Brasileiro 2019 Palmeiras 2×2 Bahia: VAR de VERGONHA

Por Vicente Criscio

O Palmeiras empatou nesta tarde de dia dos pais por 2×2 contra o Bahia em pleno Allianz Parque.

Dudu fez os dois gols

Felipe Melo foi expulso no final do primeiro tempo. No 2o tempo dois gols do Bahia. Os dois de pênalti. Os dois com ajuda do VAR.

O primeiro, vá lá. Bola na mão de Diogo Barbosa. Pênalti. Não se discute.

O segundo? Discutível à enésima potência.

Mais ainda: depois tivemos pênalti claro sobre Marcos Rocha. Nem pro VAR foi. Alegou-se qualquer irregularidade com Dudu no lance.

Eu não discuto aqui a competência, os erros e acertos de Felipão. Nem a enorme superioridade de elenco do Palmeiras contra o Bahia.

Mas alguém imagina essa ópera bufa no Maracanã num hipotético Bahia x Flamengo? Ou mesmo no Itaquerão, o Bahia teria um pênalti validado em um lance onde a bola passa sem que zagueiro e atacante tocassem nela e o juiz marca pênalti? Ou imaginem Fagner entrando na área adversária e sendo derrubado e o juiz nem vai consultar o VAR porque sei lá quem poderia estar impedido ou atrapalhando a zaga?

Há tempos o Palmeiras é a geni do futebol brasileiro. Entre os grandes somos os que mais apanhamos da arbitragem, TJD, STJD, e outros “quetais”. Por isso alguns acreditam que precisamos de um treinador “casca grossa”, mesmo que menos competente, para fazer o trabalho que dirigentes e gerente de futebol (muito bem) remunerado não fazem: bater boca com jornalista e dirigentes. Fazer valer a grandeza de nossa centenária instituição.

Mas isso dá trabalho. E é pra poucos!

E isso é uma vergonha.

Há tempos está claro o óbvio. Não querem o Palmeiras no topo dessa cadeia alimentar. Admitem os dois queridinhos da Globo (Flamengo e Corinthians, pra deixar bem explícito) e o Palmeiras que se vire em ganhar no campo, contra arbitragem e quem quer que seja. Já perdemos uma Copa do Brasil assim ano passado. Perdemos um Paulista ano passado desse jeito. Temos que lutar contra o sistema, contra a política interna da SEP, contra incompetentes com carteirinha e contra arbitragens maliciosas dentro do Allianz.

Quem consegue isso? Haja resiliência!

E esse VAR tem nome. Deveria se chamar VER. VER de VERgonha.

Vão trabalhar duro pra evitar mais um título da SEP esse ano. Nossa incompetência no planejamento de contratações – que fique claro, óbvio que gastamos errado, porque trazemos jogadores caros que não jogam, e depois temos que contratar mais caros para ocuparem aquelas vagas – será usado por parte da torcida e pelos formadores de opinião como nossas fragilidades.

Mas mesmo assim precisam do submundo do futebol para tirarem pontos.

E do alto de nossa arrogância, ficamos calados, apenas aplaudindo nossas receitas e nossas rendas no Allianz.

Até quando vamos viver no mundo de Alice?

251 Comments Added

Join Discussion
  1. Não adianta ficar só reclamando, precisamos de bastidores, não acho o Maurício um Banana!!! Acho sim que a força dos Gambás e Mulambos são maiores! Precisamos ter novas estratégias Para derrubar esse muro que está sendo arquitetado e construído para barrar nosso caminho para o Título…. O Nosso conselho precisa apoiar o MG para enfrentar a CBF de frente nesses casos de arbitragem!!!
    Avanti Palmeiras…
    #OmaiorCampeãoDoBrasil 🇳🇬🏆⚽🇮🇹💚❤️🐭

    • Eu não disse que ele não nos roubou. Disse que nesse lance do segundo penal, foi pênalti mesmo. O cara solta a bola, o Luan erra o tempo do bote e pega o adversário em cheio. Igual o penalty do Ralf no Dudu, na final do Paulista com VAR não oficial.

      Mas achei a expulsão do Felipe exagerada, mesmo que ele tenha sido realmente imprudente. E não vi o lance no final do Deyverson, quê sendo pênalti ou não, o juiz safado não quis nem rever no VAR, igual o Daronco no Derby, não quis nem ver se tinha sido mão do Fagner.

      Mas se você acha que não foi penal pro Baêa, pode descrever pra mim, o pq de não ter sido? De repente, tá me faltando perceber algo que não notei.

    • O Luan pega o cara com tudo, depois que ele solta a bola. Igual o penal do gamba no Dudu, que o juiz retirou, na final do Paulista com o VAR não oficial (e que ainda errou, mesmo assim).

      Você sabe me descrever, de forma técnica, porque não teria sido pênalti, esse segundo? De repente, algo está me escapando e eu não estou percebendo.

  2. No entanto, vou salientar que, mesmo achando que o segundo pênalti foi mesmo pênalti, achei a expulsão do Felipe Melo totalmente exagerada. Lance para amarelo, pela imprudência de saltar com as asas abertas. E a droga desses moleques que postam melhores momentos no YouTube, no afã de postar antes que os outros pra ganhar os primeiros views, nunca colocam os últimos lances da partida, e assim, não vi o lance de pênalti não dado no lacraia, então de qualquer forma, a arbitragem aparentemente nos foi prejudicial sim.

    • Os lances são discutíveis (e jamais afirmei que não fossem), é verdade, mas embora ambos paguem pelas suas vidas regressas de violência e simulações, eu expulsaria o FM e não daria o pênalti no Deyverson. Apenas opinião.

  3. Hoje eu não madruguei pra ver o jogo. Acordei, e antes de assistir os melhores momentos, bom aqui ver quanto tinha sido. Li a discussão e vi que alguns achavam que foi pênalti (o segundo), e outros não. Assisti o lance. Queria entender, aonde que fomos roubados? O Luan derruba o cara sem bola, acertando as pernas dele, ao errar o ataque a pelota, se isso não é penalti, eu não entendo mais as regras do futebol.

    Já vi muitas reclamação por penaltis realmente discutíveis, esse aí, não tem discussão nenhuma. Pra não ver que foi pênalti, só muita parcialidade e cegueira mesmo.

    Do lado menos pior, me pareceu que o Palmeiras atuou bem. O Baêa não tá moleza, e considerando que estamos vindo de uns 8, 9 jogos com só 2 vitórias, o primeiro passo pra sair dessa virada de fio, é atuar bem. O resto é consequência.

    • Perfeito, Luis. Seu segundo parágrafo resume toda e qualquer discussão que possa existir por aqui. Mais simples e direto, impossível. Como mora no Japão, capaz de alguém dizer que você torce pelo Gamba Osaka e que, portanto, é um gambá…

      Quanto a atuar bem, quando parece que vamos conseguir chega um pitbul e estraga tudo. Mas lembro que ele não se escala nem vira o “dono do time” sozinho.

      Sábado à noite teremos um duelo de reservas, já que dificilmente os treinadores (cada um com sua teimosia) revelarão suas armas de Libertadores com antecedência, então a tendência é um jogo de nível técnico ruim, o que não necessariamente implique em partida sem emoções. A melhor partida do Palmeiras em 2018 foi lá na Arena do Grêmio, tomara que a repitamos em dose dupla, mas neste momento não acredito muito nisso.

      • Eu quis dar o benefício da dúvida, antes de opinar aqui, fui ver os lances sem formar opinião. Mas depois que vi, não me surpreendeu ver quem acha que não foi pênalti (Sérgio, LGO), assim como com quem achou que foi (Gustavo, você). O velho debate entre os racionais e os deslumbrados…

  4. Belo texto. Vale lembrar que no campeonato paulista desse ano o Var anulou um pênalti sobre o Dudu
    no Morumbi, no VAR estava o tal de Klauss que há 2 semanas ajudou o Flamengo diante do Botafogo evitando pelo menos 2 expulsões claras de jogadores rubro negros. Vai ser difícil levar esse título, ou o
    Presidente faz o que o Nobre fazia ou então não chegaremos a lugar nenhum..

  5. Adilson 11/08/2019 | Responder

    Perfeito 3vv. Só acrescentar os torcedores que brigam com as imagens..deve ser síndrome de derrotado.

    • LGO 11/08/2019 | Responder

      Só o Simon mesmo que viu pênalti!!
      O mesmo que nos roubou o título de 2009.

      • Paraiba 11/08/2019 | Responder

        Teve um gol do goias anulado que nem impedimento tava. Ninguém da imprensinha falou nada.

        • Os Gambás tiveram gol anulado em final de Copa do Brasil dispu.tada em casa, tiveram gol anulado em casa contra o Inter, tiveram gol não validado (a bola passou quase um metro da linha fatal) em casa em clássico contra o SPFC. São muito ajudados mas já foram prejudicados, como todos os times grandes. Uns mais, outros menos, mas TODOS. Permanecem na nossa memória apenas os erros a favor deles e aqueles cometidos contra nós. Vamos todos tomar a vacina contra a “indignação seletiva” que isso passa.

          E antes que o querido torcedor-acrônimo das exclamações manifeste seu espanto ou indignação, não, eu não sou corintiano, passo bem longe disso, mas não sou paranoico.

          • LGO 11/08/2019 | Responder

            Ok. Dos lances citados por você o único em que foi erro é contra eles foi a bola contra os bambis!!!
            E para não ficarmos falando de fatos abstratos de quem foi ou não mais prejudicado, mas também para acabar de vez com essa história de “indignação seletiva” vou lembrar a todos que no caso do juiz assumidamente ladrão de 2005, o tal Edilson Pereira, ele assumiu que roubou alguns jogos. Dos times grandes o único que ele citou foi um America-SP x Palmeiras onde ele recebeu para nos prejudicar!
            Estou dando um informação que pode ser e deve ser checada! Desconheço algum roubo assumido assim contra nossos rivais!!!
            Agora estou falando de informação e não de opinião!!!

  6. Você é baba ovo de argentino. Só vem aqui pra criticar. Torcedores como você Eduardo, o Palmeiras não precisa. O time foi operado mas isso você que torce contra não fala.

    • Pois é, Sérgio, o time precisa é de torcedores cheios de argumentos como você, que ao ser colocado no bolso em qualquer debate minimamente racional solta um “você é Gambá”, “você é baba ovo de argentino” ou coisas tão construtivas e inteligentes quanto.

      E fique tranquilo que jamais voltarei a interagir com você. Tenho coisas mais úteis pra fazer, e ninguém merece essa polarização ridícula no blog. Passe bem, tenha uma vida longa e morra feliz com seus preconceitos e limitações.

  7. Gustavo Aroni 11/08/2019 | Responder

    E digo: foram dois pênaltis corretos marcados para o Bahia. O que discuto é a mesma eficiência do VAR contra os outros rivais. Quero ver ser implacável assim contra os outros postulantes ao título.

    • Adilson 11/08/2019 | Responder

      O segundo pênalti..nem o neto marcava..tem nego aqui que só por Deus..

    • LGO 11/08/2019 | Responder

      Não entendi!!!
      Até os comentaristas que sempre são contra nós confirmaram que o segundo não foi e mesmo assim você acha que foi…

      • Gustavo Aroni 11/08/2019 | Responder

        Pra mim foi. O Luan derrubou o jogador do Bahia, não pegou bola. Pênalti.

        • Paraiba 11/08/2019 | Responder

          Kkkkkkk Esse Luan também é um zagueiro fraco .

        • Adilson 11/08/2019 | Responder

          Se o cara do Bahia chutasse a bola, não seria pênalti..o Luan foi chutado..brigar com a imagem são pra poucos..

        • LGO 11/08/2019 | Responder

          Para mim e para a maioria dos comentaristas de arbitragem não foi pênalti porque o jogado do Bahia furou a bola e ainda chutou o Luan!!!
          Quando houve o choque a bola já estava longe!!

    • Parabéns pela lucidez, Gustavo. O mais engraçado é que agora usam o argumento de que todos os comentaristas de arbitragem (aqueles seres corporativistas, gambás e que nos perseguem desde 1914 quando concordam com uma marcação contra o Palmeiras ou discordam de uma marcação a favor) do planeta disseram que não foi pênalti. A gangue de predadores se torna aliada dependendo da finalidade…

      Da mesma forma, gostaria que todos os outros rivais ao título brasileiro enfrentassem seus adversários completos, em todas as rodadas e sem vendas de mandos, quem sabe um dia isso seja possível.

      • LGO 11/08/2019 | Responder

        Ainda bem que são só vocês dois em todo o blog e em toda a nossa torcida, assim a gente consegue ir levando…

        • Gustavo Aroni 11/08/2019 | Responder

          Ainda bem mesmo, já pensou 100% de palmeirenses (3 pontistas) fanáticos, que só aceitam opiniões quando favorece ao Palmeiras? Já não basta um candidato em toda eleição, só me faltava ditadura de opinião, aí f.ud.eu

  8. Gustavo Aroni 11/08/2019 | Responder

    Nem vou criticar a qualidade do futebol, porque até a expulsão estava bom, e depois com um a menos é difícil. Mas que a conta está chegando, está.

  9. Renato 11/08/2019 | Responder

    Fiquei acordado até agora.
    Ainda é razoável.
    23:12 horas.
    Fo.de.ram com o domingo do palmeirense.
    E ainda tem torcedor que acredita em título esse ano.
    Time nota 3,0
    Ridículo.

    • LGO 11/08/2019 | Responder

      Discordo!!!
      Não ganhamos por que fomos roubados. Estávamos bem no jogo inclusive com um a menos…

  10. Pois é, o Sampaoli só ganhou de bêbados. Venceu os bêbados Ceará e Bahia fora de casa. Venceu o bêbado Vasco no Pacaembu (que não é exatamente “sua casa”). Mas ele realmente deve ser analisado só por causa disso, afinal contra esses mesmos “bêbados” nós deitamos e rolamos, certo? SQN…

    • Paraiba 11/08/2019 | Responder

      2 a 1 Precisava coloca alguém pra segurar a bola. Advinha? Quem entrou.
      Essa insistência com lacraia já custou um campeonato e vai custar o ano.
      Thiago Santos de novo! Cadê o Mateus Fernandes?
      Assite Real Madrid e Roma é outro nível .

      • Bem lembrado, Paraíba. Já está na hora de usarem mais vezes o Mateus Fernandes, que nos poucos minutos que esteve em campo já mostrou ter mais equilíbrio psicológico que FM e melhores recursos técnicos que TS, mas que só vai se tornar realidade se tiver chances. O problema é a panela do treinador, que algumas pessoas teimam em não ver, e só colocam a culpa nas “forças ocultas”.

      • Diante da regra estabelecida pelo “presidente”, de que cagar dia sim dia não melhora o meio ambiente , apitar dois pênaltis com ajuda do War para uma mesma equipe no mesmo jogo , o empate tem gosto de merda.
        Entendam como quiserem, mas que tudo está muito estranho está, aqui e acolá .

    • LGO 11/08/2019 | Responder

      Não vou ofender ninguém dizendo que é gambá ou outra coisa qualquer, mas essa sua preferência pelo Santos em detrimento ao Palmeiras é bem estranha!!!

      • Se você conseguiu “entender” que tenho preferência pelo Santos, ou se é daqueles que “interpretam” um elogio às qualidades de quem não defendem as nossas cores como uma ofensa ao Palmeiras, está de parabéns. Esse clube aumenta cada vez mais, depois as pessoas se espantam com o nível de intolerância e de falta de argumentação que o país atingiu nos últimos anos. Tentar explicar não vale o esforço.

        • LGO 11/08/2019 | Responder

          É que não foi um elogio e sim vários elogios. Elogios sistemáticos desde o começo no ano!
          E ainda tem uma enorme dificuldade de ver qualidades no Palmeiras, mesmo quando fomos campeões brasileiros no final do ano passado.
          Mas um coisa você tem razão. Tentar explicar não vale o esforço!!!

  11. Felippe 11/08/2019 | Responder

    Teve 13 minutos dez contra dez, mas….fiquem tranquilos, eu estou errado, eu torço contra e sou gambá. Palmeirenses mesmo são aqueles que apoiam essa diretoria e esse ex-técnico. Mas agora só jogos fáceis , 3 jogos fora contra Grêmio, urubus e Goiás, tá moleza para o mestre dos jegues.Para os ‘verdadeiros’ palmeirenses só volto comentar no fim de agosto, quem sabe eu ficando quieto esse time é campeão do mundo…rsrsrsrs.

    • Eventualmente vejo times de futebol cujos treinadores, mesmo com um jogador a menos por boa parte do tempo de partida, colocam seus times para cima do adversário, fazendo valer sua superioridade técnica independentemente da inferioridade numérica, e muitas vezes dá certo. Mas para isso é necessário aliar a qualidade dentro de campo com o repertório, a ousadia e o conhecimento de quem está no comando fora dele, e isso infelizmente estamos a anos-luz de ter.

  12. Thom 11/08/2019 | Responder

    Hoje é jogo pra conspiracionista ficar maluco.

    • Certamente eles vão aparecer novamente (aliás, já estão aparecendo). Não dá pra aliviar pro lado da arbitragem, que foi horrorosa mas para os dois lados. Mas menos alívio ainda se pode oferecer para o treinador e para alguns jogadores que se acham intocáveis e insubstituíveis mas que em momentos cruciais afundam o time.

      • Lgo 11/08/2019 | Responder

        Pros dois lados?????
        Você está brincando???
        Qual lance fomos beneficiados???

        • Achei o segundo amarelo para o Gregore exagerado, foi a típica situação em que o árbitro, que disciplinarmente esteve péssimo, quis contemporizar, se os dois times estivessem com onze naquele momento provavelmente a expulsão não aconteceria.

          No lance do segundo pênalti, o Luan foi imprudente dentro da área, assumiu o risco e não tem do que reclamar.

          O Gustavo Aroni está corretíssimo quando afirma que o VAR tem que ser igual para todos, em todos os lances, o tempo todo. Concordo plenamente com isso. Por sua vez, o torcedor (fanático ou não) precisa parar de sofrer de “indignação seletiva”, ou seja, para lances idênticos a decisão deve ser uma quando é a favor do meu time e outra quando é contra. Reflita.

          É a minha opinião, não estou tentando impô-la a ninguém, não tente impor a sua a mim.

          • LGO 11/08/2019 | Responder

            Ok. Não estou tentando impor nada!!!
            Se alguns acham que foi pênalti que discutam com o pessoal da Fox, da Espn e do Premiere que afirmaram que não foi!!!
            Só não aceito que diga que análise é de um fanático como falou…
            Discuta com os comentaristas de arbitragem da maioria das TVs que dizem que não foi…

            • Pois é, mas quando a maioria desses mesmos comentaristas afirma categoricamente que uma marcação contra o Palmeiras foi correta ou que uma marcação a favor foi incorreta, muita gente diz que eles não sabem o que falam, que são comprados, que são corporativistas, que são todos Gambás, como é que fica? É mais um dos sintomas da “indignação seletiva”, que quando tratada no início tem cura.

              Eu tenho olhos e ouvidos, vejo os lances e ouço os comentários, mas não sou obrigado a concordar com eles, prefiro confiar no que eu vejo, estando certo ou errado.

              • LGO 11/08/2019 | Responder

                Não sei de quem voce fala quando cita “muita gente” . Não costumo teimar com os comentaristas!
                Mas também não sou dono da verdade para falar que vi e pronto!

    • LGO 11/08/2019 | Responder

      Vamos ver nossos grandes amigos falarem que não fomos roubados pela milésima vez!!!!

      • Mas não fomos. A arbitragem foi péssima, mas errou para os dois lados.
        Quero ver é nossos “grandes amigos” pararem de tapar o sol com a peneira e admitirem que com esse futebol medíocre não vamos ganhar nada tão cedo.

        • LGO 11/08/2019 | Responder

          Você viu outro jogo!!!!.
          Falar que não vai ganhar nada vocês cansaram de falar no ano passado e no fim deu no que deu…

          • Não sei a quem se refere quando usa o termo “vocês”, meu caro. Parece que quem é um pouco mais crítico e questionador ou não sofre da praga chamada “indignação seletiva” nem enche as frases com pontos de exclamação e interrogação veio de outro planeta ou coisa do tipo. Somos todos palmeirenses, porém não somos todos obrigados a concordar. É a sua opinião, deve ser respeitada e manifestada pois o espaço é livre, daí pra frente cada um assume sua bronca.

      • Gustavo Aroni 11/08/2019 | Responder

        Roubados não fomos, mas acho que o VAR deve ser impecável, como foi hoje, com todas as equipes.

        • Sem dúvida, Gustavo. Mas vimos há duas semanas o árbitro de vídeo levar quase sete minutos pra validar o gol do Flamengo no Itaquerão, e praticamente na mesma situação no dia seguinte levaram um minuto para anularem um gol da Chapecoense no Morumbi. Ou seja, “igualdade” maior para uns que para outros.

          O VAR não veio fazer milagres, é apenas a extensão das arbitragens incompetentes que assolam o futebol brasileiro há anos (e não exclusivamente o Palmeiras desde 1914 como querem alguns lunáticos), não tenho ilusões quanto a isso. Que ele ajude a evitar alguns absurdos já é um progresso, mas os erros não vão acabar.

  13. Gustavo Aroni 11/08/2019 | Responder

    Foi pênalti. Já passou da hora de um goleiro nosso pegar um pênalti, hein? Vai precisar….

  14. Felippe 11/08/2019 | Responder

    Pois é , não aguentou nem 10 minutos. Veja bem o que eu vou dizer, senão tirar o Jegue Gaucho nem vaga p a Liber ano que vem tem. Um catado de jogadores em campo, uma vergonha de futebol e eu querendo mudar sou chamado de gambá.

    • Também proponho excluir da torcida aqueles que na total falta de argumentos plausíveis chamarem os outros de Gambá, Bambi e similares, que tal?

    • LGO 11/08/2019 | Responder

      Concordo com o Sergio!!!
      E ainda vão falar que não fomos roubados…

  15. Felippe 11/08/2019 | Responder

    Primeiro tempo um futebol mais ou menos até 20 minutos sem susto p o Bahia, se não fosse a falha do zagueiro estava zero a zero. Com o gol o Bahia tomou conta do jogo e não empatou graças ao Luan. Acredito que se jogar com muita raça, categoria e esquema tático não tem mesmo, dá para arrancar um empate heroico com o poderosíssimo Bahia ( que joga sem 3 titulares). Jegue gaúcho caminhando para mais um recorde, desde 2015 que não ficamos sem ganhar 5 partidas em seguida.

  16. Fabrisgol 11/08/2019 | Responder

    Expulsão típica para fazer os demais jogadores se inflamarem na raça e vontade de ganhar… tomara

    • Gustavo Aroni 11/08/2019 | Responder

      Então, mas para mim, até a expulsão o Felipe Melo era o cara que protegia a defesa. Quero ver agora com Bruno Henrique, Thiago Santos (que 7,1 deve por) e o Torugo sem ritmo…

    • Pelo que se viu nesse finalzinho de primeiro tempo, tá mais pra fazer os jogadores se auto-inflamarem e complicarem o jogo.

  17. Gustavo Aroni 11/08/2019 | Responder

    Então, deu a louca nos monstros, hoje. O time que costuma não jogar nada, jogou, e o barril de pólvora que estava há tempos em repouso explodiu.

  18. Jogo difícil mas controlado, aí vai o “jênio” do pitbull e incendeia a partida. Contar com determinadas figuras como titulares absolutos é pedir confusão o tempo todo. Insisto: o custo-benefício dessa contratação piora a cada ano.

  19. Gustavo Aroni 11/08/2019 | Responder

    Expulsão justa. Gosto do futebol do Felipe Melo, mas infelizmente, seu temperamento explosivo está incluído no pacote. Uma pena!

  20. AugustoBH 11/08/2019 | Responder

    35min de jogo e Palmeiras jogando o fino da bola. Dominando o jogo, toques rápidos, boa chance perdida… só teve 1 vacilo num lateral msm, mas creio q esse é o time q a torcida quer ver.

  21. Thom 11/08/2019 | Responder

    20 minutos do Palmeiras jogando pro Aroni. Bom futebol

    • Não vamos exagerar. O jogo está agradável de se ver, o que se tratando do Palmeiras atual é uma raridade, mas há muitos erros de passe e não fosse o Luan o jogo estaria empatado.

      • Thom 11/08/2019 | Responder

        Isso é, podia ter feito mais gols enquanto tinha gás…

        • Thom 11/08/2019 | Responder

          Correção: Podia ter feitos mais antes do Efeito Felipe Melo.

  22. Gustavo Aroni 11/08/2019 | Responder

    Desde que o Palmeiras jogue bom futebol, os jogadores não importam e o técnico pode até ser o 7,1, não tem problema. Dá-lhe, bom futebol! Pontos só por consequência dele

  23. Zek 11/08/2019 | Responder

    Escalou o time da torcida, se VH jogar bem 3xo…

    • Concordo, desde que também se excluam hereditariamente da torcida aqueles que colocam idolatrias pessoais acima do Palmeiras. Topa?

Leave Your Reply

Posts antigos, Por Onde Anda, e Links Patrocinados