Glória Eterna

Glória Eterna

dezembro 3, 2021 3 Opinião do Leitor

Por Marco Cascino

Copa da Espanha, 1982. Do alto dos meus 12 anos vi uma seleção brasileira repleta de craques enfileirar vitórias e excelentes atuações na primeira fase. URSS, Nova Zelândia… Escócia. A minha segunda pátria, a Itália, fazendo uma campanha vexatória até então: 3 empates e classificação para a próxima fase nos critérios de desempate.

Campanha da Itália na primeira fase a jogou exatamente no grupo do favorito “menina dos olhos do mundo” Brasil. Aí você leitor do 3VV pergunta: “que cazzo tem a ver a Copa de 1982 com o Palmeiras ? “ . Eu vou chegar lá.

Em 05 de Julho de 1982 vi  Itália x Brasil jogar uma partida decisiva. Com um empate o Brasil seguiria em frente. Ambas as seleções bateram a Argentina (a segunda fase da Copa da Espanha classificou 12 seleções divididas em 4 grupos de 3 seleções, somente os vencedores de cada grupo avançariam as semi-finais e como o Brasil havia vencido a Argentina por 3×1 e a Itália batido a Argentina por 2×1 a vantagem nos critérios de desempate era brasileira).

O Brasil favorito sucumbiu à Itália: 3×2. Chorei como poucas vezes chorei de tristeza por causa de futebol na vida.  A Itália seria campeã. “Menos mal Cascino que seu bisavô é italiano”, disse o pai de um amigo da escola. Futebol mais vistoso? Não. Futebol mais competitivo? Sem dúvida. Jogou com o regulamento embaixo do braço? Claro. Jogou com raça, coração e alma  e…. foi campeã!!!!

O “revival” da minha infância acima lembra muito como foi o Palmeiras na Libertadores 2021. Um time sem o “futebol arte” exigido por alguns, mas um time cirúrgico, letal, competitivo, sabendo o que fazer contra cada adversário  e com uma união, uma raça, um coração que enche de orgulho cada torcedor palestrino. Um time que vendeu caro cada pedaço de grama em cada jogo. Um time que se não primava pela plástica, pela técnica nos 90 minutos jogou com coração. Coração verde como cada um dos 16 milhões de torcedores espalhados pelo mundo.

Esse Palmeiras campeão da Libertadores em 2021 nos obriga a compreender que só com técnica no futebol não se vence. Ninguém é vencedor ou perdedor na véspera. Cada jogo é um jogo e como a Itália em 05 de Julho de 1982, o Palmeiras em 27/11/2021 mostrou ao mundo que tudo é possível desde que se acredite, trabalhe e tenha humildade. Nosso adversário? Há semanas já se declaravam campeões, soberba.  A imprensa ajudou um pouco na montagem do salto alto adversário– aliás só tenho gratidão à imprensa esportiva nacional por já terem declarado nosso adversário campeão antes do jogo final.

Somos Tricampeões da América. América verde 2 anos seguidos. É o que importa. Tudo nosso!!!

Viva o Palmeiras!!!!

***

A coluna OPINIÃO é um espaço para o leitor expor sua ideia, visão, sua OPINIÃO sobre um assunto referente ao Palmeiras. O texto não reflete necessariamente a opinião dos colaboradores do 3VV e é de inteira responsabilidade do autor que assina.
Se você também quiser expor sua opinião mande seu texto para o email blov3VV@gmail.com ou mande um Whats para o 3VV em 11 91319-0630. Ela será analisada pelos nossos editores e se estiver de acordo com as políticas do Site será publicada.

304370cookie-checkGlória Eterna

3 comentários em “Glória Eterna

  • Donato, o Lúcido
    dezembro 3, 2021
    Responder
    • Marco Antonio Cascino
      dezembro 7, 2021
      Responder
  • Daniel
    dezembro 3, 2021
    Responder

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *