3VV NA NFL: WE ARE THE CHAMP10NS

 

 

Por Allan Basso

Caros Deca Campeões Alviverdes, o Campeonato Brasileiro 2018 já está decidido, mas na NFL agora é que entramos na reta final.

Todos os times já tiveram sua semana de folga e todos os times têm o mesmo número de jogos. Restam apenas 5 rodadas da fase de classificação para definir quais são os times que irão aos playoffs.

Por isso, acreditamos que é um bom momento para explicar o regulamento e os critérios de classificação na NFL.

*****

A NFL é uma liga composta por 32 times, divididos em 2 Conferências, com 4 Divisões cada, num total de 8 Divisões.

Para os playoffs, as fases finais eliminatórias, classificam-se 6 times em cada Conferência: os campeões de cada Divisão e mais os 2 times com melhor campanha entre os demais, que são chamados Wild Cards.

Os times então são rankeados de acordo com sua campanha na Temporada Regular, a fase de classificação.

O campeão de divisão com melhor campanha fica com a 1ª vaga, o 2º campeão com melhor campanha fica com a vaga 2 e assim por diante. Os campeões de Divisão obrigatoriamente ficarão com as 4 primeiras vagas, e os Wild Cards ficarão com as vagas 5 e 6, mesmo que algum dos Wild Cards tenha campanha melhor que um campeão de divisão.

 

 

 

Os times com as vagas 1 e 2 de cada Conferência estão automaticamente classificados para a 2ª semana dos playoffs, o Divisional Round.

Na primeira semana enfrentam-se o 3º classificado com o 6º classificado. Enquanto o 4º pega o 5º. Os dois times que passarem enfrentam na 2ª semana os dois melhores classificados, sendo que o melhor classificado sempre pega o pior classificado, e o melhor classificado sempre joga em casa.

Ou seja, os times com as vagas 3 e 6 vão se enfrentar na casa do time 3. Se o time 3 ganhar ele pega o time da vaga 2, fora de casa. Mas se o classificado for o time de vaga 6 então ele enfrentará o time de vaga 1, na casa dele (e o time da vaga 2 pegará em casa o ganhador das vagas 4 e 5).

Os 2 times que ganharem na segunda semana fazem a Final de Conferência (Championship Round) e os dois campeões de Conferência irão se enfrentar no Super Bowl LIII, dia 03 de Fevereiro de 2019, no novíssimo estádio do Atlanta Falcons.

 

*****

E como está a corrida pelos playoffs após 12 semanas de temporada regular?
Obs: cada time jogou 11 vezes, com 1 semana de folga.

No momento os líderes de divisão na AFC (Conferência Americana) são:
1º – Kansas City Chiefs (9V e 2D)
2º – New England Patriots (8V e 3D)
3º – Houston Texans (8V e 3D)
4º – Pittsburgh Steelers (7V, 3D e 1E)

E os Wild Cards seriam:
5º Los Angeles Chargers (8V e 3D)
6º Baltimore Ravens (6V e 5D)

Ainda estão forte na briga por vagas o Indianapolis Colts (6V e 5D) e Miami Dolphins, Cincinnati Bengals, Denver Broncos e Tennessee Titans, todos com 5V e 6D.

Na NFC (Conferência Nacional) os líderes de divisão são:
1º – New Orleans Saints (10V e 1D)
2º – Los Angeles Rams (10V e 1D)
3º – Chicago Bears (8V e 3D)
4º – Dallas Cowboys (6V e 5D)

E os Wild Cards seriam:
5º Minnesota Vikings (6V, 4D e 1E)
6º Washington Redskins (6V e 5D)

Ainda estão na briga Seattle Seahawks e Carolina Panthers, com 6V e 5D cada, Philadelphia Eagles (5V e 6D) e Green Bay Packers (4V, 6D e 1E).

 

*****

A semana 13 começa nessa quinta com um jogo importantíssimo entre dois líderes de divisão: New Orleans Saints e Dallas Cowboys.

Semana que vem estaremos de volta pra contar como foi a rodada e analisar como ficou a briga pelos playoffs depois dos resultados da semana 13.

Sempre lembrando que queremos evoluir a coluna junto com vocês.
Por isso, deixe seu comentário com sugestões e críticas para melhorarmos o conteúdo a cada semana.

E se você já acompanha a NFL mas gostaria de aprender mais sobre o jogo, visite o canal Endzone51 no Youtube: https://www.youtube.com/c/endzone51,

 

6 Comments Added

Join Discussion
  1. Mário Luiz 30/11/2018 | Responder

    Allan, bom dia, as 2 conferências foram criadas por critérios de região? Como um time faz para participar da confederação? Existe algum tipo de “rebaixamento” nas confederações?

    • Allan Basso 04/12/2018 | Responder

      Oi Mário,

      Não tem rebaixamento não.
      Os critérios para separação das divisões são regionais, procurando deixar os times de cidades próximas na mesma divisão.
      Sobre a formação das duas conferência,s isso vem da época que a NFL e a AFL (uma liga concorrente) se juntaram para formar uma liga só, bem maior.
      Com a fusão das duas ligas, num primeiro momento o campeão da NFL e o da AFL passaram a se enfrentar no Super Bowl. E logo depois a fusão se completou com os times originais da NFL formando a NFC (Conferência Nacional), e os times da AFL mais Pittsburgh Steelers, Cleveland Bowns e Baltimore Colts (que depois virou Indianapolis Colts) formando a AFC.

      Depois a liga foi se expandindo, agregando novos times a ambas conferências, até chegar a configuração atual.

      Abraços!

  2. Caio 28/11/2018 | Responder

    Top! acompanho NFL faz anos e são poucos os lugares brasileiros que trazem discussões boas sobre futebol americano. Acredito que os seahawks e os vikings ficam com os wildcards da NFC (ja que os panthers ainda tem que enfrentar os saints duas vezes, os redskins estão sem alex smith e os packers e os eagles estão muito irregulares) e na AFC deve sobrar pros chargers e pros ravens. Seria legal trazer dados históricos sobre alguns grandes jogos das próximas rodadas, como por exemplo niners e seahawks ou eagles e redskins que são jogos da próxima rodada.

    • Allan 04/12/2018 | Responder

      Oi Caio,
      Legal. Fique com a gente que agora que estamos nos aproximando dos playoffs vamos começar a focar apenas nos jogos que impactam nos classificados e com isso poderemos nos aprofundar mais nas análises/comentários. Com 16 jogos por rodada fica difícil falar muito de cada jogo porque temos uma limitação de espaço.
      Abraços!

Leave Your Reply