Vô João e as bananas

Vô João e as bananas

agosto 9, 2021 6 Minuto 98 ,

Por Jota Christianini; colaborou Erika Gimenez

Eu pouco conheci meu avô. Ele morreu na véspera do Natal quando eu tinha apenas sete anos. Deixou para mim, como herança, um brinquedo e uma atitude. O brinquedo era uma pequena mesa de bilhar, feita por ele, marceneiro, pintada de azul – as bolas eram as de gude. Lembro vagamente que não gostei da cor e reclamei. Carrego até hoje o arrependimento por não ter pedido desculpas pela minha indelicadeza.  

Quanto à atitude que herdei dele, dá um causo que passo a contar.

Meu avô era dono do bar do Parque Antarctica. Chamar de bar aquele cercado de caixotes com garrafas e as duas barricas cheias de gelo – uma para gelar a cerveja e outra para os três refrigerantes da Antarctica (Sissi, Gasosa e Guaraná) – é forçar um pouco a palavra, mas era o que tinham na época. O torcedor comprava ali a bebida e podia beber nas arquibancadas durante o jogo. Depois da partida, meu pai e meus tios iam recolher os cascos. Assim funcionava o negócio do Vô João.

No jogo das barriquinhas, em 1938 – o dérbi organizado para salvar o SPFC de mais uma falência – os dirigentes do clube insolvente procuram meu avô e pedem para ele doar o lucro daquela tarde.

Após ouvir o pedido de ajutório dos dirigentes do SPFC, Vô João respondeu de forma categórica: com os braços e energicamente, deu-lhes uma solene “banana”.

Nesse instante, e com esse gesto, antecipou a minha herança.

Meu pai foi quem me contou essa história repetidas vezes, perpetuando meu avô em mim, nos unindo pelo laço verde e branco.

Por isso, sempre digo e repito que ….

A CADA GOL DO PALESTRA AINDA OUÇO O GRITO DELE!

Feliz dia dos pais!

***

Deixe seu causo nos comentários desse post ou do post da promoção (clique aqui, leia, participe). Participe! Os três melhores causos irão para a votação da audiência.

281530cookie-checkVô João e as bananas

6 comentários em “Vô João e as bananas

  • Rosendo Brígido Júnior
    agosto 12, 2021
    Responder
    • Gustavo Aroni
      agosto 13, 2021
      Responder
  • !
    agosto 9, 2021
    Responder
  • Luís
    agosto 8, 2021
    Responder
    • Edison Rossini
      agosto 8, 2021
      Responder
  • FABIANO RIVA GEMIGNANI
    agosto 8, 2021
    Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *