Pressão desnecessária e inútil para a Copa São Paulo

Pressão desnecessária e inútil para a Copa São Paulo

janeiro 3, 2022 0 Categorias de Base, Notícias

Vanderlan é um dos destaques do time na Copa São Paulo (FOTO: LEONARDO BENHOSSI/PALMEIRAS)

Por Marcelo Moreira

É muito raro tentar lembrar um torneio em que o Palmeiras não era um dos favoritos nos últimos 20 ou 30 anos, em qualquer categoria de futebol. Pois a falta de assunto de final de ano resolveu que o tive verde é “franco favorito” para a Copa São Paulo 2022 por ser “pentacampeão paulista” e “protagonista nos torneios nacionais” sub-20, ainda que tenha perdido o Brasileiro e a Copa do Brasil.

Essa narrativa cansativa insiste que a falta de título no torneio pressiona indevidamente o elenco considerado ótimo – e é. Mas será que nos quatro anos anteriores também não havia pressão, com times até melhores e mais vencedores do que este?

O Palmeiras vencerá a Copa São Paulo quando tiver um time equilibrado e bem treinado, coisa impressionantemente rara para a Copinha. As equipes vencedoras do ano anterior chegavam geralmente remendadas e com pouco treino para enfrentar adversários que se preparavam o ano inteiro (na maioria das vezes) para a competição.

Portanto, isso mostra que a Copa São Paulo nunca foi a grande prioridade das categorias de base – e creio que nem deveria ser, a julgar pelos títulos mais importantes conquistados recentemente, como o Brasileiro e Copa do Brasil dos sub-17 e sub-20, pra não falar em Copa RS, Copa BH e torneios internacionais.

Na tentativa de pressionar, houve comentaristas imbecis que afirmaram que o Palmeiras tem “obrigação” de ganhar a Copinha pelo elenco que tem. E o que dizer então de Internacional, campeão brasileiro sub-20, e Coritiba, campeão da Copa do Brasil?

E o tão incensado São Paulo treinado pelo ex-meia Alex, vice-campeão brasileiro sub-20 e que eliminou o Palmeiras com goleada?

A falta de assunto de começo de ano produz esse tipo de bobagem e que acaba deixando os desinformados totalmente pilhados. O Palmeiras será favorito sempre porque é gigante. E se não ganhar novamente o torneio mais charmoso e menos importante da base não mudará nada: a base palmeirense, hoje, é a melhor e mais vencedora do páis.

308930cookie-checkPressão desnecessária e inútil para a Copa São Paulo

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *