3VV na NFL: DOUBLE DOINK

 

 

Por Allan Basso

Caros Deca Campeões Alviverdes, espero que todos tenham tido uma excelente passagem de ano. 2019 já começou a todo vapor com os Playoffs da NFL tendo uma semana de Wild Card eletrizante.

Foi um final de semana muito bom para os visitantes. Dos 4 jogos de Wild Card, em 3 o time da casa foi derrotado (Chicago, Baltimore e Houston). Somente o Dallas Cowboys conseguiu fazer valer o fator casa e a força da sua torcida.

Então vamos ver como foram os confrontos da primeira semana dos Playoffs da NFL.

*****

Indianapolis Colts 21 vs 7 Houston Texans – O ataque dos Colts começou o jogo rasgando, com 3 touchdowns nas 4 primeiras campanhas, abrindo 21 a 0 de vantagem.
Os Texans por outro lado cometiam várias faltas ou sofriam sacks em momentos importantes, matando as campanhas de ataque. No final do primeiro os Texans chegaram na jarda 9 dos Colts mas resolveram tentar o TD em vez de chutarem o Field Goal. Não conseguiram a conversão e o jogo foi pro intervalo com o placar de 21 a 0 mesmo.

No segundo tempo o ataque de Houston continuou sem conseguir produzir pontos, e os Colts se contentaram em gastar ao máximo o relógio, focando nas corridas do RB Marlon Mack, que foi acionado 24 vezes para 148 jardas.

No fim os Texans ainda conseguiram fazer um TD de honra, mas já não havia mais tempo para reverter o placar.

Palpite 3VV – Apostamos nos Colts e fomos bem. Luck & Cia não decepcionaram.

Seattle Seahawks 22 vs 24 Dallas Cowboys – Na prévia dessa partida nós dissemos que os dois times tinham a mesma proposta de jogo: defesa forte e ataque focado no jogo corrido.
E eles não nos desmentiram. Durante 60 minutos vimos uma disputa da NFL das antigas, muita luta nas trincheiras entre as linhas ofensiva e defensiva para tentar abrir espaço ou para parar o jogo corrido.

No fim os Cowboys foram mais bem-sucedidos nessa estratégia. Zeke Elliott correu para 137 jardas e o QB Dak Prescott também usou as pernas para uma conversão crucial de 3ª para 14 jardas na Redzone. E finalizou a campanha ele mesmo correndo para o TD.

Com isso Dak se tornou o 1º QB da história dos Cowboys a conseguir um TD de passe e um TD corrido num mesmo jogo de playoff.  Um feito notável considerando que os Cowboys são o time com mais jogos de playoff na história da NFL.

Palpite 3VV – “Jogando fora de casa, Seattle vai ter muita dificuldade em conter o jogo corrido e o RB Zeke Elliott vai liderar os Cowboys numa vitória apertada. ” – Esse foi na mosca!

Los Angeles Chargers 23 vs 17 Baltimore Ravens – Na prévia desse jogo nós apostamos que a forte defesa do Baltimore, jogando em casa, iria dificultar muito o jogo para os Chargers. E essa parte da análise foi certeira.
Faltando pouco mais de 2 minutos para o fim do terceiro quarto a defesa dos Ravens havia segurado o ataque dos Chargers para apenas 167 jardas e nenhum TD, com um turnover e apenas 12 pontos.

O problema é que o ataque dos Ravens foi ainda mais inoperante. Nesse mesmo momento do jogo o time de Baltimore tinha míseras 83 jardas, nenhum TD e dois turnovers, para somente 3 pontos.

No fim do 3º quarto os Chargers finalmente conseguiram fazer um TD e uma conversão de 2 pontos. E no início do 4º período o time de Los Angeles ainda conseguiu mais um FG para abrir 23 a 3 no placar e praticamente liquidar o jogo.

Depois disso o QB Lamar Jackson, que até aquele momento tinha inacreditavelmente apenas 7 jardas de passe, conseguiu liderar duas campanhas seguidas para TD dando alguma emoção na partida. Mas já não havia mais tempo para a virada.

Palpite 3VV – Apostamos que a defesa dos Ravens seria suficiente para carregar o time para a próxima fase, mas com uma performance tão pífia do ataque ficou impossível. Bola fora nossa.

Philadelphia Eagles 16 vs 15 Chicago Bears – O jogo mais aguardado foi também o mais emocionante da rodada. Eu vou concentrar o resumo do jogo nos últimos 5 minutos.

Os Eagles forçaram um punt e recebem a bola para iniciar sua última campanha de ataque na jarda 40 da defesa, faltando 4:48 para o fim do jogo e perdendo por 15 a 10.

Em 4 passes do QB Nick Foles os Eagles conseguem atravessar o campo, chegando à Redzone dos Bears. E numa 3ª para 9 da jarda 13 os Eagles completam o passe e conseguem um first down a 2 jardas da endzone, faltando 1:14.

Na sequência, duas corridas e um passe incompleto não permitem nenhum avanço. Mas os Eagles têm uma última tentativa da jarda 2 contra melhor defesa da NFL. E eles conseguem o touchdown num passe na linha da endzone, para o WR Golden Tate.

Phildelphia então vai para a conversão de 2 pontos, mas sem sucesso.
No kickoff o RB Tarik Cohen consegue um grande retorno e Chicago tem a bola na jarda 42 da defesa, faltando 48 segundos e com um tempo para pedir.

O QB Mitch Trubisky consegue 2 bons passes para o WR Allen Robinson, chegando até a jarda 25 do campo de ataque. Faltando 10 segundos para o fim da partida os Bears têm um Field Goal de 43 jardas para ganharem o jogo e avançarem para a próxima fase dos playoffs.

Mas o chute é levemente desviado por um defensor dos Bears e a bola caprichosamente bate 2 vezes nos postes antes de cair no campo, juntamente com a mascote do time. Inacreditável!

Se você ainda não viu, aqui está o lance: https://www.youtube.com/watch?v=A0Gf7jVaAoA

Palpite 3VV – “A defesa de Chicago vai dominar mais uma vez e acabar com o sonho dos Eagles de repetirem o título do ano passado. ” – A defesa realmente dominou. Foram somente 43 jardas corridas em 22 tentativas, e 2 interceptações de passe. Mas o field goal errado derrubou nosso palpite. Bola fora. Quer dizer, na trave.

*****

Os confrontos do Divisional Round (Semi-finais de Conferência) ficaram assim então:

Indianapolis Colts vs Kansas City Chiefs – O embalado time dos Colts pega o melhor ataque da NFL. Pat Mahomes & Cia certamente conseguirão fazer vários pontos mas a jovem defesa dos Colts melhora a cada semana pode dar mais trabalho do que se espera.

No outro lado da bola o ataque dos Colts, apesar de não ser tão explosivo, é bastante eficiente sob a batuta do QB Andrew Luck, que voltou a jogar em alto nível. Já a defesa dos Chiefs está entre as piores da NFL e sua única chance de contribuir é continuar gerando turnovers, categoria em que está entre as 10 melhores da liga.

Palpite 3VV: Os Colts prometem fazer um jogo bastante equilibrado, mas no final o poderoso ataque dos Chiefs vai conseguir os pontos necessários para compensar as falhas da defesa e chegar à vitória.

Dallas Cowboys vs Los Angeles Rams – Na rodada passada os Cowboys enfretaram um adversário com estilo de jogo similar. Agora encaram os Rams, que tem um estilo completamente oposto.

O ataque dos Rams é um dos mais explosivos da liga, mas sua defesa deixa muito a desejar, principalmente no grupo de Linebackers (LBs).
Dallas vai tentar explorar essa deficiência, focando como sempre no seu forte jogo corrido, para controlar o ritmo da partida e tentar ter o maior tempo possível de posse de bola, mantendo o ataque dos Rams fora de campo.

Palpite 3VV: A forte defesa dos Cowboys deve causar dificuldades para o ataque dos Rams mas não será suficiente para derrotar o time de Los Angeles.


Los Angeles Chargers vs New England Patriots
– Os Patriots ainda não perderam em casa nessa temporada, mas encaram um adversário com conseguiu mais vitórias que eles na temporada regular e que joga muito bem fora de casa. Foram 8 vitórias e apenas 1 derrota.

Esse ano New England tem se mostrado mais vulnerável do que em temporadas passadas, tanto no ataque quanto na defesa. E encontrou ainda mais dificuldades quando encarou defesas mais fortes, como é o caso do Los Angeles Chargers.

É um confronto que promete ser muito equilibrado e os Patriots vão precisar contar com toda a genialidade de Tom Brady  e Bill Bellichick para saírem vitoriosos.

Palpite 3VV: Teremos surpresa em Foxboro. Os Chargers vão aprontar e derrotar os favoritos Patriots.

Philadelphia Eagles vs New Orleans Saints – Como celebremente disse uma vez o lendário técnico Rudy Tomjanovich, bi-campeão da NBA com o Houston Rockets: nunca subestime o coração de um campeão.
Contra todos os prognósticos os atuais campeões continuam vivos, graças a um TD na 4ª descida no minuto final e a um FG na trave no último lance.

Mas agora eles encaram o New Orleans Saints, time de melhor campanha na NFL esse ano e que costuma ser virtualmente imbatível jogando em casa.

Os Eagles tem muito talento nas linhas ofensiva e defensiva, e o QB Nick Foles continua jogando em alto nível nos momentos decisivos. Mas a secundária de Philadelphia é muito vulnerável.

Mitch Trubisky e os Bears não conseguiram explorar muito bem essa deficiência mas contra Drew Brees e Michael Thomas os Defensive Backs (DBs) dos Eagles terão muito mais problemas.

Palpite 3VV: Sem surpresas no Supedome. Os Saints vencem e acabam com o sonho do bicampeonato para os Eagles.

****

E vocês, caros leitores?
Em quem apostam para passar e continuar na briga pelo troféu Vince Lombardi?

Deixem seus palpites nos comentários.

Semana que vem voltamos para comentar como foram os jogos e fazermos as prévias das finais de conferência.

Sempre lembrando que queremos evoluir a coluna junto com vocês.
Por isso, deixe seu comentário com sugestões e críticas para melhorarmos o conteúdo a cada semana.

E se você já acompanha a NFL mas gostaria de aprender mais sobre o jogo, visite o canal Endzone51 no Youtube: https://www.youtube.com/c/endzone51

 

2 Comments Added

Join Discussion
  1. ALEX CEREDA 09/01/2019 | Responder

    Dessa vez teremos 4 vitórias de mandantes, Allan.
    Espero ir melhor nos palpites dessa vez…

    • Allan 10/01/2019 | Responder

      Pois é, Alex.
      Esses jogos que teimam em nos surpreender…rs.

      Boa sorte nos palpites.

      Abraços!

Leave Your Reply