Dia 18 Vote para reduzir vitalícios

Por Vicente Criscio

Meus amigos. No último dia 14/12 os associados da SE Palmeiras votaram temas relevantes para mudança estatutária. Entre eles, a redução do número de conselheiros vitalícios.

Infelizmente nesta assembleia não tivemos o número suficiente de votos para validar o quorum necessário (naquela ocasião, 750 votantes). Faltou pouco, 7 votos.

Lembrando que o tema dos vitalícios é para reduzir de 148 para 100 vitalícios a composição do conselho deliberativo da SEP (para entender a composição do Conselho, clique aqui e leia post de janeiro de 2019 do 3VV).

O Conselho Deliberativo em novembro de 2019 votou essa proposta de mudança estatutária e sua maiora foi contra a redução. Portanto os sócios deverão retificar essa decisão em assembleia geral. Ou seja, devemos ter 66% de votos dos sócios para mudar a decisão do conselho. Em 14/12 se tivéssemos tido o quórum necessário essa mudança teria passado.

E por que é importante reduzir o número de vitalícios?

Há tempos o cargo de conselheiro vitalício foi desvirtuado na SEP e é usado por barões da política, donos de voto de cabresto para impor conselheiros eternos no CD e com isso terem poder de barganha sobre o Presidente. É comum nessas reuniões de votação de vitalícios, acordos entre conselheiros da situação e oposição para votos cruzados, tentando obter maioria para conseguir a dita vitaliciedade no Conselho. Assim não é necessário mais se submeter à votação do associado para participar de tão importante fórum de debates e decisão.

Ora, não inventaram nesse mundo nada mais democrático e justo que o voto para eleger seu representante. Seja para eleger um Presidente da República, seja para eleger o síndico do seu prédio. Da mesma forma para eleger seu conselheiro numa instituição como a SEP. Portanto reduzir de 148 para 100 cadeiras para vitalícios, dentre 300 conselheiros, pode-se considerar como um número muito bom para termos conselheiros vitalícios e premiados por seus “serviços prestados” à SEP.

Mas não. Muitos conselheiros ligados a esse símbolo do atraso, já estão se mobilizando para evitar a redução. Estão chamando sócios para votarem contra essa proposta. São inclusive conselheiros que sempre se colocaram como oposição e defensores da renovação (leiam, contra Mustafá Contursi e defensores no passado de mudanças no Palmeiras), mas que hoje usam das mesmas armas que seus antigos adversários sempre usaram para manter o mínimo de poder político que ainda possuem.

Mas eu costumo dizer que o rio caminha para o mar. O futebol mudou e a política no futebol também está mudando. E mais cedo ou mais tarde vai mudar também na nossa instituição. E quando falo nossa eu digo do torcedor palmeirense.

Por essa razão, é extremamente importante a presença do associado no próximo dia 18/01, entre 08 e 17hs na SEP, para votar.

Poderão votar todos os sócios titulares com mais de 3 anos de associação e mensalidade em dia. Converse com seus amigos sócios. Explique a importância de votar.

Desta vez o quórum será de 500 votantes e precisaremos de no mínimo 334 votos na questão 1 (2/3 dos votos) para reduzir o número de conselheiros vitalícios para 100.

Conto com a mobilização de todos!

Ao longo da semana falaremos dos outros itens a serem votados. Também importantes.

Vicente Criscio
Conselheiro em 3o mandato, sempre eleito pelo associado, a quem sempre presto contas
Sócio da SEP desde 2002

55 Comments Added

Join Discussion
  1. Thom 17/01/2020 | Responder

    Se trouxer Hulk e Arda Turam, pode liberar o Scarpa (que pelo jeito tá dando uma forçadinha na saída, pra nem estar jogando) que dá pra buscar Libertadores.

    Mundial esquece, pra ganhar precisa o Valência ser campeão e entrarem depois de tomar LSD.

  2. Felippe 17/01/2020 | Responder

    Venda de Matheus Fernandes de acordo com a imprensa, as cifras envolvidas no negócio foram altas: 7 milhões de euros (R$ 32 milhões). O Botafogo-RJ desmentiu por completo e ainda atacou o Palmeiras.Segundo Carlos Augusto Montenegro, gestor do time carioca, a venda de Fernandes não foi nem de perto por essa quantia. “Querem sair bem na foto e estão aumentando esse valor. O problema é querer deixar o Botafogo de otário na história. Não são 7 milhões de euros, e eles sabem disso,” disse.

  3. Renato 17/01/2020 | Responder

    Gostaria que a S.E.Palmeiras desse um basta em enganar e iludir o seu maior patrimônio que é justamente o seu torcedor. Seja mais transparente Palmeiras! Dê credibilidade e um time nota 9,0 para podermos comemorar libertadores e mundiais.
    Estou cansado de ver um time nota 4,0 que engana e mau trata a torcida.

  4. Philipe Frois 17/01/2020 | Responder

    É sério mesmo esse valor é 55 milhões pra contratar o Rony? Estou perguntando sem ironia pq sinceramente não tenho assistido programas de esporte nem lido notícias. Se for isso mesmo, Meu Deus! Eu até concordaria com a chegada desse garoto q me parece bem promissor , mas 55 milhões é muita coisa, não é não?! Na minha cabeça, por esse valor, vc tem q ir no mercado e trazer alguém que chegue pra resolver e não pra ser mais uma esperança. Aliás, de esperança já estamos fartos não é mesmo?

    • Diogo Belotto 17/01/2020 | Responder

      A notícia diz que o valor da multa dele é de 11mi euros (R$55mi +/-), mas que o Athlético está disposto a negociar. Não acredito que o Palmeiras irá investir nele, não gastaram um tostão até agora e não será numa promessa cara de outro time que irão gastar. Certeza que isso é jogada de marketing pra valorizar o moleque.

    • Renato 17/01/2020 | Responder

      Um crime! Um absurdo se caso fechar essa negociação.

  5. Felippe 16/01/2020 | Responder

    Não vamos mais para Paulista, estamos trazendo o grande craque Rony por míseros 55 mi. Vai cair….

    • Thom 16/01/2020 | Responder

      Vc acha mesmo que vai cair ou é só pra aparecer?

      Pergunta séria!

      • Felippe 16/01/2020 | Responder

        Resposta séria, não sei, já vi e vivi 2 rebaixamentos e não teve o terceiro graças ao Santos. Pelo andar da carruagem não duvido de mais nada.

        • Thom 17/01/2020 | Responder

          Entendi. É mais pra chamar a atenção então…

          Não duvido que seja muito mais fácil torcer assim, dizendo que vai cair, pra ou comemorar “qualquer coisa” ou poder dizer que “avisou antes”…

          É o que falamos sempre sobre a diferença entre crítica e corneta. Se acha que esse time que tá aí, terceiro lugar no ano passado, é candidato ao rebaixamento, ok… Me parece mais passional que coerente, mas cada torce da sua forma…

          • Felippe 17/01/2020 | Responder

            Eita, o Cruzeiro que caiu e foi bi da Copa do Brasil, corre risco sim de rebaixamento, ainda mais com F.Melo de zagueiro, 4 laterais de m.e.r.d.a , um meio campo que não faz mal a ninguém , e se o Dudu machucar, a vaca vai p o brejo.

            • Thom 17/01/2020 | Responder

              Sua análise é extremamente rasa. Não está incorreta, realmente, já que não temos bons laterais e o FM na zaga da medo até no Papa.

              Mas com esses mesmos jogadores, nos classificamos pra Libertadores com sei lá quantas rodadas de antecedência. Com a maioria desses jogadores, fomos campeões brasileiros.

              E comparar o cenário financeiro e político do Cruzeiro com a pior perspectiva pra 2020 também é absurdo.

              Não é soberba. Mas se todo ano o discurso for “cuidado, podemos cair” não vamos ganhar nada mesmo.

              Falta confiança pro torcedor palmeirense. Somos tão (ou mais) frouxos que os jogadores. Duas derrotas e o ano acabou, a década foi pro brejo e não ganharemos mais nada no século…

      • Gustavo Aroni 16/01/2020 | Responder

        Olha Thom, se vai cair eu não sei, mas que o rascunho do mapa já está desenhado, eu não tenho a menor dúvida. San Gennaro que interceda por nós.

        • Thom 17/01/2020 | Responder

          Não discordo que estamos aquém do que gostaríamos… Mas pra isso resultar num rebaixamento ainda precisamos piorar muito… Mas muito mesmo.

          A distância do nosso futebol para o futebol do Cruzeiro esse ano foi gigantesca.

          Se nós estamos pra cair, não quero nem pensar o que vai acontecer com Bahia, Coritiba, Atlético, Botafogo, Ceará, Fortaleza, Fluminense, Vasco…

      • LGO 16/01/2020 | Responder

        A questão não é essa!!!
        O problema é que parece que torcemos contra!!
        Nossa torcida é muito difícil!! Se falarem de trazer o Messi e o Neymar pode esperar aqui no blog que vão falar:
        “Vão quebrar o clube pra trazer o Messi e eu quero saber o que ele fez até hoje na seleção Argentina”
        “Tanto dinheiro pra trazer o Neymar que vive machucado e fazendo festa. Chinelo por chinelo prefiro o Valdivia”.
        Criticar e cobrar faz parte. Temos sempre que buscar o melhor, mas não se pode esquecer que somos torcedores. Torcedor tem que torcer também!!!

        • Bianco 17/01/2020 | Responder

          Correto, o melhor é sempre torcer para ganhar… qdo não for possível, identificar os erros e repará-los para desempenhar melhor. Querer ser o “profeta do apocalipse” é torcer contra.

  6. Felippe 16/01/2020 | Responder

    Vamos para Paulista comemorar, Getafe emprestou até o fim do ano o Deyverson..

  7. Felipão 16/01/2020 | Responder

    Levando-se em consideração que foi o primeiro jogo treino, também treinaram pela manhã, nova forma de jogar, o volante da base no meio de campo e o volante titular na zaga…….achei proveitoso e buscando a rapidez na bola ao ataque……achei falho o Bruno Henrique que erra muitos passes e o Patrick foi muito bem………….deveremos colher bons frutos com esse time………se tivesse o poder contrataria o lateral direito Colombiano que é melhor que os nossos, aliás o nossos laterais são fracos…….

    • Diogo Belotto 16/01/2020 | Responder

      Eu diria que a lateral esquerda é um problema maior, a não ser que o garoto Esteves resolva mostrar ser o novo Júnior. Mas concordo, estamos mal dos dois lados.

      • Ed 16/01/2020 | Responder

        Diogo,interessante vc dizer isto sobre o Esteves.
        Vi vários jogos dele na base e seu futebol sempre me lembrou o Junior.
        Tomara que ele confirme essa impressão.

  8. Gustavo Aroni 16/01/2020 | Responder

    Não assisti o jogo. Estou em SC e deu um temporal com ventania, nada de TV, nem internet, na hora do jogo. Mas pelo jeito, não perdi nada, né?

    • Thom 16/01/2020 | Responder

      Se vc viu os jogos do ano passado, então viu esse também.

      Fora os moleques da base que mostraram que tem bola pra jogarem o Paulista, nada de novo.

  9. Porco Nervoso 16/01/2020 | Responder

    Palmeiras roubado na copinha.
    Palmeiras assaltado até na Copa Mickey!
    Gambás sendo ajudados até na Copa Mickey contra um time ridículo.
    Quanto ao time, 1º tempo horrível com os mesmos problemas de sempre.
    No 2º tempo, gostei da atitude da molecada, só faltou o gol. Inclusive poderiam ensinar o Dudu a bater penaltys…
    Jailson muito a fim de jogo, e o Luan idem, parece inconformado com o F.Melo na zaga.
    Wesley também muito a fim de jogo.
    Vamos ver sábado contra o “poderoso” NYC.

  10. Danilo 16/01/2020 | Responder

    Meu Deus, tem gente condenando o ano por causa de 1 jogo com 1 semana de treino e que jogou 1 tempo cada time.
    Terapia urgente!

  11. Felippe 16/01/2020 | Responder

    Hoje é 15 de janeiro de 2020, estamos eliminados da copinha, o time titular apresenta um futebol ridículo, vejo que estamos caminhando novamente para nada, os 1 milhão de salários jogam bosta e eu vou ser ridicularizado pelas outras torcidas. A roda gira e nós somos os estúpidos que se vangloriam graças ao passado que nos deu títulos, mas com o passar dos anos serão superados. Vou dormir e feliz 2021.Sera q só eu vejo….

  12. Felippe 16/01/2020 | Responder

    Parabéns, que ridículo esse time, um catadão. Tenho vergonha de ver ex jogadores como xerifão da zaga, e esse queridinho do pofexô, Rafael Veiga e o tal L.Lima…..cadê os laterais…..

  13. Felippe 15/01/2020 | Responder

    Jogadores bons, jovens( vão valorizar p caramba), que não amarela e tem baixos salários : F.Melo, B.Henrique, Dayverson, L.Lima, Jean, Ramires, Bigode…esses não vendam pelo amor de deus, principalmente nossos 4 laterais de seleção Brasileira e o goleiro de seleção do sub20 o tal de Jailson. O resto queima tudo: Scarpa, M.Fernandes, Arthur ,Dudu, Veron …

    • Lucas 16/01/2020 | Responder

      Palmas!!! Esse entende de planejamento!!! Manja de futebol!! Já pode ser diretor do Verdão

  14. Eis que Maurício Galliote segue firme e forte na sua missão de deixar o Palmeiras na série B no término do seu segundo mandato.

    Em três anos de gestão, o incompetente traidor e mentiroso conseguiu destruir todo a capacidade de investimento e o fortalecimento da marca Palmeiras que Paulo Nobre deixou para ele. Agora vemos em 2020 o nosso clube com um ex-treinador em atividade, com um elenco fraco, programa de sócio-torcedor em um processo de auto sabotagem, dona da patrocinadora mandando e desmandando no clube, marca do Palmeiras muito enfraquecida e pouco atrativa para atração de bons profissionais, clube voltando a ser refém de “manchados”,a grande maioria dos seus torcedores pessimistas com a situação do time, etc.

    Desde 2013, o clube não começava um ano com tanta baixa expectativa como agora. É melhor o palmeirense preparar-se para um 2020 terrível.

    • Reynaldo Zanon 15/01/2020 | Responder

      CONFIRA OS 10 CLUBES COM OS MAIORES VALORES DE MARCA EM 2019:

      1º Flamengo – R$ 2,160 bilhões
      2º Corinthians – R$ 1,736 bilhão
      3º Palmeiras – R$ 1,717 bilhão
      4º São Paulo – R$ 1,228 bilhão
      5º Grêmio – R$ 695 milhões
      6º Cruzeiro – R$ 598 milhões
      7º Internacional – R$ 592 milhões
      8º Atlético-MG – R$ 449,4 milhões
      9º Vasco – R$ 415,4 milhões
      10º Santos – R$ 414 milhões

      Esse é o estudo anual da Itaú BDO. Não sei porque tanto pessimismo de alguns. Vejo o Luxemburgo focado e empolgado. Ele tem um elenco forte nas mãos e o Palmeiras irá contratar com calma as peças que precisar. O ano em termos de importância começa mesmo em março. Não há motivos para afobação. Acredito em um 2020 muito bom.

      • Felippe 15/01/2020 | Responder

        Vaza gambá, louco p postar os marmitas na frente do Palmeiras, só vc e o itaú mesmo. Cada um que me aparece, estamos chegando no fim do poço mas os marginais estão no centro da terra.

        • Thom 15/01/2020 | Responder

          Chamar os outros de “gambá”… Muito maduro mesmo.

        • Reynaldo Zanon 16/01/2020 | Responder

          Felippe, você é maluco, cara? Você só fica postando no blog o tempo todo opiniões super, mega, ultra pessimistas. Opiniões ridículas sem base nenhuma. Me chamar de gambá porque postei o estudo do Itaú BDO, que acompanho há anos, e que mostra que o Palmeiras – antes longe do SCCP – agora está a um passo de ultrapassá-lo em valor de marcas! Mas, mostrando a sua, digamos, inteligência não tão privilegiada, viu isso como uma ofensa. Patético.

  15. Felippe 15/01/2020 | Responder

    Para aqueles que estão duvidando quando falo em rebaixamento, leiam por favor sobre o interesse em Dodo reserva do Egidio do Cruzeiro. Ia me esquecendo Scarpa pode ir embora.

  16. Danilo 14/01/2020 | Responder

    Quase 50 picanhas por um volante que jogou 12 vezes no ano.
    Desculpe, mas por essa grana até o B.Henrique iria sair e olha que é titular.
    Vamos de G.Menino e Patrick de Paula.
    Avanti Palestra!

  17. Paulão 14/01/2020 | Responder

    Matheus Fernandes já era. Vendido pela segunda oferta (ainda ridícula) do Barcelona. Retomamos o caminho do apequenamento. Nossa hegemonia (que nem começou) já terminou.

    • Thom 14/01/2020 | Responder

      Você acha realmente que com proposta do Barcelona o jogador ia querer ficar?

      E se ficasse, acha que iria render o tanto que renderia pensando que podia já estar no Barcelona?

      É uma baita chance pro garoto, fez bem em vender. Se fosse pra China eu entenderia, mas Barcelona?

      Bem vendido. Isso inclusive ajuda a vender alguns bagres pra times menores da Europa, quando verem que estamos vendendo pro Barça.

      Diretoria é ruim mas também as coisas não são tão preto e branco assim…

      • Felippe 15/01/2020 | Responder

        Dayverson e B.H tiveram (será) proposta da China, o cabeça de ovo vendeu? História mal contada. Matheus Fernandes tinha multa, era só o Barça pagar ou chegar próximo. Vejo um desespero por parte dessa diretoria por dinheiro, estão vendendo jogadores a preço de banana, será que quebraram o Palmeiras? Enquanto isso: Michael, P.Rocha, T.Maia, G.Henri

        • Felippe 15/01/2020 | Responder

          G.Henrique, Pedro e querem um lateral esquerdo, não duvide se o do Cruzeiro for p eles.

  18. Renato 14/01/2020 | Responder

    Não tem jeito!
    A copinha não nasceu para o Palmeiras e vice-versa. Eliminado mais uma vez.

    • Porco Nervoso 15/01/2020 | Responder

      Verdade Renato, sem falar que nas duas últimas competições o time foi desfalcado pela seleção brasileira e este ano pelo próprio Palmeiras.
      Ah! E o juiz gambá da FPF deixou de dar um penalty claríssimo quando o jogo estava 0x0 no 2º tempo, apitando mão fora da área vergonhosamente.
      No que depender da arbitragem, jamais ganharemos qualquer coisa…

  19. Thom 14/01/2020 | Responder

    Fugindo um pouco do tema de tópico, o que acham do boato que Arda Turan estaria negociando?

    Por mim, é um nome excepcional e que pode mudar o “patamar” do time, desde que seja o único desse calibre a vir.

  20. Renato 13/01/2020 | Responder

    3VV, esse post sobre a política do clube é relevante, mas , essa semana tivemos o falecimento do Sr. Valdir Joaquim de Moraes e nenhuma menção aqui no blog.
    Faltou sensibilidade por parte do administrador em publicar pelo menos uma linha em homenagem à uma pessoa que honrou as cores da S.E.P

  21. Mauser A Zago 13/01/2020 | Responder

    Vicente, sócio do interior tem direito à voto? Eu nunca fui atrás, mas se sim, adoraria contribuir.

  22. mario salvoni 13/01/2020 | Responder

    Não existe o menor sentido em se ter conselheiros vitalícios, seja no Palmeiras ou em qualquer outro clube, ou seja, pelo amor de DEUS vamos entrar de uma vez no século 21 e institucionalizar a governança corporativa na SEP. Sua imensa torcida agradece.

    • Philipe Frois 15/01/2020 | Responder

      A cada dia q passa eu percebo q realmente eu não entendo nada de futebol. Eu nunca consegui ver nada nesse Mateus Fernandes além de um jogador beeem comum , até porque a amostragem é pequena. Qtos jogos inteiros fez pelo Palmeiras ? Fez qtos gols? Deu qtas assistências? Qual clássico ele dominou no meio campo? Aí vem o Barcelona e leva o cara e todo mundo acha q perdemos um grande craque . Eu devo estar maluco mesmo.

      • Gustavo Aroni 15/01/2020 | Responder

        Também acho Frois. Quem é Matheus Fernandes na fila do pão. De repente vira um Xavi e cala a minha boca, mas não mostrou nada além de 5,0 nos poucos jogos que disputou. Aqui, poderia ser banco e quem sabe entranto mais, mostrasse o Dudu (o da Academia) oculto em seu eu. Ótima venda.

        • Diogo Belotto 15/01/2020 | Responder

          Eu sempre gostei do MF, acho ele um volante com um enorme potencial, as poucas vezes que jogou tomou conta do setor, correndo o campo todo e participando muito das jogadas. Isto posto, acredito que foi uma ótima venda, pois apesar de achar que o garoto é promissor, não é sempre que aparece uma oportunidade com bons valores por um jogador que quase nunca jogou, além da visibilidade que uma venda para o Barça trás para o Palmeiras. Na minha opinião, se não for um jogador essencial para o time (caso do Dudu atualmente), e aparecer uma proposta boa, tem que vender mesmo.

          • Reynaldo Zanon 15/01/2020 | Responder

            Se o Barcelona está pagando mesmo 11 milhões de euros, está bem vendido.

  23. Daniel oliveira 12/01/2020 | Responder

    O ideal era acabar com todos os vitalícios. Praga parasita que suga o time. Em um futuro bem próximo essa raça não vai existir mais porque o time vai virar S.A. e deverá prestar contas aos acionistas. Esses parasitas serão exterminados em breve, se Deus quiser.

Leave Your Reply

Posts antigos, Por Onde Anda, e Links Patrocinados