Saber contratar…. eis a questão

 

 

Por Vicente Criscio

Muitos amigos palmeirenses se perguntam (ou me perguntam): onde estão as contratações do Palmeiras?

Apenas para cotextualizar: Flamengo gastou mais de R$ 80 milhões e trouxe Arrascaeta, Gabigol, Rodrigo Caio. O Palmeiras gastou R$ 60 milhões e trouxe jovens promessas. O SPFC gastou mais de 40 e trouxe poucos. Pablo é a principal contratação.

E aí?

E aí…. nada.

O Flamengo, de Landin (pra quem já passou pelo perrengue “Eike”, o Flamengo é fichinha) entendeu a principal regra de negócio do futebol. Contrata craques e os títulos virão. Mais cedo ou mais tarde. A gente torce que seja mais tarde.

O Flamengo tinha um “gap” atrás do Palmeiras. Está tentando tirar a diferença. É o único que pode tentar algo. Então seu movimento era esperado. E os rivais da Marginal sem número? precisam resolver o imbróglio da tal Arena e suas dívidas. Eles não têm liquidez. Só pose. Se ganhar um Paulistinha tem que se dar por satisfeito. Mas não é adversário para disputar o brasileiro.

Logo, temos a tal espanholização tão temida. Palmeiras x Flamengo. O resto que corra atrás.

O Palmeiras tinha enorme vantagem sobre o Flamengo. Agora talvez tenha alguma. Ou nenhuma. Depende de Abel Braga e o novos contratados se entrosarem. E que não falte salário no final do mês. Aliás, nesse quesito o Palmeiras é mais equilibrado em termos de média salarial e desvio padrão. Onde a estatística encontra a vida real. Experimenta criar um problema de vestiário por causa de salários…. outro assunto….

Esse é o destino do futebol brasileiro. Dois ou três protagonistas… alguns coadjuvantes que de vez em quando beliscam um título. O Palmeiras eu sei onde está. Mas precisa perder a pose de novo rico e saber contratar. Se fizer isso, a hegemonia nos próximos 10 anos está garantida.

Concordam?

Saudações Alviverdes!

46 Comments Added

Join Discussion
  1. Mario Galhardo 15/01/2019 | Responder

    Com a contratação do Goulart equilibramos mais as coisas. No posto de campeões brasileiros fomos conservadores e eles estão reinventando o time titular. É natural, mas perigoso. Quem está na frente arrisca menos (algumas grandes empresas já desapareceram por causa disso), quem está atrás pode se dar ao luxo de ser mais ousado . Se temos o melhor elenco do país, ainda acho nosso time titular no mesmo nível que os 4 principais do país, e em mata-mata, são os 11 em campo que precisam ser melhores que os 11 do adversário. Exceto pagar 25 milhoes por um reserva no Egito (espero queimar a lingua) nossas contratações podem ser promissoras. Vivemos uma época “ingrata para quem tem poderio financeiro aqui no Brasil, já que jogadores caríssimos não são tão superiores aos jogadores medianos. Mas é fato que a sensação no momento é que ficamos para trás nessa janela de negociações se olharmos valores gastos e nomes trazidos. Também é fato que nossa direção aparenta ter mais disposição em ousar em nomes da meia para o ataque e ser mais conservadora no quesito defensivo. Exemplo claro disso é que se jogarmos as 5 camisas de goleiro, zaga e laterais pra cima, teremos uma defesa muitíssimo parelha qualquer que sejam os 5 sorteados. O mesmo não pode se dizer do meio para frente onde Bruno Henrique, Dudu e William foram muito mais escalados do que os outros. Um grande time precisa ter grandes nomes na defesa tb. É o que está nos faltando.

  2. Gustavo Aroni 15/01/2019 | Responder

    Eu inscreveria esses 22 no Ro.ub.alheirão 2019: Goleiros+ Jailson + 1 sub20), Laterais-direitos (Fabiano + 1 sub20), Laterais-esquerdos (2 sub20), Zagueiros (Antônio Carlos + Juninho + Nico Freire + 1 sub20), Volantes (Jean + Matheus Fernandes), Meias (Moisés + Guerra + Hyoran + Patrick de Paula), Atacantes (Arthur, Carlos Eduardo, Pires + Erik). Titulares continuam a pré-temporada e fazendo alguns amistosos contra times de melhor qualidade técnica, ao invés de disp.u.tar campeonato sem lisura e que não vale nada

  3. Gustavo Aroni 15/01/2019 | Responder

    Eu inscreveria esses 22 no Ro.ub.alheirão 2019: Goleiros+ Jailson + 1 sub20), Laterais-direitos (Fabiano + 1 sub20), Laterais-esquerdos (2 sub20), Zagueiros (Antônio Carlos + Juninho + Nico Freire + 1 sub20), Volantes (Jean + Matheus Fernandes), Meias (Moisés + Guerra + Hyoran + Patrick de Paula), Atacantes (Arthur, Carlos Eduardo, Pires + Erik). Titulares continuam a pré-temporada e fazendo alguns amistosos contra times de melhor qualidade técnica, ao invés de disputar campeonato sem lisura e que não vale nada

  4. lito 15/01/2019 | Responder

    Cadê o zagueiro Mattos, para jogar com o Gomes??
    Seja bem vindo Goulart, o homi ao lado do Dudu vai fazer estragos.

  5. Philipe Frois 15/01/2019 | Responder

    Por enquanto tá ficando assim: Weverton, Mike, Gomez, Luan e Diogo; Felipe Melo, Bruno Henrique e Moisés; Scarpa, Dudu e Goulart. Time 2: Prass, Marcos Rocha, Antonio Carlos, Dracena e Victor Luís; Thiago Santos , Jean e Lucas Lima; Felipe Pires , Carlos Eduardo e Borja ( Deyverson ). Ainda tem o Arthur Cabral e o Willian bigode que qdo voltar da cirurgia briga por uma vaga tranquilamente. Com esse elenco se entrar focado no brasileiro desde o começo da pra ganhar de novo até com umas 3 ou 4 rodadas de antecedência. Já na libertadores é outro papo, tem muito jogador aí q não aguenta a pressão do mata mata, jogo com estádio lotado e clima de decisão.

  6. Cássio 14/01/2019 | Responder

    Pra mim quem fez as 2 melhores contratações e pode dar muito trabalho se for bem treinado é o SPFC. Pablo e principalmente Hernanes. Dois jogadores muito técnicos. Hernanes marca, arma,passa muito bem, tem um chute fenomenal com as duas e ainda bate muito bem faltas. Fora a inteligência tática que dispensa comentários. Eu trocaria o Lucas Lima por ele sem pensar.

    • Mario Galhardo 15/01/2019 | Responder

      Concordo. Hernanes e Pablo colocam o SPFC em outro patamar. Hernanes será, de longe, o melhor meia atuar no futebol brasileiro. Vai faltar elenco para o Brasileiro, mas para os mata-matas vão dar trabalho. Lucas Lima some em jogos decisivos…não engraxa a chuteira do Hernanes.

  7. Cássio 14/01/2019 | Responder

    O Palmeiras tem categorias de base muito forte. Provavelmente a melhor da história. Acredito que o Ricardo Goulart é necessário. Os outros jogadores o Palmeiras se planejou e contratou durante o ano passado. No mais, o elenco experiente pode dar cancha e confiança à base. Onde existem boas apostas do goleiro ao ataque. O Flamengo contratou 2 bons jogadores. Arrascaeta tem sido irregular no Cruzeiro. Gabigol se jogasse sem frescura tem muito potencial, porém está no lugar certo para despirocar. O Diego não se sabe. Everton Ribeiro idem. O Palmeiras é o campeão, não perdeu jogadores, teve retorno de bons jogadores e contratou peças específicas. E vive um momento mágico na base. A obrigação de fazer loucuras é do Flamengo, mas acredito que se eles tiverem sucesso será porque o Abel vai saber encaixar os pratas da casa. Acredito que os medalhões vão mais criar atrito que definir.

  8. Felipão 14/01/2019 | Responder

    moçada? se fechar com o Ricardo Goulart daremos as cartas novamente

    • Philipe Frois 14/01/2019 | Responder

      Ainda falta um zagueiro pra jogar com o Gomez….Dracena velho…Antonio Carlos pereba e Luan zagueiro de condomínio não passam a menor segurança.

  9. Tiago Henrique 14/01/2019 | Responder

    __________Total em milhões: 57 (Tv Aberta) + 31 (Tv fechada) + 120 (PPV) = 208/Ano.___________
    Se a negociação com rgt fechar nos termos que o Palmeiras está exigindo.
    Em cima desta reportagem, se o Palmeiras fechar por valores que pede com a rgt para Tv Aberta e PPV deve receber:
    TV aberta: _____(57 Milhões)______________
    —- 12 Mi(Parcela igual para Todos), —- 25 Mi, Palmeiras não deve ficar abaixo de 6º lugar (Colocação no BR2019),———- 20 Mi, Palmeiras exige uma cláusula de número mínimo de partidas exibidas (n° de Partidas Exibidas).
    TV Fechada, Esporte Interativo: ___________(31 Milhões)________________
    ——— 13 Mi (Parcela igual para todos),———– 10 Mi Palmeiras concorre com outros 6 times para ver quem é o melhor sendo os concorrentes mais fortes Internacional e Santos (Colocação no campeonato).————– 8 Mi (Por n° de Partidas Exibidas)
    PPV: ___________(120 Milhões)_________
    ————- 18,5% de cláusula mínimo para Receber é o pedido do Palmeiras.

  10. Bianco 14/01/2019 | Responder

    Somente para efeito de comparação com nosso elenco atual, em outros momentos vitoriosos recentes não tivemos elencos com tantas opções como agora:
    a) Palmeiras 93-94 – time titular ótimo, mas faziam parte do elenco: Tonhão, Cláudio, Daniel Frasson, Jean Carlo, Edinho Baiano, Maurílio, Sorato, Wagner (lateral esq), Paulo Isidoro (imitação).
    b) Palmeiras 96 – time titular jogando por música, mas seguem opções que tínhamos: Sandro Blum, Elivélton, Alex Alves, Cris, Osio.
    c) Palmeiras 98-99 – time titular campeoníssimo, porém elenco limitado: Tiago, Almir, Agnaldo, Pedro, Pimentel, Arílson, Thiago Gentil, Rivarola, Jackson, Edmilson (não o da Copa).
    Creio que um elenco campeão não se faz somente com medalhões, como num jogo de vídeo-game. É muito mais importante saber mesclar os jogadores por categoria, idade, ambições, e fazer este conjunto funcionar o mais perfeito possível como uma única máquina, vencedora. Vale mais a força conjunta do que o brilho individual.

  11. Lito 13/01/2019 | Responder

    Sou fã de todos os 9 do verdão. Mas esse Alex mineiro era muito matador.

    • Gustavo Aroni 13/01/2019 | Responder

      Saudade de atacantes artilheiros no Palmeiras. De atacante decisivo. Uma pena não precisar mais disso pra ser campeão brasileiro.

  12. Gustavo Aroni 13/01/2019 | Responder

    Para mim, temos um elenco melhor que os outros, e em 2019 com uma diferença menor. Time, é tão limitado quanto Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Inter e São Paulo. Vamos sofrer nos mata-matas. Assaízão, pode ser que ganhe…

  13. Felipão 13/01/2019 | Responder

    Fiquem tranquilos sobre as contratações do queridodaglobo que não nos superarão………….todos jogadores rodados e ano passado se passaram por atletas “um pouquinho” acima da média, e , podem escrever e salvem em um arquivo no cantinho da tela…com o Felipe Pires atuando o Borja voltará a fazer os gols que o trouxeram ao Palmeiras.

  14. Reynaldo Zanon 12/01/2019 | Responder

    O Flamengo terá Arrascaeta e Gabigol. O Palmeiras terá Dudu e Ricardo Goulart. Qual dupla é a melhor? A do Palmeiras, sem dúvida nenhuma!

    • Pra isso o Ricardo Goulart precisa ser contratado e entrar em forma (foi operado do joelho recentemente, só terá condições de jogo em abril), e o Dudu precisa ficar e querer jogar como fez em momentos decisivos, principalmente no final de 2018. Nesse sentido, sendo pior ou não a dupla deles saiu na frente pois já estão treinando juntos com o mesmo objetivo. Não estou fazendo juízo de valores, apenas analisando fatos.

      • LGO 14/01/2019 | Responder

        Concordo. Precisamos primeiro ter a dupla ai sim teremos uma comparação a altura..
        Mas que com certeza se tivermos será muito melhor que a do cheirinho…

      • Paraiba 14/01/2019 | Responder

        Vou resumi seu comentário Eduardo, o Dudu vai se valorizar com a disputa da Copa América , vai ser negociado na janela europeia de julho.
        Ricardo Goulart bom atacante matador, mas tem lesão grave no joelho a previsão de volta a joga é
        1 de abril, vai passar férias de 1 ano no Brasil ganhando 3 milhões de reais .

        Carlos Eduardo é bom jogador lembra o Keno
        Felipe Pires é bom jogador é garçom vai se bom pro Borja.

  15. Thom 12/01/2019 | Responder

    É bem por aí mesmo. Temos o melhor elenco, mas não o melhor time.

    O que a galera não entende é que trazer um nome forte não é só pelo marketing. Se vc traz um Gabigol da vida, que chega pra indiscutivelmente ser titular, você melhora todos os outros jogadores em volta dele.

    Trazer um centroavante que sabe fazer gol de verdade (você nao, Borja), faz uns 2 caras em volta dele serem líderes de assistência, além da confiança do time em saber que os gols sairão.

    O oposto disso é o que aconteceu com o Valdivia. Foi muito bem aqui quando teve um time pra jogar. Depois, além de voltar da Arábia onde ninguém treina direito, só teve BAGRE em volta. Aí é difícil tb

    • Pois é, Thom. O Flamengo está montando um timaço fora de campo, não quer dizer que o seja dentro dele, até porque o futebol já nos deu inúmeros exemplos de que teoria e prática moram em países bem distantes. Mas queria ver como estaria a empolgação do pessoal por aqui caso o Palmeiras tivesse contratado Rodrigo Caio, Gabigol, De Arrascaeta e quem sabe Dedé. Seria o “Entreguem as Taças – Parte II”…

  16. E, particularmente, estou preocupado. Quantos anos o Flamengo vai ser dar mal, contratando jogadores considerados bons pro mercado interno? Uma hora a zica deles sai, e a zica sair deles quer dizer, necessáriamente, que estaremos com um adversário a altura. Em matéria de time, não elenco, já acho que eles nos passaram. Aliás, o Cruzeiro já estava acima de nós, desde o ano passado. Tem mais time, mas não mais elenco.

    E concordo com o Gustavo, só reforçamos os reservas, o time principal não é essa coisa toda, fraquejou em 3 mata mata, sei não… estou empolgado pra começar o BR19, e começarmos a ver o que é e o que não é…

    • Costumo dizer que existe a ótima contratação de janeiro e a ótima contratação de dezembro. Dois bons exemplos recentes, no caso do Palmeiras, foram Guerra e Willian Bigode. No início de 2017 um chegou com status de melhor jogador da Libertadores e o outro veio de certa forma como refugo do Cruzeiro, sem muito alarde. Quem será que o torcedor prefere que seja eventualmente negociado hoje?

      Se o Flamengo terá ou não um timaço dentro de campo (pois fora dele já tem, e não adianta ficar com inveja, aproveitando um termo da moda…) vai depender de dar liga, como quase sempre acontece. Entre 1993 e 1994 os caras de vez em quando se esmurravam no vestiário, mas no gramado o time do Palmeiras proporcionou momentos inesquecíveis pra quem gosta de futebol bem jogado, mas naquele tempo não havia redes sociais, assessores de imprensa pra cada jogador e salários de seis dígitos. Administrar egos nos dias atuais requer muito mais esforços do que o dinheiro pode comprar.

      E também concordo com o Gustavo: somos favoritos apenas no Assaízão 2019 junto com os urubus, e olhe lá. Se o Dudu sair ou ficar sem vontade de jogar, o ano será longo e vazio…

      • LGO 14/01/2019 | Responder

        Acho um exagero de pessimismo dos amigos e ate do Blog.
        Gostei das contratações do Palmeiras e acho que vamos começar muito bem o ano. Prefiro contratações de jogadores novos, mas que já mostraram potencial do que as bombásticas estilo cheirinho que para mim são questionáveis…
        Eu não estaria em clima de “entreguem as taças” com Rodrigo Caio. Será que esquecemos quantos jogos os bambis perderam por causa desse rapaz ou que o País inteiro não o queria na Copa do Mundo??? Nem com Gabigol. Será que esquecemos que ele foi um fiasco na Itália que já é do segundo escalão do futebol mundial e que no primeiro turno do brasileiro do ano passado a torcida das sardinhas estava no pé dele pelas péssimas atuações???? Com Arrascaeta talvez eu me animasse, mas quem convive em BH como eu sabe que a torcida do Cruzeiro não morria de amores por ele como aparenta por aqui…
        Em suma não estou no clima do “entreguem as taças”, mas estou muito longe desse pessimismo explanado por aqui.
        Aliás o tempo dirá se estou certo, mas para mim o maior adversário continua sendo o Curica que com algumas razoáveis contratações pontuais e a volta de um técnico identificado tende a dar mais trabalho do que o cheirinho…

  17. Bianco 11/01/2019 | Responder

    Palmeiras segue forte, base mantida e técnico com elenco nas mãos. Bons reforços pontuais, na minha opinião falta 01 zagueiro que chegue pra ser titular junto com Gomez. Quem despreza nosso elenco e baba ovo para os adversários pelo visto torce contra só para depois dizer “eu te disse, eu te disse”.

  18. Bruno Bandeira 11/01/2019 | Responder

    O Palmeiras precisa perder a pose de novo rico e o palmeirense a soberba. Times com faturamento muito proximos aos nossos (casos de SPFC, SCCP) podem se organizar e voltar a concorrer fortemente conosco. Outra desvantagem é que somos o unico dissidentes dos direitos de TV da GLOBO, enquanto eles tiverem o monopolio do futebol brasileiro será muito dificil (ainda mais sem acordo com os mesmos) ter a hegemonia do futebol nacional.

    As contratações para a temporada 2019 foram boas e um zagueiro top deixaria o time sem qualquer “senão”.

    ABÇS

  19. Ronaldo 11/01/2019 | Responder

    Precisamos urgente de um zagueiro top. A falta deste já nos custou a libertadores ano passado.

  20. Reynaldo Zanon 11/01/2019 | Responder

    O nosso elenco já é o melhor (provou ganhando o Campeonato Brasileiro), mas se contratar mais um grande zagueiro e também vier o Ricardo Goulart, ficaria excelente. O Flamengo tem dinheiro mas é ruim de contratação, não sabe gastar. Diego (que está decadente e enganando) custou caríssimo. Pelo Vitinho pagaram uma fortuna e o jogador é apenas regular. Agora contrataram Rodrigo Caio (regular). Arrascaeta também não é “tudo isso”. Em 2018 fez a sua melhor temporada e o Flamengo afoitamente pagou outra fortuna por aquele jogador. Acredito em um 2019 excelente para o Palmeiras.

  21. Perfeito Criscio, acho que algumas poucas (boas) peças, teremos um time difícil de ser batido!!
    Muito boa a analogia com novo rico, é bem por aí mesmo, baixar a bola e consciência nas contratações.

    Saudações Alviverdes!!

  22. Lito 11/01/2019 | Responder

    Tempos atrás eles montaram um ataque com Edmundo, Romário e Sávio e não ganharam nada. O abelao é quem pode fazer diferença. Mas temos o general e o time entrosado. Para nós falta zagueiro para jogar com o Luan, Goulart, goleiro e manter o pequeno gigante Dudu.

  23. Mauser A Zago 11/01/2019 | Responder

    Vicente, pela levada do ótimo texto, conclui se que o Palmeiras não contratou bem, em sua opinião?

    • 3vvAdmin 13/01/2019 | Responder

      Contratou apostas. Pode dar certo? Pode. Mas tem mais riscos do que o rival. E ainda não resolveu a zaga.

  24. Alexandre 11/01/2019 | Responder

    Concordo. Perfeito. Outra questão me deixa em dúvida. Para que investir na base, ganhar títulos em quase todas as categorias e ficar contratando promessas. Penso que, promessas devemos fazer em casa, já que investimos na base.

  25. Mário Luiz 11/01/2019 | Responder

    A verdade é que não existe mágica, apenas trabalho sério, honesto e competente. Quem seguir essa cartilha irá colher bons frutos e quem não seguir, é mais provável que fique brigando para não cair ou então seja manchete de noticiários policiais (como um certo time localizado em uma marginal sem número), simples assim.

  26. ALEX CEREDA 11/01/2019 | Responder

    A maior contratação do Palmeiras é a manutenção do time titular, sobretudo Dudu.
    E Goulart seria, em tese, o atacante que falta.
    E o Palmeiras ainda busca um zagueiro.
    A diferença nossa pros demais é que podemos não ter pressa pra fazer as grandes contratações.

  27. Thom 10/01/2019 | Responder

    Bom, há 3 anos eles estão contratando estrelas e não ganharam nada. No mínimo, prova que não necessariamente vc ganha título só com medalhão

    E sinceramente, “torço” pra que outros times entendam o que o Palmeiras está fazendo e também subam a régua. Mesmo que isso signifique a não hegemonia do Palmeiras.

    Futebol Brasileiro agradece.

    • Nesse sentido penso como você, Thom. Gostaria muito que o futebol brasileiro tivesse REALMENTE dez ou doze times grandes que dispu.tassem títulos todos os anos, com o Palmeiras naturalmente vencendo a maioria deles por ser o melhor dentro de campo. Isso refletiria na valorização do futebol brasileiro como um todo, haveria uma pequena chance de talentos permanecerem mais tempo por aqui e teríamos competições de nível elevado.

      Como o negócio é “cada um cuida do seu e o resto que se dane” (e pra dona dos direitos das transmissões, quanto pior melhor…), hoje isso ainda é um sonho longínquo.

  28. Luis conti 10/01/2019 | Responder

    Concordo Vicente… Mas há apenas um fator a ser levado em conta.
    Resultado no banco e resultado em campo são duas coisas diferentes.
    E ótimo o Palmeiras ter um resultado financeiro positivo no final do ano, mas isso só é algo desejável em um clube de futebol quando não há carências no elenco e acho que não é o caso do Palmeiras. Em outras palavras: o que vale mais? 30 milhões de reais a mais de lucro no balancete ou um zagueiro como o miranda ou um Dante…? Um atacante é um meia “world class” fariam o Palmeiras escalar um outro patamar sem “afundar” o clube financeiramente…
    Ainda não é o caso do “efeito arsenal” (onde um dos gritos mais ouvidos no Emirates stadium é o famoso “Spend some f… Money” para o riquíssimo time com poucos títulos recentes

    A conferir

  29. AA 10/01/2019 | Responder

    Perfeito Criscio… só não sei se já dá para falar em ‘espanholização’. O Palmeiras está onde está de forma sustentável, contas equilibradas, receitas em alta, etc. Já o Flamengo está gastando o que entrou com venda de jogadores, e não dá para dizer que tem uma situação estável para garantir continuidade. Pelo contrário, tem é muita dívida e se eu fosse credor do Flamengo, já estaria batendo na porta perguntando sobre todos esses milhões sendo gastos em jogadores… Eu não descartaria outros times que podem desafiar qualquer ‘espanholização’: Cruzeiro, Grêmio e Inter, talvez os bambis se encaixarem bem o time com os recém-contratados, e talvez, descendo mais a tabela, o ‘Athletico’, que vinha na ascendente e pode incomodar…

  30. Gustavo Aroni 10/01/2019 | Responder

    Contratamos só os reservas, só elenco. O time principal é o mesmo, e que fraquejou nas competições onde foi exigido: nos mata-matas. E ese ano não deverá ser diferente. Acho que somos favoritos apenas no Assaízão onde o elenco é tão importante quanto o time principal. E Flamengo e São Paulo já se ligaram e começaram a reforçar seus respectivos elencos também.

  31. WAGNER GIMENEZ 10/01/2019 | Responder

    Sim Vicente..mesmo com mustafas..paulos e etc..a eterna turma do contra..olhando neste panorama ja decolamos..so nao deixarem (ou sabotarem) o aviao cair (de novo nao ne)..

Leave Your Reply