O Futebol europeu à beira do buraco – 2

O Futebol europeu à beira do buraco – 2

março 19, 2010 8 Futebol com Números

Semana passada comecei o post dizendo que “O futebol de hoje é uma maneira romântica de se perder dinheiro!” .  Isso é a mais pura verdade!  A questão então passaria a ser: quanto dinheiro se perde no futebol de hoje?

Em uma resposta simples: 578 milhões de Euros em 2009! 

Os 732 times analisados pela UEFA perderam no total 578 milhões de Euros, sendo que no ano anterior a perda foi de 515 milhões de Euros.  Ou seja, em duas temporadas o futebol europeu perdeu a “bagatela” de 1,1 BILHÃO de Euros!

QUER DIZER QUE A “INDÚSTRIA” DO FUTEBOL NÃO É RENTÁVEL?

Exatamente!  Quando se analisa a atratividade de um determinado mercado, entre várias análises, se verifica se a soma dos resultados financeiros de todos os competidores é positivo ou negativo.  Um exemplo clássico é a indústria de aviação civil:  conforme o ano, todos as empresas apresentam prejuízo!  É natural que ALGUMAS empresas apresentem prejuízo em cada mercado, mas quando na soma total todos perderam dinheiro, é sinal ou que algo vai muito errado ou que o mercado simplesmente é ruim!

No caso, vemos que para os CLUBES europeus, o futebol é um mau negócio! Vou frisar novamente: para os CLUBES!

A PERDA É IGUAL PARA TODOS OS CLUBES E PARA OS DIFERENTES PAÍSES?

Obviamente não é.  Mas os resultados para a “indústria” como um todo são muito ruins.

Olhando só as cinco principais ligas da Europa, vemos que um lucro decente não é uma realidade.  Observem no gráfico abaixo o lucro ou prejuízo somado dos clubes de cada país como porcentagem da receita:

 

A Inglaterra tem a “liga mais rica da Europa”!  Quem já escutou essa frase precisa saber que a isso significa que é a liga com maior arrecadação da Europa.  E o mais divertido é que para cada 100 Libras que eles arrecadam, eles gastam 112! Na Itália, a cada 100 Euros faturados, eles gastam 113! É isso que se chama de “administração moderna do futebol”?

As outras três ligam apresentam lucros ridículos!  Imaginem que na liga de maior lucratividade, o lucro é de ínfimos 5% da receita! Só 5%!!! Sem contar que na Alemanha o lucro é de 2% da receita… é de chorar de rir!

Só para constar, em Portugal, Turquia, Finlândia, Irlanda e Rússia, entre outros, apresentam prejuízo quando somados os resultados de todos os clubes.

OU SEJA?

Ou seja, no quesito “perder dinheiro com o futebol” o Brasil vai imitando direitinho a Europa…  e tem gente que ainda reclama…

SEMANA QUE VEM

Na semana que vem vamos avaliar os possíveis  impactos das propostas da UEFA para que todos os clubes sejam “f inanceiramente responsáveis”.

Saudações Alvi-Verdes

* Luís Fernando Tredinnick escreve às sextas-feiras no 3VV explicando a quem conhece, e a quem não conhece, os números do futebol

50370cookie-checkO Futebol europeu à beira do buraco – 2

8 comentários em “O Futebol europeu à beira do buraco – 2

  • Administrator
    março 22, 2010
    Responder
  • Marcio Zambon
    março 22, 2010
    Responder
  • Marco Túlio de Vasconcelos Dias
    março 20, 2010
    Responder
  • Administrator
    março 19, 2010
    Responder
  • Administrator
    março 19, 2010
    Responder
  • luiz penchiari
    março 19, 2010
    Responder
  • Administrator
    março 19, 2010
    Responder
  • luiz penchiari
    março 19, 2010
    Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *