Os clubes ingleses gastam…

Os clubes ingleses gastam…

agosto 13, 2010 7 Futebol com Números

Amigos, no último post escrevi um pouco sobre porque não conseguimos competir com os clubes ingleses, já que eles gastam muito mais dinheiro do que nós com salários dos jogadores.

Também descobri algo bastante interessante e que explica, mais uma vez, porque o clube tem que estar sempre preocupado em aumentar as suas receitas.

Separei os clubes ingleses em dois blocos: aqueles que faturam mais de 100 milhões de libras esterlinas e aqueles que faturam entre 60 e 100 milhões.

Observem no gráfico abaixo quanto os clubes que faturam mais de 100 milhões de libras esterlinas gastam em salários em % da sua receita.

Na média esses cinco clubes gastaram 56% da receita com os salários dos jogadores.  Tirando o Chelsea, que todos nós sabemos que seu proprietário não está exatamente interessado em ter lucro com o futebol, esse percentual cai um pouco: 50%.  

E olha que tirando o Tottenham todos os clubes ali têm gastos salariais também acima de 100 milhões de libras esterlinas. Na média os gastos são de 112 milhões.

Agora observem quanto os clubes que faturam entre 60 e 100 milhões gastam em salários em % da sua receita:

A média de gastos vai para 83%! Com a média de gastos salariais de 62 milhões.

OU SEJA?

Ou seja,  os clubes médios para tentarem ser competitivos precisam investir mais em salários de jogadores proporcionalmente às suas receitas.  Esses clubes precisam arriscar mais!  Se não arriscarem mais e comprometerem um pouco mais das suas receitas eles não conseguirão se classificar para os torneiros internacionais que são os mais rentáveis.

Essa é a dinâmica mundial do futebol. 

Então, para um clube existem dois departamentos fundamentais: (1) o do futebol que precisa montar bons times, desenvolvendo jogadores da base e fazendo boas contratações no mercado (2) e o departamento de marketing que precisa sempre fazer com que as receitas do clube cresçam, para que o clube possa pagar pelos bons times.

Quem diria, que tão importante quanto um camisa 10 é um bom marketeiro, hein?

Saudações Alvi-Verdes

* Luís Fernando Tredinnick escreve às sextas-feiras no 3VV explicando a quem conhece, e a quem não conhece, os números do futebol

56510cookie-checkOs clubes ingleses gastam…

7 comentários em “Os clubes ingleses gastam…

  • Marcos Piovesan
    agosto 13, 2010
    Responder
  • Marco Antonio Zanon Prince Rodrigues
    agosto 13, 2010
    Responder
  • luiz penchiari
    agosto 13, 2010
    Responder
  • Administrator
    agosto 13, 2010
    Responder
  • Marco Antonio Zanon Prince Rodrigues
    agosto 13, 2010
    Responder
  • Wagner César Silva de Oliveira
    agosto 13, 2010
    Responder
  • Alberto Cunio
    agosto 13, 2010
    Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *