Editorial: Tá errado!

Inoportuno! Inadequado! Sem sentido! Sabotadora!

A manifestação de um grupo de torcedores “organizados” neste sábado na porta da Academia reflete todos esses adjetivos. E outros impublicáveis.

Inoportuna porque foi na véspera de um dérbi, num momento delicado.

Inadequado, porque não é esse o momento nem o lugar da cobrança. Impressionante como em pleno século 21 algumas pessoas ainda acham que ameaçando fisicamente a jogador e treinador pode se mudar o comportamento deles em campo. Deveriam estar cobrando de maneira pacífica e com argumentos quem montou o elenco, quem planejou o ano. Mattos e diretoria. O Presidente, que é o responsável na alegria e na tristeza. Mas nunca os jogadores. E muito menos dessa forma.

Sem sentido, porque o Palmeiras disputa o título brasileiro. É vice líder. Tem todas as condições para ser campeão. Tem ainda uma disputa muito dura contra o Grêmio pelas quartas de final da Libertadores. O que foram cobrar? A coletiva do Felipão de três jogos atrás?

Sabotadora: qual o efeito que essa manifestação terá nos principais atores do jogo de hoje? Em Felipão! alguém acha que o treinador palmeirense vai acordar e falar “bah tchê, hoje preciso ganhar se não a MV vai me matar!”? Quem conhece o treinador sabe muito bem que o sentimento é exatamente o inverso. Se ele está pressionado com esse tipo de atitute, é onde surge o pior de Felipão.

E com os jogadores? Os mais experientes vão dar de ombros. Os que jogam comprometidos não irão mudar um milímetro do seu comprometimento. Os que não são comprometidos só arrumaram mais um motivo para se encostarem.

E os jovens? Os pouco experientes? O que irão pensar quando errarem o primeiro passe?

Sabotadora. No século XXI não cabe mais esse tipo de abordagem. E nem sei se em algum momento coube esse tipo de coisa.

Só podemos lamentar e esperar que os jogadores e comissão técnica tenham consciência que o Palmeiras tem 16 milhões de torcedores. E esses poucos não nos representam.

Esperemos a vitória hoje. E se ela vier, o mérito será apenas e tão somente dos jogadores e comissão técnica que entraram em campo. Apesar dos pesares…

Essa é a opinião do 3VV.

Posts antigos, Por Onde Anda, e Links Patrocinados