Novidades sobre o “perdão” da dívida dos clubes

junho 19, 2015 6 Futebol com Números

Endividados Alviverdes, já manifestei aqui inúmeras vezes a minha desaprovação sobre a Medida Provisória 671 que trata sobre as dívidas dos clubes de futebol.

Esse tipo de Medida Provisória pune apenas e tão somente os que mais pagaram os impostos. Não bastasse os clubes terem agora 20 anos para pagar a dívida com a União, eis que surge uma nova proposta dos clubes! São vários pontos defendidos: (1) os clubes da séria A pagarão em 20 anos suas dívidas, porém os pagamentos serão limitados a 3% da receita do ano anterior, (2) redução de tributos previdenciários, (3) isenção do pagamento de multas e juros sobre a dívida já existente e (4) limite de 90% do faturamento do clube com o gasto com o futebol, ao invés da proposta de 70% do Governo.

Seria engraçadíssimo se não fosse trágico.

Se algo assim for aprovado, quer dizer que quanto mais os clubes pagaram de impostos ao longo do tempo, mais prejudicados eles serão! E aqueles que mais deixaram de pagar, mais serão beneficiados! Simples assim!

E, obviamente, os clubes estão querendo o melhor dos dois mundos: um prazo extremamente longo para saldar as dívidas e basicamente pouquíssima coisa em troca.

O argumento que apesar do limite de 3% não traria risco de inadimplência ou de perdão das dívidas veio de um advogado que defende os nossos “coirmãos isentos de impostos”: “’Caso não feche, ao final do prazo, (o clube) tem que quitar a dívida integral. Não haveria um alongamento além dos 240 meses’, garantiu Luiz Felipe Santoro, advogado que representou o Corinthians no encontro”.

Como dizem lá no Rio de Janeiro: não passa na prova do riso!

É, e nessa história toda, o Palmeiras terá pouquíssimos benefícios. O mesmo não se pode dizer de vários outros clubes por aí. Durma-se com um barulho desses.

Saudações AlviVerdes

* Luís Fernando Tredinnick escreve às sextas-feiras no 3VV explicando, a quem conhece e a quem não conhece, os números do futebol

209270cookie-checkNovidades sobre o “perdão” da dívida dos clubes

6 comentários em “Novidades sobre o “perdão” da dívida dos clubes

  • Gustavo Aroni
    junho 19, 2015
    Responder
  • Emilio Maranga
    junho 19, 2015
    Responder
  • Levi
    junho 19, 2015
    Responder
  • Levi
    junho 19, 2015
    Responder
  • Mauro Correia
    junho 19, 2015
    Responder
  • lito
    junho 19, 2015
    Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *