3VV na NFL: Final Push

 

 

Por Allan Basso

Caros Deca Campeões Alviverdes, faltam apenas 2 rodadas para o fim da temporada regular e as vagas para os playoffs começam a se definir.

Se você quiser entender melhor como funcionam as regras de classificação, nesse post nós explicamos tudo: http://3vv.com.br/2018/11/3vv-na-nfl-we-are-the-champ10ns/

E se você gostaria de entender mais sobre o jogo e as táticas do Futebol Americano e da NFL, confira a série Entendendo a NFL no Canal Endzone 51:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLiYxlWx3_jff8a1npuoatTFPvSAtkIkX0

Após a Semana 15 essa é a classificação de momento:

*****

Na AFC as maiores brigas são pelas 2 últimas vagas e pela ordem dos classificados.

A vitória dos Chargers sobre os Chiefs na quinta-feira deixou os 2 times empatados em número de vitórias, com o time de Kansas City na frente pelos critérios de desempate.  O vencedor da divisão provavelmente ficará em primeiro na Conferência e ganha uma folga na primeira rodada, além do direito de decidir em casa todos os jogos dos playoffs. Já o outro fica com a 1ª vaga de Wild Card e para chegar ao Super Bowl terá que ganhar 3 jogos fora de casa.
Na semana 16 os Chiefs pegam os Seahawks em Seattle e os Chargers pegam os Ravens em Los Angeles.  Dois jogaços com várias implicações na classificação.

Brigando pela 2ª vaga da Conferência vem Houston Texans e New England Patriots. Com a 2ª derrota seguida dos Patriots os Texans passaram à frente e dependem apenas de si para confirmarem a 2ª posição. Eles pegam os Eagles em Philadelphia e os Jags em casa.

E por fim temos Steelers e Ravens brigando pelo título da AFC North e a 4ª vaga dos playoffs. Pittsburgh conseguiu uma vitória importantíssima contra New England e segue na frente na disputa. Na semana 16 os dois pegam pedreira fora de casa. Steelers contra Saints em New Orleans e Ravens contra Chargers em LA.

Quem perder essa disputa pela divisão ainda pode ficar com a 2ª vaga de Wild Card, mas precisará se manter à frente de Titans e Colts (Dolphins e Browns ainda tem chances matemáticas), que tem o mesmo número de vitórias dos Ravens e venceram essa semana com dois Shutouts, quando o time adversário não marca nenhum ponto. Os Titans bateram os Giants e os Colts despacharam os Cowboys, que vinham embalados.

Na semana 16 os Colts pegam os Giants e os Titans enfrentam os Redskins. E na semana 17 os dois se enfrentam num confronto direto que pode decidir a última vaga caso ambos vençam na semana 16 e Ravens ou Steelers tropecem.

*****

Na NFC três campeões de divisão já estão definidos (Saints, Rams e Bears) e o 4º (Cowboys) está quase lá.

Com a vitória na segunda-feira o New Orleans Saints abriu boa vantagem na liderança da Conferência e precisa de apenas mais uma vitória para garantir a folga e o direito de decidir em casa nos playoffs.

O Los Angeles Rams perdeu seu 2º jogo seguido e com isso o Chicago Bears já sonha em ficar com a 2ª vaga, pois tem vantagem no confronto direto.
Mas os Rams dependem só deles e pegam Cardinals e 49ers. Ele tem tudo para retomar o ritmo de vitórias e manter a 2  posição.

Na NFC East os Cowboys tomaram de zero dos Colts e viram os Eagles surpreenderem os Rams em Los Angeles. Apesar disso, Dallas leva vantagem no confronto direto e basta ganhar de Bucanners ou Giants para vencer a divisão e ficar com a 4ª vaga.

Já nos Wild Cards a briga é mais acirrada. A primeira vaga no momento é de Seattle mas depois de uma derrota inesperada para os 49ers e recebendo na semana 16 o Kansas City Chiefs a situação dos Seahawks já não é mais tão confortável como parecia.

Os Vikings ganharam bem dos Dolphins e agora pegam Lions e Bears. O time de Minnesota precisa ganhar seus dois jogos para garantir sua vaga nos playoffs sem depender de nenhum resultado.

Correndo por fora estão Philadelphia Eagles e Washington Redskins (Panthers ainda tem chances matemáticas), ambos sem seus QBs titulares.
Os Eagles depois da importante vitória contra os Rams acreditam que podem recuperar a magia da temporada passada com Nick Foles no comando do ataque.
Já os Redskins estão no seu 4º QB, Josh Johnson, que no último domingo conseguiu sua primeira vitória na carreia na NFL, depois de passar por 13 times diferentes e ficar 7 anos sem iniciar uma partida.

Os Eagles pegam os Texans na semana 16 e os Redskins enfrentam os Titans. Se vencerem, os 2 se enfrentam na semana 17, na torcida por tropeços de Seattle e Minnesota para beliscar a última vaga de Wild Card.

*****

A semana 16 promete ser emocionante, com vários jogos envolvendo times na briga pelos playoffs ou pelas folgas da primeira semana.

Essa semana já não temos mais jogo na 5ª feira (nosso sono agradece).
Mas no Sábado temos dois jogos decisivos:

– Washington Redskins vs Tennessee Titans – Quem perder provavelmente dá adeus aos playoffs.

– Baltimore Ravens vs Los Angeles Chargers – Pros Ravens é (mais um) jogo decisivo e pros Chargers vale a briga pela liderança da Conferência.

E no Domingo os outros destaques ficam para:

– Houston Texans vs Philadelphia Eagles – Para Houston vale a briga pela folga nos playoffs e para Philadelphia a esperança de manter vivas as chances de playoff.

– Pittsburgh Steelers vs New Orleans Saints – Os Saints querem confirmar a melhor campanha da NFC mas os Steelers precisam da vitória para continuarem liderando sua divisão.

– Kansas City Chiefs vs Seattle Seahawks – Os Chiefs não podem dar chance para os Chargers assumirem a liderança da divisão e da AFC, enquanto que os Seahawks precisam da vitória para não complicarem de vez uma classificação que já parecia decidida.

Semana que vem estaremos de volta pra contar como foi a rodada 16 e analisar como ficou a situação para a última semana da temporada regular da NFL.

Sempre lembrando que queremos evoluir a coluna junto com vocês.
Por isso, deixe seu comentário com sugestões e críticas para melhorarmos o conteúdo a cada semana.

E se você já acompanha a NFL mas gostaria de aprender mais sobre o jogo, visite o canal Endzone51 no Youtube: https://www.youtube.com/c/endzone51