Futebol com Poesia

abril 1, 2010 8 Futebol com Números

Esta semana tivemos o falecimento do jornalista Armando Nogueira. Se esta coluna fosse dele certamente o título não seria “Futebol com Números”, mas sim “Futebol com Poesia”.

Tenho uma admiração enorme por Armando Nogueira e adorava ler as suas colunas no Estadão. Assim como muitos de nós, Armando foi sempre um apaixonado por futebol, mas como poucos de nós, soube traduzir toda a emoção do futebol em palavras, ou melhor, em prosa e poesia.

Uma das características mais especiais de Armando Nogueira era a de sempre buscar o que existia de positivo.  Isso talvez seja uma das principais falhas dos jornalistas de hoje… tenho a impressão que eles buscam apenas as notícias ruins, os fatos desagradáveis, o que “causa polêmica”, e se esquecem de enaltecer as grandes jogadas, os grandes resultados, as obras de arte feitas de improviso em campo.

Muito já foi dito desse mestre das palavras, de suas frases definitivas, da sua retidão de caráter, etc. Acho que nos resta apenas dizer que alguém como ele fará muita falta para todos os fãs do nobre esporte bretão. 

Confesso que deve ser mais agradável falar de Prosa & Poesia do futebol do que tratar de temas mais áridos e cartesianos como os números de futebol.

Mas, assim como o futebol precisa dos “carregadores de piano” em campo, o futebol também precisa dos “administradores” fora dele (honestos e competentes, que fique bem claro).  No fim, todos nós trabalhamos para que os craques possam brilhar durante os jogos.  Tudo o que eu mais quero é novamente ver o Palmeiras vencedor.

Como apaixonado por futebol e pela leitura, não poderia deixar de utilizar esse espaço para uma singela homenagem a um craque das letras.  Uma homenagem a um homem que antes de tudo, nos lembrava constantemente que o futebol, assim como a vida, é poesia. 

Saudações Alviverdes.

* Excepcionalmente esta semana, a coluna de
Luís Fernando Tredinnick foi publicada na quinta-feira. 

50880cookie-checkFutebol com Poesia

8 comentários em “Futebol com Poesia

  • V Criscio
    abril 4, 2010
    Responder
  • gilberto giangiulio Junior
    abril 4, 2010
    Responder
  • LOURENÇO CORSI NETO
    abril 2, 2010
    Responder
  • Rodrigo Bucciolli Pereira
    abril 1, 2010
    Responder
  • Administrator
    abril 1, 2010
    Responder
  • BLOG 3VV
    abril 1, 2010
    Responder
  • Ronei de Jesus Lyra
    abril 1, 2010
    Responder
  • Marcio Zambon
    abril 1, 2010
    Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *