Ainda sobre as contratações dos clubes

Ainda sobre as contratações dos clubes

novembro 27, 2009 6 Futebol com Números

Pessoal, o Vicente publicou um post com dados sobre o número de contratações dos principais clubes do Brasil nos últimos 3 anos.  Eu acho que ainda existem pontos importantes a se discutir sobre esses números.  Para lembrar para todos, observem abaixo o número de contratações de cada clube:

 

O QUE CHAMA A ATENÇÃO?

Primeiro:  TODOS os clubes contratam muito!  O clube que menos contratou, na média, contratou praticamente onze jogadores por ano!  Ou seja, contratou um time inteiro!  Considerando-se que uma equipe tem cerca de 28/30 jogadores no seu plantel, percebe-se o impacto que a contratação anual de 11 jogadores tem no elenco! Que dirá o pessoal do Corinthians que contrata 20 jogadores por ano e olha que para o ano que vem eles continuam cometendo esse mesmo erro e contratando muitos jogadores.

Segundo: utilizar as categorias de base é uma UTOPIA ou MENTIRA?  O Inter tem as melhores categorias de base do Brasil e ainda assim contrata em média 14 jogadores do ano.  O pessoal do jardim Leonor que toda a imprensa baba-ovo diz que tem boas categorias de base, contrata um time inteiro por ano.  O próximo post será justamente sobre as categorias de base, mas fica a pergunta:  se as categorias de base são tão boas assim, para que contratar tantos jogadores?

Terceiro:  TODOS os times contratam principalmente ATACANTES.  Realmente bons atacantes são raros no mercado e todos os times parecem fazer apostas em jogadores que irão resolver os problemas dos ataques dos times.

Quarto: existe um grande especialista na contratação e venda de jogadores com lucro: o Cruzeiro!  Há anos que o Cruzeiro é o time que consegue de forma CONSISTENTE contratar jogadores e vende-los com lucro.  Essa especialização do Cruzeiro é uma questão de sobrevivência. Como o clube não possui um estádio e o seu mercado/tamanho torcida não é comparável com os clubes do eixo São Paulo-Rio, e conseqüentemente suas receitas de patrocínio e TV são menores, o clube “precisou” se especializar na compra e venda de jogadores.

O contraste é o Flamengo, que nos últimos anos viu a grande maioria dos seus jogadores ir embora do clube, sem que o Flamengo tivesse recebido nenhum dinheiro  por isso…

MAS, POR QUE TUDO ISSO ACONTECE?

Simples! Tudo isso é um reflexo da situação financeira dos clubes!  Como a principal fonte de receita é justamente a venda de jogadores, os clubes têm que revelar ou contratar talentos e rapidamente vende-los.  Com a receita da venda, os clubes correm para novas contratações, buscando um novo talento que garanta lucros futuros.

Esse ciclo vicioso é apenas mais uma das mazelas do futebol brasileiro.

Para encerrar esse ciclo vicioso é preciso desenvolver, e muito, fontes de receita que garantam aos clubes fôlego para manter seus principais jogadores e vende-los apenas em situações muito vantajosos. 

Ou seja, por muito tempo, o melhor time será aquele que é mais eficiente nas contratações de talentos!

Saudações AlviVerdes!

Luís Fernando Tredinnick escreve às sextas-feiras explicando a quem conhece, e a quem não conhece, os números do futebol

44330cookie-checkAinda sobre as contratações dos clubes

6 comentários em “Ainda sobre as contratações dos clubes

  • Marco Túlio de Vasconcelos Dias
    novembro 27, 2009
    Responder
  • Andre Luiz Martins Oltemare
    novembro 27, 2009
    Responder
  • Cássio Andrade
    novembro 27, 2009
    Responder
  • Cássio Andrade
    novembro 27, 2009
    Responder
  • Raul Ricardi
    novembro 27, 2009
    Responder
  • Eduardo Carraro Milagre
    novembro 27, 2009
    Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *