As dívidas dos clubes

Por Luis Fernando Tredinnick

Alviverdes,

Continuando a análise sobre as dívidas dos clubes, vamos comparar as dívidas de alguns clubes brasileiros.

Os números estão um pouco desatualizados porque são do final de 2020. Os números de 2021 só serão publicados em abril de 2022. Alguns clubes, como o Palmeiras, publicam balancetes mensais, outros clubes, como o São Paulo, não publicam, o que dificulta a comparação mais atualizada.

O primeiro conceito que temos que discutir é o de curto prazo e longo prazo. Em contabilidade se considera curto prazo aquilo que deve acontecer em até um ano. O que deve acontecer após 365 dias é considerado longo prazo.

O segundo conceito que temos que discutir é o da “dívida líquida”. Se vocês se lembram no post anterior detalhei que o total do passivo do Palmeiras era de 621 milhões. Olhando no gráfico abaixo, podemos ver que a dívida líquida é de 518 milhões. Por que isso? Por que da mesma maneira que o clube tem valores a pagar, ele também tem valores a receber assim como dinheiro no caixa. Então subtraímos os valores que o clube tem a receber no curto prazo e no caixa do total da dívida e chegamos à dívida líquida.

Algumas análises interessantes:

  • Dívida total: Podemos perceber que Palmeiras, São Paulo, Santos e Flamengo têm um patamar semelhante de dívida (ainda que o patamar de receitas seja bem diferente – assunto do próximo post) porém Corinthians já tem um patamar maior de dívida e o Atlético-MG é um mistério da natureza (vamos falar sobre isso em um ou dois posts porque a história é interessante).
  • Dívida no curto prazo (1 ano): nesse quesito Flamengo e Palmeiras estão em uma situação bem melhor do que os demais clubes, já que o que existiria a pagar em 2021 são valores bem menores do que as dos demais clubes. Isso significa que os demais clubes terão um esforço maior para renovar as dívidas durante 2021 – já que pagá-las completamente seria basicamente impossível.

Nosso principal competidor: sim, é o Flamengo. Em termos de receita e de administração da dívida claramente o time do Rio é aquele que nos suscita maior preocupação – e vamos analisar em maiores detalhes essa competição nos próximos posts.

Saudações AlviVerdes

299360cookie-checkAs dívidas dos clubes

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *