Livro celebra o bi da Libertadores e os 60 anos de Palmeiras na competição

Livro celebra o bi da Libertadores e os 60 anos de Palmeiras na competição

agosto 31, 2021 0 Notícias

O título da Libertadores virou documentário bacana fito pela Conmebol, mas o Palmeiras também ganhou um livro sobre a campanha histórica de 2020, mas que abrange também toda a trajetória do time verde pela competição sul-americana, que começou com o vice-campeonato de 1961.

Em “Verde América: Notas de um Palestra Sul-Americano e bicampeão” (Foot Books, 2021), o jornalista palmeirense Lucas Berti, atualmente no El Pais e especialista em assuntos da América do Sul, a caminhada de 60 anos é coroada com o bicampeonato, mas que é recheada de feitos e histórias extraordinárias.

Na mais recente campanha vitoriosa, cada jogo da campanha iniciada por Vanderlei Luxemburgo e finalizada por Abel Ferreira é narrado com detalhes e exaltado como verdadeiros feitos. Há muita alegria, mas também raiva e episódios de muita raça e valentia.

Berti mescla momentos de âmbito pessoal com passagens históricas. Relembra viagens a estádios pela América do Sul, por exemplo, quando conta a história de Segundo Villadoniga, um meia uruguaio apelidado de “El Arquitecto” que marcou época no Peñarol e no Palestra Itália e, após a mudança de nome, também no Palmeiras.

Em pouco mais de 100 páginas, Lucas Berti, sem muita pretensão, mas com muita pesquisa, vai costurando histórias e fatos desde os primórdios alviverdes, passando pela primeira final do torneio jogada pelo Alviverde, em 1961, que culminam no apoteótico gol de Breno Lopes, em um Maracanã com mais público do que deveria, em 30 de janeiro de 2021. É uma obra necessária para os palmeirenses.

286790cookie-checkLivro celebra o bi da Libertadores e os 60 anos de Palmeiras na competição

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *