Desvendando o Barcelona – 4

Desvendando o Barcelona – 4

fevereiro 13, 2009 10 Futebol com Números
Por Luís Fernando Tredinnick
Divulgação autorizada mediante explícita citação do autor e do blog Terceira Via Verdão

Pois é pessoal, a oitava vitória seguida ninguém esquece…. pelo visto este ano será repleto de títulos!

Mas vamos ao Barcelona.

Dentro dos mais de 80 milhões de Euros de receita do estádio, 25,2 milhões são oriundos de receita de ingressos. Na gestão dos ingressos e do público no estádio, o Barça dá realmente um show.

O PÚBLICO NOS DIAS DE JOGOS

Observem ao lado o público médio do Barcelona, nas diferentes competições. Isso significa que o clube consegue um porcentual de ocupação de mais de 68% na liga e de 77% na Champions League, para um estádio com 98.772 lugares disponíveis. Lembrem que no campeonato brasileiro do ano passado, apenas Náutico e o Atlético-PR conseguiram 74% de ocupação. O Flamengo que joga em um estádio grande conseguiu apenas 47%.

Algumas iniciativas fazem muito a diferença no aumento do público:
1) O MARKETING PARA OS JOGOS

 
O departamento de marketing também trabalha para aumentar a importância de se ir ao estádio e lançou uma campanha chamada “Lembranças para Sempre” onde se vê um momento memorável ocorrido no estádio, como o gol do Romário de “cola de vaca” (tem o vídeo no youtbe: http://www.youtube.com/watch?v=BGud9vKGapA, mas eu não sei como traduzir a jogada, alguém ajuda?), ou o gol do Rivaldo de bicicleta contra o Valência. O objetivo é fazer com que o torcedor possa dizer: “Eu estava no Camp Nou, e você?”.

2) O ASSENTO LIVRE

Uma iniciativa simples e eficaz: os donos dos ingressos para a temporada podem disponibilizar os seus assentos para os jogos em que eles não vão comparecer. Neste caso, o clube vende novamente esse assento, sendo que o dono do ingresso para a temporada fica com 50% da receita (menos os impostos e custos) e o clube com os outros 50%.

Essa é a típica iniciativa em que todos ganham: o torcedor pode ir ao jogo, o dono do ingresso para a temporada tem um reembolso para um jogo que ele não vai, o clube consegue aumentar a arrecadação e o espetáculo fica mais bonito com um público maior durante os jogos.

Só para se ter uma idéia, o número de assentos disponibilizados e que foram EFETIVAMENTE vendidos, correspondeu a uma aumento de 9.150 expectadores em MÉDIA por partida (praticamente a média de público do Santos em 2008 no campeonato brasileiro)! Isso só demonstra a força dos ingressos para a temporada e também o como boa parte dos donos desses ingressos acaba não indo aos jogos por motivos diversos.

A ADMINISTRAÇÃO DOS PREÇOS DOS INGRESSOS

Observem na imagem abaixo os diferentes preços dos ingressos do Barça de acordo com o tipo de jogo e a localização no estádio.


Observem que existem cinco (deixe-me repetir: CINCO) categorias diferentes de jogos! O jogo pode ser A+, A, B, C e D. Ou seja, conforme a importância do jogo, ele vai se encaixar em uma das cinco categorias. Um jogo contra o Almeira é um jogo D, contra o Valencia é um jogo B e o super-clássico contra o Real Madrid é um jogo A+. Evidentemente o preço do jogo contra o Real Madrid é maior do que os demais jogos.

Então é fácil observar que os preços das cadeiras podem variar entre 3 e 4 vezes entre um jogo A+ e um jogo D. E um ingresso pode custar entre 14 e 170 Euros, preços para todos os gostos e bolsos.

Aqui no Brasil não temos nada minimamente parecido, sendo que temos um preço padrão para toda a temporada, e, geralmente aumentos de preços abusivos nos jogos decisivos e algumas promoções eventuais quando o time está em dificuldades.

Mostrar de antemão como é o preço do ingresso nas diferentes partidas é uma questão de IMENSO respeito ao torcedor/consumidor.

AS VANTAGENS DOS SÓCIOS

Os sócios do Barça têm basicamente duas vantagens em relação aos ingressos: descontos e compra antecipada.

Na tabela acima pode-se perceber que os sócios tem descontos em geral de 20% nos ingressos.

Além disso, eles podem comprar os ingressos antes do que os demais. Eles podem comprar os ingressos DESDE O INÍCIO DA TEMPORADA para todas as partidas! Os demais podem comprar os ingressos “APENAS” UM MÊS ANTES DO JOGO (pela internet).

Imaginar que é possível comprar o ingresso um mês antes do jogo ainda é muito fora da realidade no Brasil. Imaginar que, como sócio, é possível comprar o ingresso quase com UM ANO DE ANTECEDÊNCIA é um sonho absolutamente impossível para nós brasileiros!

ENQUANTO ISSO, NO BRASIL….

Dá-me vergonha comparar as práticas realizadas no Brasil com as do Barcelona.

Mais uma vez o Barcelona nos diz como medidas absolutamente simples podem fazer muita diferença. Não temos nada parecido com o marketing para os jogos como o Barça faz. Quantos momentos inesquecíveis vocês podem lembrar no Palestra? Alguém esqueceu a semi-final da Copa do Brasil contra o Flamengo em 1999?

A administração dos preços dos ingressos é outra grande lição. Realmente faz mais sentido cobrar mais para um jogo contra o Flamengo do que contra o Figueirense. Será que é tão difícil fazer uma tabela de preços e divulga-la no início da temporada?

E pensando bem, disponibilizar a venda de ingressos pela internet um mês antes do jogo também não é nada de mais.

Eu já estou meio cansado de dizer que não existe nada que impeça o Palmeiras de fazer exatamente como o Barça faz. Mas isso não deixa de ser uma vantagem, pois com um mínimo de organização podemos dar um salto GIGANTESCO de qualidade e, provavelmente, de receitas.

Particularmente, espero que tenhamos tudo isso feito até a inauguração da Arena! Seria sonhar de mais?

Saudações AlviVerdes

*Luís Fernando Tredinnick escreve todas as sextas-feiras no 3VV, explicando a quem
conhece e também a quem não conhece os números no futebol

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10 comentários em “Desvendando o Barcelona – 4

  • Marco Aurélio Novelini
    fevereiro 13, 2009
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  • Administrator
    fevereiro 13, 2009
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  • Junior Gottardi
    fevereiro 13, 2009
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  • Marcos Diniz Mendes Ribeiro
    fevereiro 13, 2009
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  • Claudio Baptista Jr.
    fevereiro 13, 2009
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  • Paulo Roberto Domingues de Faria
    fevereiro 13, 2009
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  • Marco Aurélio Novelini
    fevereiro 13, 2009
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  • João Gomes Yzquierdo Neto
    fevereiro 13, 2009
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  • Fernando Talarico
    fevereiro 13, 2009
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  • Marco Aurélio Novelini
    fevereiro 13, 2009
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