Porconomics: Tendências e mais tendências

 

Por Victor Maimone

Caro cdf, nerd e geek, hoje traremos algo ainda inédito nesse incipiente espaço: gráficos! Yey! Infelizmente eu nunca consegui abordar o tema nas minhas rodas pré e pós prélio, mas fica aqui o desafio.

Mais especificamente, vamos entender alguns momentos do campeonato em função do aproveitamento de pontos, e o que podemos esperar daqui para frente. Nosso primeiro gráfico é a comparação entre os aproveitamentos dos 3 primeiros colocados do campeonato:

 

 

Desconsiderando os valores iniciais, ainda muito afetados pelos resultados, podemos notar pelo menos três tendências que ajudam a explicar o estado do torneio hoje. Notemos como:

  1. Mesmo antes da parada da copa, nossos competidores pela #LaDecima2018 já ensaiavam um viés de alta, principalmente após a rodada 5. Com a volta do campeonato, em Julho, eles apenas consolidaram esse viés e dispararam na frente;
  2. O time de Roger Machado, com exceção de uma única rodada, não conseguiu manter um aproveitamento de pontos acima de 60% a partir da rodada 5. Especialmente após a parada da copa, seu aproveitamento ficou muito abaixo do desejado ensejando a troca e iniciando a…
  3. … Era Scolari. Não precisamos rodar regressões ou fazer forecasts a la mercado financeiro para entender o sucesso do Bigode. A partir da rodada 15 o viés de alta no aproveitamento é nítido, muito além do rendimento dentro de campo. Inclusive notamos que, a partir da rodada 15, o aproveitamento dos rivais apresenta viés de baixa, em contraste com o nosso, de alta.

Mas não seria uma coluna do Porconomics se não fizéssemos algum tipo de previsão, não é mesmo, caros nerds, geeks e cdfs? Façamos, então, um forecasta la mercado financeiro para confirmar o que o nosso senso comum já nos disse:

 

Segue do nosso viés de alta a expectativa de mais um bom resultado e aumento do nosso aproveitamento, de 62% para 63%. Claro que a previsão é baseada apenas em números, não considera que iremos enfrentar um bom time do Bahia fora de casa, vindo de um decepcionante resultado em casa. Mas já ajuda na hora de torcer!

***

Victor Maimone é um palmeirense fanático por números. E um nerd fanático pelo Palmeiras. Não necessariamente nessa ordem. Também possui uns diplomas por aí.

5 Comments Added

Join Discussion
  1. Alexandre 16/09/2018 | Responder

    O Palmeiras é o time que fez mais
    pontos no segundo turno.

  2. Rodrigo Portes 16/09/2018 | Responder

    Grande Vitor!
    Excelente coluna mais uma vez! PARABÉNS e obrigado por nos brindar com tanta informação interessante. Abraços!

  3. Pinho 16/09/2018 | Responder

    Show de bola ! Os números não mentem! Dá-lhe Palmeiras!

Leave Your Reply