Liga se reúne em SP para discutir modelo e divisão de dinheiro

junho 26, 2021 0 Análise Finanças, Modelos de Gestão, Notícias

Clubes da série a e da série B se reúnem em São Paulo nesta segunda-feira (28) para começar a formatar a tal Liga Nacional para administrar o Campeonato Brasileiro – a Copa do Brasil ficaria com a CBF, no modelo parecido com o que ocorre na Inglaterra.

São dois os pontos principais a serem discutidos: o modelo empresarial e a questão da divisão do dinheiro dos patrocínios, principalmente as cotas de televisão. Sobre o modelo empresarial, predomina a ideia da formação de uma sociedade anônima, que prevê inclusive a exigência de mesmo peso dos clubes e de federações na eleição para a presidência da CBF, algo que pode gerar ruído. De qualquer forma, não faz sentido a Federação de Roraima ter peso maior no voto do que Palmeiras, Flamengo ou Internacional.

A questão do dinheiro é bem mais complicada, já que envolve dois problemas: os atuais contratos dos clubes com as emissoras de TV só expiram em 202; e há os interesses individuais de equipes que nunca se manifestaram solidárias a negociações em bloco, como Flamengo e Corinthians, que implodiram o Clube dos 13 anos atrás. As duas diretorias atuais desses times não são confiáveis para negociações em bloco sobre dinheiro.

A única coisa certa é que o formato do campeonato será o de pontos corridos, como é hoje (ainda bem; qualquer formato diferente afetaria a credibilidade da liga). Também se discutem mecanismos rígidos para evitar tentativas de viradas de mesa.

265380cookie-checkLiga se reúne em SP para discutir modelo e divisão de dinheiro

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *