3VV na NFL: Best. Game. Ever.

 

 

Por Allan Basso

Caros amigos do 3VV, uma rodada mais perto do título do Campeonato Brasileiro, uma rodada mais perto dos playoffs da NFL.

Na semana 11 vários líderes de divisão conseguiram importantes vitórias para se manterem firmes em busca da vaga nos playoffs. E o Monday Night Football proporcionou um espetáculo incrível.

Vamos aos resultados.

*****

Seattle Seahawks 27 x 24 Green Bay Packers
O ataque de Green Bay sofreu um apagão no segundo tempo, fazendo apenas 3 pontos e permitindo a virada de Seattle. Ainda mais preocupante foi a performance de Aaron Rodgers, muito abaixo do seu nível habitual. O próximo jogo dos Packers é contra os Vikings e se perderem podem dar adeus aos playoffs.

Dallas Cowboys 22 x 19 Atlanta Falcons
Os Falcons conseguiram empatar o jogo no final mas mais uma vez a defesa não conseguiu segurar e os Cowboys venceram com um Field Goal no último lance. Com a contusão do QB Alex Smith os Cowboys passam a ser favoritos para vencerem os Redskins na próxima rodada e assumirem a liderança da divisão. Já os Falcons pegam os Saints e estão cada vez mais longe dos playoffs.

Cincinnati Bengals 21 x 24 Baltimore Ravens
Os Ravens venceram na estréia do QB Lamar Jackson como titular, mas nenhum dos dois times inspira muita confiança, embora ainda estejam na briga pelos playoffs.

Carolina Panthers 19 x 20 Detroit Lions
Os Panthers conseguiram um TD no minuto final mas optaram por uma conversão de 2pts para tentar ganhar o jogo sem precisar da prorrogação. Só que Cam Newton errou o passe para um recebedor livre e essa vitória vai fazer muita falta na embolada briga pelos playoffs.

Tennessee Titans 10 x 38 Indianapolis Colts
Os Titans continuam oscilando muito. Depois uma excelente vitória contra os Patriots, um jogo horrível contra os Colts. E ainda perderam o QB Marcus Mariota machucado. Já o time de Indianapolis chega a sua 4ª vitória seguida e entra definitivamente na briga pelos playoffs.

Tampa Bay Bucaneers 35 x 38 New York Giants
Jogo de 2 times que não vão a lugar nenhum. Os Bucs encostaram no final mas os Giants foram menos piores e saíram vitoriosos.

Houston Texans 23 x 21 Washington Redskins
Os Redskins perderam o QB Alex Smith para a temporada com uma grave fratura na perna e a liderança da divisão está seriamente ameaçada. JÁ os Texans escaparam da derrota no final e continuam em controle da sua divisão.

Pittsburgh Steelers 20 x 16 Jacksonville Jaguars
A defesa dos Jaguars dominou o jogo todo, mas o ataque não soube aproveitar e pontuou pouco. No último quarto o ataque dos Steelers encontrou o caminho pra furar a defesa e o time de Pittsburgh chegou a uma importantíssima vitória para solidificar a liderança na divisão.

****

Philadelphia Eagles 07 x 48 New Orleans Saints
Os Saints absolutamente destroçaram a desfalcada defesa dos Eagles. Carson Wentz esteve irreconhecível com 3 interceptações e o time de Philadelphia sofreu a pior derrota de um atual campeão de Super Bowl na história da NFL.


Oakland Raiders 23 x 21 Arizona Cardinals

Outro jogo de dois times que não vão a lugar nenhum. Os Raiders chegaram a sua segunda vitória com um Field Goal no final.

Denver Broncos 23 x 22 Los Angeles Chargers
Os Chargers eram amplamente favoritos e controlaram o jogo todo. Mas uma interceptação de Von Miller mudou o rumo da partida e no final o QB Case Keenum conseguiu uma campanha excelente de 86 jardas em 2 minutos para os Broncos virarem o jogo com um FG no último lance.

Minnesota Vikings 20 x 25 Chicago Bears
A excelente defesa de Chicago passou o trator na péssima linha ofensiva dos Vikings e controlou o jogo todo. Uma vitória importantíssima para o surpreendente time dos Bears, que se distancia na liderança da divisão e passa a ser favorito para chegar aos playoffs.

Kansas City Chiefs 51 x 54 Los Angeles Rams
Como diria a poeta Jojo Todynho: Que jogo foi esse? Que jogo foi esse?
Uma partida a 300km/h, de tirar o fôlego. O confronto entre Chiefs e Rams já está sendo considerado por muitos como o melhor jogo de temporada regular da história da NFL.
Foram tantos lances incríveis e decisivos que fica até difícil de fazer um resumo aqui.
Faça um favor a você mesmo. Se você só for assistir a uma coisa sobre NFL esse ano, assista esse compacto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=AkMUXct0kEc

****

A semana 12 marca o feriado de Thanksgiving nos EUA na quinta-feira, com 3 jogos ao longo do dia: Chicago Bears e Detroit Lions as 15:30, Washington Redskins e Dallas Cowboys as 19:30 e Atlanta Falcons e New Orleans Saints as 23:20.

É também a última semana com times em folga. Chegou a hora do descanso (merecidíssimo) para Kansas City Chiefs e Los Angeles Rams.

Como sempre, semana que vem estaremos de volta pra contar como foi.

Sempre lembrando que queremos evoluir a coluna junto com vocês.
Por isso, deixe seu comentário com sugestões e críticas para melhorarmos o conteúdo a cada semana.

E se você já acompanha a NFL mas gostaria de aprender mais sobre o jogo, visite o canal Endzone51 no Youtube: https://www.youtube.com/c/endzone51

 

7 Comments Added

Join Discussion
  1. ACDNG 23/11/2018 | Responder

    Esta temporada tem sido rica em jogos muito bons! Além desse espetacular carneiros versus chefes, chamo a atenção para os Santos da charmosa NO: eles andam com um ataque infernal.

    Outro assunto. Tenho algumas dúvidas sobre a movimentação de grana na NFL e, se for possível, gostaria que você desse uma esclarecida, Allan. As emissoras de TV pagam “mesadas” diretamente aos clubes, como aqui, ou a grana vai para a NFL? Neste último caso, como a NFL repassa a bufunfa? Eles usam critérios estranhos como aqui na nossa terrinha?

    Obrigado.

    • Allan 23/11/2018 | Responder

      Oi ACDNG,
      Com certeza. Na NFC os grandes favoritos são Los Angeles Rams e New Orleans Saints. Os demais times parecem estar um nível (ou vários níveis abaixo).
      Mas quando chegam os playoffs muitas vezes temos surpresas.

      Lá no Endzone 51 fizemos um vídeo debatendo os dois times:
      https://www.youtube.com/watch?v=I8qTuyP6RqU

    • Allan 23/11/2018 | Responder

      Sobre a divisão das cotas de TV, na NFL eles fazem algo que nunca ocorreria aos times brasileiros: pensam em como melhorar o esporte/campeonato.

      Então quem controla tudo é a liga, que tem um comissário eleito pelos clubes e monta uma estrutura profissional independente dos clubes para gerenciar todo o campeonato. Seu objetivo é um só: procurar sempre ter o melhor produto (campeonato) para que ele seja cada vez mais valorizado e com isso gere mais receita para todos os clubes.

      Para as cotas de TV hoje a NFL conta com 5 pacotes de horários que ela negocia de forma separada com todas as emissoras de TV. Esse 5 pacotes foram adquiridos por 4 emissoras diferentes:
      Jogos de 5a noite – Fox
      Jogos da Conferência Americana no Domingo a tarde – CBS
      Jogos da Conferência Nacional no Domingo a tarde – Fox
      Jogos de Domingo a Noite – NBC
      Jogos de 2a a noite – ESPN

      E ainda tem a DirecTV com os direitos de transmissão via parabólica.

      Ao terem vários pacotes de horários diferentes e negociarem cada pacote com todas as emissoras a liga consegue aumentar a concorrência pelos direitos de transmissão e com isso aumentar substancialmente o valor a ser recebido das emissoras de TV.

      Todo esse montante arrecadado é então dividido IGUALMENTE entre todos os times da liga.
      Não importam os resultados, tamanho de torcida, quantidade de jogos transmitidos, nada isso. Todos recebem a mesma bolada.

      Com isso a liga consegue que todos os times tenham capacidade de investimento para competirem com chances de serem campeões, e não a toa a NFL é a liga dos EUA com maior paridade entre os esportes profissionais.

      Essa extrema competitividade torna o campeonato ainda mais atrativo para os torcedores, o que em por sua vez aumenta o interesse das emissoras de TV pelos direitos de transmissão, e com isso a NFL bate recordes a cada renovação contratual com as emissoras.

      É um conceito bem simples, na verdade.
      É melhor todos os times ganharem uma fatia menor de uma bolo extremamente maior, do que alguns pouco ganharem uma fatia grande de um bolo extremamente pequeno (estou falando de você, Campeonato Brasileiro).

      Não é à toa que entre os 50 times mais valiosos do mundo, 29 são da NFL.
      Esse ano os 32 times da liga vão dividir entre eles U$8,2 bilhões. Ou seja, U$225 milhões para cada equipe.

      Abraços!

      • ACDNG 23/11/2018 | Responder

        Allan, muito obrigado pela longa e esclarecedora resposta.

        É bom saber que há soluções justas e inteligentes para se gerir campeonatos esportivos. E é um pouco triste notar que CBF/RGT parecem procurar com afinco as soluções injustas e burras.

        Peça para o Vicente publicar a sua explicação acima em um post onde o pessoal da bola redonda possa conhecer os procedimentos financeiros da NFL.

        Abraços,

        • Allan 23/11/2018 | Responder

          Imagina. Eu que agradeço o interesse pela coluna.

          Quanto a publicar num post a parte, aí é com o chefe…rsrs

  2. ALEX 21/11/2018 | Responder

    Allan, o placar do jogo dos Bears ficou errado…se não me engano foi 25 a 20 pros Bears.

    • Allan 22/11/2018 | Responder

      Oooops!
      Maldito copy & paste…rs

      Obrigado Alex.

      Abraços.

Leave Your Reply