP para daqui a dois mandatos (apenas no triênio de 2024-2026). O CD reprovou está emenda. Seguirei meu posicionamento no conselho. CHECKED SIM.
  7. Inclusão de todos os candidatos de uma chapa como suplentes. Não muda nada relevante. CHECKED SIM.
  8. Inclusão de consequências para ausência de conselheiros vitalícios. Importantíssimo. Na prática um vitalício pode se ausentar injustificadamente quantas vezes quiser. Aqui poderá haver interrupção do mandato e suspensão dos direitos. Claro que SIM.
  9. Alteração para composição do Conselho Delberativo. Aqui é a diminuição gradual do número de vitalícios, de 148 para 100. O Conselho reprovou essa medida. Será meu único voto NÃO. Apesar de acreditar que essa medida é insuficiente e tímida, acho que deveríamos diminuir o número de conselheiros vitalícios.
  10. Alterações estatutárias para atender aos requisitos da lei de incentivo ao esporte. São mudanças no estatuto que dão maior formalidade jurídica às exigência da Lei de Incentivo ao Esporte. CHECKED SIM.

 

***

 

Minha opinião

 

Já falei num passado recente (clique aqui e leia) minha opinião sobre os 3 anos de mandato. Vou votar SIM nesse tema e nos outros (exceto no assunto dos vitalícios). Acredito que seja o melhor para o Palmeiras e ponto. Independentemente sobre quem será beneficiado. Podemos até discutir se o momento favorece à pessoa A ou B.

Por outro lado defendo também, há tempos, a profissionalização, governança e a menor influência política nas decisões da SEP. Essas mudanças ainda não estão refletidas nessa proposta de alteração estatutária. E o que vejo é que, mesmo aqueles que são contrários a essas mudanças, quando tiveram o poder e a participação influente na direção da SEP, não tinham intenção de mudar nada.

O que me parece, exceto por uma pequena minoria de pessoas que defendem o NÃO por convicções e não por política, a imensa maioria de conselheiros que defende o NÃO é pela antipatia ou antagonismo com o atual presidente Maurício Galiotte e por Leila Pereira. Não apresentam projeto, não apresentam alternativa, não apresentam nada de novo. Apenas são do contra. E isso é ruim para o Palmeiras.

Óbvio que nem todos estão nessa. Há aqueles – dos dois lados, do SIM e do NÃO – que  pensam num futuro para o Palmeiras inserido no século 21 do futebol internacional.

Nossos modelos – de gestão, governança e portanto de estatuto – deveriam ser nos grandes clubes europeus, que estão há milhas de distância à frente do futebol brasileiro.

Eu, particularmente, acredito que o lado do SIM está mais perto desse meu sonho do que a ampla maioria que defende o NÃO. E isso pra mim é argumento definitivo para meu voto. Independente se isso beneficia ao indivíduo A ou B.

Se você é sócio, dia 4 de agosto é dia de comparecer ao clube e votar naquilo que você acredita que seja o melhor para o Palmeiras.

***

Em tempo: Você é sócio e quer receber notícias sobre a política da SEP? Mande um email para blog3vv@gmail.com e increva-se numa nova newsletter do 3VV sobre o assunto.

Saudações Alviverdes!

 

8 Comments Added

Join Discussion
  1. Por favor, Vicente, na medida do possível atualize este post com as informações do que rolou na votação. Como o futebol no clube vai ser tornar uma mera busca por resultado a qualquer custo, vamos torcer para que o futuro nos reserve dirigentes profissionais e competentes que evitem retrocessos, dentro e fora de campo.

  2. Ronaldo 04/08/2018 | Responder

    Concordo plenamente que deva ser alterado o mandato para 3 anos. No entanto, fazer a mudança já para as próximas eleições, não só beneficia uma parte, mas sim beneficia a centralização do poder para uma única pessoa, e isso não é benéfico em qualquer modelo de governança. Entendo que pra quem viveu mais de 100 anos nessa situação, não há mal nenhum esperar mais dois anos para tal mudança. Melhor se precaver agora do que correr atrás depois, pode faltar fôlego…

  3. Diogo Belotto 03/08/2018 | Responder

    Obrigado Vicente, sempre bom ver suas opiniões. Uma pergunta, essa newsletter é só para sócios? Pois mesmo não sendo um, gostaria de recebê-la.

  4. Ratão 03/08/2018 | Responder

    Perfeito!!! Precisa ter mudanças, se vai favorecer A ou B, faz parte das mudanças… Se melhorar para a SE PALMEIRAS estou nessa!!!
    Avanti Palestra!!!
    RATÃO

  5. Pinho 03/08/2018 | Responder

    Perfeito Vicente! O voto, como você bem disse, tem que ser. dado pensando naquilo que é melhor para o PALMEIRAS.

Leave Your Reply