ARENAS – SABEM VENDER.

outubro 7, 2014 16 Allianz Parque

Por Claudio Baptista Jr.

Mais um exemplo americano de como se promove e rentabiliza o clube tendo foco no relacionamento com seu torcedor.

O clube de futebol americano São Francisco 49ers inaugurou este ano seu novo estádio e desde o início de 2014 anunciou a venda total dos ingressos para a atual temporada. A arrecadação de aproximadamente a metade do valor de investimento da construção, US$1,3 bilhão, é proveniente da venda das propriedades de direitos de lugar (seat licenses) que dão direito a compra dos pacotes de ingressos para temporada (season tickets).

Os poucos ingressos disponíveis para jogos separados, ou unitários, são colocados dentro de um programa de relacionamento mais abrangente, cujos valores não são tão caros como aqueles disponibilizados no mercado através de revenda pelos compradores da propriedade de seat licenses e pacotes de season tickets.

Claro que vocês já perceberam algumas diferenças com o que se faz no Brasil através dos programas de sócios torcedores tendo como lastro o desconto e prioridades de ingressos, tornando estes programas bem limitados e pouco atrativos quando pensamos em toda a torcida.

Não temos apenas o exemplo dos 49ers que desde 1982 consegue este desempenho. Outras equipes de diferentes modalidades esportivas também apresentam esse sucesso de vendas.

Agora, como se consegue vender com tanta eficiência?

A resposta passa obrigatoriamente por estrutura profissional real separada da politicagem.

Esses exemplos americanos e de outros lugares no mundo demonstram a necessidades de se modificar radicalmente os modelos amadores ou profissionalizados de mentirinha instalados por aqui e que impossibilitam a geração de um circulo virtuoso.

O 3VV esta semana volta novamente, e de forma insistente, a tocar nesse assunto no Drops de 06/10.

DROPS 3VV → COMEÇA A CORRIDA… E CUIDADO COM AS PESQUISAS

Vocês já imaginaram um clube como o 49ers ou qualquer outro que conseguiu se profissionalizar de fato não ter definição antecipada de como vai entrar na nova casa e oferecer as alternativas a sua torcida? Com uma equipe muito abaixo das suas tradições? Brigando com quem deveria ser parceiro e que mesmo buscando o que se considera ser seu direito, não encontrar soluções e apresentar apenas justificativas, perdendo assim oportunidades, dinheiro e desvalorizando sua marca perante o mercado? E ainda mais no ano do seu centenário?

Como diria uma propaganda de tubos e conexões, muita gente seria “descontinuada, desprosseguida…”.

MERCURY NEWS → 49ers sell out Levi’s Stadium — few single-game tickets coming

Abraço,
Claudio.

170310cookie-checkARENAS – SABEM VENDER.

16 comentários em “ARENAS – SABEM VENDER.

  • Renato
    outubro 9, 2014
    Responder
  • Claudio Longo
    outubro 8, 2014
    Responder
  • Antonio Frederico
    outubro 8, 2014
    Responder
  • Daniel
    outubro 8, 2014
    Responder
    • Claudio Baptista Jr.
      outubro 8, 2014
      Responder
  • Alex
    outubro 8, 2014
    Responder
  • Daniel
    outubro 8, 2014
    Responder
  • Luiz
    outubro 8, 2014
    Responder
    • HARLEY
      outubro 8, 2014
      Responder
  • jOAOvERDE
    outubro 7, 2014
    Responder
    • Renato
      outubro 9, 2014
      Responder
  • Marcelio Sbrolini
    outubro 7, 2014
    Responder
  • Jose Braga
    outubro 7, 2014
    Responder
  • Maurizio
    outubro 7, 2014
    Responder
    • Claudio Baptista Jr.
      outubro 7, 2014
      Responder
  • mário luiz
    outubro 7, 2014
    Responder

Deixe um comentário para Claudio Baptista Jr. Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *