Arenas – Entrega Garantida

abril 3, 2014 11 Allianz Parque , , ,

Por Claudio Baptista Jr.
Tóquio vai sediar as Olimpíadas de 2020, um ano após também receber a Copa do Mundo de Rúgbi.
A cidade chegou lá através de um programa onde o maior apelo foi de Entrega Garantida, demonstrando contundência em relação aos recursos e prazos definidos, bem como o conjunto com planos de segurança.
Os recursos já estão presentes em um fundo de US$ 4,5 bilhão criado logo após a perda da concorrência para os jogos do Rio 2016.
Recursos na mão mais grande parte das infraestruturas esportivas, de logística e hoteleira já a disposição, dão ainda mais força para a garantia mencionada pelos japoneses.
O estádio Nacional será moderníssimo, com capacidade para 80 mil lugares possuindo teto retrátil e tribunas inferiores móveis para que o público fique mais próximo ao campo de jogo em partidas como futebol e rúgbi. Quando necessária a utilização da pista de atletismo, a instalação recua.
arenas-entrega-garantida-b
 
arenas-entrega-gatantida-C
 
 
Presenciando toda a “emoção” nas entregas das instalações esportivas no Brasil tanto para a Copa do Mundo como provavelmente para as Olimpíadas, em conjunto com os aumentos dos custos e legados que podem se traduzir como não tão úteis para a população sendo que determinados casos já apresentam altos sinais de serem um grande fardo, ficam nítidas algumas diferenças no planejamento e execução de projetos deste nível.
Será que a menor participação de políticos em assuntos técnicos, a real responsabilidade fiscal e o estrito cumprimento as leis contribuem para essa minha impressão?
Quanto a escolha por Tóquio, pode ter sido um sinal de responsabilidade do COI observando o que vem se desenhando no Brasil ou foi algo mais no estilo “agora vamos respirar um pouco”?
Abraço,
Claudio.

146860cookie-checkArenas – Entrega Garantida

11 comentários em “Arenas – Entrega Garantida

  • Claudio Baptista Jr.
    abril 7, 2014
    Responder
  • Marco
    abril 7, 2014
    Responder
  • Lucas
    abril 4, 2014
    Responder
  • Levi
    abril 4, 2014
    Responder
    • Victor Sbrighi
      abril 4, 2014
      Responder
  • mario luiz
    abril 4, 2014
    Responder
  • Claudio Longo
    abril 4, 2014
    Responder
  • Gustavo Aroni
    abril 3, 2014
    Responder
      • Carlos Alexandre
        abril 4, 2014
        Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *